Tema: Reflexões sobre a docência em Dança – teoria e prática
Coordenação: Esmeralda Penha Gazal
Público alvo: professores, bailarinos e estudantes de Dança.
Sábados das 10h as 13hs
Não é necessário inscrição prévia.
A Dança como linguagem artística se apresenta no potencial formativo, criativo e investigativo de experiências corporais propostas ao individual ou ao coletivo, constituindo-se em técnicas múltiplas e diferenciadas que ao serem adotadas implicam em um procedimento ou num conjunto de procedimentos, que serão abordados nesta oficina.
Em face à carência de formação específica para a docência em Dança, a análise e a busca de embasamentos para as escolhas de caráter metodológico a serem adotadas pelo professor, no âmago de suas funções, se faz mister e urgente mediante a importância e a responsabilidade da função docente. A ideia é que este agente se mantenha em permanente processo de formação e seja um pesquisador de si mesmo, na busca constante de estudar, encontrar soluções e de rever suas escolhas e procedimentos.
Objetivo:
Esta oficina tem como objetivo refletir sobre a Dança como área de produção de conhecimento, ampliando as discussões sobre novas possibilidades, alternativas e instrumentos para que os fenômenos da unidade ensino-aprendizagem em Dança ocorram de maneira que o agente da ensinagem, no caso, o professor de Dança, resignifique seus procedimentos relacionando-os à concepção de Educação e às recentes práticas pedagógicas adotadas na área educacional.
Os assuntos abordados serão divididos em três tópicos intitulados:
* O contexto social/educacional – conceitos e funções;
* Os sujeitos do processo ensino-aprendizagem, relações e intenções;
* Elementos fundamentais: objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação.
Sobre a ministrante:
Esmeralda Penha Gazal foi integrante do Balé da Cidade de São Paulo e diretora da Escola Municipal de Bailado. Professora e intérprete criadora, é formada em Licenciatura, Bacharelado e Produção em Dança, Pedagogia e Pós-graduada em Metodologia do Ensino das Artes. Atualmente é Coordenadora Pedagógica do Estúdio Anacã, ministra aulas no Curso de Dança da Universidade Anhembi-Morumbi e é mestranda em Formação de Professores.
