Oficina de Formação continuada para Professores de Dança

Tema: Reflexões sobre a docência em Dança – teoria e prática

Coordenação: Esmeralda Penha Gazal

Público alvo: professores, bailarinos e estudantes de Dança.

Sábados das 10h as 13hs

Não é necessário inscrição prévia.

A Dança como linguagem artística se apresenta no potencial formativo, criativo e investigativo de experiências corporais propostas ao individual ou ao coletivo, constituindo-se em técnicas múltiplas e diferenciadas que ao serem adotadas implicam em um procedimento ou num conjunto de procedimentos, que serão abordados nesta oficina.

Em face à carência de formação específica para a docência em Dança, a análise e a busca de embasamentos para as escolhas de caráter metodológico a serem adotadas pelo professor, no âmago de suas funções, se faz mister e urgente mediante a importância e a responsabilidade da função docente. A ideia é que este agente se mantenha em permanente processo de formação e seja um pesquisador de si mesmo, na busca constante de estudar, encontrar soluções e de rever suas escolhas e procedimentos.


Objetivo:

Esta oficina tem como objetivo refletir sobre a Dança como área de produção de conhecimento, ampliando as discussões sobre novas possibilidades, alternativas e instrumentos para que os fenômenos da unidade ensino-aprendizagem em Dança ocorram de maneira que o agente da ensinagem, no caso, o professor de Dança, resignifique seus procedimentos relacionando-os à concepção de Educação e às recentes práticas pedagógicas adotadas na área educacional.


Os assuntos abordados serão divididos em três tópicos intitulados:

* O contexto social/educacional – conceitos e funções;

* Os sujeitos do processo ensino-aprendizagem, relações e intenções;

* Elementos fundamentais: objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação.



Sobre a ministrante:

Esmeralda Penha Gazal foi integrante do Balé da Cidade de São Paulo e diretora da Escola Municipal de Bailado. Professora e intérprete criadora, é formada em Licenciatura, Bacharelado e Produção em Dança, Pedagogia e Pós-graduada em Metodologia do Ensino das Artes. Atualmente é Coordenadora Pedagógica do Estúdio Anacã, ministra aulas no Curso de Dança da Universidade Anhembi-Morumbi e é mestranda em Formação de Professores.