Julho no CRDSP

Julho no CRDSP
Dia 10
14h - Workshop – Gumboot Dance (INSCRIÇÕES ENCERRADAS)
Rubens Oliveira
O workshop visa introduzir os alunos às técnicas do Gumboot Dance, um estilo de dança da África do Sul, que nasceu no século XIX, nas minas de ouro e diamante. Trabalhadores vindos de sete povoados, falantes de sete dialetos, criaram uma forma de se comunicar através das batidas nas botas, que usavam ao explorarem as minas, que evoluiu para uma dança, carregada de simbologia
Duração: 3 horas
Público Alvo:Todos os interessados na pesquisa do Gumboot Dance.
Vagas: 20

18h - Oficina – Estados Corporais: um dispositivo para a improvisação e criação em dança (INSCRIÇÕES ENCERRADAS)
Gabriela Branco
Seis dias de oficina para compartilhar os exercícios trabalhados, estudados e criados para a concepção do espetáculo Antologia de Resiliência. Deseja-se proporcionar um mergulho dançante sobre os estados corporais que surgem de cada participante, a partir da história que cada um carrega, suas memórias, sua esfera pessoal.
Dias: de 10 a 15/07 (segunda a sábado)
Público Alvo: Interessados de todas as idades. Não é necessária experiência anterior em dança.
Vagas: 20

19h - Oficina – Compartilhando Procedimentos “MO..Ver-se”
Cia ID’Artê
Formada pelos bailarinos Ricardo Silva e Cléia Plácido, desde 2015, a Cia ID’Artê,
pesquisa uma fisicalidade que integra capoeira, dança contemporânea e contato improvisação, e como conceito, o imaginário, onde estão contidos memórias e mitos da humanidade. Na oficina, partilham treinamento técnico e aspectos e estímulos pesquisados no aprofundamento da linguagem do trabalho “Mo...Ver-se”.
Dias: 10 e 17/07 (segunda)
Público Alvo: Pessoas com alguma experiência em dança ou treinamento
corporal em improvisação, dança, capoeira, teatro físico
Vagas: 20

Dia 11 (Terça)
18h - Oficina – O Corpo-Som-do-Ser
Airumã Cia de Dança
Através de exercícios de educação do ouvido, introduções coreográficas, entre outras manifestações poéticas, os(as) participantes são convidados(as) a explorar movimentos, utilizar a voz e o corpo como instrumento, estimulando suas potências criadoras individuais e coletivas, por meio de danças e ritmos brasileiros, alinhados aos quatro principais elementos naturais: terra, fogo, água e ar.
Quando: 11 e 18/7 (terça), das 18h às 21h
Público-alvo: interessados a partir de 14 anos
Duração: 3 horas/dia
Vagas: 20 (por ordem de chegada no primeiro dia)
19h Modos de Preparo no Cardápio de Dança
Liga da Dança Dura
A Liga da Dança Dura convida artistas e interessados a improvisar as qualidades de movimento do Cardápio de Dança através dos Modos de Preparo.
Com Evandro Gonçalves, Larissa Pretti e Tatiana Cotrim.
Público alvo: Todos os interessados
Tempo de preparo: 2 horas
Vagas: 20
Dia 12 (Quarta)
17h - Oficina Movimento, Voz e Escritas de Dança – Bia Rangel
A oficina pretende criar um campo de experimentação das relações entre movimento, escrita e voz. Vamos trabalhar a partir de escritas que tenham feito parte de criações artísticas dos(as) participantes, podendo ser de sua autoria ou não – anotações, textos, desenhos, esboços, partituras coreográficas, roteiros etc. Os(as) participantes podem também escolher trechos escritos que queiram investigar pela primeira vez. Ao final, os participantes são convidados para o experimento cênico Entre Escritas e Danças.
Dias: 12 e 19/7 (quartas), das 17h às 21h
Público alvo: artistas ou estudantes de dança, performance e teatro.
Vagas: 20

19h - Oficina de Ballet Clássico (INSCRIÇÕES ENCERRADAS)
Mônica Caldeira (...Avoa! núcleo artístico)
Sensibilização, barra e centro. A oficina prática aplica as técnicas do Body Mind Movement para construir os princípios da técnica do balé e trabalhar transferência de peso (distribuição e equilíbrio), despertar a consciência do corpo em movimento e adquirir qualidade nos movimentos do balé, de maneira que a disponibilidade e o prazer de dançar permanecem vivos.
Mônica Caldeira é bailarina intérprete-criadora no ...AVOA! núcleo artístico. Graduada em Dança na Universidade Anhembi Morumbi (2013), cursa o programa Educador do Movimento Somático BMM Brasil. Trabalha e estuda no Centro de Estudos e Ensino de Balé (CEEB) e ministra aulas de balé no Espaço Vajra
Público Alvo: Não é necessário conhecimento prévio, mas, será dada preferência a bailarinos e pessoas que trabalham com as artes ligadas ao corpo.
Vagas: 20 | Duração: 2 horas
Dia 14 (Sexta)
14h - Oficina de Procedimentos praticados “estudos para onipresença”
Joana Ferraz
Durante três encontros, a oficina irá trabalhar fluxos de atenção, interesse e distração, para pesquisar como estar junto com aquilo que nos cerca e nos atravessa. São estudos para construir um tipo de presença, de corpo, de relação, de dança, que nos coloque, ao que nos cerca, em um estado de contemplação e descoberta.
Dias: 14, 21 e 28 (sextas), das 14h às 17h
Público alvo: Bailarinos, atores e interessados em geral a partir de 16 anos
Vagas: 20

18h -Intervenção – Projeto Corvo
Marina Matheus e Inés Terra
Marina Matheus e Inés Terra convidam artistas e interessados em geral para integrarem a intervenção sonora que parte de uma pesquisa da dupla sobre mobilidade e vocalidade, na qual busca-se, através da sustentação de um som e uma situação física específica, esculpir espaços internos, delinear formas, deslocar percepções e permanecer. Ativada no saguão do CRD, propõe ouvir outras vozes e tecer possibilidades de existir e resistir.
Artistas residentes: Marina Matheus e Inés Terra
Duração: 30 minutos | Classificação indicativa: Livre
Convocatória através de formulário:

19h - Dança e Corpo Negro na Contemporaneidade
NegraJam – Coletivo Crioulos Cia de Dança | Orientação: Anastácio
Vivência Teórica/Prática do processo coletivo que leva à necessidade de se contar essa história negra, num lugar de autoria individual e coletiva, partindo da premissa que nos indaga a refletir o engajamento do corpo negro nas frentes culturais e suas relações inquietas e dúbias na sociedade contemporânea.
Público alvo: Pesquisadores do movimento e das artes cênicas
Obs: Tragam roupas confortáveis, incensos, velas, instrumentos musicais para finalizar nosso encontro com uma grande Jam Session.
Vagas: 25
Inscrições: https://goo.gl/forms/QWC8KuMbGcska6kS2
Dia 17 (Segunda)
18h - Oficina de Dança Moderna e BMC® (INSCRIÇÕES ENCERRADAS)
Luciana Hoppe (Vereadoras Antropófagas)
A oficina pretende desenvolver a expressividade e criatividade a partir de técnicas da dança moderna, associadas ao Body- Mind Centering®. As técnicas são utilizadas no estudo de princípios básicos de movimento, como queda e recuperação, rolamentos e saltos, com o objetivo de ampliar os repertórios corporais, bem como, estimular a apropriação sensível e criativa do movimento. Tem por base, a técnica desenvolvida por Alwin Nikolais.
Público alvo: bailarinos, estudantes e interessados
Duração: 2 horas
Vagas: 20

Dia 18 (Terça)
13h30 - Oficina Intrapelícula: Procedimentos de Criação
Coletivo Elástica
Conduzida pelos artistas do Coletivo Elástica, Mariana Costa e Larissa Ballarotti (diretoras/performers) e Daniel Conti (músico/compositor), a oficina objetiva compartilhar procedimentos para a criação da performance “Intrapelícula”, prevista para estrear no segundo semestre de 2017. Pesquisa das relações entre dança e arquitetura, “Intrapelícula” propõe a criação de ficções a partir da relação entre corpo, som e projeções de fotografias stop-motion.
Público alvo: Interessados em geral, a partir dos 16 anos. Não é necessária experiência prévia em dança.
Duração: 4 horas
Vagas: 20 vagas

15h - Procedimentos de Investigação: Abordagem Somática e a Expressão Cênica
Núcleo Mórula
A oficina desenvolverá procedimentos fundamentados na Abordagem Somática como um caminho de investigação para expressão cênica. Trata-se de um compartilhamento de pesquisa do projeto Zênite, das artistas Alexandra Tavares e Laura Moreira, do Núcleo Mórula, que investigou o tema ‘Depressão’.
Público alvo: pesquisadores das artes do corpo
Duração: 2 horas
Vagas: 25
Inscrições: https://goo.gl/forms/DCLjjU7Vb7EWbTWd2
19h - Oficina Produção Executiva
Kelson Barros
Produtor Executivo é o profissional que organiza, planeja, orienta e acompanha todas as fases da realização de um projeto/ evento de qualquer natureza. Cabe ao produtor gerenciar todos os serviços necessários para cada evento, fazer cumprir o cronograma, resolver eventuais problemas de última hora, além da montagem e desmontagem dos locais de produção. Com foco na prática, a oficina pretende também orientar a formatar projetos, entrar em contato com programadores e curadores e vender um espetáculo.
Kelson Barros Diretor Executivo da Cazumbá Produções Artísticas, cursa Dança e Movimento na Universidade Anhembi Morumbi. Iniciou sua carreira em produção em 2004, na Abaçaí Cultura e Arte – Organização Social da Secretaria de Estado da Cultural, onde produziu o “Revelando São Paulo” – Capital e Regional. Produziu vários projetos e Festivais. Atualmente, é produtor do Grupo Zumb.boys (Fomento à Dança 2014 e 2016 e Proac Cultura Negra 2015), Grupo Gumboot Dance Brasil (ProAc Criação 2015) e Coletivo CO.
Quando: 18 e 20 de julho, das 19h às 21h
Público Alvo: Interessados em geral, a partir de 16 anos
Vagas: 30
Inscrições: https://goo.gl/forms/J24cmOWDNwYyENWR2
Dia 19 (Quinta)
19h - Oficina de Compartilhamento do processo criativo de “Tentação de Ser muito Feliz”
Terceira Categoria
A companhia compartilha algumas ignições e potências que surgiram durante o processo criativo do seu primeiro trabalho, “Tentação de ser muito feliz”, que tenta entender e reconhecer o próprio corpo a partir de propostas que emergem das danças populares, inclusive o forró. A experiência será ministrada por Tayara Galvão.
Público alvo: todos os interessados
Duração: 2 horas
Vagas: 20
Dia 21 (Sexta)
19h - Oficina de Dança Clássica Indiana – Bharatanatyam
Acharya e Chandra
A oficina propõe uma experienciação em Bharatanatyam, Dança Clássica Indiana, acompanhada de demonstração das coreografias que o duo trabalhou durante a residência no CRDSP. A aula abordará: breve introdução teórica sobre a origem da Dança Indiana; Hastas ou Mudras (configuração simbólica das mãos); Parampará (sucessão discipular) – relação com o Guru (professor) e o aprendizado da dança; introdução aos primeiros grupos de movimentos: Tatas e Natas; aprendizado de uma coreografia.
Público alvo: interessados em geral, dançarinos e estudantes.
Duração: 1 hora e 30 minutos
Vagas: 12

Dia 22 (Sábado)
14h - Processos de criação em Dança: Teoria e prática
IN-Verso cia de dança
Neste workshop, a IN-Verso cia de dança propõe possibilidades de se empreender processos de criação em dança, a partir de um encontro teórico-prático, que visa refletir sobre o tema, além de proporcionar experiências práticas de criação.
Público alvo: bailarinos/dançarinos, atores, estudantes de artes cênicas, a partir dos 16 anos.
Duração: 3 horas.
Vagas: 25
15h - Oficina de dança contemporânea
João Pirahy (Coletivo de Sonhos)
(Colaboradores Proac Manifestações Culturais com Temática LGBT)
A oficina, ministrada pelo professor de Dança Contemporânea e coreógrafo João Pirahy, tem como objetivo transmitir a didática de trabalho, criação e dramaturgia da companhia Coletivo de Sonhos. Na aula serão abordados exercícios de chão, consciência corporal, jogos de improviso e construção de célula coreográfica.
Público alvo: interessados em geral, com ou sem experiência prévia em dança.
Duração: 3 horas
Vagas: 20
Dia 25 (Terça)
Oficina Dança e Improvisação Estratégias para o Encontro
Marcus Moreno
Destinada a todos os que estão interessados em investigar o movimento a partir de suas experiências individuais, a oficina "Dança e Improvisação: estratégias para o encontro" deseja abrir espaço para o estudo da improvisação cênica, a partir de temas presentes na Técnica Klauss Vianna e da ideia de um corpo que se constitui e se transforma na urgência da ação de dançar.
Público-alvo: artistas, estudantes e interessados em estar em contato com o estudo do movimento.
Duração: 2 horas e 30 minutos
Vagas: 20 vagas

Dia 27 (Quinta)
14h - Danças da Diáspora: entre o Oriente e o Ocidente
Andrea Albergaria e Fernanda Preta
A oficina explora técnicas básicas da dança clássica indiana Odissi (Andrea Albergaria) e princípios do movimento da dança contemporânea de matriz ocidental (Fernanda Preta). Ao final do trabalho, será criada uma composição instantânea, conduzida a partir das ferramentas do improviso em cena e das contaminações entre as duas técnicas.
Público alvo: interessados em geral, dançarinos, performers, atores, artistas, estudantes e pesquisadores, acima de 16 anos.
Duração: 4 horas
Dia 28 (Sexta)
16h - Compartilhamento de pesquisa – Partilha do meu cu
T. Angel
Depois de uma primeira edição em Brasília, T. Angel faz partilha, em São Paulo, do processo criativo do trabalho “Fluido”, desenvolvido durante a residência artística da Plataforma Exercícios Compartilhados, com orientação de Adriana Grechi. “Fluido” investiga as relações éticas, místicas e estéticas das figuras monstruosas, amparado no imaginário da ficção científica. É uma instigação, um problema. Nesse sentido, existe uma busca do encontro de fissuras no tempo e espaço, que desenvolva uma realidade que seja exterior, extra, ordinária.
Público alvo: interessados acima de 18 anos
Duração: 4 horas
Vagas: 15
Inscrições: Enviar currículo e carta de interesse para frrrkguys@gmail.com até o dia 21/07
Dia 31 (Segunda)
14h - Compartilhamento de preparação corporal
Cia Anikaya Dance Theater BR
O encontro abordará a sensibilização do corpo, o redirecionamento ósseo dos movimentos através da respiração e exercícios articulares com abordagens somáticas, como Yoga, Pilates, Liang Gong e a "kalaripayattu", arte marcial indiana transmitida por Wendy Jehlen (diretora e coreógrafa da Cia).
Quando: 31/7 às 14h
Público alvo: Público em geral
Duração: 60 min
Inscrição: Ordem de chegada
Vagas: 20 vagas

Dias 10 e 11
18h - Vivência com Thiago Sancho
Laboratório para Contemplações e outras Ressonâncias
Thiago Sancho
Proposta de experimentação corporal, que se desenvolve a partir da construção de um corpo sensível, buscando, nas memórias afetivas, a relação primaria de cada experimentador com sua dança. Desse encontro, elaboramos uma espécie de rito. O espaço, as roupas, a música. No momento da inscrição, é preciso que a pessoa deixe o nome de três músicas que goste de dançar. Com uma playlist formada com essas músicas, vamos elaborando jogos para explanação e apreciação, criando um baile, celebrando o corpo e a dança.
Publico alvo: pessoas que gostem de dançar sozinhas em casa, entre quatro paredes, na balada, no chuveiro e que arriscam uma dancinha no ponto de ônibus, ouvindo sua música, colado ao fone de ouvido.
Duração: das 18h às 21h
Vagas: 20
.:CRD CIRCULA:.
Dia 4 (Terça)
Oficina Como e o que o corpo filtra
Outro, Outra Cia de Dança
Compartilhamento de procedimentos utilizados como investigação, integrando discussões políticas atuais e conteúdos corporais, experimentados a partir do tema
disparador “Como e o que o corpo filtra”. Uma pesquisa em espaço aberto, com
estudo de jogos de improvisação e da abordagem somática como dispositivo de
criação na dança.
Quando: 4/7, das 10h às 13h
Público–alvo: estudantes e profissionais das artes do corpo e interessados em geral
Duração: 3 horas
Local: Parque da Água Branca
(Av. Francisco Matarazzo, 455 - Água Branca, São Paulo)
Inscrições: Não é necessário se inscrever. Basta comparecer no horário.
Dia 5 (Quarta)
Oficina Pisadas e Trupés – Movimentos das Ruas
Goma Cia de Dança
A Goma Cia de Dança inicia uma sequência de vivências que propõe o diálogo entre artistas que praticam e investigam as danças das e nas ruas. A vivência começa com o partilhamento do House Dance, pelo convidado Osmar Fusion. Nessa oficina, Priscila Paciência e Mika Rodrigues (integrantes da companhia) trazem uma proposta de diálogo corporal entre a dança do Cavalo Marinho e o House Dance. Como nas sambadas de Cavalo Marinho e nos bailes de House Dance nossa caminhada inicia com a pisada forte no chão e a apreciação dessas corporalidades dançantes das artes populares.
Quando: Dia 5/7, das 10h às 12h
Público-alvo: Interessados em geral, a partir dos 14 anos
Duração: 2 horas
Inscrições: Não há necessidade de se inscrever. Basta comparecer no horário.
Vagas: 30
Local: Centro Cultural da Juventude “Ruth Cardoso”
(Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila Nova Cachoeirinha)
Dia 7 (Sexta)
13h30 – Centro Cultural da Juventude “Ruth Cardoso”
Workshop Dança Contemporânea – Sob a Pele
Dias & Cia
A oficina trata da movimentação utilizada nos espetáculos da Dias & Cia. Parte da dança contemporânea, com profunda conexão com a música e atenção aos gestos como parte da composição coreográfica. A linguagem corporal do coreógrafo Edgar Dias recebe influência do trabalho do Grupo Corpo (companhia onde dançou por 10 anos), de certos elementos das danças brasileiras e também de fundamentos utilizados pela coreógrafa americana Carolyn Carlson, como energia, tempo, espaço, presença e improvisação.
Quando: Dia 7/7, das 13h30 às 15h30
Público–alvo: interessados em geral
Duração: 2 horas
Inscrições: Enviar nome completo, idade e contar de forma breve a experiência que tem com dança, via e-mail para diasecompanhia@gmail.com até o dia 6/7
Local: Centro Cultural da Juventude “Ruth Cardoso”
(Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila Nova Cachoeirinha)
Foto: Vanessa Moraes