Dias 24,25 e 26 de Março no CRDSP
Um poema para Carmen - Marcos Sobrinho
Dias 24, 25 e 26 às 19H00
A performance teve como ponto de partida o universo de Carmen Miranda. É composto por elementos de dança, artes visuais e música. É um exercício cênico que, além de questionar a “liberdade” de criação do artista em sua trajetória, busca novas possibilidades de aproximações entre a linguagem da dança e da música.
O espetáculo “Um poema para Carmen” é uma investigação cênica inspirada no universo de Carmen Miranda (1909-1955), mais especificamente, sobre algumas questões que envolvem o imaginário popular a respeito desta artista. O trabalho estimula uma reflexão sobre os estereótipos, além dos arquétipos, partindo da ideia de que a cantora representou certo imaginário de brasilidade. Carmen Miranda tornou-se ídolo nacional e foi mediadora na construção das identidades nacionais. Desta forma, estabeleceu nas representações contidas em suas músicas, imagem e performance, relações com a identidade nacional.
Este espetáculo expõe, utilizando os signos da linguagem corporal, as impressões sobre a personagem e sua gestualidade tão particular. Neste exercício de criação o que existe como impulso inicial para darmos continuidade a nossa investigação cênica é um desejo em sugerir afinidades entre os universos da dança e da música.
FICHA TÉCNICA
Concepção, Dramaturgia e Performance – Marcos Sobrinho
Músicos - Luiz Cláudio Sousa, Edson Silva e Franck Oberson
Intervenções Dramatúrgicas - Talita Alcalá Vinagre
Figurino – Tereza Monteiro
Criação e Operação de Luz - Rafael Petri
Design de Som e Vídeo -Téo Ponciani
Produção Executiva - Rafael Petri
Direção Geral - Marcos Sobrinho
Foto Dani Sandrini