Dia 1º, terça-feira
14H00 - Ensaio Aberto da Cia Dança sem Fronteiras (Sala Gil Saboya)
A Cia DANÇA SEM FRONTEIRAS, criada em 2010 pela coreógrafa e bailarina Fernanda Amaral em São Paulo, desenvolve uma pesquisa pautada em uma linguagem de movimento que ressalta a individualidade e a diversidade dos bailarinos, para, através do movimento e da dança contemporânea, criar uma paisagem de corpos e de realidades diversas.
A metodologia desenvolvida por Fernanda Amaral, que utiliza técnicas de consciência corporal, improvisação, dinâmicas de dança contemporânea, DanceAbility e dança-teatro, obteve plena aceitação na Europa, América do Norte, Sul e Central, em várias universidades e escolas, assim como em escolas para alunos com deficiência, em conferências e vários festivais estará a disposição do público na série de 3 ensaios abertos durante a 3ª Edição da Mostra dos Residentes.
19H00 – Espetáculo CALA – Núcleo Mirada (Espaço de Convivência Joshey Leão)
. Cala . é uma obra de dança contemporânea, fruto da pesquisa do Núcleo Mirada em torno do tema Estudos Sobre o Silêncio. Imerso em aspectos referentes a esse assunto, a dramaturgia propõe modos de interlocução sensível que potencializam as formas de comunicação não oral e criam brechas para que as experiências particulares das pessoas presentes sejam compartilhadas simultaneamente à realização da obra. Neste espetáculo, bailarinas e público ocupam o mesmo espaço, como testemunhos na construção deste silêncio.
Ficha Técnica:
Criação. Núcleo MIRADA . Elenita Queiróz, Karime Nivoloni e Liana Zakia .
Artistas Visuais. Anderson Novais, Danilo Pêra, Felipe Teixeira
Figurino.: Emília Reily .
Iluminação e Ambientação. Ligia Chaim e Núcleo Mirada .
Provocadora Cênica . Carina Nagib .
Produção Executiva. Cais Produção Cultural
Direção de produção: José Renato e Larissa Verbisck
Duração. 60 minutos
Classificação: 12 anos
20H00 - Performance Aquário na Cabeça de Gustavo Saulle - Coletivo [MOS] (Sala Multiuso Mozart Xavier)
Sinopse - Diante de uma enxurrada de informações, estupros publicitários e dificuldade ação social e política. O performer encara o seu desejo de falar sobre suas frustrações e encontra-se com seus hábitos equivocados e contradições. "A quem pertencem nossos discursos, quem sustenta essa merda toda? “. O fracasso da fala e a deposição gradual do seu discurso, apresentam um caminho: SUBMERGIR. Inspirado por uma, possível , memória de 8 meses de vida o performer tenta realizar um mergulho caseiro em um aquário de cabeça.
Performer: Gustavo Saulle
Coordenação de criação: Miriam Rinaldi
Orientação/Provocação: Janaina Leite
Dia 2. quarta-feira
14H00 - Oficina para o Fazer Coreográfico com Andrea Yonashiro - Núcleo Mirada – Sala Aracy Evans – Aula 2
Esta oficina é destinada a pessoas que queiram exercitar o fazer coreográfico em diálogo com bailarinas que dançarão suas propostas. Os participantes poderão desenvolver e aprimorar suas idéias e instintos coreográficos a partir de materiais presentes na obra “Cala” do Núcleo Mirada e com suas bailarinas.
Duração: 3 horas
17H00 – Experimento #5 – Esta será 5ª partilha com o público do Coletivo Guayí e o primeiro experimento que acontece na rua. São dois intérpretes, um homem e uma mulher, e uma segunda mulher tocando violoncelo no Vale do Anhangabaú, dançando Experimento #5: estudos sobre Apoios.
"De-me um ponto de apoio, uma alavanca e eu levantarei o mundo" Arquimedes
Ficha Técnica:
Intérpretes criadores: Thais Ponzoni e Edson Cândido
Violoncelo: Emanuela Fontes
Provocação Artística: Penha Silva
18H00 - Encontro com Ricardo Silva para compartilhamento da metodologia de pesquisa utilizada pela Cia ID´Artê. Esta metodologia denominada "Dimensão Contextual" tem o intuito de mapear o imaginário, e é através dela que são extraídas imagens que embasam as criações em dança da Companhia. (Sala Gil Saboya)
19H00 - Jam de Contato e Improvisação ministrada por Cléia Plácido (Sala Gil Saboya)
20H00 – Espetáculo: O Elo com Núcleo Elo de Dança (Sala Cênica Ivonice Satie)
Sinopse:O espetáculo O Elo retrata os laços ¨ criados e estabelecidos ¨ durante a vida, desde o contato com a mãe ao apego ao espaço físico. Partindo desta reflexão, são revelados os sentimentos e sensações que aparecem no dia a dia surgido dessas relações. O amor aproxima e as brigas rompem ou fortifica os cordões que nos unem. O Elo é a linha que entrelaça os retalhos que encontramos, dando forma, cores e sentido aquilo que chamamos de vida. São 45 minutos de conexão entre o público, interpretes, musica e o espaço, fortificando o fio das artes, da arte que nos entrelaça.
Ficha Técnica:
Direção: Silvana de Jesus
Intérpretes Criadores: Samira Marana , Silvana de Jesus, Talita Bonfim, Thales Sarjo
Trilha Sonora: Celso Nascimento e Jonathan Dias
Músicos compositores: André Moraes, Celso do Nascimento, Jonathan Dias, Lena Bahule e Matheus Alvisi.
Figurino: Criação coletiva
Iluminação: Rafael Oliveira
Som: Dominique Vieira
Produtor: Kelson Barros
Dia 3, quinta-feira
15H00 – Dramaturgias do corpo: (Re)inventando tradições (Sala Aracy de Almeida)
Aula aberta com a Nave Gris e o Visível Núcleo de Criação
Orientadores: Kanzelumuka, Kleber Lourenço e músico convidado.
“Em quais identidades você habita? Quais tradições atravessam seu corpo? Seu corpo é habitado por quais memórias?"
A Nave Gris e o Visível Núcleo de Criação, a partir de suas pesquisas e trocas realizadas durante todo o ano de residência no CRD e em parceria com o Instituto de Artes da Unesp, convida para uma aula aberta de dança contemporânea com objetivo de compartilhar suas investigações artísticas. A aula tem como objetivo investigar a criação cênica por meio do estudo de dramaturgias corporais e do exercício da reelaboração de elementos das manifestações populares na cena. Busca-se ter o corpo e suas memórias como a motriz para as experimentações. Quer-se articular ideias sobre corpo, identidades culturais e criação artística.
Duração: 3 horas
19H00 - Performance: Corpo-Instalação – Quase-lixo Cia de Dança
Fragmentos do trabalho Memórias, Constelações e Corpo, do qual tem como recorte a cidade de São Paulo.
"Cidade: espaço de encontros e desencontros. O corpo vivencia as relações por vias concretas e virtuais. Ora anseia por ser indivíduo, ora por ser multidão. Oscila entre o resistir e o ceder. Das experiências, o corpo constitui memórias – únicas e, por vezes, efêmeras – que no encontro com outras constelam, se fazem composição, voz, imagem, cena".
Duração: 50 minutos
21H00 - Espetáculo "Frutos de Escavação" com Cia ID’Artê (Sala Cênica Ivonice Satie)
Sinopse: Como transformar histórias fantásticas em dança? Originário de uma dimensão cheia de surpresas infinitas “Frutos de Escavação” convida o público a uma viagem ao Imaginário partindo de estruturas coreográficas que se utilizam do sistema Ida para sua criação.
Amplamente utilizado na infância, ou nos limiares da loucura este Imaginário desafia os limites do corpo propondo a cada instante novas elaborações.
Intérpretes criadores: Cléia Plácido e Ricardo Silva
Trilha Sonora: Tom Barão e Pantera
Figurinos: Aline Magnos
Duração: 25 minutos
Dia 4, sexta-feira
14H00 - Oficina para o Fazer Coreográfico com Andrea Yonashiro - Núcleo Mirada – Sala Aracy Evans – Aula 3
Esta oficina é destinada a pessoas que queiram exercitar o fazer coreográfico em diálogo com bailarinas que dançarão suas propostas. Os participantes poderão desenvolver e aprimorar suas idéias e instintos coreográficos a partir de materiais presentes na obra “Cala” do Núcleo Mirada e com suas bailarinas.
Duração: 3 horas
18H30 – Estudo 3" Caixinha de música" ou "Tentativa contra a ansiedade" de Maria Basulto - (Sala Toshie Kobayashi)
Sinopse: Inserida em um vão da arquitetura de uma sala, a intérprete ficará mergulhada em uma mesma movimentação por um período de duas horas. O público ficará livre para contemplar essa figura nesse intervalo de tempo, podendo circular livremente.
19H30 – Abertura do Processo do Projeto: SISMO – O ABALO DA COMOÇÃO com NIC²O – Núcleo de Investigação e Criação Corporal (Espaço Cênico e de Convivência Vaslav Veltchek)
"Estamos todos numa solidão e numa multidão ao mesmo tempo.
Em que há dois valores essenciais que são absolutamente indispensáveis para uma vida satisfatória, recompensadora e relativamente feliz. Uma é a segurança e o outro é a liberdade."
"Cada vez que você tem mais segurança, você entrega um pouco da sua liberdade. Não há outra maneira. Cada vez que você tem mais liberdade, você entrega parte da sua segurança. Então você ganha algo e você perde algo."
Zygmunt Bauman
Interpretes criadores: Rafael Markhez e Victor de Seixas.
Duração: 15 minutos
20H00 – Segredo de Lindonéia uma dança de Camila Venturelli (Sala Cênica Ivonice Satie)
O processo parte do desejo de reimaginar a obra “A Bela Lindonéia ou Gioconda do Subúrbio” (1966), de Rubens Gerchman, em uma escrita de dança. Investiga uma corporeidade feminina que habita uma moldura de espelho. Quem é esse rosto que me olha, ao mesmo tempo em que me reflete?
No avesso do espelho, o livro de receitas da tataravó. Receitas de gerações, escritas de afeto e um segredo entre pratos de farinha desencadeiam o manuseio da grafia do corpo de uma mulher, fermento, açúcar o quanto adoce, ovos o quanto baste.
Este projeto é realizado com o apoio do ProAC Primeiras Obras de Dança.
Ficha Técnica
Criação e atuação: Camila Venturelli Testemunha de Processo: Candice Didonet Testemunha Poética: Sandra Lessa Manuseio Coreográfico: Lu Favoreto Manuseio Dramatúrgico: Tatiana Schunck Instalação Sonora e Trilha Original: Gregory Slivar Cenografia: Amanda Venturelli Cenotecnia: Zito Rodrigues Figurino: Marina Reis Criação de Luz: Fabricio Licursi Design Gráfico: Josefa Pereira Operação: Andrea Fu Coordenação de Produção: Patrícia Bssa e Ana Sheldon
Dia 5, sábado
15H00 – Borboleta Tango com Cia Charme Tango (Espaço Cênico e de Convivência Vaslav Veltchek e Espaço de Convivência Joshy Leão)
"Borboleta Tango" tem como objetivo a divulgação do tango e trazer ao público em geral para os novos espaços de dança.
A Companhia começa com uma aula de tango e depois pratica forró e samba de gafeira, assim todos podem desfrutar e dançar juntos.
Duração 4 horas
18H00 - Performance Concreto Seco do Coletivo Ana Maria Amarela no Viaduto do Chá
Sinopese: O Coletivo Ana Maria Amarela seguindo em linha de fluxo afim de chegar ao seu ponto observa: a rua está tão cheia de bitucas quanto de pessoas.
Acendemos no meio da multidão uma ideia, a tela do celular e o cigarro.
Locomotivas e marias-fumaça.
Onde foi parar nossa individualidade em meio à máquina devoradora de subjetividades? Na sola do sapato sujo de cinzas.
Intérpretes Criadores: Diego CasTtro, Jessica Cavalcante e Letícia Santana
18H30 - Estudo 3" Caixinha de música" ou "Tentativa contra a ansiedade" de Maria Basulto (Sala Toshie Kobayashi)
Sinopse: Inserida em um vão da arquitetura da sala de ensaio 5 do CRD, a intérprete ficará mergulhada em uma mesma movimentação por um período de duas horas. O público ficará livre para contemplar essa figura nesse intervalo de tempo, podendo circular livremente.
20H00 –Segredo de Lindonéia uma dança de Camila Venturelli (Sala Cênica Ivonice Satie)
O processo parte do desejo de reimaginar a obra “A Bela Lindonéia ou Gioconda do Subúrbio” (1966), de Rubens Gerchman, em uma escrita de dança. Investiga uma corporeidade feminina que habita uma moldura de espelho. Quem é esse rosto que me olha, ao mesmo tempo em que me reflete?
No avesso do espelho, o livro de receitas da tataravó. Receitas de gerações, escritas de afeto e um segredo entre pratos de farinha desencadeiam o manuseio da grafia do corpo de uma mulher, fermento, açúcar o quanto adoce, ovos o quanto baste.
Este projeto é realizado com o apoio do ProAC Primeiras Obras de Dança.
Ficha Técnica
Criação e atuação: Camila Venturelli Testemunha de Processo: Candice Didonet Testemunha Poética: Sandra Lessa Manuseio Coreográfico: Lu Favoreto Manuseio Dramatúrgico: Tatiana Schunck Instalação Sonora e Trilha Original: Gregory Slivar Cenografia: Amanda Venturelli Cenotecnia: Zito Rodrigues Figurino: Marina Reis Criação de Luz: Fabricio Licursi Design Gráfico: Josefa Pereira Operação: Andrea Fu Coordenação de Produção: Patrícia Bssa e Ana Sheldon
Dia 6, domigo
19H00 - Segredo de Lindonéia uma dança de Camila Venturelli (Sala Cênica Ivonice Satie)
O processo parte do desejo de reimaginar a obra “A Bela Lindonéia ou Gioconda do Subúrbio” (1966), de Rubens Gerchman, em uma escrita de dança. Investiga uma corporeidade feminina que habita uma moldura de espelho. Quem é esse rosto que me olha, ao mesmo tempo em que me reflete?
No avesso do espelho, o livro de receitas da tataravó. Receitas de gerações, escritas de afeto e um segredo entre pratos de farinha desencadeiam o manuseio da grafia do corpo de uma mulher, fermento, açúcar o quanto adoce, ovos o quanto baste.
Este projeto é realizado com o apoio do ProAC Primeiras Obras de Dança.
Ficha Técnica
Criação e atuação: Camila Venturelli Testemunha de Processo: Candice Didonet Testemunha Poética: Sandra Lessa Manuseio Coreográfico: Lu Favoreto Manuseio Dramatúrgico: Tatiana Schunck Instalação Sonora e Trilha Original: Gregory Slivar Cenografia: Amanda Venturelli Cenotecnia: Zito Rodrigues Figurino: Marina Reis Criação de Luz: Fabricio Licursi Design Gráfico: Josefa Pereira Operação: Andrea Fu Coordenação de Produção: Patrícia Bssa e Ana Sheldon
Dia 8, terça-feira
14H00 - Ensaio Aberto da Cia Dança sem Fronteiras (Sala Gil Saboya)
A Cia DANÇA SEM FRONTEIRAS, criada em 2010 pela coreógrafa e bailarina Fernanda Amaral em São Paulo, desenvolve uma pesquisa pautada em uma linguagem de movimento que ressalta a individualidade e a diversidade dos bailarinos, para, através do movimento e da dança contemporânea, criar uma paisagem de corpos e de realidades diversas.
A metodologia desenvolvida por Fernanda Amaral, que utiliza técnicas de consciência corporal, improvisação, dinâmicas de dança contemporânea, DanceAbility e dança-teatro, obteve plena aceitação na Europa, América do Norte, Sul e Central, em várias universidades e escolas, assim como em escolas para alunos com deficiência, em conferências e vários festivais estará a disposição do público na série de 3 ensaios abertos durante a 3ª Edição da Mostra dos Residentes.
18H00 - Processo Irracional: da Imagem ao Movimento com Cia Cavala e Isabela Amaral (Sala Norma Mazela)
Esta oficina consiste no compartilhamento do diálogo comum de processos de criação da Cia Cavala - formada pelos artistas Janaína Ribeiro e Junior Romanini – e da atriz Isabela Amaral Soares, ambos residentes da CRD. Os artistas têm empreendido pela mímeses como matriz geradora de movimento, ações e partituras. A partir de imagens impressas, o objetivo é transpor a ideia de imitação na busca de pulsões que gerem outros reconhecimentos físicos. Das imagens, o movimento surge a partir da investigação de diferentes qualidades e texturas, tendo nos quatro elementos da natureza os pontos de partida para esta investigação.
Público-alvo: Dançarinos, atores, performers, artistas do movimento.
Vagas disponíveis: 15 participantes
Material necessário: Cada participante deverá levar sete imagens de pessoas e/ou animais impressas.
20H00 - Miséria Prima, Rara Palavra – Cadu Ribeiro - DAAFI/Unifesp, Fabio Manzione e Samya Enes - IMO Coletivo (Sala Ivonice Satie)
Sinopse: Baseado nos livros Quarto de despejo: Diário de um favelada (1960) e Diário de Bitita (1982), o espetáculo modela em imagens, gestos e sons a palavra literária da escritora negra Carolina Maria de Jesus: a ambiguidade material e simbólica da miséria é a poética deste trabalho que se constrói para reviver em movimento a palavra autobiográfica de Carolina. Trio cênico pesquisado desde 2014 por ocasião dos 100 anos de nascimento da autora, Miséria prima, Rara Palavra marca esta ambiguidade do “lixo” material que está em sintonia existencial e simbólica com a riqueza do verbo que esta literatura ímpar inventou.
FICHA TÉCNICA
Intérprete criadores: Cadu Ribeiro (DAAFI/Unifesp), Fabio Manzione e Samya Enes (IMO Coletivo)
Produção: Kelson Barros
Iluminação: (criação e operação): Celso Melez
Fotografia: Chico Castro
Figurino: Alex Cassimiro e Valentina Soares
Produção visual: Izabel Martinelli
Consultora de pesquisa da obra de Carolina Maria de Jesus: Raffaella Andrêa Fernandez
Dia 9, quarta-feira
14H00 - Oficina para o Fazer Coreográfico com Andrea Yonashiro - Núcleo Mirada – Sala Aracy Evans – Aula 4
Esta oficina é destinada a pessoas que queiram exercitar o fazer coreográfico em diálogo com bailarinas que dançarão suas propostas. Os participantes poderão desenvolver e aprimorar suas idéias e instintos coreográficos a partir de materiais presentes na obra “Cala” do Núcleo Mirada e com suas bailarinas.
Duração: 3 horas
15H00 - Workshop Corpo/Voz: estudos compartilhados (Sala Gil Saboya)
com Bia Rangel, Maria Basulto e grupo [-MOS]: Karime Nivoloni, Mariana Molinos, Maryah Monteiro, Valeska Figueiredo, Gustavo Saulle e Telmo Rocha.
Workshop colaborativo onde os artistas-propositores compartilharão estudos relativos ao seus processos criativos. Serão testados procedimentos e ferramentas de criação para potencializar os diferentes trabalhos que têm como abordagem a relação corpo/voz. Duração: 3 horas
20H00 – Espetáculo “Entre Linhas" com Khrônus Cia de Dança-
Sinopse: É uma obra pensada coletivamente por bailarinos-intérpretes que se encontraram com um desejo em comum, o de dançar. Partindo deste princípio, os bailarinos movimentam-se através de suas experiências de vida se reunindo, nessa obra, a possibilidade de dançar montagens sugestionado o que seria estar entre fios, e fazer desses fios os movimentos próprios, senão uma combinatória de experiências, de informações, de leituras, de imaginações. Cada vida é uma enciclopédia, uma biblioteca, um inventário de objetos, uma amostragem de estilos, onde tudo pode ser continuamente remexido e reordenado de todas as maneiras possíveis.
Dia 11, sexta-feira
14H00 - Oficina para o Fazer Coreográfico com Andrea Yonashiro - Núcleo Mirada – Sala Aracy Evans – Aula 5
Esta oficina é destinada a pessoas que queiram exercitar o fazer coreográfico em diálogo com bailarinas que dançarão suas propostas. Os participantes poderão desenvolver e aprimorar suas idéias e instintos coreográficos a partir de materiais presentes na obra “Cala” do Núcleo Mirada e com suas bailarinas.
Duração: 3 horas
17H00 - Estudo 1:" Dentro" de Maria Basulto (Sala Norma Mazela)
Sinopse: O Corpo-Ansioso, em sua primeira tentativa de exposição, movido por impulsos internos. Estudo sobre movimento e transformação da voz.
Duração: 20 min
18H00 – Intervenção Psyco Crew (Escadaria do Teatro Municipal)
Intervenção do grupo Psyco Crew na escadaria do Teatro Municipal. Coletivo de artistas que pesquisam danças urbanas
19H00 – Ação “Praga da Dança" – (Vale do Anhangabaú)
Ação coletiva proposta e realizada entre os artistas da dança residentes no Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo com provocação do Coletivo Desvelo. Livremente inspirado no fenômeno de mesmo nome “Praga da Dança” ocorrido na França em meados do século XVI.
Artistas Propositores: Coletivo Desvelo, Dança Sem Fronteiras, Beto Amorim, Núcleo Vênus Negra, Ouvindo Passos Cia de Dança, IAdança - Núcleo ContemporânIA, Núcleo Mirada, Maria Basulto, Hells Dance Corporation, Camila Venturelli, Aline Andrade, NIC²O – Núcleo de Investigação e Criação Corporal, Bia Rangel, Grupo [MOS], Na Cia Odete Dança, Nave Gris Cia Cênica, Coletivo Ana Maria Amarela, Cia Gorro, Cia Charme Tango, Núcleo DAAFI, Isabela Amaral, Cia Cavala, Quase-Lixo Cia de Dança, Cia ID´Artê, Coletivo Guayi, Torano Grupo em Dança, Mulheres do Pera, Visível Núcleo de Criação, Criolos Cia de Dança, Coletivo Acuantos, Fragmento Urbano, Cia Descompassos, Khrônus Cia de Dança, Acharya Lila, Calabar Cia de Dança, [Elas] Coletivo, Cia Circe, Psyco Crew, Corpo Aberto, Coletivo Ruínas, Cia Expresso, Liga da Dança Dura, Carolina Cantelli, Cia Sansacroma, Núcleo Elo de Dança, Carlos Roberto de Oliveira – Robert, Cia Amrita, Laia Moira Martinez, Núcleo Incerto, Mãe da Rua, Rúbia Braga e Bloco Afro Ilu Obá de Mim.
Dia 15, terça-feira
14H00 - Ensaio Aberto da Cia Dança sem Fronteiras (Sala Gil Saboya)
A Cia DANÇA SEM FRONTEIRAS, criada em 2010 pela coreógrafa e bailarina Fernanda Amaral em São Paulo, desenvolve uma pesquisa pautada em uma linguagem de movimento que ressalta a individualidade e a diversidade dos bailarinos, para, através do movimento e da dança contemporânea, criar uma paisagem de corpos e de realidades diversas.
A metodologia desenvolvida por Fernanda Amaral, que utiliza técnicas de consciência corporal, improvisação, dinâmicas de dança contemporânea, DanceAbility e dança-teatro, obteve plena aceitação na Europa, América do Norte, Sul e Central, em várias universidades e escolas, assim como em escolas para alunos com deficiência, em conferências e vários festivais estará a disposição do público na série de 3 ensaios abertos durante a 3ª Edição da Mostra dos Residentes.
16H00 – Oficina Coletivo Ruínas (Sala Norma Mazela) :O objetivo esta oficina é o compartilhamento da pesquisa "Ruínas" em andamento. Como habitar uma ruína? Como plasmar em gesto movimento e dança os vetores de forças que se encontram nestes espaços? Partindo de princípios de relaxamento do pensamento e de exercícios de taichichuan os corpos são instrumentalizados para esta experiencia.
Duração: 3 horas
17H00 – Intervenção: Mulheres em {contra} fluxo – Mãe da Rua (Vale do Anhangabaú)
Sinopse: "Lugar de mulher é..." Em busca de ajuda para completar essa frase, mulheres, trabalhadoras da cultura, ocupam a rua. Com o desejo de fazer poesia da condição de "tornar-se mulher", as fazedoras de teatro abordam temáticas de gênero, saúde e espaço público e privado, convidando o público a entrar na roda.
Intérpretes: Carina Castro, Cau Peracio, Luiza Snege, Maria Gabriela D'Ambrozio, Marina Moll
Duração: 25 min.
18H00 – Abertura de Processo da bailarina Laia Moira Martinez. Nesse projeto a bailarina pesquisa sobre o solidão e o vazio que evoca no olhar dos seres perdidos nas multidões. (Espaço Cênico e de Convivência Vaslav Veltchek)
19H00 – Leitura “Sexy, um musical da pesada” com direção de Gwallbhert Rennan e produção de Rodrigo Santana – Cia Expresso. (Sala Cênica Ivonice Satie)
Leitura dramática e apresentação dos coros do musical. que aborda os paradigmas e padrões de beleza. Após haverá debate sobre a importância do teatro musica nas margens da cidade de São Paulo, com mediação de Glauber Renan, Rodrigo Santana, Daniela Maciel e Davi Caseira. Ficha Técnica: Roteiro: Rodrigo Santana Direção: Gwallbhert Rennan Coreografia: Fabiano Negrets Designer de Luz: Vinicius Soares Designer de Som: Douglas Santos Figurino: Rodrigo Santana Cenário: G. Rennan, Rodrigo Santana e Vinicus Soares Elenco: Bruna Machado, Reginaldo Gattuso, Davi Caseira, Mariana Espinoza, Leandro Rosa, Nina Rodrigues, Matheus Oliveira, Gwallbhert Rennan, Ricardiny S. de Oliveira, Stefani Dourado, Daniela Maciel e Vinie Coffe.
20H00 - Experimento Cênico: Estudos Opacos com Coletivo Ruínas (Sala Aracy Evans)
Sinopse: Estudos opacos é uma pesquisa de movimento e dança que nasce nas ruínas e demolições geradas pela intensa ação de verticalização da cidade de São Paulo. A construção deste cenário altera profundamente as relações sociais, geopolíticas, econômicas e arquiteturais da cidade e esta pesquisa propõe-se adentrar, de forma poética, em algumas destas trincheiras urbanas. Este estudo bebe na teoria dos Territórios Opacos e Luminosos do geógrafo Milton Santos.
Duração: 25 minutos
16, quarta-feira
18H00 - Um Rosário de Piscadas (Sala Cênica Ivonice Satie)
Sinopse: Entre uma conversa do Visconde de Sabugosa e a Boneca de Pano Emília, na tentativa suspensa de chegar a uma conclusão sobre as inquietudes que permeiam as teorias filosóficas sobre: o que é a vida? Que o publico é convidado a explorar as brincadeiras, as lendas e curiosidades que estão envoltas no sitio de Dona Benta.
Ficha técnica:
Direção: Luan de Assis
Interpretes-criadores: Isadora Battiato, Larissa Codro e Luan de Assis
Paisagem Visual: Diego CasTtro e Luan de Assis
Paisagem Sonora: Cia Gorro
Iluminação: Bob Mello
Produção: Diego CasTtro
Agradecimentos: Lee Anderson, Leticia Bellato, Eduardo Mariano, Vinicius Longuinho, Carla Kinzo, Cristiane Dalila, Projeto Núcleo Luz e Equipe do CRD.
Aproximadamente 45 minutos
19H00 - PROJETO ATUAL: LINNHA 4 - Na Cia Odete Dança
Sinopse: O corpo reverencia o espaço, para correr riscos numa tela em branco. Os corpos em ritos, criam tramas de relações - entre o humano e a tecnologia, surge daí: expressões das artes e de culturas. LINNHA 4, em um risco e algumas estações, transita no percurso dessas conexões.
Interpretes: Odete machado e Márcia Salgado
Concepção: Odete Machado
Criação: Márcia Salgado e Odete Machado
Direção: Márcia Salgado
Local: Vale do Anhangabaú
20H00 - Experimento No.1: Orixá do Fogo – Turma de Dança Afro-Brasileira do CRDSP, coordenação Yaskara Manzini (Sala Cênica Ivonice Satie)
17, quinta-feira
18H15 - Vivência a partir dos experimentos cênicos relacionados ao espetáculo REDE, trabalho que está em construção e que tem previsão de estreia para abril de 2016. Com Núcleo Vênus Negra (Sala Gil Saboya)
19H00 – "Um poema para Psiqué: inspirado no cancioneiro de Fernando Pessoa". Núcleo InCerto (Sala Cênica Ivonice Satie)
Sinopse: O Núcleo INcerto de Dança traz, neste processo de criação, uma investigação coreográfica inspirada na obra “Cancioneiro” de Fernando Pessoa, em especial o poema Eros e Psique. A pesquisa propõe uma leitura poética que resgata da obra do poeta português seus aspectos oníricos e fantásticos, além de conflitos pessoais, solidão, insatisfação consigo e com o mundo, imerso em referências atemporais do universo mitológico grego. As imagens suscitadas pelos poemas de Pessoa proporcionam elementos para a criação coreográfica, que é composta pela integração das linguagens da dança, da poesia, e da cultura digital.
Ficha Técnica
Criadora-Intérprete: Sílvia Gaspar
Interlocução coreográfica: Ítalo Rodrigues
Trilha sonora: John Cage – (Second constrution), Flomenezes (2),
Paulo Guicheney (Anjos são mulheres que escolheram a noite), Fabio Cardia (Soma).
Cenografia e Vídeo-Arte: Ítalo Rodrigues
Produção: Núcleo INcerto de Dança
Duração: 30 min
Classificação indicativa: Livre
20H00 – Fragmento 1 - [ELAS] Coletivo (Sala Michel Barbano)
Trata-se de um experimento que traz à tona algumas questões sensíveis ao universo da mulher, como a imagem que se constrói dela na sociedade - como um figura nula e dócil, um personagem-repositório, pronta a acatar as funções e os qualitativos que lhe são impostos no cotidiano, e por outro lado, a construção de sua auto-imagem, elaborada frente a tantas pequenas porém brutais violações e privações de seus direitos que ocorrem no dia a dia. Aborda-se também as marcas existentes no corpo da mulher: quanto destas marcas são provocadas sem o seu consentimento, e quanto destas marcas são produzidas com seu consentimento, mas como produto do sentimento de submissão cotidianamente criado?
21H00 – GARABATO - CALABAR Cia de Dança (Sala Cênica Ivonice Satie)
Sinopse do Trabalho: O espetáculo de dança GARABATO faz um paralelo cultural entre Cuba e Brasil - especialmente o estado da Bahia - tendo como ponto de partida as manifestações populares cubanas, a fim de evidenciar as convergências culturais entre os dois povos, seja na maneira de falar, agir, andar, supostamente influenciadas pela divindade iorubana. O trabalho aborda a presença de Eleguá e Exu no cotidiano cultural do cubano e do baiano, a ponto de confundir a identificação quando relacionados.
Ficha Técnica
Direção e Coreografia: Alexei Ramos
Bailarinos: Alexei Ramos, Emília Pedra, Evandro Smile, Luiz Henrique Pessoa, Michele Vasconcelos.
Concepção de Luz e Vídeo: Alexei Ramos
Operação de Vídeo: Jamille Luppi
Figurino: Cia
Duração: aprox. 50 min.
Dia 18, sexta feira
15H00 - Apresentação da obra "O vale dos desejos" na Praça Ramos do Grupo IAdança - Núcleo ContemporânIA.
Em parceria com o Centro de Referência da Dança - CRDSP, o Núcleo ContemporânIA, se apresenta na Praça Ramos e no Vale do Anhangabaú com a obra “O Vale dos desejos”, onde discute as relações do corpo com o espaço urbano, geopolítico e arquitetônico do local.
FICHA TÉCNICA:
Coordenação: Profª Drª Kathya Godoy
Orientação Coreográfica: Ítalo Rodrigues
Intérpretes-criadores: Beatriz Santiago, Ítalo Rodrigues, João Luiz Bindandi, Juliana Montoia, Pedro Falco, Raul Moraes, Rafael Abrahão, Tathiane Yates.
Figurino: Criação coletiva do grupo IAdança
Trilha sonora: Good bye, Lenin!, Passages (Meetings Along The Edge Pandehigo), Barbatuques (Carcará, Baianá), Mawaca (Mawaca)
Agradecimentos: Yáskara Manzini, Hélvio Tamoio
Apoios: CRDSP, Instituto de Artes Unesp, PROEX, Grupo de Pesquisa Dança: Estética e Educação.
Local: Início na Pça Ramos de Azevedo, s/n - Vale do Anhangabaú - São Paulo
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
18H00 – Dança Clássica Indiana – Bharatanatyam
Apresentação: Jay Mahadeva (Sala de Convivência Joshey Leão)
Mahadeva é um dos nomes de Shiva, que em sânscrito significa “auspicioso”. Representa o dinamismo do mundo. Ele destrói as idéias negativas e dá lugar ao positivo e criativo. Durante a apresentação serão dançadas três coreografias com glórias (Jay) a Mahadeva, de forma que todos possamos ser abençoados e inspirados pelo dançarino cósmico!
Ficha Técnica:
Direção Coreográfica: Kamalaksi Rupini.
Dançarinas: Acharya Lila
Candravali
Duração: 20min.
Canções retiradas do repertório de Bharatanatyam.
18H30 – Transviado – performance experimento1 de Alex Merino (Corredores do CRDSP)
A performance é fruto da troca entre um artista da dança e transexuais participantes do Programa Transcidadania. A inquietação começou no primeiro trabalho do gênero com aulas de dança contemporânea no Centro de Referência da Diversidade e foi retomada no Programa Transcidadania.
Para compartilhar essa troca, Alex Merino transfere para seu corpo os movimentos que surgiram das próprias integrantes do programa Transcidadania, durante os encontros e soma com o que reverbera desde o primeiro.
"A performance é uma forma de agradecer o que aprendi com elas."
19H00 – Aula-Ensaio aberto com CALABAR Cia de Dança (Sala Michel Barbano)
A CALABAR propõe um ensaio aberto onde aborda elementos da cultura cubana relacionados ao trabalho que está realizando atualmente, intitulado GARABATO, que aborda a influência que Elegua/Exú exercem sobre os povos cubano e baiano.
A companhia oferece uma aula de dança de Elegua, elemento que faz parte da preparação dos corpos dos bailarinos.
20H00 – Abertura de Processo do Espetáculo “Ensaio Sobre a Camuflagem” com Visível Núcleo de Criação – Kleber Lourenço (Sala Cênica Ivonice Satie)
Sinopse: Ensaio para camuflagem é um dueto de dança e música entre os artistas criadores Kleber Lourenço e Missionário José. O mote para a investigação dramatúrgica deste espetáculo é pensar a camuflagem como metáfora para falar de algumas reações instintivas ao homem: ataque, defesa, proteção e violência. Investigar a construção de uma poética cênica que, discurse sobre identidade e estratégias de relação em sociedade: sobrevivência, coletividade e afetividade. A sobrevivência do corpo num espaço de adaptação e as constantes negociações entre ser e estar (identidades móveis).
Ficha Técnica
Pesquisa, Criação e Interpretação – Kleber Lourenço
Pesquisa, Criação Musical e Interpretação: Missionário José
Construção Dramatúrgica – Viviane Bezerra e Kleber Lourenço
Realização: Visível Núcleo de Criação
20H40 - Debate sobre o Ensaio aberto com Visível Núcleo de Criação e Provocação de Grupos Residentes