AGENDA



CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA DE SÃO PAULO


Programação Novembro/2016

--Programação especial--

De 1 a 19/11
Festival Contemporâneo de Dança no CRD
A 9ª edição do Festival Contemporâneo de Dança segue reunindo artistas interessados em experimentar dança como reinvenção do espaço comum, movimentando modos de perceber e alterar nossos campos relacionais. A parte da programação pensada para o CRD está voltada para a formação, convivência, o diálogo, a pesquisa e a troca de informações em dança.
O FCD ocupará também os espaços da Centro Cultural Olido e do SESC São Paulo, com apresentações e oficinas de artistas de diversos países.
Direção Artística: Adriana Grechi
Direção Geral: Amaury Caccicarro Filho
Programação completa no endereço www.fcdsp.com.br

FCD no CRD:
1, 2, 4, 5/11 (3ª a sábado – exceto 5ª, dia 3),
7 a 12/11 (2ª a sábado), 19h
VI Mostra Exercícios Compartilhados
20 artistas da Plataforma colaborativa Exercícios Compartilhados mostram seus trabalhos e experiências de convívio em apresentações públicas.  Coordenada pela coreógrafa Adriana Grechi, a plataforma colaborativa teve início há 10 anos, com o projeto “Bazar Utopias”, com o objetivo de fomentar diálogos artísticos que repensassem os contextos e modos de criação na dança.
Em exercício continuo, a plataforma reúne anualmente durante seis meses artistas/intérpretes de diversas formações, para uma residência artística, onde os integrantes fazem uma imersão em seus processos de trabalho e friccionam seus processos criativos expondo interesses, proposições e práticas artísticas com e para os outros participantes. Exercitando a escuta, a empatia e a reflexão, os integrantes testam procedimentos e ferramentas de criação, experimentam e potencializam focos investigativos, corporeidades, presenças e dramaturgias de dança. Na Mostra, os residentes compartilham com o público o resultado das provocações artísticas – ainda em fase processual –, que foram sendo somadas ao longo do projeto. Em 2016, pela primeira vez a Mostra Exercícios Compartilhados passa a fazer parte da programação regular do FCD, como uma das principais ações de Formação Artística do Festival.
Esta 6ª edição conta com os provocadores convidados Marcelo Evelin e Alejandro Ahmed.

1ª Semana
01/11 (3ª)
Carolina Sudati - 20 min.
Patrícia Bergantin - 30 min.
Thais de Menezes - 25 min.

02/11 (4ª)
Djalma Moura - 20 min.
Felipe Teixeira - 20 min.
Lívia Seixas e Luiz Claudio Faria - 20 min.
Thais de Menezes e Layla Bucaretchi - 25 min.

04/11 (6ª)
Pedro Galiza e Aline Brasil - 30 min.
Felipe Teixeira - 20 min.
Laís Taufic e Talita Vinagre - 20 min.
Layla Bucaretchi - 20 min.

05/11 (sábado)
Carolina Canteli - 20 min.
Carolina Sudati - 20 min.
Layla Bucaretchi - 20 min.
Pedro Galiza - 30 min.

2ª Semana
7/11 (2ª)
Carolina Sudati - 20 min.
Leandro de Souza - 20 min.
Djalma Moura - 20 min.

8/11 (3ª)
Carolina Sudati - 20 min.
Marina Dubia - 20 min.
Patrícia Bergantin - 30 min.
Thaís Di Marco - 20 min.

9/11 (4ª)
Carolina Canteli - 20 min.
Patricia Bergantin - 25 min (ou Carolina Sudati)
Gabriel Fernandez Tolgyesi e Ilana Elkis - duracional.
Leandro de Souza - 20 min.
Marina Dubia - 20 min.

10/11 (5ª)
Thais de Menezes - 25 min.
Lívia Seixas e Luiz Claudio Faria - 20 min.
Thaís Di Marco - 40 min.

11/11 (6ª)
Layla Bucaretchi - 20 min.
Pedro Galiza e Aline Brasil - 30 min.
Thi Angel - 20 min.
Leandro de Souza - 20 min.

12/11 (sábado)
Talita Vinagre - 20 min.
Ilana Elkis e Gabriel Fernandez Tolgyesi - duracional.
Pedro Galiza e Aline Brasil - 30 min.
Thi Angel - 20 min.
Carolina Sudati- 20 min.

Coordenação/orientação: Adriana Grechi
Provocadores convidados: Marcelo Evelin, Alejandro Ahmed
Artistas integrantes: Aline Brasil, Carolina Canteli,  Carolina Sudati, Djalma Moura, Felipe Teixeira, Ilana Elkis, Gabriel Fernandez Tolgyesi, Lais Taufic, Layla Bucaretchi, Leandro de Souza, Lívia Seixas, Luiz Claudio Faria, Marina Dubia, Patrícia Bergantin, Pedro Galiza, Talita Vinagre Alcalá, Thais de Menezes, Thaís Di Marco, Thi Angel (colaboração Simone Martins).
Produção: Erika Lopes

3/11 (5ª), às 19h
Conversa com Christian Rizzo (França)
No encontro, o coreógrafo, atual diretor do Centro Coreográfico Nacional de Montpellier, renomeado ICI (Instituto Internacional Coreográfico), fala sobre suas práticas e processos artísticos, além da experiência como diretor do centro coreográfico de Montpellier.

Christian Rizzo é hoje um dos nomes mais importantes das artes performativas francesas. o Artista plástico, nos anos 90, criou figurinos, trilhas sonoras e se apresentou com coreógrafos como Mathilde Monnier, Hervé Robbe, Mark Tompkins, Georges Appaix, entre outros. Desde a fundação da "associação l'frágil", em 1996, criou mais de 30 performances e trabalhos em dança. Foi artista-em-residência na Ópera de Lille e apresentou suas obras no Ballet de l'Opéra de Lyon, no Nouveau Festival du Centre Pompidou, no deSingel, no Festival d'Avignon e On the Boards.
Em Janeiro de 2016, Rizzo foi nomeado diretor do Centro Coreográfico Nacional de Montepellier Languedoc-Rouillon.

--Oficinas--
Os artistas Christian Rizzo, Sofia Dias e Vítor Roriz, e Wagner Schwartz realizam durante o Festival Contemporâneo de Dança três oficinas voltadas à formação e à qualificação artística, onde procuram compartilhar com estudantes, professores e pesquisadores de artes cênicas seus processos de criação.
Os interessados devem enviar currículo resumido para o e-mail  fcd@agenciafractal.com.br
Os selecionados serão contatados por e-mail pela produção do evento.

5/11 (sábado), 14h às 17h
Oficina Christian Rizzo
Na oficina, o artista francês, diretor do Centro Coreográfico Nacional de Montepellier compartilha suas práticas e processos artísticos.

14/11 (2ª), 14h30 às 19h
Oficina Sofia Dias e Vítor Roriz

Bailarinos e coreógrafos independentes, Sofia Dias e Vítor Roriz colaboram desde 2006 na pesquisa e concepção de vários trabalhos de dança, apresentados por toda a Europa e países da América Latina. Para além da sua atividade coreográfica e interpretativa, têm ministrado workshops a profissionais e não-profissionais das artes performativas no C.e.m. - Centro em Movimento, de Lisboa (Portugal), além do Fórum Dança, Companhia Instável, Alkantara, Festival Ofélia, entre outros. Lecionam a disciplina Oficina de Corpo aos alunos do Curso de Teatro da ESAD - Caldas da Rainha (Licenciatura). São artistas associados da Materiais Diversos e d’O Espaço do Tempo, em Lisboa, Portugal.
Vagas: 20
Carga horária: 4h30
Inscrições: até 7/11, mediante envio de currículo e carta de interesse para o e-mail
fcd@agenciafractal.com.br
Os selecionados serão contatados por e-mail pela produção do evento.

15 a 19/11 (3ª a sábado), 14h30 às 19h
Oficina Bicho
Wagner Schwartz
Nessa oficina, os participantes serão convidados a observar as articulações e as variações que movem o corpo da escultura Bicho, da artista plástica Lygia Clark.
para, em seguida, explorar suas formas no próprio corpo. As metáforas que surgem dessa experiência serão compartilhadas e estudadas em grupo. Os participantes não precisam ter conhecimento prévio de técnicas de dança.

Wagner Schwartz – coreógrafo e performer baseado em Paris e São Paulo, trabalha com dança contemporânea e vale-se dos modos de composição de texto, som e imagem para fazer visível a fisicalidade de seus experimentos. Suas criações têm sido estudadas em publicações dentro e fora do Brasil, como no livro de Jussara Sobreira Setenta, “O fazer-dizer do corpo: dança e performatividade”, ou em “Am Rand der Körper: Inventuren des Unabgeschlossenen im zeitgenössischen Tanz” [À borda do corpo: inventários da dança contemporânea inacabada], de Susanne Foellmer. Recebeu o prêmio APCA de Melhor Projeto Artístico de 2012, pelo espetáculo solo Piranha.

Vagas 20 pessoas
Carga horária: 20h – 4 h/dia
Inscrições: até 7/11, mediante envio de currículo e carta de interesse para o e-mail
fcd@agenciafractal.com.br
Os selecionados serão contatados por e-mail pela produção do evento.

Programação completa do 9º FCD no site www.fcdsp.com.br

--Programação CRDSP--

3/11 (5ª), às 15h
Tubo de Ensaio
“Das Gamelas” – Solo de Dalila D'Cruz
Ora menina, ora mulher. "Mariar", "Mariar"... A mandioca, após ser ralada, transforma-se numa espécie de massa que é repassada para as bacias, através do escoador. A polpa é deixada para assentar, descansar, acomodar, decantar; para, assim, no fundo, tornar-se amido, puro e limpo. A coisa alva.

3 a 26/10 (5ªs, 6ªs e sábados), às 18h
Trajetórias Invisíveis - estreia
Núcleo Marcos Sobrinho de Performance
(Artistas colaboradores CRD)

“Trajetórias Invisíveis” dá continuidade ao processo de investigação iniciado com “O Ilha”, sobre a obra intimista e predominantemente autobiográfica do artista plástico José Leonilson, morto prematuramente aos 36 anos, em 1993, vítima do vírus HIV. A instalação coreográfica constrói pequenas paisagens cênicas, onde objeto e imagem se fundem, configurando um corpo-poema que propõe reflexões sobre a ausência, a pequenez do homem e sua condição de adaptação ao mundo contemporâneo. São respiros, um descansar da nossa própria individualidade, de nossas zonas de conforto – um jeito de rever nossos vocabulários corporais, instaurando novos sentidos.
https://youtu.be/yUvBdMHWePs
Projeto contemplado pelo 19º edital do Programa de Fomento à Dança.
Direção geral, concepção e dramaturgia: Marcos Sobrinho | Performance: Marcos Sobrinho | Intervenções Dramatúrgicas: Talita Alcalá Vinagre | Criação e Operação de Luz: Rafael Petri | Design de Som e Vídeo:Téo Ponciano | Produção Executiva: Rafael Petri

12/11 (Sábado) das 16h às 19h
JAM* de Contato Improvisação - Facilitador Ricardo Neves

JAM* é um ambiente para a investigação de diferentes possibilidades de dança e de experimentação do movimento corporal. Não é uma aula, não é uma oficina, nem um espetáculo, e acontece a partir das ações singulares de cada participante e das múltiplas interações que se fazem possíveis.

Para participar, não é necessária nenhuma experiência anterior, todos os que quiserem partilhar esse encontro são bem vindos dançando, assistindo, tocando, desenhando, ando, indo...

--Intervenções Urbanas--

17 e 18/11 (5ª e 6ª), às 14 horas
Laboratório do Vale (Ação do Vocacional)
Laboratório do Vale é o apelido da pesquisa que o Núcleo Vocacional do CRD desenvolve há seis meses, investigando e criando Intervenções Urbanas na região do Vale do Anhangabaú, sob orientação da artista Priscilla Toscano. Trata-se de um experimento performativo urbano de caráter relacional, que proporciona uma vivência de natureza visual e sinestésica a partir dos elementos oferecidos pela cidade. A cada apresentação, 15 pessoas do público participam do experimento: são conduzidos por um percurso pelo Vale e, durante essa deriva, entram em contato com diferentes situações construídas ora pela performance, ora pela instalação, ora pelo jogo teatral relacional. Cada situação possui uma peculiaridade, mas todas têm como eixo comum a vontade do grupo de discutir questões ligadas ao viver na cidade, aos padrões de comportamento urbano e ao reinventar de nosso cotidiano.

Performers: Aline Meira, Gabriel Prado, Guiga Maria, Marie Auip e Renata Castillo | Artista orientadora: Priscilla Toscano | Artista articuladora: Nininha Araújo
Limite de público participativo: 15 vagas (retirar ingresso meia hora antes do início). Não há limite para o público que deseja apenas assistir sem participar ativamente.
obs: Em caso de chuva, não haverá apresentação.

17 e 18/11 (5ª e 6ª), às 16 horas
“O que restou do branco” – Coletivo Ana Maria Amarela –
Estréia
Contemplado pelo edital VAI I 2016, o Coletivo Ana Maria Amarela propõe sujar, literalmente, um dos símbolos  máximos da família heteronormativa tradicional: o vestido de noiva. Tendo a imagem da noiva como emblema de uma família regida por preceitos morais, moralistas e moralizantes, o espetáculo transborda em movimentos, questões de gênero, empoderamento das lutas LGBTQs e questionamentos desse branco soberano. 
Conversa sobre o processo no dia 17, logo após o espetáculo.

O Coletivo Ana Maria Amarela emerge de discussões,  práticas e afinidades de artistas que se dedicam ao estudo do corpo na contemporaneidade. Há quase dois o coletivo desenvolve performances nas ruas e explora espaços alternativos para suas criações. Residente no CRD desde agosto de 2015, ano em que estreou a performance  “Concreto Seco” e, em parceria com o NUCCA, o espetáculo “Dez()encontros”. Contemplado pelo edital VAI I 2016, o grupo aprofunda a pesquisa do projeto vestido(s) de noivas com a performance TRANSeuntes, que circulou pelas cidades de São Luís (MA), Guarulhos e São Paulo (SP).
Direção: Luan Afonso | Intérpretes criadores: Diego Castro, Jessica Cavalcante e Letícia Santana | Trilha sonora: Daniel Twist e Louie Louie |
Paisagem visual: Coletivo Ana Maria Amarela | Fotografia: André Piranda, Camila Ferreira,Evelyn Castro e Letícia Santos | Audiovisual: Elidiane Alexandrino | Apoio cênico: Luan Afonso | Foto de divulgação: Luan Afonso

--Residentes Estreiam--

23/11, às 19h; e 30/11, às 20h (4ªs feiras)
Falem Comigo
Street Son

“Falem Comigo” nasceu do estudo sobre a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e a Cultura Surda. Repleto de símbolos, significados e sentimentos, o trabalho apresenta alguns momentos que colaboram diretamente com a formação da identidade do surdo e do deficiente auditivo ao longo de suas vidas. “Falem Comigo” instaura inquietações e faz refletir sobre a exclusão de uma porcentagem de indivíduos que anseiam por afetividade, diálogo e respeito.

Direção Artística: Duda Moreno | Intérpretes criadores: Carlos Alexandre, Duda Moreno, Emerson Oliveira, Marcus Oliveira e Yago Azevedo |
Ensaiadora / preparação corporal: Thays Peric | Professor de Dança Contemporânea: Robson Ferraz | Professor de LIBRAS: Filipe Macedo |
Trilha sonora: Fabricio Zavanella, Duda Moreno | Colaborações sonoras: Rita Pontes e Luiz Pontes - Som de Cristal | Iluminação: Gabriela Rosso | Fotografia: Thays Peric | Figurino: Duda Moreno | Design Gráfico: Vitória Santos Juvêncio
Classificação indicativa: Livre
Duração: 50 minutos

24 e 28/11 (5ª e 2ª feira), às 19h
À Margem da Linha
Aline Brasil e Kátia Rozato

Dois corpos em transformação, à margem da linha. Estados antagônicos.
Duração. Pausa é movimento. Texturas são pretextos. Pele é acesso de
sentidos. Retornos. A força para todo retorno, talvez, venha da mesma
capacidade que uma criança tem de transitar entre o choro e o sorriso com a
simples passagem de uma borboleta que a convida para brincar. Isto não é um
convite! Isto é um grande risco... rabiscos, linhas, texturas,bicho,coisa,objeto.
Dois corpos em transformação, à margem da linha.

Intérpretes/criadoras: Aline Brasil e Kátia Rozato
Classificação indicativa:16 anos
Duração: 30 minutos

25 e 26/11 (6ª e sábado), às 19h
Mo...Ver-se
Cia ID’Artê

A partir de dois arquétipos mitológicos – Quiron e Alice –, o espetáculo investiga algumas questões encontradas no “Livro dos Seres Imaginários”, de Jorge Luis Borges. São poéticas em torno da dualidade entre o conhecido e o desconhecido, o verídico e o imaginário trazidas pelo escritor, uma homenagem à imaginação infinita dos homens, capaz de criar os seres mais curiosos e absurdos como sereias, unicórnios, centauros, dragões. Nesta primeira composição cênica, a cia. deseja expor uma dramaturgia onde a relação corpos - formas - danças cambiantes revele imagens/sensações sobre essas entidades que, de certa forma, intervém em nossa vida cotidiana e nos fazem refletir sobre a condição frágil do homem e suas dificuldades de comunicação. O quanto podemos questionar e desestabilizar noções de representatividade e identidade através desses seres monstruosos e complexos?

Concepção e criação: Cia ID’Artê | Intérpretes-Criadores: Cléia Plácido e Ricardo Silva | Orientação Dramatúrgica: Marcos Sobrinho | Preparação corporal BMM: Mariana Camarote | Trilha sonora: Marcos Battistuzzi | Figurinos: Juliana Nunes
Classificação indicativa: Livre
Duração: 40 minutos

29/11, às 15h; e 30/11, às 19h (3ª e 4ª)
“Risko”
Morgana de Souza

Por um trajeto de luz, uma mulher revive memórias de seus afetos pela cidade e, em meio a este percurso, prossegue (re)descobrindo maneiras de (re)desenhar escolhas. Para dialogar com este novo cenário, ela persiste transitando entre o claro, o escuro e suas possibilidades, construindo a seu tempo e sua maneira novas formas e desenhos em sua corporeidade e, consequentemente, em seus símbolos visuais.
O olho vê, a lembrança revê, e a imaginação transvê. É preciso transver o mundo.

Concepção, direção e dança: Morgana Sousa
Classificação indicativa: Livre
Duração: 30 minutos

--Oficinas--

21 a 25/11(2ª a 6ª), das 15h às 18h
26/11 (sábado), das 11h às 13h,  abertura de procedimentos para o público
LabOratório à procura do ____________ em SP
Grupo de estudos prático-téorico do Maravilhoso II, com Bruno Freire
A oficina propõe uma semana de prática intensiva a partir da pesquisa em torno do Maravilhoso e do Barroco. Um convite para que os participantes se tornem, ao menos por uma semana, colaboradores de uma pesquisa em curso, organizada por um sujeito que está à procura do maravilhoso e faz deste seu projeto artístico-cênico, dramatúrgico, coreográfico e acadêmico.
A atividade integra o Disseminário Coreográfico – duas semanas para habitar, cultivar e disseminar o pensamento coreográfico, dentro do Projeto “Terreyro Coreográfico ~ Coisa Coreográfica”, contemplado pelo 20º Fomento à Dança.
Público: adolescentes entre 15-19 anos, interessados em participar de qualquer atividade em comum que seja importante para si.
Inscrições: online a partir do dia 7/11 até o limite de vagas pelo site: https://terreyrocoreografico.hotglue.me/?canteyrodeobras
Vagas: 25

28, 29, 30/11 e 1/12 (2ª a 5ª), das 10h às 14h 
Flying Low com Milan Herich (Eslovaquia)
O foco da técnica Flying Low é a relação do bailarino com o chão. O corpo constantemente espirala. A partir de sequências simples de movimentos envolvendo respiração, velocidade, liberação da energia e a relação direta das articulações com o centro do corpo, a aula busca revelar, ativar e trazer as espirais à consciência. De modo dinâmico e eficiente, os dançantes percebem todas as partes do corpo e o espaço tridimensionalmente, criando uma teia de conexão entre o todo e os participantes.
“Quando você se move, o espaço todo se move”.
Milan Herich  Nascido em 1980, dançou na Slovak Traditional  Dance Company. Estudou na P.A.R.T.S., em Bruxelas, e em seguida integrou as criações “Puur” e ”Booting Looting”, da Companhia Ultima Vez, de Wim Vandekeybus, e o elenco de “Myth”, da Sidi Larbi Cherkaoui Company. Co-fundador do Les Slovaks Dance Collective, que conta com as criações “Opening Night”, “Journey Home” e “Fragments”, dança e colabora com David Zambrano nos projetos “12 flies went out at noon, 3 flies went out at noon”, “Rabbit project”, “Soul Project” e “Holes”, que o dirigiu na criação de “A Solo for Mr.Folk”, em 2014.
Inscrições: de 3 a 13/11
Enviar carta de interesse e pequeno currículo (foto e link de vídeos - opcional) para:
centrodereferenciadadancasp@gmail.com – com o assunto “Oficina Milan Herich”
O resultado será divulgado no dia 17/11, pelo site do CRD (http://www.crdsp.com.br/ ) e enviado ao e-mail dos inscritos.
Público: bailarinos profissionais.
Vagas: 20
Obs: Imprescindível a presença em todas as aulas durante as 4h/dia.





Programação Outubro/2016 CRDSP

Tubo de Ensaio
Um espaço para mostrar trabalhos em construção e trocar ideias com o público.
Dia 1º (sábado), às 15h
"Tentação de ser muito feliz"
Terceira Categoria
"Tentação de ser muito feliz" é uma tentativa de criar um trabalho cênico a partir do forró e de outras danças nordestinas. Por meio de experimentações que instigam um olhar diferente para nossa prática em dançar forró, criamos e recriamos nossas relações e histórias com esta dança e suas vertentes. 
espaço para que artistas e grupos pré-selecionados possam mostrar trabalhos que estejam prestes a acontecer;

Dia 6 (5ª feira), às 15h
“Esquizopresenças” 
Taanteatro Companhia
Isa Gouvea e Mônica Cristina - 2 Solos
+ Bate-Papo com Wolfgang Pannek 
Parte do projeto “Taanteatro 25 Anos [dez]contaminações”,Esquizopresenças” consiste no estudo e criação coreográfica de dois solos, de Isa Gouvea e Mônica Cristina,  artistas residentes do CRDSP, a partir dos ensaios de “Mil Platôs: 28 de Novembro de 1947 – Como criar para si um corpo sem órgãos” e “Ano Zero– Rostidade”, de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Em seguida, uma conversa com Wolfgang Pannek, codiretor da Taanteatro e orientador filosófico da pesquisa.
Projeto contemplado pela 20ª Edição do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.
Wolfgang Pannek - Diretor, dramaturgo, tradutor e produtor. M.A. (filosofia, letras, psicologia) pela FernUniversitӓt Hagen. Doutorando em Filosofia na Academy of Fine Arts Leipzig. Ao lado de Maura Baiocchi, é codiretor da Taanteatro Companhia.
Dança: Isa Gouvea e Mônica Cristina I Orientação filosófica: Wolfgang Pannek I Supervisão coreográfica: Maura Baiocchi

Dia 6, às 17 horas
Baile Barroco – Praça Ramos de Azevedo
Encerramento da oficina Técnica de Dança Barroca, com a bailarina e professora francesa Béatrice Massin, na Praça Ramos de Azevedo, em frente ao CRDSP.

Oficinas CRDSP
Dia 3 (2ª feira), das 14h às 17h
Compartilhamento de Processo Criativo "Eu só queria não ter uma cabeça"
André Saboya,  Everton  Ferreira e Iolanda Sinatra
Nesta oficina, os artistas compartilham sua preparação corporal e os exercícios investigativos utilizados no processo de criação do espetáculo "Eu só queria não ter uma cabeça", contemplado pelo Proac Primeiras Obras de Dança 2015.
Serão trabalhados procedimentos inspirados nos sete estados de energia de Jacques Lecoq e algumas ferramentas desenvolvidas especificamente para o processo.
Duração: 3 horas
Público: bailarinos e público em geral
Vagas: 20
Inscrições: na secretaria do CRDSP, segundas-feiras, das 13h às 19h, de terça à sábado das 10h às 19h.


Dia 7 (6ª feira), das 10h às 14h
Ocasião 2:  em  lugares específicos
Ilana Elkis, Joana Ferraz e Carmen Morais
Esse é um convite aberto ao público, feito por Ilana Elkis, Joana Ferraz e Carmen Morais, para dar continuidade à reflexão em torno da ideia de site-specific, iniciada na
Ocasião 1: por entre lugares gerais e específicos”.  Nesta segunda prática, as artistas e os participantes irão construir juntos experiências que investiguem e questionem os modos pelos quais criamos e produzimos trabalhos de dança em lugares específicos.
Esta “Ocasião 2:  em  lugares específicos” integra o projeto Plongée:  Dança nas Bibliotecas do Brasil, contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna/, 2014.
Concepção e realização: Ilana Elkis e Joana Ferraz | Produção: Viviane Bezerra |  Projeto em residência: CRDSP - Centro de Referência de Dança da Cidade de São Paulo

Público: bailarinos e público em geral
Vagas: 20
Inscrições: na secretaria do CRDSP, segundas-feiras, das 13h às 19h, de terça à sábado das 10h às 19h.


Dias 10 e 11 (2ª e 3ª feira), das 10h às 14h
Oficina com Fabrice Ramalingom (França)
A proposição coreográfica de Fabrice Ramalingom será uma oficina dividida em dois momentos: um primeiro momento, aquecimento – algo próximo de uma massagem energética, elaborada já há alguns anos –, constituído de ferramentas de percurso, proveniente da técnica release, da dança contato e do body mind centering, que reativam as noções anatômicas ligadas ao movimento. O segundo momento será dedicado ao aprendizado de frases coreográficas incluindo qualidade de movimento (consciência da força, peso, amplitude, velocidade…) para um trabalho de improvisação/composição relacionado à pesquisa de Fabrice.
Proposta pelo Projeto “Vir-A-Ser”, contemplado pelo 20º edital do Programa de Fomento à Dança para manutenção de pesquisa do ...Avoa! Núcleo Artístico, dirigido por Luciana Bortoletto, a oficina de Fabrice Ramalingom integra a programação do FranceDanse Brasil 2016.
Duração: 8 horas
Vagas: 20 (Seleção com base no minicurrículo)
Para se inscrever, enviar minicurrículo pelo e-mail : avoa.convida@gmail.com

De 24 a 28 (2ª a 6ª), das 14 às 17 horas
Composição e Criação  em Improviso – Cia ID`Artê e Coletivo Ruínas
A Cia ID’Artê e o Coletivo Ruínas convidam para vivência  artística e compartilhamento de pesquisa e procedimentos em dança e criação baseados no contato improvisação com foco nos padrões neurológicos básicos (BMM), técnicas release e floor work, no dispositivo de acesso ao imaginário IDA e em procedimentos de  composição em improviso (baseadas no trabalho de Kate Duck).
O trabalho iniciará com uma abordagem ao imaginário de cada participante que aos poucos e gradualmente ganhará materialidade partindo do movimento mais interno (o celular) e irradiando para as demais estruturas (tecidos, músculos, fluidos etc), ampliando para abordagens de movimento, rolamentos, espirais, contato com os outros corpos e com o espaço até culminarmos na prática da composição em improviso.

Público Alvo: interessados(as) em improviso e composição, bailarinos(as), dançarinos(as) e estudantes dança, a partir dos 16 anos.
Duração: 5 dias
Vagas: 20
Inscrições: na secretaria do CRDSP, segundas-feiras, das 13h às 19h, de terça à sábado das 10h às 19h.

Dia 29 (sábado), das 10h às 13h
"Danças Virtuais: Inscrições dos limites do Corpo"
 Camila Bronizeski
Uma proposta para estudar modos de captar o mundo. Estaremos juntos compartilhando estratégias para transformar nossas relações com os dispositivos móveis e nossos sentidos. Viveremos uma deriva em nós (corpo) e na cidade – no entorno do CRD – captando a praça, o vale e as pessoas por meio de estratégias de dança-escrita-video.
Público: artistas, pesquisadores e estudantes de dança, teatro, cinema e literatura
Vagas: 25
Inscrições: pelo e-mail: dancasvirtuais@gmail.com 


OFICINAS 10ª MOSTRA DO FOMENTO À DANÇA 2016

Dia 10 (2ª feira)
14h às 17h – Novas Fronteiras do Olhar - Oficina Aberta
Fernanda Amaral – Cia. Dança Sem Fronteiras 
Conduzida pela coreógrafa Fernanda Amaral, com participação dos bailarinos com e sem deficiência do elenco da Cia. Dança sem Fronteiras, a oficina irá trabalhar, por meio de técnicas de consciência corporal, improvisação, dinâmicas de DanceAbility e dança-teatro, com uma abordagem na cultura corporal do movimento acessível a todos, acolhendo a diversidade. Ao mesmo tempo, possibilitará explorar e incorporar noções básicas e essenciais para o processo de improvisação.
Duração 3 horas | Público estudantes e profissionais das artes do corpo

Dias 10 e 14 (2ª e 6ªfeira)
14h às 18h
Estudos em Dramaturgia Coreográfica e Direção
Ricardo Gali – Cia Perversos Polimorfos
A proposta é formar um grupo de estudos, com 15 participantes, especializados em dança ou não, sob orientação de Ricardo Gali, com o objetivo de estimular a discussão a respeito da dramaturgia e direção em dança contemporânea. O intuito é expor as relações e princípios advindos de outras áreas artísticas, como o cinema e o teatro, e a utilização desse material em nossas encenações.
A noção de dramaturgia vem sendo entendida, por nós, como discurso de cumplicidade, uma vez que em cada obra nasce uma dramaturgia própria, que parte da subjetividade do coletivo de artistas envolvidos na sua criação.
Duração 2 dias/4horas cada | Vagas 15 | Público aberto aos interessados

Dias 11, 13 e 14 (3ª, 4ª e 5ª feira)
14h às 17h –
Exercícios entre a Graça e a Gravidade
Marcos Moraes – A Cozinha Performática
Este trabalho é dirigido a todos os interessados em desenvolver suas aptidões expressivas, corporais e solidárias, especialmente aqueles com atenção voltada às artes performativas (dança, teatro, música, performance), não importando o grau de experiência anterior ou a idade.
Duração 2h30 | Público aberta aos interessados

Dia 13 (5ª feira)
14h às 16h –
Improvisação e Composição
Luiz Fernando Bongiovanni – Mercearia de Ideias
Esta oficina busca instrumentalizar os participantes com ferramentas teórico-práticas para que possam, tanto iniciar reflexões sobre coreografia, quanto colaborar em processos coreográficos. Tem como objetivo principal introduzir e desmistificar o assunto para aqueles que pouco ou quase nada fizeram de improvisação. A técnica se baseia na relação que pode ser criada a partir de interações entre partes corporais e espaço e no conceito de tarefas. As partes corporais podem ser indicadas como móveis e alguns pontos espaciais designados como fixos. A partir daí, são propostas  tarefas – enunciados teóricos que demandam do aluno uma resolução prática, como por exemplo, com o ombro direito tocar o ponto da diagonal.
Duração 2 horas | Público alunos de dança e teatro

Dia 13 e 14 (5ª e 6ª feira)
15h às 17h –
Método de Ensino Zumb.boys
Márcio Greyk – Zumb.boys
Trabalhando com a movimentação da dança de rua no estilo b-boy, a aula desperta elementos que são utilizados para qualquer linguagem corporal, seja dança, outros tipos de arte cênica ou apenas a movimentação cotidiana. Com uma preparação física, reflexões teóricas e práticas, objetiva ser um facilitador para a dança que será apresentada.
Duração 2 horas | Público aberta aos interessados

Dia 14 (6ª feira)
14h às 17h –
Compartilhamento #3 - Estudos Coreográficos e Dramatúrgicos para espaços públicos e paisagens urbanas. 
Cia. Artesãos do Corpo
A Cia. Artesãos do Corpo convida para o terceiro compartilhamento do projeto "Tempo Suspenso", contemplado pelo 18o edital do Fomento À Dança.O projeto prevê quatro encontros reservados ao exercício da escuta, para criar, por meio do contato com o público, colaboradores e provocadores convidados, uma rede de afetos, interesses e confluências. O terceiro encontro, “Estudos Coreográficos e Dramatúrgicos”, tem o desejo de compartilhar com os participantes os estudos coreográficos que a Cia. desenvolve, desde 1999, nos espaços públicos da cidade, com a proposta de “Dançar a rua, na rua, com a rua e apesar da rua“.
Coordenação: Mirtes Calheiros e Ederson Lopes

Inscrições: enviar uma pequena carta de interesse (5 linhas), para contato@ciaartesaosdocorpo.art.br
Vagas 20  | Público aberto aos interessados


Exibição de Vídeo
Dia 25 (3ª feira), às 19 horas
Jet Lagged*
Danilo Pêra e Gustavo Pêra
Sobre “Ocupação 24 Horas Obra-Procedimento” – Núcleo Mirada
“Jet Lagged” é uma criação videográfica dos artistas Danilo Pêra e Gustavo Pêra, sobre a “Ocupação 24 Horas Obra-Procedimento”, realizada pelo Núcleo Mirada, na Casa Tombada. Na Ocupação, o Núcleo esteve em ação por 24 horas consecutivas abertas ao público, a partir de um roteiro de procedimentos, estados cotidianos e experimentos coreográficos criados sobre as materialidades provenientes dos Procedimentos Obras, realizados ao longo do desenvolvimento do projeto Rede Cala, contemplado pela 18ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança.
[*jet lag: distúrbio do sono que pode afetar aqueles que viajam em curtos intervalos de tempo para lugares com diferentes fusos horários].
Criação: Núcleo MIRADA - Karime Nivoloni, Liana Zakia e Christiana Sarasidou | Video: Danilo Pera e Gustavo Pera | Som: Renata Roman | Cenotécnicos: Rodrigo Galdino e Anderson Vital | Produção Executiva: Cais Produção Cultural | Direção de Produção: José Renato Fonseca de Almeida | Assistente de Produção: Isis Andreatta
Duração: 50 minutos

Dia 29 (sábado) , das 16h às 19h
Jam de Contato Improvisação 
Facilitador Ricardo Neves
JAM* de Contato Improvisação é um ambiente para a investigação de diferentes possibilidades de dança e de experimentação do movimento corporal. Não é uma aula, não é uma oficina, nem um espetáculo; acontece a partir das ações singulares de cada participante e das múltiplas interações que se fazem possíveis.

Espetáculos

Dia 24 (2ª feira), às 19h; e 25 (3ª feira), às 15h
¨Rede” Pré-estréia
Núcleo Vênus Negra
Conduzido em formato solo pela artista Talita Bonfim, Rede nasce a partir de pesquisa sobre Aureliano Ferreira Campos, avô da intérprete. Mais do que alinhar recordações, o espetáculo apresenta uma rede narrativa não linear, corpórea, visual e sonora que aprofunda o olhar para a história e corpo deste homem negro, baiano, pescador, pedreiro, marido, pai de oito crianças, que se deslocou com sua família da Bahia para São Paulo, na década de 70.
Direção: Deise de Brito | Concepção Coreográfica: Núcleo Vênus Negra | Intérprete-Criadora: Talita Bonfim | Figurino: Vânia Santos e Gil Santos | Cenografia: Dalila D´Cruz | Fotografia: Dalila D´Cruz | Trilha Sonora: Talita Bonfim | Produção: Núcleo Vênus Negra | Workshop de Corpo e Hip Hop: Nitiren Queiroz | Workshop de Elementos da Música: Abuhl Júnior | Núcleo Vênus Negra: Dalila D´Cruz, Deise de Brito, Talita Bonfim e Vânia Santos
Duração: 38 minutos

Dia 26 (4ª feira), às 16 horas
Intervenção Urbana
“Encruzilhada”
Fragmento Urbano

 “Encruzilhada” traz à tona, por meio de uma linguagem experimental e contemporânea, uma discussão sobre a atualidade, a ressignificação da ancestralidade, os espaços urbanos e as relações sociais que os permeiam. Ao resgatar manifestações populares que fazem parte de uma memória coletiva pouco celebrada, excluídas da narrativa hegemônica da História, e apresentá-las como recriações contemporâneas em zonas periféricas, o grupo propõe um ato de resistência - do(a) negro(a), da periferia, dos grandes mestres da cultura popular e do Hip Hop pouco reconhecidos. O resgate da memória coletiva passa também pelas memórias pessoais de cada integrante do grupo (de suas histórias e de suas famílias) e resulta numa nova consciência corporal e política com infinitas possibilidades.

Direção: Douglas Iesus | Elenco: Anelise Mayumi, Douglas Iesus, Juliana Sanso,
Luan Afonso de Assis, Tiago Silva | Imagens: Marianna Midori, Aline Senzi | Produção: Diego Castro
Classificação: livre
Duração: 55 min


10ª MOSTRA DO FOMENTO À DANÇA 2016

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL


Dia 10 (2ª feira)
15h – Tupiliques - O Espetáculo
Repentistas Do Corpo
Mistura de dança, teatro, percussão corporal em movimento e humor, “Tupiliques – O Espetáculo” é livremente inspirado no livro “Tupiliques – Heranças Indígenas no Português do Brasil”, do escritor César Obeid, que se utilizou dos limeriques para rimar palavras indígenas, de origem Tupi. Os limeriques são uma forma de poesia inglesa que apresenta situações engraçadas ou absurdas. A Cia. Repentistas do Corpo recriou este universo “tupilicoso” de palavras e realiza um espetáculo lúdico e ritmado onde os poemas, cantados, dançados e falados pelos intérpretes, conduzem crianças e adultos por um Brasil de natureza, bichos, frutas, personagens do folclore, comidas e lugares batizados pela língua Tupi.
Concepção e direção geral Sérgio Rocha | Criadores intérpretes Cláudia Christ, Marcela Miyashita, Sérgio Rocha e Vitor Bassi | Desenho e operação de luz Ari Buccioni | Trilha sonora original Edson X | Poemas musicados Sérgio Rocha | Operação de som Mário Spatizziani | Figurinos e adereços Luciene Grecco | Fotos Solange Avelino | Produção executiva Cláudia Christ e Sérgio Rocha
Duração 50 min | Classificação indicativa Livre.

Dia 11 (3ª feira)
19h – Cartas Individuais – Experimento poético sobre imagem em movimento
A Cozinha Performática – Marcos Moraes
A poeta Natalia Barros desenvolve leituras poéticas que constroem paisagens no encontro da palavra com as imagens geradas pelo vídeo-realizador Osmar Zampieri, durante o processo de criação do vídeo Sabroso - um dos “pratos” da Cozinha Performática. ‘Cartas Individuais’ é o título da performance apresentada na Movimenta#2, Festival de Performances na Galeria Mezanino, São Paulo, em julho de 2016. Para a 10a Mostra de Fomento, Natalia recria a performance acompanhada de Marcos Moraes, em um experimento que se desdobra em cena: ‘Cartas Individuais: experimento poético sobre imagem em movimento’.
Concepção Natalia Barros | Performance Natalia Barros e Marcos Moraes | Video Osmar Zampieri | Técnica Mauro Martorelli
Duração 25 min | Classificação indicativa Livre.

20h – Movimento para um homem só
Perversos Polimorfos
O ponto de partida para a pesquisa corporal e estética de “Movimento para um homem só” foi a ocupação “Better out than in”, parceria entre Banksy e os artistas brasileiros Os Gêmeos. Com trabalhos criados diariamente em um cenário inóspito - embaixo de uma ponte de Nova Iorque -, as intervenções aconteceram durante o mês outubro de 2013, como forma de satirizar as galerias de arte e apoiar o movimento Occupy, que levou jovens às ruas para protestar contra a corrupção e a desigualdade econômica e social.
Direção e concepção Ricardo Gali | Intérpretes-criadores Jerônimo Bittencourt e Rafael Limongelli | Iluminação Aline Santini | Trilha sonora Lourenço Rebetez | Figurino Ricardo Gali | Colaboração na pesquisa de movimento Beatriz Sano | Colaboração artística Natália Mendonça e Maurício Florez | Produção Gabriel Tolgyesi | Direção de produção José Renato Fonseca de Almeida | Produção administrativa Cais Produção Cultural
Duração 45 min | Classificação indicativa Livre.

Dia 12 (4ª feira)
19h – Beija minha mão
Cia Danças Cláudia De Souza
Dentro da pesquisa a respeito do Samba, sua origem e tradição, surgiu a proposta da Trilogia Samba. Dessa investigação, dois trabalhos já estão no repertório da Cia: Profanação (2012) e Roda de Pólvora (2014). O terceiro e último trabalho, “Beija minha mão”, estreia em 2016 encerrando as comemorações dos 20 anos da Cia Danças Claudia de Souza. Em Beija minha mão, a Cia verticaliza a compreensão sobre o Samba enquanto um processo ritualístico, que vem dialogar com o interesse de tratar os aspectos sociais e relacionais da cultura brasileira para além de seu folclore. O espetáculo se desenvolveu a partir da construção de um estado corporal - o estado de Liminaridade - subjetivo de colocar-se no limite, ou entre dois estados diferentes de consciência e existência, exigindo do intérprete uma entrega, presença, atenção e uma fisicalidade própria. Este estado de Liminaridade vem, então, somar elementos e sensações à pesquisa de linguagem desenvolvida ao longo desses 20 anos de existência da Cia.
Projeto “Danças 20 Anos” – 18º Fomento à Dança
Direção Geral Claudia de Souza | Assistente de Direção Cristiana de Souza | Elenco: Claudia de Souza, Cristiana de Souza, Janaína Castro, Yeda Peres | Assistência de palco Carolina Tomaz, Rozmarie Araruna e Douglas Salgado | Edição de trilha sonora Clara Portela | Iluminador Flávio M. Silva | Programação Visual Luiz Trigo (Voga Design Gráfico) | Fotografia Noélia Najera | Coordenação de Produção Cristiane Klein (Dionísio Produção) | Apoio: Cooperativa Paulista de Teatro e Espaço Cia Danças 
Duração 45 min | Classificação indicativa Livre.

Dia 13 (quinta-feira)
19h – Blue
E² Cia de Teatro e Dança
“Blue” é o mais novo trabalho da E² Cia de Teatro e Dança, sob direção de Eliana de Santana e inspirado na obra plástica do artista britânico Chris Ofili. Esta peça de dança faz uma reflexão poética sobre a cor azul, filtrada pela música blues, herança dos escravos negros no Delta do Mississipi. Em algum lugar entre os acordes ancestrais do blues e a tinta azul de Ofili, nasce esta dança “Blue”.  Reflexões estéticas e sociais são os motivos inspiradores nesta conversa com o azul que, assim abordado, se transforma em cor-referência e apoio poético para os dizeres coreográficos do corpo e da cena. 
Direção geral Eliana de Santana | Direção de arte Hernandes de Oliveira |
Criadores/intérpretes Eliana de Santana, Kanzelumuka, Rodrigo Eloi Leão, Hernandes de Oliveira e Dogma (o cão) | Criação de iluminação e espaço cênico Hernandes de Oliveira | Figurinos Eliana de Santana.  
Produção Executiva MoviCena Produções Artísticas.
Produção E² Cia de Teatro e Dança. 
www.eaoquadradocia.com.br
Duração 40 min | Classificação indicativa 14

Dia 15 (sábado)
19h – Procedimento 2 para lugar nenhum
Vera Sala
Para a bailarina Vera Sala, processo de criação é uma rede ou conjunto de acionamentos e conexões que se formam e que vazam para além do chamado “produto artístico”. Seus trabalhos, sempre em processo contínuo de criação e transformação, contribuem para fomentar novas perguntas, reflexões e experimentações, criando instabilidades e “perturbações” naquilo que já está instaurado no corpo e nos seus modos de proceder. Em “Procedimento 2 para lugar nenhum”, “o tempo suspenso expõe fendas no corpo. No esgarçamento deste intervalo do tempo, o corpo se exaure, esvazia, dissolve seus contornos e limites. O silêncio, o desaparecimento e a inoperância se instauram não como passividade, mas como resistência”. (Vera Sala)
Concepção e direção geral Vera Sala | Arquitetura e luz Hideki Matsuka |
Desenho de som Tom Monteiro | Estímulo à auto percepção do movimento José Antonio Lima | Colaborações e compartilhamentos Diego Alves Marques, José Antonio Lima, Rubia Braga, Valeska Figueiredo | Agradecimentos pela colaboração artística Luiz Päetow | Cenotécnico Wanderley Wagner da Silva | Assistentes de Arquitetura Vinicius Cardoso Ferreira e Vitor Yoshio | Montagem Serralheria Normandão e Luis Victalino | Assistente de produção Marcelo Leão | Direção de produção Dora Leão – PLATÔproduções
Projeto contemplado pelo 18º Fomento à Dança
Duração 50 min | Classificação indicativa 12 anos

Dia 16 (domingo)
17h – Vale do Anhangabaú, Centro
Esculturas Breves
Musicanoar

“Esculturas Breves” surge na discussão entre corpo e cidade a partir de moveres entre aproximações e distanciamentos. São atos de vida que vão se delineando a partir do nosso desejo em estabelecer ações artísticas enquanto pensamentos que expõe o indivíduo nos espaços públicos a partir de convivências nos grandes centros urbanos. Entendemos estas ações como intervenções, isto é, acontecimentos performativos que expõem nossa perspectiva em relação aos indivíduos e espaços que comungam nesse urbano nos implicando e interpelando. Entre confrontos e confluências,  convocamos possibilidades de coexistências, que nos devolvem percepções da e na realidade com a qual dialogamos.  “Esculturas Breves” surge de indagações no processamento de um discurso focado na corporeidade urbana. Nessa perspectiva, o pensamento de moveres habita esta instalação coreográfica gerada entre distintos pensamentos e poemas corporais. No percurso dessa pesquisa surge uma dimensão crítica do mover.
Projeto Nufricar – 20º Fomento à Dança
Núcleo Artístico Musicanoar Helena Bastos e Raul Rachou | Direção Geral e concepção Helena Bastos | Artistas-colaboradores Afonso Alves Costa, Carolina De Nadai, Danilo Sene, Felipe Rocha, Helena Bastos, Nathalia Fonseca Freitas, Tatiana Melitello e Raul Rachou | Registros fotográficos Nufricar Inês Corrêa | Direção de produção Cristiane Klein
Duração 90 min | Classificação indicativa Livre.


Dia 17 (2ª feira)
15h – Para Todos os Seguintes 
key zetta e cia
“Para Todos os Seguintes”  é o primeiro espetáculo infantil da key zetta e cia. Ambientado no universo da mágica, este trabalho convida as crianças de todas as idades a mergulharem na intensidade da dança e da criação de modo vigoroso. Cinco integrantes dançam vigorosamente criando encontros e efeitos, ao som da guitarra ao vivo, gerando um fluxo de acontecimento e suas variações inesperadas.
Direção Key Sawao e Ricardo Iazzetta | Intérpretes: Carolina Minozzi, Key Sawao, Mauricio Flórez e Ricardo Iazzetta | Trilha sonora: Ramiro Murillo |
Música ao vivo Ramiro Murillo ou Aguinaldo Bueno | Coordenação de arte e espaço cênico Hideki Matsuka | Assistência Beatriz Sano | Fotos Cris Lyra |
Produção Núcleo Corpo Rastreado
Duração 40 min | Classificação indicativa Livre

Dia 19 (4ª feira)
19h – Coreô 
Caleidos Cia de Dança
“Coreô” é uma dança em jogo e um jogo em cena. Desdobramento do trabalho do Núcleo de Pesquisa Coreológicas, coordenado por Isabel Marques, o espetáculo compartilha cenicamente jogos que, ao longo dos 20 anos do Caleidos Cia de Dança, vêm sendo desenvolvidos , tanto para o aprendizado da linguagem da Dança/Laban, quanto para a construção cênica dos espetáculos da cia.  A proposta deste work in process é dançar jogando, jogar dançando: “Coreô” propõe a criação de cenas em tempo real a partir de jogos que proporcionam dança. Os jogos oferecem princípios e desdobramentos para construção das cenas de dança. Dançando, os jogadores compartilham com o público propostas que podem ser jogadas ou assistidas.
Projeto Lapa, eu vou a pé – 18º Fomento à Dança.
Direção e concepção Isabel Marques | Codireção Fábio Brazil | Propositores Kátia Oyama, Nigel Anderson, Renata Baima, Ágata Cérgole | Preparao Corporal Ana Paula Mastrodi |
Iluminação Rafael Lemos | Produtor Nigel Anderson | Produção Mobilis Ltda ME
Duração 50 min | Classificação indicativa Livre

Dia 20 (5ª feira)
14h30 – Percurso: Largo de São Bento – Praça Antônio Prado. Centro
Ultrapássaros
...AVOA! Núcleo Artístico
Fluxo. Corte. Percurso. Verticalidade, círculos e espirais. “Ultrapássaros” integra uma série de ações que tem como ponto de partida o corpo em diálogo com uma natureza urbana do centro de São Paulo e com a história da cidade presente nas brechas – concretas e simbólicas –, aqui e agora. Rito. Na Rua São Bento, revoadas são avistadas: pombos, andorinhas, maritacas, urubus. Uma dança-acontecimento, vivente entre o que está na terra sob o asfalto e acima das cabeças. Multidão. Vestígios e intensidades de uma coreografia  entre duas igrejas, uns edifícios altos, algumas encruzilhadas, milhares de pessoas, mantras urbanos, memória indígena, rios invisíveis, gestos de trabalho, policiais, correntes de ar, histórias de vida, colunas vertebrais, palavras, corações e pés. Ultrapassar em rito. Ultrapássaros. 
Projeto Vir-a-Ser, para  Manutenção de pesquisa artística – 20º Fomento à Dança
Concepção ...AVOA! Núcleo Artístico | Direção Luciana Bortoletto | Intérpretes-criadores Mônica Caldeira, Pablo Cavalcanti e Rodrigo Rodrigues | Artista aprendiz Izabel Uliana Martinelli | Preparação corporal Luciana Bortoletto (Dança; práticas somáticas) e Luis Louis (Teatro Físico/ Mímica Total) | Sonoplastia Luciana Bortoletto | Textos, poesia haicai e figurinos ...AVOA! Núcleo Artístico | Produção Aline Grisa/ Bufa Produções | Assistência de produção Felipe de Galisteo | Fotos Felipe de Galisteo | Apoios Academia Activa Unidade São Bento, Associação Viva o Centro, Centro de Referência da Dança de São Paulo, Harmônica Santana, Ateliê de Adriano Bechara.
Duração 45 min | Classificação indicativa Livre.

19h – Desmonte
Juliana Moraes
Desmonte baseia-se na experiência vivida pelo casal Juliana Moraes e Gustavo Sol (codiretor da peça), quando ele foi tratado de uma doença grave. Poemas de Vaslav Nijinsky, vozes coletadas no cotidiano e textos de Juliana são editados em partitura sonora que a bailarina escuta com fones de ouvido. Movimentos do balé clássico e sua disciplina militarizada, além de controles externos por campainhas, pressionam o corpo da performer fazendo do limite a estrutura cênica da peça.
O solo lida com muitas camadas de signos, emoções e sensações: a dor do outro para não se perder na própria, a fala que se transmuta em gestos, o balé e sua relação disciplinar pela repetição, estados de presença poética entre o controle e a entrega, o limite não como representação, mas como estrutura cênica.
Direção Juliana Moraes e Gustavo Sol | Concepção, coreografia e interpretação Juliana Moraes | Preparação de intérprete Gustavo Sol | Iluminação Cristiano Pedott | Adaptação de desenho de luz Fernando Pereira | Montagem e operação de luz e som Armando Junior | Produção Gustavo Sanna e César Ramos / Complementar Produções | Canção None but the lonely heart (Op.6 No.6), de Pyotr Tchaikovsky. Interpretação de Christianne Stotijn e Julius Drake.
Duração 40 min | Classificação indicativa 14 anos

Dia 21 (6ª feira)

14h30 – Vale do Anhangabau. Centro
Dança por correio
Zumb.boys
“Dança por Correio” tem o desejo de comunicar-se com os transeuntes – viajantes de sua própria cidade e turistas de uma vida dedicada ao infinito trabalho e busca pelo conforto –, utilizando seus corpos para traduzir as sensações de um “ser urbano”. A intenção é interferir nos fluxos cotidianos, na paisagem urbana, fazendo com que as pessoas escolham uma carta e, a partir dessa escolha, o intérprete-criador traduzirá os sentimentos e sensações que a carta expressou, diluindo a arte no cotidiano.
Direção Geral Márcio Greyk I Intérpretes Criadores Danilo Nonato, David Castro, Eddie Guedes, Guilherme Ferreira, Igor Souza e Márcio Greyk I Operador de som Alex Araújo I Produtor Kelson Barros [Cazumbá Produções Artísticas]
Duração 45 min | Classificação indicativa Livre.

19h – Não te abandono mais, morro contigo
Cia Carne Agonizante
“Não te abandono mais, morro contigo” apresenta dois amantes cansados e desiludidos pelo fim de uma paixão que se diluiu por conta da inevitável ação do tempo. O que prevaleceu foi o amor, como sentido de ausência de toda esperança. Ambos já estão mortos desde o momento em que se olham e se tocam. Suas almas já partiram cabisbaixas para o desconhecido há tempos. Como um grito abafado no ar, se entrelaçam desesperadamente em uma cama, numa espécie de dança da morte, completamente destituídos de tudo, exceto de uma inevitável necessidade de sexo para celebrar o desenlace. “Não te abandono mais, morro contigo” é a insuportável constatação de que nada restou para eles; o desejo de se libertarem deste nó górdio os faz cúmplices e os torna terrivelmente unidos.  Um brinde amargo ao fim.
Concepção, coreografia e direção Sandro Borelli | Intérpretes Alex Merino e Everton Ferreira | Intérpretes da Cia Alex Merino e Amanda Santos, Everton Ferreira, Laia Mora, Mainá Santana e Rafael Carrion | Assistente de coreografia Rafael Carrion | Trilha sonora Gustavo Domingues e Beethoven | Luz Sandro Borelli |
Figurino e cenário Grupo | Fotografia: Júnior Cecon | Preparação corporal Jose Ricardo Tomaselli e Vanessa Macedo | Produção executiva Júnior Cecon
Duração 45 min | Classificação indicativa 16 anos

20h –Puntear (intervensão - percurso entre CRDSP e OLIDO)
Cia Damas Em Trânsito E Os Bucaneiros
“Puntear” é uma performance de ocupação de espaços urbanos e não convencionais em que a Cia., por meio da improvisação em dança e em música, faz uma leitura corporal e sensorial do lugar, valendo-se da sua arquitetura, sons, dinâmicas.Puntear” foi criado em 2007, dentro do projeto “Por fim novas e repetidas”. Nesta proposta de intervenção, a Cia. busca distribuir-se pelo espaço, causando a diluição do foco, mudando-o constantemente, chamando a atenção do público para diferentes ângulos e novas possibilidades de olhar, habitar e intervir no espaço no momento presente. A dança pode acontecer em solos, duetos ou em grupo, pode-se dançar no silêncio (aproveitando o ruído do local) ou com a música construída ao vivo pelo grupo. Os habitantes desse lugar passam de espectadores a construtores, transformadores e vivenciadores de seus próprios espaços cotidianos. 
Concepção Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros | Direção Alex Ratton Sanchez | 
Intérpretes-criadores Alex Ratton Sanchez, Carolina Callegaro, Ciro Godoy, Clara Gouvêa e Larissa Salgado | Figurino Iara Wisnik, Larissa Salgado e Cia |Músicos convidados Ângelo Ursini, Bruno Duarte | Produção Paula Sassi
Duração 50 min | Classificação indicativa Livre.



ENCONTROS

Dia 10  (2ª feira)
19h – V ENCONTRO DAS ARTES DO CORPO – PUC-SP
Aberto ao público em geral, os Encontros, organizados pelos alunos do curso de Comunicação das Artes do Corpo da PUC-SP, reúne estudantes, professores e artistas de todas as áreas, de dentro e fora da Universidade, para dialogar sobre questões relacionadas à arte. Modos de produção, difusão, compartilhamento, políticas públicas, leis de incentivo, manutenção de trabalhos artísticos, mercado e economia para a  Arte são alguns dos temas abordados no debate.
           
Dias 17 e 18 (2ª, das  14h às 20h,  e 3ª feira, 10h às 17h)
Encontro Agenda Brasil Frente Política Permanente Nacional da Dança (Gestores de Dança do Brasil)
Antecedendo a abertura oficial do Encontro Latino-Americado dos Gestores de Dança, nos dias 17 e 18, haverá rodada nacional de rearticulação de gestores nacionais, com vistas a debater, avaliar e acompanhar o conjunto de leis, decretos, projetos de lei em tramitação e portarias que regulamentam a atuação e a participação social dos profissionais da Dança, seja nas relações trabalhistas, na condução da formação artística, nos aspectos educacionais, nas questões autorais, entre outras.
Coordenação Rui Moreira
Dias 18 (3ª feira)
20h30 – Encontro Latino-Americano de Gestores de Dança – Mobilidade, Identidades e Estratégias de Cooperação
Abertura
Com a participação de representantes Argentina, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Venezuela, México e Equador, além de 14 estados do Brasil e várias cidades do interior e região metropolitana de São Paulo, o Encontro Latino-Americano de Gestores da Dança tem o objetivo de colaborar no fortalecimento das estratégias de cooperação, desenvolver as capacidades dos fazedores de dança e integrar as redes existentes de intercâmbio e circulação de artistas e obras na América Latina.
As palestras e rodas de conversa acontecem a partir de 19 de outubro, diariamente das 9h às 17h30, e encerram no sábado, das 14h às 17h.
Realização: CRDSP – parceria da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com a Cooperativa Paulista de Trabalho dos Profissionais de Dança.
Inscrições e informações: https://business.facebook.com/events/136994720086625/



EXPOSIÇÃO

De 10 a 22/10 – Centro de Referência da Dança. Centro
(segunda, das 13 às 21h; terça a sábado, das 10, às 21h)
Exposição de fotos “Damas em Trânsito - 10 Anos”
com exibição do vídeo “Sobre Ruas e Rios”
Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros


Programação Especial

Dia 29 (sábado), das 14h às 19h
I Fórum Brasílica: a Dança Popular em Questão
Cia Brasílica
Contemplado pela 19ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, o evento tem como tema central as danças e a cultura popular brasileiras vistas como material fundamental para criação cênica e influência artística. Para tanto, convida profissionais de referência na dança do país, que trazem para o corpo e para a cena sua pesquisa e colocam em debate questões sobre a criação em dança.

14h – Abertura do Fórum
Intervenção artística – Cia Brasílica

14h30 – Workshop
A Dança e a Estética do Entusiasmo – o método brasílica
Deca Madureira

16h – Palestra
Corpo e Ancestralidade
Profª Drª Inaicyra Falcão dos Santos
“Corpo e Ancestralidade”  tem por objetivo a elaboração de uma proposta na dança – arte – educação, procurando recuperar elementos estéticos e míticos presentes na tradição africano-brasileira enquanto criação coletiva.
Inaicyra Falcão é natural de Salvador, graduada em Dança pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Artes Teatrais pela Universidade de Ibadan, na Nigéria, doutora em Educação pela USP e livre docente na área de Práticas Interpretativas da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente dedica-se a sua carreira de cantora lírica, com a qual participa de diversos eventos culturais e acadêmicos pelo Brasil.

17h – Debate mediado

18h – Intervenção artística
“Sob os Olhos de Oyá”
Grupo Ojú Oyá
“Sob os Olhos de Oyá” nos leva a uma viagem de encontro aos nossos ancestrais, demonstrando a força da divindade africana, também cultuada no Brasil,  Iansã. A história se conecta a partir de movimentos contemporâneos construídos por bases de danças características dos orixás, do samba baiano, entre outras narrativas corporais trazidas pelas danças afro-brasileiras.
Diretora: Luiza Ylone | Dançarinos: Luiza Ylone, Mariane Oliveira,  Antonio Carlos Hennies, Valeria Pereira Gonzaga, Silvana de Jesus e Wellington Campos | Músicos:  Egmar Alves da Silva e Ednaldo da Costa | Produtora: Mariane Oliveira
Duração: 45 minutos

19h – Espetáculo
“Terra”
Grupo Grial
Inspirado no universo indígena, o solo “Terra” coloca o corpo dançante de todos os folguedos de tradição já experienciados pelo Grupo Grial à disposição de uma história mil vezes repetida, mas mil vezes esquecida: a do direito de ser através do tempo.
O tema local/universal aborda a perda do espaço físico para, consequentemente, perder o direito de existir. Ao criar “Terra” (terceira parte da Trilogia “Uma história duas ou três”), o Grial partiu da saga dos nossos índios e, citando-os, inclui todos nós, povos mestiços. Tantas vezes o colocamos embaixo da terra e apagamos o seu tempo. Inúmeras as vezes que o colocamos para fora da sua terra e apagamos a nossa história. Mas o índio é feito de grão... emergir e reerguer é só uma questão de tempo. Esse mesmo tempo que preserva e acalenta as gerações. “Terra” é o homem que adentra, reconstrói o destruído e ergue novas possibilidades de manter viva sua  memória e garantir através destes traços, um espaço ímpar. Somos índio Pankararú, Karipuna, Macuxi, Canindé, Truká, Xucurú, Guaraní, Assení, Kaiowá, Tikuna, Bororó, Tupinambá, Mundurucu, Yawalapati, Tapajó, Caiapó, Xavante... somos todos sim, da mesma Nação.
Coreografia: Maria Paula Costa Rêgo | Direção: Eric Valença e Maria Paula | Intérprete: Maria Paula | Trilha Sonora: Naná Vasconcelos | Figurino: Gustavo Silvestre | Pintura: Dantas Suassuna | Textos: TT Catalão | Iluminação: Luciana Raposo |
I Fórum Brasílica: a Dança Popular em Questão
Produção geral: Lucila Poppi | Produção executiva: Márcio Peres | Colaboradores: Deca Madureira, Jocarla Gomes, Mariane Oliveira, Elson Leite, Lucimeire Monteiro | Projeto gráfico: Juliana Santos | Vídeos e fotografias: José de Holanda








Programação Setembro/2016

Dia 1 – das 18h às 21h
Vivência Danças Cubanas
Alexei Ramos e Calabar Cia de Dança (Brasil)
Músicos Pedro Bandera e Hanser Ferrer (Cuba)
Dias 2 e 3, às 19h
Eu só queria não ter uma cabeça - estréia
Everton Ferreira e Iolanda Sinatra
(Artistas Colaboradores CRD)
Criado pelos intérpretes Everton Ferreira e Iolanda Sinatra, Eu só queria não ter uma cabeça apresenta as possibilidades de movimento de dois corpos que buscam a ação de não ter uma cabeça para encontrar outros modos de existir. Ficar sem cabeça, ou transformá-la, simboliza um modo de fuga de uma realidade já conhecida por estes corpos e que não os desafia mais.
Projeto contemplado pelo Programa de Ação Cultural (Proac) da Secretaria de Estado da Cultura - Primeiras Obras 06/2015.
Intérpretes: Everton Ferreira e Iolanda Sinatra
Preparação Corporal e Provocação Cênica: André Saboya
Fotografia e Vídeo: Franco Simões
Trilha Sonora: Gustavo Lemos
Produção Executiva: Iolanda Sinatra
Assistência de Produção: Carolina Canteli
Duração: 30 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Dias 7, 8, 9 e 10, às 19h
Morada do Tempo - ...Avoa! Núcleo Artístico
Para construção de uma dramaturgia da fisicalidade, durante o processo de criação e pesquisa de Morada do Tempo, foi desenvolvido um estudo acerca da “Embriologia e Dança”, com Robson Lourenço, pesquisador do movimento, professor e ex-bailarino do Balé da Cidade de São Paulo; do estudo do gesto expressivo, construído a partir do sistema Laban, com Maria Mommensohn; além dos fundamentos do método Klauss Vianna e de movimentos fundamentais do bebê para o mergulho na ancestralidade, com Valéria Cano Bravi. As referências teóricas do trabalho são a obra “A poética do espaço”, de Gaston Bachelard, e os poemas de Sophia de Mello Breyner Andrensen.
Trabalho contemplado pelo Programa de Ação Cultural (Proac) da Secretaria de Estado da Cultura - Produção de Espetáculo e Temporada de Dança/2015
Concepção: ...AVOA! Núcleo Artístico
Criação e interpretação: Edi Cardoso e Luciana Bortoletto
Orientação em Dramaturgia da Fisicalidade: Valéria Cano Bravi
Preparação Corporal: Robson Lourenço (Embriologia e Dança), Valéria Cano
Bravi e Maria Mommensohn (Laban)
Figurino e cenografia: Telumi Helen
Ambientação sonora: Luciana Bortoletto e colaboração de Laura Wrona
Assistência de Produção e Técnica de Luz e Som: Felipe de Galisteo
Produção: Aline Grisa/Bufa Produções
Assessoria de imprensa: Jerusa Rodrigues
Duração: 40 minutos
Classificação indicativa: Livre
Dias 7, 8, 9 e 10, às 19h45

Coletivo Mumbra Corpomóvel
(Artistas Colaboradores CRD)
Pó revela quatro figuras humanas, quase míticas, que juntas apresentam uma dança por vezes incabível ou até inadequada. Representada por corpos atravessados de poeira, buracos, silêncios e contornos, traz à tona, pelo movimento, memória, força e fraqueza, o que nos pertence como algo que ficou, se inscreveu e, sobretudo, resta em nossos corpos. Quantos restos restam dentro de nós? Com quantos restos se faz um corpo? Uma dança? Que corpo resta?
Projeto contemplado pelo de Programa de Ação Cultural (Proac) da Secretaria de Estado da Cultura – Primeiras Obras Produção de Espetáculo e Temporada de Dança do Governo do Estado de São Paulo.
Coordenação de Projeto: Coletivo Mumbra Corpomóvel
Criação, direção e Interpretação: Aline Alves Isis Marks, Letícia Vaz, Marcela Páez
Concepção e Direção Musical: Tiê Campos
Iluminação: Giuliana Cerchiari
Figurino: Júlia Polý
Fotografia e vídeo: Michel Igielka
Assessoria de Imprensa: Renan Ferreira
Produção: Letícia Vaz
Orientadores e colaboradores: Lu Favoreto, Julio Groppa, Bel Teixeira, Lucas Brandão
Duração: 80 minutos (sem intervalo)
Classificação indicativa: 10 anos
Dia 8 - às 17h
Desdobramentos
Bárbara Freitas e Camila Venturelli
Mediação: Robson Ferraz
Dia 9 – das 10h às 13h e das 15h às 18h
Oficina: Dança Arte do Movimento - Maria Mommensohn
Projeto Casa Térrea - Avoa!...Núcleo Artístico

Dia 10, das 16h às 19h
JAM de Contato Improvisação
Facilitador: Ricardo Neves
Dias 12 e 19, às 19 horas; 13 e 20, às 15 horas
Roda de Pólvora
Cia Danças Cláudia de Souza
(Artistas Colaboradores CRD)
Dias 16 e 17, às 19h
Relation X – NIC (Núcleo Improvisação em Contato)
"Como o corpo sobrevive criativamente à situações diversas, adversas, de risco?" (Steve Paxton)
Como lidar com nossas emoções? Como lidar com o outro que muda constantemente? É possível o outro desvendar quem sou?
Não temos como negar as forças físicas, mas a ciência separada da experiência no corpo não nos guia no escuro.
Concepção e direção: Ricardo Neves
Dançarinos: Dresler Aguilera, Felipe Cirilo, Maria Glória, Marília Persoli, Otília Françoso e Ricardo Silva
Criação e operação de luz: Jose Silveira
Criação e operação do som: Sandra Ximenez
Figurino: Núcleo Improvisação em Contato
Fotógrafa: Vanessa Moraes
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
De 19 a 25
SOU LOCKER - ENCONTRO PAULISTA DE LOCKING - 5 ANOS

O Sou Locker – Encontro Paulista de Locking chega a sua 5ª edição cumprindo a missão de difundir o Locking, um dos estilos precursores das danças da cultura Hip Hop. Com debates, jams, exposição, intervenções, mostra de dança e batalha, o encontro vai unir aprendizes, profissionais e o público apreciador da linguagem para um estudo teórico e prático sobre a dança Locking nos espaços do Centro de Referência da Dança de São Paulo e Casa das Caldeiras. Confira a programação:
De 19 a 23 - segunda a sexta-feira
18h – Preparação Corporal – antes de a cada aula, serão ministradas oficinas de Preparação Corporal com duração de 1 hora pelos profissionais Anna Pessuti, Leandro Fukusawa e Morgana Sousa.
19h – Aulas de Locking – Seis oficinas de 1h30min cada, com seis dos principais profissionais da cena do Locking, um a cada dia, com abordagens temáticas diferentes da mesma dança, contribuindo para evolução técnica dos participantes.
Com: Adriana “Drica” Teodoro, Frank Ejara, Ivo Alcantara, Andre Bidu, Alex “Casper” Oliveira e Zildo Faria.

Inscrições antecipadas para formação de turmas com aproximadamente 30 participantes em cada:https://www.facebook.com/encontropaulistadelocking/?fref=ts
Dia 24 – sábado
Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo
10h – Aula especial
13h – M.E.D. – Roda de debate com convidados para discutir temas referentes ao universo da Cultura Hip Hop e das Danças Urbanas.
17h – Mostra de Dança – com grupos convidados e participantes das aulas. Haverá inscrições e seleção de grupos para a participação da Mostra. Convidado especial: Evandro Smile.
Praça Roosevelt
22h – Locking Night na Praça – Versão especial SOU LOCKER em Jam noturna, idealizada pelo dançarino Vitor Leite.
Dia 25 – domingo
Avenida Paulista
10h – Flash Mob Sou Locker – Intervenção de dança com a participação dos alunos das oficinas, orientada em parceria com o grupo Double Lock.
Casa das Caldeiras
14h – Workshop Sou Locker X For Fun Party
16h – Sou Locker X For Fun Party – Encerramento do encontro com a JAM Sou Locker e a Batalha Show, sem fim competitivo, servindo para motivar os dançarinos profissionais de Locking a desenvolverem qualidade técnica no seu trabalho e demonstrarem as possibilidades criativas presentes na dança, além de possibilitar a troca de experiências entre os participantes.
De 26 a 29 de setembro / 3 a 6 de outubro
FranceDanse Brasil 2016 – programação especial do Festival de Dança da França
Sentidos do barroco: outras direções, outras lógicas, outros gestos
Béatrice Massin (França)
Oficina e Grupo de Estudo
Sentidos do Barroco: outras direções, outras lógicas, outros gestos investiga o termo “Barroco", tangenciando processos culturais em distintos contextos, períodos históricos e expressões artísticas. Dança, música, teatro, religião, história, literatura e arquitetura são os campos do conhecimento convocados para conversas com ênfase no corpo. As ações do evento que integram o FranceDance estão distribuídas em oficinas, palestras, conferências dançadas e grupo de estudo, que acontecem no Centro de Pesquisa e Formação – CPF – SESC-SP (palestras e conferências dançadas), e no Centro de Referência da Dança – CRDSP (oficinas práticas e grupo de estudo), ambos coordenados pela coreógrafa francesa e especialista em dança barroca, Béatrice Massin.
13h30 às 15h30
Oficina: Técnica de dança barroca
O paralelo e as intersecções entre pressupostos gestuais do “corpo barroco” e do “corpo contemporâneo”: quais as aproximações possíveis?
Tópicos abordados: música, espaço, simetria, volume, peso, espiral, oposição, estado de atenção, estado de presença e desequilíbrio.
Vagas: 30 + 15 para ouvintes
16h30 às 19h
Grupo de Pesquisa: Escritas da Dança
O grupo será composto por profissionais que estudam e se interessam em discutir o conceito de “coreografia” e de “coreologia", a partir dos tratados de dança franceses e portugueses dos séculos XVII e XVIII.
Serão selecionados 10 participantes
Béatrice Massin intérprete desde o início da dança contemporânea, em 1983, entrou para a companhia de dança Ris et Danceries, dirigida por Francine Lancelot, onde realizou suas primeiras coreografias. Dez anos depois (1993), fundou a companhia Fêtes galantes, inaugurando com suas criações uma linguagem moderna do barroco (Que ma joie demeure, Songes, La Belle au bois dormant, Mass b). Outros 10 anos (2003), fundou o Atelier baroque, célula de propagação da companhia, e em 2013 (mais 10 anos, portanto), elaborou a Pépinière de Chorégraphes, um laboratório coletivo de criação coreográfica. São dela, as coreografias do filme Le roi danse, de Gérard Corbiau, D’ores et déjà, para a festa de gala do tricentenário da Escola de Dança da Ópera de Paris, e o DVD Danse baroque. É professora regular do Sciences Po Paris.
Direção geral: Ana Teixeira
Concepção: Ana Teixeira, Clara Couto, Osny Fonseca e Raquel Aranha
Coordenação: Ana Teixeira, Clara Couto, Marianna Monteiro, Osny Fonseca e Raquel Aranha
Parceria: Institut Français, Embaixada da França, Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo, Cooperativa Paulista de Dança, Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo e Sesc SP

Dia 27 às 20 horas
Apresentação de Danças Africanas - Mariama Camara
Percussão: Assane Mboup, Outre Camara e Sekou Camara





Programação CRDSP Agosto de 2016

Oficinas Livres
- Inscrições somente na Secretaria do CRDSP, segundas das 13h às 20h, e de terça à sexta das 10H às 20h.
Oficina de Danças Cubanas – do Sagrado ao Profano
Alexei Ramos e Calabar Cia de Dança
A oficina apresenta fundamentos de duas manifestações populares de matriz africana em Cuba – a Rumba e as Danças Yoruba -, com abordagem de aspectos teóricos, contextualização cultural e experimentação corporal de movimentos, gestos e dinâmicas características das manifestações. A Rumba tem origem na união das culturas africana e hispânica e está em processo de homologação pela UNESCO como patrimônio imaterial da humanidade. A oficina dá foco para a Guaguancó e Columbia, uma vertente da Rumba que utiliza recursos de todo o folclore cubano (Palo, Makuta, Abakuá, Yoruba, Arará, entre outros). Nas Danças Yoruba, a oficina aborda as danças de Oggun e de Elegua, divindades cultuadas na religião afro-cubana Santería, e no Candomblé no Brasil.
Público alvo: interessados a partir de 16 anos
Quintas: 4, 11, 18 e 25, das 19h às 21h
(Vagas Esgotadas)
Oficina de Dança Contemporânea: Estudos para uma gramática no corpo
Wellington Duarte
A oficina, ministrada por Wellington Duarte, propõe modos de investigação de uma escrita de movimento a fim de organizar e pensar uma estrutura para a dança sem uma gramática pré-estabelecida. Nos encontros, será fomentado um diálogo sobre questões do corpo, buscando proposições corporais que desestabilizem caminhos recorrentes dos criadores, elaborando discussões e instruções que potencializem os campos de ação para a construção de uma dramaturgia do corpo.
Público alvo: Profissionais e/ou estudantes de dança, teatro e performance
Terças e quintas: 4, 9, 11, 16, 18, 23, 25, 30, das 15h às 16h30
Oficina – O uso de metáforas na dança
Paula Salles
A proposta deste encontro é compartilhar formas de processos de criação em dança a partir do entendimento do movimento como metáfora. De caráter experimental, pretende testar com outros artistas da dança de que maneira podemos ampliar as formas de criação desenvolvendo o conceito de metáfora. Esta idéia é uma interpretação pessoal da junção dos trabalhos dos mestres e Lenira Rengel e Severino Antônio.
Público alvo: Estudantes e/ou profissionais da dança
Terças: 9, 16, 23 e 30, das 19h às 21h
Oficina – Experimento1: Abordagem método Klauss Vianna de trabalho corporal
Tutti Madazzio (Coletivo Sem Palavras)
Esta oficina pretende colocar o participante em contato com o trabalho corporal proposto por Klauss Vianna, em uma linha somática, conduzida pela abordagem de vetorização do corpo em movimento, tônus e espaços corporais, entendendo o processo como um conjunto de vivências e experiências a serem compartilhadas pelo grupo.
Público alvo: interessados a partir de 16 anos
Quartas: 10, 17, 24 e 31, das 10h30 às 12h30
(Vagas Esgotadas)
Vivência com Sophia Neuparth (C.E.M – Lisboa/ Portugal)
De 10 a 12 de agosto, das 10h às 13h
Workshop “Vertical”, com Sofia Neuparth
Cada forma de vida se faz forma exercitando a vida. É evidente que a medusa se relaciona com as forças de movimento de maneira diversa que o coqueiro, a girafa, o tamboril, a lesma, o gato ou o gafanhoto…é evidente que a lista de diversidades seria interminável…parece-me espantoso como as formas se apuram tão diferentemente!
Quando passamos do ambiente aquático ao ar, aquilo que era cartilagem vai-se fazendo osso na dança de empurrar e puxar, na ginástica de se fazer forma por entre as forças que puxam para o centro da terra ou para as nuvens. Os últimos tempos em que habitamos a barriga da nossa mãe estamos tão apertados e encaracolados que parece não ser possível apertar mais….mas é! ainda falta atravessar um canal estreito onde nos encolhemos ainda mais em espiral. E levamos todo o caminho de estar vivo nessa dança de esticar, encolher, espiralar…
A vertical é um mistério!
Só em desequilíbrio é possível conceber a engenharia humana! A estabilidade dos nossos corpos é a própria dança, desde os micro ajustamentos que praticamos para estar de pé em quietude, aos balanços-pressões-molas que se fazem ações como andar, correr, rodopiar.
Este trabalho percorre histórias de movimento que nos nossos corpos se fazem gestos. Viagens do fumo do corpo. Escutando linhas específicas, dançamos acordes, combinações de acordes e até sinfonias.
Pré-requisitos: Este trabalho requer experiência de movimento e prática de trabalho de corpo
Seleção através de currículo de até 20 linhas (fonte arial 12) – Entregar no momento da inscrição.
15 vagas
Dia 10, às 14h30
Caminhar – pousar com a cidade
Ação compartilhada baseada na experiência de Sofia Neuparth no projeto Pedras d`Água, realizado em Lisboa.
Mediação: Luciana Bortoletto e Paula Petreca
Dia 13, às 10h
O que você quer conversar com os artistas?
Sofia Neuparth (C.E.M – Lisboa/ Portugal)
Todos os meses, um convidado especial, que faz da dança e do corpo objeto-ignição de trabalho (professores, pesquisadores, jornalistas, pensadores, filósofos...), traz uma questão de interesse para debater com os artistas.
Sofia Neuparth
Tem um percurso singular no seio da Arte Contemporânea em Portugal. Deu forma a um espaço próprio de investigação artística que sustenta as suas práticas nos estudos do corpo e do movimento. É o entendimento que tem do corpo como acontecimento em relação, que determina toda a sua ação, quer a nível do trabalho de formação que desenvolve há 34 anos, quer em relação à estrutura profissional que co-criou e dirige – o C.E.M., do Festival que programa – Pedras d´Água , da intervenção política que realiza e das criações que apresenta. O seu percurso tem sido acompanhado por artistas e teóricos como Steve Paxton, Bragança de Miranda, Peter Pal Pelbart, Christine Greiner ou Helena Katz, que muito têm contribuído para a divulgação e inscrição dessa singularidade e da sua pertinência na contemporaneidade. Na sequência do exercício de dançar teoria, onde se dedica à ligação entre o trabalho de corpo e o estudo da biologia e da filosofia, emergiram criações como “mmm-um poema físico”(2005), “práticas para ver o invisível e guardar segredo”(2010), “ 1 ou 2 contentamentos comedidos”(2011) e “pátio” (2012, 2013, 2014 e 2015).

Dia 13, das 16h às 19h
JAM de Contato Improvisação
Facilitador: Ricardo Neves
JAM* de Contato Improvisação é um ambiente para a investigação de diferentes possibilidades de dança e de experimentação do movimento corporal. Não é uma aula, não é uma oficina, nem um espetáculo; acontece a partir das ações singulares de cada participante e das múltiplas interações que se fazem possíveis.
Dia 16, das 14 às 17h
Workshop da Companhia de Dança Siameses
Os participantes do workshop serão convidados a experimentar técnicas corporais que favoreçam a apreensão dos mecanismos de funcionamento da estrutura de integração corpo e mente, assim tendo uma visão mais detalhada do trabalho de pesquisa da Cia.
Público alvo: profissionais e estudantes das artes das artes do corpo.
Duração: 3 horas
Dias 29 e 30, das 14 às 17 horas
Oficina Novas Fronteiras do Olhar
Cia Dança sem Fronteiras – Fernanda Amaral
Conduzida pela coreógrafa Fernanda Amaral com participação dos bailarinos com e sem deficiência do elenco e dos músicos integrantes da Cia. Dança sem Fronteiras, a oficina inclui técnicas de consciência corporal, improvisação, DanceAbility e dança-teatro para estimular o potencial de todos os participantes com foco na criatividade e igualdade. Serão criados improvisos e coreografias com outros profissionais interessados em conhecer e se aprofundar no trabalho com e para um público com habilidades mistas.
Esta oficina faz parte das ações do projeto “Novas Fronteiras do Olhar” contemplado pelo 19° Fomento à Dança para a cidade de São Paulo.

Dia 20, às 14h30
Ação do Programa Vocacional
Dança Expandida: orientações e ações compartilhadas entre dança e música
“Dança Expandida” é um espaço de compartilhamento proporcionado pelo Território Centro-Oeste do Programa Vocacional, das relações entre a dança e outras linguagens, entre pessoas de dentro e fora do Programa Vocacional. A dupla de Artistas-Orientadores Mariana Costa (dança) e Daniel Conti (música), e seus vocacionados conduzem um debate, a partir da prática e da reflexão de um processo interlinguagem, sobre as relações entre música e dança na criação.
Duração: 4 horas e 30 minutos
Classificação indicativa: livre
Exposição e videodança
Dia 24, às 19h
10 Anos da Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros
Parte do projeto “Memórias, afetos e bicicletas” (17ª edição do Programa de Fomento à Dança) em comemoração aos 10 anos da Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros, a exposição traz fotos e relatos sobre a trajetória do grupo e seus espetáculos.
“Sobre Ruas e Rios”
Vídeodança criado a partir de intervenções cênicas realizadas nas ruas de São Paulo e seus arredores, “Sobre ruas e rios” traz os diversos olhares e relações de cada intérprete-criador com a cidade, procurando evidenciar, sobretudo, aquilo que está submerso e invisível na imaginação da cidade. Assim como os seus rios, em sua maioria invisível, canalizado, escondido e contido, o filme traz imagens que estão prestes a transbordar, sendo o corpo e a dança o meio utilizado para tal exposição.

Intervenção Urbana
Dias 5, às 16h, e dia 6, às 11h
Camelô AM/ FM – Calu Zabel
“Camelô AM/ FM” é uma intervenção urbana que propõe interação entre os elementos fixos e móveis da cidade - entre a arquitetura e os passantes. O carrinho/corpo/camelô é composto pelo acúmulo e sobreposição de diversos objetos que representam memórias de ações já existentes. A estes, somam-se outros artefatos, que guardam em si a potência de gerar novas memórias transformadas em gesto. O trabalho investiga a performance a exemplo dos camelôs, carroceiros e outros ambulantes urbanos, e propõe diferentes formas de apropriação urbana e dos espaços, e principalmente, o contato com o público.
Concepção/performance: Calu Zabel
Cenário/ carrinho: Calu Zabel, Fábio Pinheiro, Gabriel Gutierrez.
Classificação indicativa: livre
Duração: 60 minutos
Espetáculos
Dias 10, 11, 12 e 13, às 19h
"HTML: o corpo hypertexto"
Luis Ferron, Daniela Dini e Luis Ponciano
HTML: HyperText Markup Language – Linguagem de Marcação de Hipertexto – é o termo que remete a um texto ao qual se agregam outros conjuntos de informações. Seja online ou offline, são informações textuais combinadas baseadas em indexações e associações com outras idéias e conceitos de forma não linear. Isso ocorre através de links que deslocam o “leitor” do original para novos percursos e formas de re-elaborações do mesmo assunto. Ao utilizar esse conceito como metáfora e dispositivo de criação, “HTML: o corpo hypertexto” parte da memória em direção a possíveis variáveis pertinentes a um corpo em constante deslocamento junto à contemporaneidade.
Concepção e Criação: Daniela Dini, Luis Ferron e Teo Ponciano | Composição/Direção: Luis Ferron

Dias 15 e 16, às 19h
Albedo
Companhia de Dança Siameses
Na alquimia, após o caos ou a massa confusa da fase Nigredo, onde encontramos a impura matéria primeva ou um mundo imaginal de elementos a serem transformados, temos a etapa Albedo, onde as impurezas foram lavadas e a matéria se torna branca, lunar, prata. Um princípio de pureza aprisionado na matéria é libertado.
Em “Albedo” os bailarinos trabalham um território simultaneamente imaginário e real, onde o fazer artístico da dança se transforma pelo primado da presença em cena. O que tradicionalmente se chama dança e o que tradicionalmente se chama teatro perde a importância da sua distinção. O real de cada dia e o real do sonho, que só percebemos quando estamos dormindo, se fundem e se multiplicam em imagens que nos resgatam e nos dão o sentido da transformação alquímica. As máscaras, que nos aderem a elas e carregam a marca do teatro de bonecos da tradição popular, aparecem para revelar o que escondemos e obscurecer aparências que acreditamos como realidades absolutas. Don Quixote – personagem a um só tempo sublime e ridículo, idealista e lunático, trazido à vida pela genialidade de Cervantes –, é um invisível fio condutor.
Concepção e Direção: Mauricio de Oliveira | Coreografia: Mauricio de Oliveira e elenco | Dramaturgia: Bergson Queiroz e Mauricio de Oliveira |
Intérpretes/Criadores: Andressa Cabral ou Danielle Rodrigues, Guilherme Riku, Ivan Bernadelli, Lili Grammont, Paulo Cavalcanti, Vinicius Francês |
Conceito e treinamento em manipulação dos Objetos e Máscaras: Duda Paiva | Criação dos Objetos e Máscaras: Duda Paiva e Evandro Serodio |
Desenho e operação de luz: Raquel Balekian | Trilha Sonora: The Haxan Cloak | Edição e Mixagem: Rodrigo Rivera | Figurino: Gustavo Silvestre
Fotografia: Silvia Machado | Texto: Mauricio de Oliveira e Bergson Queiroz |
Direção de Produção: Alessandra Herszkowicz | Tanza Produções |
Coordenação de Produção: Gabriela Boschetti | Tanza Produções
Classificação indicativa: 16 anos Duração: 55 minutos
Dias 18 e 19, às 19h
O Segredo de Lindonéia
Camila Ventureli
Espetáculo solo de dança contemporânea, “O Segredo de Lindonéia” parte do desejo de reimaginar a obra “A Bela Lindonéia ou Gioconda do Subúrbio” (1966), de Rubens Gerchman, em uma escrita de dança.
A obra é um retrato de uma mulher desconhecida, em uma moldura de espelho bisotê, com as legendas “UM AMOR IMPOSSÍVEL / A BELA LINDONÉIA DE 18 ANOS MORREU INSTANTANEAMENTE”. Quem é essa mulher que me olha, que me convida a descobri-la? No avesso do espelho, o livro de receitas da tataravó. Receitas de gerações, escritas de afeto e um segredo encontrado entre pratos de farinha, fermento, açúcar o quanto adoce, ovos o quanto baste, desencadeia o manuseio da grafia do/no/pelo/como corpo de uma mulher comum.

FICHA TÉCNICA
Criação e atuação: Camila Venturelli
Testemunha de Processo: Candice Didonet
Testemunha Poética: Sandra Lessa
Manuseio Coreográfico: Lu Favoreto
Manuseio Dramatúrgico: Tatiana Schunck
Instalação Sonora e Trilha Original: Gregory Slivar
Cenografia: Amanda Venturelli
Cenotécnico: Zito Rodrigues
Figurino: Marina Reis
Designer Gráfico: Josefa Pereira
Classificação Indicativa: 14 anos
Duração: 50 min
Dias 26 e 27, às 19h
Ethos
Bárbara Freitas
“Ethos” pode ser definido como um sistema de atitudes entre dança, público e arquitetura. Primeiro trabalho solo de Barbara Freitas, investiga um corpo que se adapta ao estado das coisas trazendo um olhar sobre a cidade de São Paulo livremente inspirado nas danças populares. O desafio, portanto, é criado pela própria ação: como transpor uma mesma coreografia e suas singularidades enxergando as variações do corpo, tempo e espaço.
Direção: Barbara Freitas | Colaboração: Natália Fernandes | Coreografia e interpretação: Barbara Freitas | Trilha Sonora: Olivier Kaminski | Iluminação: Gabriela Araújo e Rodrigo Caffer | Figurino: Maria Gomes
Classificação Indicativa: livre Duração: 40 min





Programação Julho/ 2016
Tem Mostra dos Residentes, tem estréia, tem muitas oficinas e o solo "A Rainha e o Lugar" de Andréa Jabor (RJ)

4ª MOSTRA DOS RESIDENTES – JULHO 2016
Dia 1º, sexta-feira
10h – Aula/exploração – “Projeto Graus”
Com[som]antes Cia de Arte
A Com[som]antes Cia de Arte propõe uma aula/exploração da pesquisa que está desenvolvendo dentro do Projeto Graus, Contemplado pelo VAI II 2016.
Duração: 3 horas
14h – Ensaio aberto – “Acidentes”
Pedro Galiza
Eu, Pedro,
Abro este corpo sem propriedade. ‘Acidentes’ é uma das chaves encontradas para um corpo que se perpetua no tempo... É criado desde antes de seu nascimento, é descontinuado atestando sua morte.
Criação e dança: Pedro Galiza
Trilha sonora: Pedro Galiza
Agradecimentos: Rubia Braga | Adriana Grechi (Plataforma de Criação Exercícios Compartilhados V)
Duração: 3 horas
17h às 21h – Performances – “Talk nada show” e “3 assaltos ou delação” – duas ações simultâneas, com a duração de 4 horas
Carolina Nóbrega e Thaís Di Marco
“Talk Nada Show”, de Thaís Di Marco
Thais Di Marco parte de procedimentos retirados de seu trabalho em performance, como o desenvolvimento da ideia de “falsa ópera”, de Ivo Dimichev, na qual o performer improvisa dentro de uma estética, profanando sua relação tradicional com a cultura européia. O conjunto de canções, palavras, ideias e opiniões é parte da prática de improvisação do corpo em contato com o ambiente partindo de três pressupostos: Profanação, Obscenidade e Promiscuidade. Dessa interação, surgem palavras que compõe o processo de significação de movimentos sonoros e temas referentes a gêneros e estéticas conhecidas ou inventadas, numa descoberta constante.
Duração: 4h
“3 assaltos ou delação”, de Carolina Nóbrega
“3 assaltos ou delação” é uma performance realizada para uma pessoa por vez. Carolina Nóbrega conduz a pessoa a entrar numa sala, sentar-se e, durante o período de 11 minutos – 3 assaltos (3 rounds de 3 minutos) e 2 intervalos (de 1 minuto) –, observar a performer realizar fragmentos de sua dança, enquanto fala sem parar para um gravador.
Duração: 4h
19h – Espetáculo – “Sobre Glúteos, Cadeiras e Histórias”
Ouvindo Passos Cia de Dança
Mediação: Núcleo Vênus Negra
É no corpo que transitam narrativas e memórias diversas. “Sobre glúteos, cadeiras e histórias” discute cenicamente como essas narrações estão corporificadas, tanto para quem conta, como para quem escuta. É na ancestralidade que se reconhecem os elos, na transmissão de comportamentos, de vestígios que expressam as relações humanas, como o próprio hábito de contar histórias.
O diálogo cênico é composto pelas intérpretes Deise de Brito e Paula Salles, que se revezam entre os papéis de contadoras e ouvintes, maneira pela qual imprimem a diversidade de sentidos e significados, sobre glúteos assentados na terra, em bancos de madeira, cadeiras ou em movimento.
Concepção, criação e interpretação: Deise de Brito e Paula Salles
Direção coreográfica: Adriana Guidotte
Designer de luz: Denilson Marques
Cenário: Melissa Rudalov
Produção geral: Ouvindo Passos Cia de Dança
Fotografa: Dalila D’ Cruz
Classificação: 10 anos
Duração: 45 min.
Dia 2, sábado
10h30 – Ensaio aberto – Projeto Lygia Clark de Polainas
Plataforma Porosas
Compartilhamento/participação dos primeiros experimentos do projeto “Lygia Clark de Polainas”, que tenta aproximar os universos da artista brasileira e da dança. O campo sensorial que os “objetos relacionais” de Lygia Clark proporcionam, somado às práticas de dança que envolvem os conhecimentos da biomecânica e da educação somática, é explorado em procedimentos que envolvem dinâmicas e espacialidade, num constante jogo de imagens e estados corporais atávicos.
Proposição e criação: Renato Vasconcellos
Intérpretes criadoras: Tatiana Cotrim, Priscila Lima, Veronica Santos
Duração: 2 horas
11h – Performance – “Doma”
Cia Cavala
Performance a ser realizada no Vale do Anhangabaú, nas proximidades do Centro de Referência da Dança, “Doma” é uma ação artística dos bailarinos Janaina Ribeiro e Junior Romanini relacionada às pulsões de búfalos, bois e cavalos, e tentativas de domesticação desses instintos. O trabalho é uma provocação à tensão entre aquilo que ressoa orgânico e os desejos de adequação a padrões.
Local: Vale do Anhangabaú
Duração: 40 min.
14h – Ensaio aberto “Acidentes”
Pedro Galiza
Eu, Pedro,
Abro este corpo sem propriedade. ‘Acidentes’ é uma das chaves encontradas para um corpo que se perpetua no tempo... É criado desde antes de seu nascimento, é descontinuado atestando sua morte.
Criação e dança: Pedro Galiza
Trilha sonora: Pedro Galiza
Agradecimentos: Rubia Braga | Adriana Grechi (Plataforma de Criação Exercícios Compartilhados V)
Duração: 3 horas
15h – Ensaio aberto – “Movens Ludus”
Khronus Cia de Dança
“Movens Ludus” é uma pesquisa que parte da observação de crianças para investigar os movimentos que desenvolvem em seu processo natural, ou por meio de uma forma aplicável lúdica, re-interpretados por um bailarino adulto.
Concepção e criação: Bianca Pessoa
Direção geral: Bianca Pessoa
Elenco: Paloma Samos
Figurino: Mariana Viana
Produção: Samanta Patricia
Foto: Khrônus
Duração: 20 minutos
Classificação: livre
16h – Espetáculo – “Linha Vermelha” – estréia
Mãe da Rua (Vale do Anhangabaú)
Cuidado com o vão entre o trem e a plataforma. Não atrapalhe o fluxo. Deixe as mulheres livres!... Depois de nove meses de pesquisa e prática, o grupo Mãe da Rua estreia “Linha Vermelha”, seu primeiro longo trabalho, que expõe as artérias de São Paulo atravessando a cidade da periferia para o centro e vice-versa. Nestas fronteiras, as mulheres trabalhadoras estão prontas e têm na palavra e no movimento sua arma. Com poesia, rap, samba, funk, a ação acontece na rua.
inha Vermelha
Ficha técnica:
Interpretes criadoras: Carina Castro, Cau Peracio, Maria Gabriela D'Ambrozio, Natali Santos
Direção: Rafaela Carneiro
Direção musical: Talita Cabral
Dramaturgia: Carina Castro, Maria Gabriela D'Ambrozio e Rafaela Carneiro
Canções: o grupo
Cenário: Luiza Snege
Figurino: Cris Lima
Orientação de Danças Orientais: Andréa Sechine
Orientação poética: Ana Rush, Ana Souto e Luiza Romão
Orientação teórica: Thais Lapa
Produção: Carina Castro e Maria Gabriela
18h – Encontro aberto – “30 Minutos”
Grupo de Improvisação de Movimentos Maria Duschenes
O Grupo de Improvisação de Movimentos Maria Duschenes existe como uma homenagem a D. Maria Duschenes, que reuniu pessoas e artistas por meio do Pensamento Laban, singularizado por seu olhar de mestra. O grupo se reúne mensalmente e, em abril de 2016, comemorou cinco anos de existência. “Nos encontramos para dançar e nos encontramos dançando”.
Participantes: Marta Tereza Labriola, Luci Lurico Oi, Dayana Cristina Crisóstomo da Silva, Virginia de Souza Costabille, Priscilla Carbone, Rosana Mariotto, Marcelo Villares, Odete Machado, Silvia Pinheiro Machado,Tarcisio Tatit Sapienza (Produção), Cilô Lacava (Direção).
Duração: 30 minutos.
19h – Experimento Cênico
Ciclo de aulas de Dança Contemporânea Iniciante
Orientação: Robson Ferraz
Ciclo de aulas de Dança Contemporânea Avançado
Orientação: Adriana Guidotte
Ciclo de aulas de Dança Moderna (técnica de Martha Grahan)
Orientação: Cristiana de Souza
Dia 4, segunda-feira
14h – Oficina – Compartilhamento de Processo Criativo "Eu só queria não ter uma cabeça"
André Saboya, Everton Ferreira e Iolanda Sinatra
Nesta oficina, os artistas compartilham sua preparação corporal e os exercícios investigativos que estão sendo utilizados no processo de criação do espetáculo "Eu só queria não ter uma cabeça", contemplado pelo Proac Primeiras Obras de Dança 2015.
Serão trabalhados procedimentos inspirados nos sete estados de energia de Jacques Lecoq e algumas ferramentas desenvolvidas especificamente para o processo.
Duração: 3 horas
Público: Bailarinos e público em geral
Vagas: 10 vagas
16h – Ensaio de portas abertas – Projeto “Phós”
Fernando Delábio
“Phós” é uma pesquisa para solo de dança, com interferências textuais e musicais, que explora o mito arcaico da queda dos anjos em um experimento corporal de queda e ascensão e suas reverberações no corpo, voz e presença do bailarino.
Duração: 30 minutos
17h – Exibição do Vídeo “Rede de Transdução” + Roda de Conversa
Núcleo Mirada
A “Rede de Transdução” foi uma experiência de instalação artística realizada na Casa Tombada em 5 de junho de 2016, que contou com 10 artistas colaboradores e, consistiu em uma ocupação dos espaços em um circuito de conexões criativas, no qual o público pode circular livremente.
Vídeo:Tainá del Negri
Núcleo Mirada: Christiana Sarasidou, Karime Nivoloni, Liana Zakia
Artistas colaboradores: Mariana Molinos Felipe Teixeira Alcimar Frazão Renata Facury André do Amaral Gustavo Saulle Maryah Monteiro Renato Jacques Danilo Pêra Bruno Navarro
Duração: 1h30m
19h – Ensaio aberto – “Garabato”
Cia Calabar
A Cia Calabar está em processo de remontagem do espetáculo “Garabato”, que traz à cena a convergência das interpretações de Exú e Elegua, dois nomes diferentes dados à mesma divindade no Brasil e em Cuba, respectivamente, a fim de estabelecer um paralelo cultural entre as duas culturas, observando a suposta influência de Exú/Elegua sobre a rotina cultural de cada povo.
Direção: Alexei Ramos
Bailarinos: Ágata Matos, Alexei Ramos e Emília Pedra
Dia 5, terça-feira
10h – Ensaio de Portas abertas – Coletívo Ruínas
Compartilhamento de treinamento para composição em dança com Michele Carolina e Rafael Frazão
18h às 21h – Vivência – “A poética de Guimarães Rosa através do conto Substância
Dalila D’Cruz
O conto de Guimarães Rosa "Substância" fala de uma menina, Maria Exita, que vai trabalhar em uma fazenda na Casa de Farinha. O polvilho, a obra prima, a substância que se faz presente no conto direciona o olhar para a beleza que é o preparar e também a rotina diária das pessoas nessa árdua tarefa. O autor traça um paralelo entre a vida da menina e o fabrico do polvilho.
A proposta é uma vivência de processo criativo com as palavras chave sobre o tema "Substância", por meio do contato dinâmico com a literatura de Guimarães Rosa.
Dia 6, quarta-feira
15h – Oficina – “Body Mind Movement e o Corpo Criador “
Mariana Camarote e Cia ID’Artê
Como um convite para o movimento, escuta dos ritmos corporais e criação, a oficina propõe habitar o corpo criativo, chamar atenção para a nossa anatomia substituindo o conceito do corpo que você tem pela experiência do corpo que você é.
Público alvo: Interessados, bailarinos ou não, a partir dos 16 anos.
Número de vagas: 15
19h – Experimento Cênico Aberto – "Tentação de ser muito feliz”
Terceira Categoria
Em processo de criação, "Tentação de ser muito feliz" tem como ignição o forró e outras danças nordestinas. Por meio de experimentações que instigam um olhar diferente para a prática em dançar forró, o Terceira Categoria cria e recria suas relações e histórias com esta dança e suas vertentes.
Dia 7, quinta-feira
14h – Encontro prático – “Fracasso - plano coreográfico para o apocalipse do corpo”
Bruno Moreno, Isabella Gonçalves e Renato Sircilli
O encontro prático proposto por Bruno Moreno, Isabella Gonçalves e Renato Sircilli funciona como um convite para uma tentativa de “desaprender a dançar”
a partir de questões levantadas sobre a eficiência enquanto posicionamento ideológico e suas reverberações na dança.
Duração: 3 horas
18h - Oficina de Contato Improvisação e resultado cênico
Núcleo Improvisação em Contato
O Núcleo Improvisação em Contato vai participar da aula de Contato Improvisação compartilhando alguns de seus treinamentos cênicos. Ao final da aula, o NIC e os participantes da oficina apresentarão o resultado do processo na Sala Cênica.
Diretor: Ricardo Neves
Dançarinos: Dresler Aguilera, Felipe Cirilo, Magô Borges, Marília Persoli, Otilia Françoso Didi, Ricardo Silva + Participantes do Ciclo de Aulas de Contato e Improvisação
18h – Performance – “Hertz - Contos de Lugares Distantes no Espaço”
Plataforma Shop Sui
Performance solo de Fernando Martins, “Hertz” explora a conexão entre movimento, sons e frequências sonoras, tendo como objeto cênico uma mesa-cimática, objeto-cenário que existe como um corpo que cria dualidades com o intérprete e interatividade com o público. Norteado por dramaturgia cheia de esquecimentos, Fernando Martins relembra sentimentos traduzidos nas frequências sonoras que o cercam e conectam os laços de suas raízes culturais, musicais, familiares e de amizades.
Performance e criação: Fernando Martins
Assistente de criação: Dalilla Leon
Produção de figurino: Carolina Sudati | Casaco e colete: João Pimenta
Trilha sonora: Fernando Martins
Cenografia: Leo Ceolin – Estudioscópio
Programador: Caleb Mascarenhas
Fotografia: Paulo Uras
Produção: Shop Sui
Dia 8, sexta-feira
10h – Ensaio de portas abertas
Luciana Hoppe, Junior Romanini e Isabella Amaral
A memória corporal como impulso criativo, ativado por técnicas somáticas como o BMC, faz parte desta recente aproximação e criação em conjunto dos três artistas que vêm de vertentes artísticas distintas..
18h - Oficina – Estudo Coreográfico "Risco"
Na Cia Odete Dança
A oficina pensada pelas artistas Márcia Salgado, Odete Machado e Amanda Gomes propõe compartilhar e vivenciar os estudos do trabalho coreográfico “Risco”, tendo como fio condutor a relação corpo-espaço-imagem-objeto.
Duração: 2 horas
Número de vagas: 10
Livre
18h – Performance – “Hertz - Contos de Lugares Distantes no espaço”
Plataforma Shop Sui
Performance solo de Fernando Martins, “Hertz” explora a conexão entre movimento, sons e frequências sonoras, tendo como objeto cênico uma mesa-cimática, objeto-cenário que existe como um corpo que cria dualidades com o intérprete e interatividade com o público. Norteado por dramaturgia cheia de esquecimentos, Fernando Martins relembra sentimentos traduzidos nas frequências sonoras que o cercam e conectam os laços de suas raízes culturais, musicais, familiares e de amizades.
Performance e criação: Fernando Martins
Assistente de criação: Dalilla Leon
Produção de figurino: Carolina Sudati | Casaco e colete: João Pimenta
Trilha sonora: Fernando Martins
Cenografia: Leo Ceolin – Estudioscópio
Programador: Caleb Mascarenhas
Fotografia: Paulo Uras
Produção: Shop Sui
19h – Experimento Cênico – intenta nº1 para um desvio da percepção, para mover-se e/ou o jogo da cabra-cega
Nina Giovelli
O encontro (jogo para compartilhar a pesquisa), em parceria com o artista multimídia Pedro Ivo, aciona o corpo como micro-resistência, como afirmação de potência, como meio e material, como espaço artístico e político inter[ativo, ao vivo, do vivo, 3D], tendo o jogo da cabra-cega como dispositivo de provocação.
Dança: Nina Giovelli
Artista Convidado: Pedro Ivo
19h – Debate – “As múltiplas e contraditórias vozes: o Vale do Anhangabaú e a encruzilhada das memórias paulistanas”
Com apresentação do historiador Gustavo Ferreira e mediação de Yaskara Manzini, a conversa propõe uma reflexão sobre a ocupação do Vale do Anhangabaú como processo que amalgamou memórias e valores simbólicos referenciais para a cidade e seus habitantes.
Gustavo Ferreira é historiador, Mestre em História pela Unifesp, com dissertação sobre o tombamento do Vale do Anhangabaú pelo município de São Paulo, em 1992.
19h – Ensaio aberto – “Risco”
Morgana  Sousa
Por um trajeto de luz, uma mulher revive memórias de seus afetos pela cidade e, em meio a este percurso, prossegue (re)descobrindo maneiras de (re)desenhar escolhas. Para dialogar com este novo cenário, ela persiste transitando entre o claro, o escuro e suas possibilidades, construindo a seu tempo e sua maneira novas formas e desenhos em sua corporeidade, e consequentemente em seus símbolos visuais.
O olho vê, a lembrança revê, e a imaginação transvê. É preciso transver o mundo.
Concepção e direção: Morgana Sousa
Registros fotográficos e Vídeo-projeção: Ilma Guideroli
Trilha sonora: Morgana Sousa
Duração: 25 minutos
Dia 9, sábado
10h – Oficina – “O que te faz flutuar?”
Cia de Dança Ca.Ja
Nesta oficina, o público ficará mais próximo da pesquisa que vem sendo feita na Ca.Ja para criação de um espetáculo que tem estreia prevista para Janeiro de 2017. O projeto “In: Compendio para Flutuar” foi contemplado no edital do Programa VAI 2016. O que te faz flutuar? Com esta pergunta nasce a pesquisa que vem sendo realizada em laboratório e que terá seus primeiros diálogos com o público.
Integrantes: Ricardo Januario, Camila Bosso, Yasmin Ribeiro, Lucas Lopes e Harrison Rodrigues.
Duração: 3 horas
Vagas: 10
10h30 às 13h – Oficina – “Abordagem somática do Body-Mind Centering®
Luciana Hoppe
A partir da abordagem somática do Body-Mind Centering®, a oficina de Luciana Hope propõe o reconhecimento sensível do corpo e do movimento através da sua pesquisa entre criação e BMC ®. Serão exploradas as diferentes qualidades de movimento e de presença por meio da improvisação em dança. O objetivo principal é ampliar as possibilidades de movimento e expressividade da dança.
Duração: 2h30min.
Público alvo: Bailarinos ou não. Livre
Vagas: 10 vagas
15 h – Ensaio aberto – “Akshat”
Khrônus Cia de Dança
“Akshat” é a possibilidade, a capacidade, habilidade, força, poder-energia da criação. É a mulher que sustenta todos os seres; útero dos ciclos perenes do universo que se expandem infinitos no espaço, de cada átomo de célula vivente. É a energia, a manifestação, a essência da consciência primordial, que transforma o repouso em energia procriadora, em atividade infinita da união do equilíbrio entre vazio-quietude e plenitude-êxtase. É o que não pode ser destruído, essa força que nos move em todo Oriente através da rota da seda e especiarias.
Concepção e criação: Bianca Pessoa, Beatriz Silva Santos, Paloma Samos, Saliene Priscila e Samanta Patricia.
Direção geral: Bianca Pessoa
Elenco: Beatriz Silva Santos, Paloma Samos, Saliene Priscila e Samanta Patricia.
Figurino: Mariana Viana
Produção: Samanta Patricia
Foto: Khrônus
Duração: 20 minutos
Classificação: 8 anos
16h – Ensaio Aberto – “Dois atos sem palavras - uma poética dançante inspirada em Beckett” -
IN-Verso Cia de Dança
Neste processo de criação, a IN-Verso Cia de Dança investiga o universo do teatro do absurdo de um dos maiores dramaturgos do século XX, Samuel Beckett. Por meio de ações e estética propostas pelo absurdo beckettiano, explora-se sensações inesperadas, traduzidas pelo sentimento de desolação, de aprisionamento, solidão, incerteza, ilogicidade e incomunicabilidade. O que se busca, pela hibridação e cruzamento das linguagens das artes cênicas, é trazer à tona o sentimento de estar perdido em um mundo caótico, por vezes sem sentido, sem direção, irracional no culminar da configuração de uma realidade totalmente absurda. Aberto a sugestões.
Criadores-Intérpretes: Sílvia Gaspar e João Luiz Bindandi
Trilha sonora: criação coletiva da IN-Verso Cia de Dança
Vídeo Arte: Ítalo Rodrigues
Iluminação e som: Raphael Felipe
Produção: IN-Verso. Cia de Dança
Duração: 30 min
Classificação indicativa: livre
18h – Performance – “Hertz - Contos de Lugares Distantes no Espaço”
Plataforma Shop Sui
Performance solo de Fernando Martins, “Hertz” explora a conexão entre movimento, sons e frequências sonoras, tendo como objeto cênico uma mesa-cimática, objeto-cenário que existe como um corpo que cria dualidades com o intérprete e interatividade com o público. Norteado por dramaturgia cheia de esquecimentos, Fernando Martins relembra sentimentos traduzidos nas frequências sonoras que o cercam e conectam os laços de suas raízes culturais, musicais, familiares e de amizades.
Performance e criação: Fernando Martins
Assistente de criação: Dalilla Leon
Produção de figurino: Carolina Sudati | Casaco e colete: João Pimenta
Trilha sonora: Fernando Martins
Cenografia: Leo Ceolin – Estudioscópio
Programador: Caleb Mascarenhas
Fotografia: Paulo Uras
Produção: Shop Sui
18h30 – Estréia – “Dentro”
Maria Basulto
“Dentro” consiste na exposição do corpo-ansioso, movido por impulsos internos entregues a memórias e sensações irrequietas por vezes experienciadas. O corpo extrapola a compreensão do que é movimento e a voz se faz presente do início ao fim, na tentativa de contar o percurso do ciclo de uma crise qualquer.
Criação e interpretação: Maria Basulto
Trilha: Pedro Destro e Thomaz Souza
Foto: Carolina Canteli
Colaboração: Aline Brasil e MONTE
Duração: 20 minutos
19h – Ensaio aberto – “Risco”
Morgana Sousa
Por um trajeto de luz, uma mulher revive memórias de seus afetos pela cidade e, em meio a este percurso, prossegue (re)descobrindo maneiras de (re)desenhar escolhas. Para dialogar com este novo cenário, ela persiste transitando entre o claro, o escuro e suas possibilidades, construindo a seu tempo e sua maneira novas formas e desenhos em sua corporeidade, e consequentemente em seus símbolos visuais.
O olho vê, a lembrança revê, e a imaginação transvê. É preciso transver o mundo.
Concepção e direção: Morgana Sousa
Registros fotográficos e Vídeo-projeção: Ilma Guideroli
Trilha sonora: Morgana Sousa
19h30 – Apresentação do processo criativo – “Cartas à casa de PÓ”
Dentre Nós
“Cartas à casa de Pó” parte da investigação de quatro sentimentos – Ausência, Sufoco, Desapego e Desabafo – mergulhando no universo da peça de teatro “A casa de Bernarda Alba”, do escritor espanhol Federico Garcia Lorca. A companhia, nesse processo de criação, busca um sentido para papel, a partir da percepção de que, ao mesmo tempo que é um refúgio para um mundo paralelo, também pode ser um local de aprisionamento, levando os pensamentos para o não existente.
Direção: Rivaldo Ferreira
Bailarinas: Cintia Rocha, Catarina Stevanato, Giovanna Santos, Thainá Souza, Júlia Lima e Jeniffer Mendes
20h – Intervenção Incidental
Intervenção dos participantes do Ciclo de Aulas de Danças Brasileiras com orientação de Bárbara Freitas
Dia 11, segunda-feira
15h – Compartilhamento de pesquisa – “Sessão da Tarde: LastDance#1 Ren McCormack”
Marcela Costa
Esse é o primeiro estudo do solo que parte de um desejo espontâneo de fazer cover das danças contidas nos filmes dos anos 80 e reprisados, no programa Sessão da Tarde, nos anos 90. Nesse experimento LastDance#1, o personagem Ren McCormack (Kavin Bacon), do filme “Footloose”, é o escolhido para dançar, e com ele, todos convidados a dançar junto.
18h30 – Estréia – “Dentro”
Maria Basulto
“Dentro” consiste na exposição do corpo-ansioso, movido por impulsos internos entregues a memórias e sensações irrequietas por vezes experienciadas. O corpo extrapola a compreensão do que é movimento e a voz se faz presente do início ao fim, na tentativa de contar o percurso do ciclo de uma crise qualquer.
Criação e interpretação: Maria Basulto
Trilha: Pedro Destro e Thomaz Souza
Foto: Carolina Canteli
Colaboração: Aline Brasil e MONTE
Duração: 20 minutos
19h – Espetáculo– "Referências, Interferências!"
Ágata Matos (Cia Calabar)
“Referências, interferências!” é um trabalho em processo onde teatro e dança dialogam em sua dramaturgia e comicidade. A coreografia é mediada por uma rádio, responsável por traçar alguns acontecimentos que costumeiramente permeiam a vida do afro-brasileiro, influenciam na sua formação dentro da sociedade e acabam por dificultar a sua própria aceitação enquanto ser negro.
Duração – 9 minutos
19h30 – Experimento Cênico – “Migrações”
Coletivo Sem Palavras
Tendo como pano de fundo a questão da (i)migração, o Coletivo Sem Palavras explora a aproximação do tema com depoimentos pessoais das intérpretes.
Direção: Tutti Madazzio
Intérpretes: Luanah Cruz e Priscilla Carbone
Iluminação: Luciano Ferreira Alves
Mediação: Paula Salles
Produção: Coletivo Sem Palavras
Duração: 30 minutos
Dia 12 – terça-feira
10h às 13h – Laboratório + Experimento Coreográfico “Manuseio do Gesto”
Orientação: Camila Venturelli
O “Laboratório coreográfico: Manuseio do gesto” vai pesquisar modos de
fazer dança, tendo o estudo do gesto como foco. A idéia é experimentar e aprofundar procedimentos de criação coreográfica e compartilhar material bibliográfico referentes à pesquisa criativa que a bailarina Camila Venturelli desenvolve sobre o tema. Serão quatro dias de pesquisa e um dia de abertura de processo
De 12 a 16: terça a sábado das 10 às 13 horas
Público alvo: pessoas interessadas em geral (cúmplices coreográficos)
Cúmplices coreográficos: 15 vagas
10h – Ensaio de Portas Abertas – Projeto “Mármore”
Mônica Cristina
Compartilhamento do processo de criação e desenvolvimento do solo em dança “Mármore”.
Duração: 3 horas
15h – Oficina de Dança Contemporânea
Daniela Moraes
Nesta oficina serão trabalhadas estratégias utilizadas na criação do trabalho solo “Mudar: improviso transitivo”, de Daniela Mortaes. Na primeira parte, a improvisação será investigada como procedimento para a composição de células coreográficas. A partir daí, serão propostas provocações com o intuito de instigar os participantes a revisitarem e reconfigurarem suas próprias células de movimento, fazendo com que a dança ali criada transite por lugares diferentes e desconhecidos.
Público alvo: Pessoas que tenham alguma experiência em dança, estudantes ou profissionais.
Vagas: 10
18h – Experimento Cênico – “Leveza”
Descompasso Cia de Dança
Apresentação de Videodança, seguido de uma cena em processo e roda de conversa
Criação e interpretação: Bianca Troncarelli, Jéssica Alonso e Marina Heleno
Duração: 45 minutos
19h – Mostra de processo II – “Axexê da bailarina”
Calu Zabel
Em “Axexê da bailarina”, Calu Zabel investiga a ideia de mitologia pessoal sobre o axexê (ritual fúnebre do candomblé) dedicado a uma bailarina morta, trabalhando com os conceitos de ritual, transe e identidade falsa.
Concepção e performance: Calu Zabel
Colaboradores: Gabriel Gutierrez, Ubiratã Trindade e Maíra Silvestre
Duração: 20 minutos
19h20 – Aula/Ensaio: Modos de Preparo no Cardápio de Dança
A Liga da Dança Dura convida artistas e interessados a improvisar as qualidades de movimento do Cardápio de Dança através dos Modos de Preparo.
Com Evandro Gonçalves, Larissa Pretti e Tatiana Cotrim.
Tempo de preparo: 1 hora
20h – Comunicação de Pesquisa – “Reflexão criadora e criação artística”
Núcleo Dança Arte Filosofia DAAFI
A mesa apresentará e discutirá as pesquisas acadêmicas e artísticas produzidas pelos integrantes do DAAFI no âmbito do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo (campus Guarulhos), sob orientação do Prof. Dr. Cadu Ribeiro. Como grupo residente, o núcleo trará uma ampla discussão em torno da relação reflexão e criação a partir das investigações de mestrado dos artistas pesquisadores:
Anelise Mayumi Soares (Microsubjetivações em/e/do movimento no projeto “Fragmento Na Mala”)
Camila Soares de Barros (Contra-dispositivos corporais: a Técnica Klauss Vianna de dança como profanação)
Rubens Fagner da Silva (O Rap da casa do Hip hop de Diadema: do universo simbólico e mítico a uma pedagogia do imaginário)
Mediação: Cadu Ribeiro
Dia 13, quarta-feira
12h – Laboratório do Vale (Ação do Vocacional)
Experimentos performativos do Núcleo Vocacional.
Participantes: Aline Meixa, Gabriel Prado, Marie Auipe e Renata Castilho
Orientação: Priscila Toscano
Dia 14, quinta-feira
18h – Oficina – Dança Clássica Indiana para iniciantes
Orientação: Acharya Lila e Candravali Devi Dasi
Depois de uma breve explanação teórica sobre a origem da Dança Indiana, Hastas ou Mudras (configuração simbólica das mãos), prática Parampará (sucessão discipular), a relação com o Guru e o aprendizado da dança, a oficina seguirá para introdução aos primeiros grupos de movimentos – Tatas e Natas – e o aprendizado de uma coreografia.
Duração: 2 horas.
Vagas: 20
19h – Exposição Instalação
Leandro de Souza
A residência artística de Leandro de Souza no CRDSP parte do interesse em refletir sobre e verificar o que se encontra em jogo na presença cênica do sujeito engajado na criação solo em dança contemporânea. Esse desejo se materializou em pesquisa de mestrado e o percurso teórico dos estudos das filosofias e psicologias do sujeito surgiu em diálogo com suas experiências artísticas, o levando a explorar como dispositivos : tremores, giros, desequilíbrios, quedas, colisões e suspensões transitando por entre estes materiais e dançando entre mover e ser movido.
Pesquisa e criação: Leandro de Souza
Orientação: Prof. Dra. Mariana Baruco Machado Andraus
19h- Aula aberta de Dança Afro-brasileira
Orientação: Yaskara Manzini
Dia 15, sexta-feira
16h – Experimento nº 1 – “Corpo Lotado”
Bia Rangel
“Corpo Lotado” é um experimento de dança em processo de criação a partir da observação do corpo na cidade, em rotinas e percursos de gestos, movimentos, restrições e silêncios. Um corpo lotado por estímulos íntimos e externos, matéria que se adensa, potências e necessidades emergentes. Um estudo em andamento, um processo, uma escuta.
Concepção e dança: Bia Rangel
17h – Instalação e Ensaio de Portas Abertas – “Oba nu Mun”
Lúcia Kakazu
“Oba nu Mun” é uma dança que busca no fluxo uma estratégia de ser. Sua construção ocorre em meio a trânsitos indentitários, no choque entre dois mundos. Parte de objetos, registros diversos e relatos de memórias de uma avó, natural de um Japão Pós-Guerra, para encontrar uma dramaturgia do corpo que, de forma documental, evidencie o embate de culturas presente na relação com sua neta.
Intérprete/criadora: Lucia Kakazu
18h – Oficina e compartilhamento da pesquisa – “CorVoz”
Marina Matheus e Inés Terra
CorVoz é uma fábula corpóreo sonora criada por Marina Matheus e Inés Terra, na qual diferentes texturas, cores, sexos, timbres, idades, respirações, paisagens, tornam-se possíveis. Nesse encontro, a dupla compartilha o trabalho que vem sendo desenvolvido durante residência no CRDSP, uma proposta de criação instigada pelos resquícios sonoros do cotidiano e as diferentes escutas.
Encontros de CorVoz convidam à exploração vocal e corporal a partir de procedimentos que carregam em si aspectos técnicos e criativos para o desenvolvimento de composições espontâneas.
Público-alvo: interessados a partir de 16 anos.
Vagas: 20
Concepção e performance: Inés Terra e Marina Matheus.
Duração: 2 horas
18h30 – Experimento Cênico – “À Margem da Linha”
Aline Brasil e Kátia Rozato
“À Margem da Linha” fala sobre estados antagônicos. Pausa é movimento. Texturas são pretextos. Pele é acesso de sentidos. A força para todo retorno, talvez, venha da mesma capacidade que uma criança tem de transitar entre o choro e o sorriso com a simples passagem de uma borboleta que a convida para brincar. Isto não é um convite, é um grande risco. Dois corpos em transformação, à margem da linha.
Intérpretes/criadoras: Aline Brasil e Kátia Rozato
Duração: 30 minutos
19h30 – “Experimento 1”
Cia ID’Artê
Em tempos tão conflituosos, o arquétipo da Cura se faz necessário, um arquétipo que se configura na presença das potencialidades feminina e masculina em crise, que ora se distanciam ora se misturam numa simbiose ancestral. A pesquisa do espetáculo “Frutos de Escavação” toma novos rumos a partir da intensificação da fisicalidade na dança com os estudos corporais em torno da Capoeira angola, BMM e o Contato Improvisação. Somando novos estímulos e provocações dramatúrgicas, a obra sofreu um processo de descamação e troca de pele dando vazão a um novo trabalho, que toma por base os sistemas nervoso e orgânico.
Intérpretes criadores: Cléia Plácido e Ricardo Silva
Provocador Dramatúrgico: Marcos Sobrinho
Preparação Corporal BMM: Mariana Camarote
Trilha Sonora: Marcos Battistuzzi
Figurino: Cia ID’Artê
Dia 16, sábado
13h30 – Performance – “TRANSeuntes”
Coletivo Ana Maria Amarela
“Transeuntes” é uma proposta de ação. Ação de transitar. Corpos que transitam pelo espaço, em suas individualidades, por signos culturais. Transitar e transfigurar. Alterar a figura. Transeuntes são seres humanos, marcados biologicamente, que assumem sua condição de errantes (aqueles que buscam caminhos outros) e decidem experimentar novas configurações de apresentação de seus corpos. São figuras em trânsito que usam signos e convenções sociais (roupas e gestos) para experimentar sua condição de desejantes e desejados - ora sujeitos, ora objetos.
Com: Diego Castro, Jessica Cavalcante e Letícia Santana
Duração: 30 minutos
15h – 2 processos criativos – “Intolerância com Intervalo de Confiança” e “Eu Tênue”
Coletivo de Sonhos
“Intolerância com Intervalo de Confiança” traz reflexões sobre o desenvolvimento do homem homossexual, de sua infância até a vida adulta. Quais as questões que este homem enfrenta, suas dúvidas, medos e angústias? Por meio de coreografias e momentos cênicos intensos, o trabalho questiona as consequências das imposições sociais enraizadas e convida o espectador a fazer uma viagem para dentro de si e questionar seus porquês e certezas. Não traz respostas, nem julgamentos: cria questionamentos e mostra que não existem fórmulas definidas para amar, pura e simplesmente.
Direção geral: João Pirahy
Direção cênica: Youssef Khouri
Trilha sonora: Fernando Falci
Elenco: Fernando Ventturini , Elias Margueiro, Sandro Mattos , Rafael Corrêa, Gabriel Ramos, Fernando Falci, Aryel Murasaki, Jorge Bascuñan, Pedro Soares
“Eu Tênue”
“Eu Tênue” propõe uma reflexão sobre o universo feminino e suas nuances – as contradições, as dores e as maravilhas de ser mulher, com toques de ironia, força, sensualidade, inteligência e fragilidade. Usa como referência e inspiração dramatúrgica o filme “Maus Hábitos”, de Pedro Almodóvar, um pano de fundo perfeito para mover-se entre feminino e feminismo, “dançar” as dualidades – o belo e o feio, o pecado e os bons costumes, a fragilidade e a força – e comunicar, por meio do corpo, as linhas que tecem a vida de uma mulher.
Coreografia: Camila Andrade
Direção cênica: Jorge Bascuñan
Elenco: Carina Gomes, Rebeca Dantas, Vitória Savini, Carolina Martins, Giulia Ventriglia, Cellia Rodrigues e Thalia Zago
18h – Abertura de Processo Criativo
Rumos Cia Experimental
Apresenta um trecho de uma nova pesquisa coreográfica.
Duração: 25 min
18h30 – Performance – “B-Side Drag Race”
B-Side
A Arte Drag é a arte da transformação, da alegria e das cores. Transcende o homem sobre uma roupagem feminina; trata do que se tem vontade de ser, do que se quer transmitir. Com “Drag Race”, o B-Side traz à tona a discussão sobre o mundo noturno das Drag Queens; para além da dança e da dublagem as performers trazem o canto e superam o que é conhecido no meio, prestando uma homenagem não apenas às drags, mas ao público LGBT em geral.
Concepção e direção: Gregory Ramos e Augusto Alves Coreografias: Gregory Ramos e Pedro Ferrarezi. Dançarinos: Ezequiel Souza, Quezia Dias, Pedro Ferrarezi, Augusto Alves e Gregory Ramos. Produção: Grupo B-Side. Trilha sonora: Gregory Ramos. Figurinos: - Gregory Ramos, Pedro Ferrarezi e Luzia da Penha. Vídeos Backdrop: Gregory Ramos.
Duração: 11 minutos
De 19 a 23 – terça a sábado
10h – Oficina – “Dois polos, uma centelha - Poesia Haicai e o Corpo na Cidade”
Orientação: Luciana Bortoletto - ...Avoa! Núcleo Artístico
A oficina propõe a experiência coreográfica/ performativa em contexto urbano a partir de três eixos: o primeiro é constituído da investigação de movimentos, aliando fundamentos específicos da dança contemporânea e procedimentos práticos somáticos, que vão ao encontro do conceito de integração estrutural a partir da percepção do corpo, da gravidade, função tônica, com a ativação de diferentes sentidos. O segundo provoca um contato e experimentação de fundamentos da Poética Haicai enquanto linguagem escrita, sua estrutura formal e os estados de existência relacionados com essa Poesia da Natureza, partindo da observação e contemplação de fenômenos naturais específicos, apoiadas na fisicalidade. O terceiro eixo explora o encontro dos dois primeiros, vivenciando seus possíveis desdobramentos e ressonâncias, a partir de orientações específicas para que o acontecimento, ao qual o ...AVOA! Núcleo Artístico nomeia de coreopoéticas urbanas, se manifeste dentro de uma organização e dinâmica próprias.
Dia 22 – sexta-feira
18h – Ocupação – Coletivo Contratempo
Parceria Cia Charme Tango e ETEC (Escola Técnica Estadual de Artes)
São 10 processos coreográficos, que se utilizam dos espaços para referenciar a pesquisa corporal, não relacionados com o roteiro, mas sim, com a dramaturgia que estabelece a criação do que está sendo chamado de “ocupação”.
Coletivo: Contratempo
Professor Orientador: Luiz Anastácio
Intérpretes: Alyne Souza, Ana Paula Swartele, Ainara Barrios, Anahy Sales, Beatriz Monteiro, Caio Alves Cancian, Carolina Alves, Felipe Barbosa, Flávia Monteiro, Giullia Kelly, Helen Marques, Jacqueline Gomes, Lais Chinen, Leandro Torres, Mellanie Reis, Nicolle Hyppolito, Thaís dos Reis eWeberton Silva de Souza
Cenografia:: Coletivo Contratempo
Figurino: Coletivo Contratempo
Imagens: Julia Akemi, Mellanie Reis, Ana Paula Swartele, Anahy Salles.
Projeção Mapeada: Coletivo Contratempo
Produção: Coletivo Contratempo
Classificação: 16 anos
Duração: 1h30
Dia 23 – sábado
11h – Apresentação – “Dois polos, uma centelha - Poesia Haicai e o Corpo na Cidade”
Compartilhamento com o público do resultado da oficina “Dois polos, uma centelha - Poesia Haicai e o Corpo na Cidade”
Orientação: Luciana Bortoletto...Avoa! Núcleo Artístico
Outras Programações
OFICINAS
Dias 6, 13, 20 e 27 – quartas-feiras
10h30 – “Oficina RP2 - Mobilidade Funcional”
Orientação: Maercio Maia
O método utiliza-se de manobras corporais em busca do equilíbrio das estruturas de movimento, aliando os trabalhos de força e flexibilidade funcionais. A oficina é destinada ao público em geral interessado em descobrir novas formas de pensar o corpo e o movimento.
Duração: 90 minutos
Dias 27 e 28 – quarta e quinta-feira
14h – Arquitetura do Movimento – a Cruz, o Xis e o Esplendor
Vivência com Andréa Jabor (RJ)
O objetivo desta oficina é oferecer para o bailarino intérprete criador ferramentas, estrutura e liberdade para desenvolver uma pesquisa de linguagem coreográfica autêntica e expressiva, que resulta no conhecimento de suas potências para o desenvolvimento e aprimoramento de sua dança e linguagem coreográfica.
Público alvo: profissionais da dança, estudantes, intérpretes criadores, atores, dançarinos.
Duração: 3 horas (por dia)
Vagas: 15
ESPETÁCULO
Dias 29 e 30 – sexta e sábado – 19h
A Rainha e o Lugar (Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna / 2013)
Andréa Jabor (RJ)
“Com produção caprichadíssima , na qual a bailarina e coreógrafa se cercou de profissionais experientes como a diretora Ana Achcar. Sozinha em cena, a coreografa-bailarina faz ótimos duos com projeções de vídeo e objetos cênicos. Um dos pontos altos de “A rainha e o lugar” é, sem dúvida a boa interação da artista com as imagens criadas por Gustavo Gelimini, projetadas no chão e no tecido no fundo.”
Adriana Pavlova – crítica de dança de O GLOBO (“Uma obra repleta de acertos”)
Espetáculo solo da coreógrafa carioca Andrea Jabor, “A Rainha e o Lugar” propõe pensar o corpo e seus lugares e a sua importância como instrumento e símbolo de poder. O diálogo se estabelece através da relação da intérprete com seu corpo, os vídeos, ambientes sonoros, vestimentas e objetos da Rainha. Concebido por ela, em colaboração com Ana Achcar (direção cênica), Flávio Souza (figurinos e direção de arte) e Gustavo Gelmini (projeções e filmes), o trabalho concilia um tributo aos 450 anos do Rio de Janeiro, focalizando numa pesquisa acerca da soberania do corpo como expressão e mecanismo de poder junto a uma investigação sobre modos de construção da identidade por meio da relação com os lugares que ocupamos, almejamos ou negamos. “A Rainha e o Lugar” explora uma cena multidisciplinar e constrói um universo que mistura arte e ciência, delicadeza e força, possibilidade e limite.
Concepção e coordenação geral: Andrea Jabor
Criação: Andrea Jabor, Ana Achcar, Flávio Souza, Gustavo Gelmini
Coreografia e interpretação: Andrea Jabor
Direção cênica: Ana Achcar
Direção de arte e figurino: Flavio Souza
Direção de filmes: Gustavo Gelmini
Desenho de iluminação: Renato Machado
Seleção e criação da trilha sonora: Andrea Jabor e Rodrigo Marçal
Música Original: Rodrigo Marçal
Assistente de coreografia: Letícia Ramos
Colaboração artística e contrarregra: Edi Heinz
Bailarinos do filme: Bruno Damião, Danielle Rodri- gues, Fernanda Gomes da Rocha, Flávio Arco-Verde, Gabriela Portocarrero, Ingrid Santos, Isa Oliveira, Janine Messina, Luciana Barros, Michell de Andrade, Nathália Ramos, Pablo Sant’Anna, Robson Rozza, Rafael Galdino, Raíne Machado, Samuel Paes de Luna, Thainá Farias, Wellington Silva.
Programação visual: Daniel Whitaker
Operador de luz: Felipe Medeiros
Operador de multimídia: Vinicius Geria
Fotografia: Rodrigo Castro





Programação Junho de 2016 – CRDSP

Vivências e Compartilhamentos

Dia 1º, das 14h às 17h
Ocasião 1: Por entre lugares gerais e lugares específicos
Ilana Elkis e Joana Ferraz

As artistas Ilana Elkis e Joana Ferraz coautoras da obra de dança site specific Plongée, convidam a artista Clarissa Sacchelli para um encontro aberto de um lugar após o outro. Uma conversa itinerante em torno da idéia de site specific presente em diversos contextos de criação artística. Uma caminhada pela cidade e por entre (re)significações do termo site specific e sua relação com
a dançae seu mercado.Uma experiência por entre lugares moles que dialogue com os sentidos. Esta ocasião integra o projeto Plongée:( Dança nas Bibliotecas do Brasil contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna/2014 e apoiado pelo Centro de Referência de Dança de São Paulo.
Artista Convidada: Clarissa Sacchelli

Dia 1º, às 19h
Desdobramentos
Daniela Moraes e Rúbia Braga
As artistas que apresentaram trabalhos no mês passado, participam do programa “Desdobramentos”, encontros abertos para falar dos processos de criação dos trabalhos, procedimentos de pesquisa de corpo, dramaturgia e das motivações e inquietações que impulsionaram e nortearam essas criações. “Desdobramentos” propõe criar espaço para o trânsito livre de ideias, processos e experiências entre os artistas para reflexão sobre os meios e modos de fazer e pensar dança no espaço do CRD e para além dele.
  
Dias 2, 3 e 4 às 19H00
Estréia
Porque Somos Mutantes
Cia Fragmento de Dança

Inspirados na obra do escultor e fotógrafo Jason deCaires Taylor, em Porque Somos Mutantes a busca é por um corpo atravessado pela angústia e aceitação de sua impermanência. Taylor cria esculturas e as submerge no mar, formando uma espécie de museu submarino que a natureza se encarrega em modificar, dia após dia. A Cia Fragmento, refletindo sobre ações que independem da nossa vontade, propõe, neste trabalho, discutir processos inevitáveis de transformação em que perdemos o registro do que somos, seja em situações degenerativas, como no Mal de Alzheimer, seja na tentativa, consciente ou não, de que é necessário adequar-se para estar no convívio social. Porque somos mutantes convoca os bailarinos a lidar com a tarefa do indivíduo em grupo, organização, caos, necessidade de pertencimento. Transitando entre memórias e sentimentos, numa linha de tempo não linear, existe uma tentativa fracassada e persistente de encontrar os “eus” que nos travestem. Projeto Contemplado pelo Programa de Ações Culturais PROAC.

Coreografia e direção: Vanessa Macedo
Assistente de coreografia: Maitê Molnar
Elenco: Chico Rosa, Daniela Moraes, Diego Hazan, Flávia Tiemi, Iolanda Sinatra, Maitê Molnar e Rafael Edgar.
Estagiária: Tamiris Maróstica
Artista convidado, criação e interpretação de trilha sonora: Murilo Emerenciano
Figurino: Daíse Neves
Luz: Sandro Borelli
Colaboração artística: Angela Nolf
Professores: José Ricardo Tomaselli (clássico) e Vanessa Macedo (contemporâneo)
Arte Gráfica: Gustavo Domingues
Fotos: Leo Lin
Produção executiva: Iolanda Sinatra
Assessoria de Imprensa: Pombo Correio Assessoria de Comunicação
Classificação etária: 12 anos
Duração: 45 minutos
  
Dias 5 e 19, das 10h às 14h
A Rua Como Referência – Encontro de Hip Hop
Diferente dos inúmeros eventos que promovem as importantes batalhas de estilos, “A Rua Como Referência” é um espaço que favorece debates sobre a articulação da Dança Urbana na cidade, ensino, aprendizagem das distintas linguagens, referências que fundamentam a prática, a pluralidade da dança, a conscientização sobre o corpo e cyfers de confraternização.
Os rolês do CRDSP são organizados por Bispo Street Breakers, Ivo Alcântara Chemical Funk e Duda Moreno Cia. Street Son.

Dias 7, 8, 10 e 11 de junho das 10h às 13h
Intensivo de aulas abertas com Khosro Adibi
Núcleo Mirada (Colaboradores do Fomento)
Proposta das aulas: Floor work, improvisação e composição.
Inscrições pelo email nucleomirada@gmail.com
Compartilhamento do resultado do workshop dia 11 às 13h.


Dia 9, quinta-feira, às 19h
O que você quer conversar com os artistas?
Khosro Adibi
Todos os meses, um convidado especial, que traz a dança e o corpo como objeto-ignição de trabalho (professores, pesquisadores, jornalistas, pensadores, filósofos...), trará uma questão de interesse para debater com os artistas.

Khosro Adibi é um artista iraniano multidisciplinar. Khorso Adibi, que atualmente trabalha como professor, diretor e artista visual em diversos projetos em todo o mundo. Graduado pela HKU (Hogeschool Voor de Kunsten Utrecht) o artista se ocupa em integrar processos de criação onde a consciência do espaço esteja mais aflorada sem perder a confiança na conexão de exploração física interna do bailarino.

Dia 10 às 19 horas 
Conversa sobre a dança contemporânea em Portugal e a experiência de Peter Michael Dietz com mediação de Marcus Moreno

Dia 11 de junho às 19 horas
Performance
"Leão em São Paulo”
 Um leão a visitar São Paulo caiu em um buraco e surgiu um momento em tempo em que as vibrações da cidade provocaram um grave acidente. Esse acidente  é o dançar.
Uma performance de dança inédita criada especialmente para a programação do Centro de Referência da Dança composta  em free style.

Ficha técnica
Performance: Peter Michael Dietz
Agenciamento e Produção: Companhia Flutuante
Patrocínio: Oficina Cultural Oswald de Andrade
Apoio cultural: Estudio da Mateus/ Ana Amélia Genioli
Agradecimentos: Leticia Sekito, Paula Petreca e a todos que tornaram possível a realização deste projeto
Duração aproximada 59 minutos

Dia 12, das 15h às 18h
Jam de Contato Improvisação 
Facilitador Ricardo Neves
JAM* de Contato Improvisação é um ambiente para a investigação de diferentes possibilidades de dança e de experimentação do movimento corporal. Não é uma aula, não é uma oficina, nem um espetáculo; acontece a partir das ações singulares de cada participante e das múltiplas interações que se fazem possíveis.

Ciclo de Aulas, terças das 18 às 21 horas
8 aulas (14, 21, 28/06, 5, 19, 26/07, 2 e 9/08)
Carga horária: 24 horas

A escrita do Projeto Cultural com Inti Queiroz
Objetivos: O curso tem como objetivo principal o estudo da escrita de projetos culturais que utilizam leis de incentivo à cultura. A partir da análise de leis de incentivo à cultura, editais e de diversos projetos culturais de diversas áreas artísticas faremos uma reflexão buscando a produção de novos projetos. Abordar o projeto cultural, principalmente no que tange à produção textual dos projetos e estratégias de formatação de um projeto cultural ideal. Faremos a análise discursiva e linguística de diversos projetos culturais e de suas respectivas leis de incentivo, observando como estes enunciados operam na esfera político-cultural no Brasil e como normatizam os projetos culturais em questão. Aplicaremos uma metodologia de produção e formatação de projetos, ampliando o conhecimento dos alunos em relação aos textos (discurso, recursos coesivos e estratégias de linguagem) e ferramentas de formatação de projetos (inclusive de inscrição online). Analisaremos as leis e editais culturais nos âmbitos: federal, estadual e municipal. A construção de textos anexos, orçamentos, planejamento de divulgação, cronograma e plano de distribuição de produtos também serão abordados no curso

Inti Queiroz é linguista, filóloga, produtora cultural. Doutoranda e mestre pela FFLCH - USP com pesquisa sobre a produção cultural brasileira.

Inscrições a partir do dia 1º na secretaria do CRDSP das 10h às 20h de terça à sexta-feira.
Serão 30 vagas, por ordem de chegada.

Dias 16, 17 e 18
 “Jardim Noturno”
Companhia de Dança Siameses
(Colaboradores Fomento)

“Jardim Noturno” trata, metaforicamente, do florescimento dos vegetais, de sua história secreta, misteriosa e sutil. No espetáculo, as personagens germinam na obscuridade, confiando na noite e na sua capacidade de guardar segredos. São personagens que extraem de seus iguais a verve que perpassa seus sistemas em forma de resiliência, para que progridam na precariedade do cotidiano e atravessem, ao mesmo tempo, as noites escuras da alma. Com este trabalho a companhia resgata a imaginação e a habilidade de seus integrantes de se recriarem, assim como sonham seus corpos, valendo-se, enfim, do presente de suas presenças e da presença do presente, que é a própria existência.

Ficha Técnica
Direção e Coreografia: Mauricio de Oliveira
Intérpretes: Ivan Bernadelli, Liliane de Grammont, Vinicius Francês
Trilha Sonora: Manoel Lima
Figurino: Adriana Hitomi
Identidade Visual: Mauricio de Oliveira
Fotos: Gal Oppido
Direção de Produção: Alessandra Herszkowicz | Tanza Produções
Assistente de Produção: Gabriela Boschetti | Tanza Produções

Dia 22 às 19H00
IV ENCONTRO DE ARTES DO CORPO PUC-SP

Dando continuidade aos últimos três encontros promovidos pelos alunos do curso de Comunicação das Artes do Corpo desde 2015, o quarto Encontro se dispõe a seguir discutindo algumas questões relacionadas à arte e ao mercado. Desta forma, artistas convidados de dentro e fora da Universidade, estudantes e outros interessados, promovem um diálogo em roda sobre os assuntos que nos permeiam atualmente.
Dentre os principais assuntos que serão abordados no debate, estão: O que legitima um segmento na arte a ter ou não um mercado, e quais são as suas características? Que observações podem ser feitas, dada a situação política atual e a sua relação com o Ministério da Cultura? Quais as demandas da classe artística para uma possível reformulação do MinC?  O que, enquanto artistas e cidadãos, pode ser feito para dar espaço a questões urgentes a respeito de leis de incentivo e manutenção de trabalhos artísticos?  

Dia 23 das 14h às 18h
Oficina Tecnologia e Gesto Sonoro
“O agenciamento do corpo por meio da Luteria Experimental”
Coordenador: Thiago Salas
Objetivo: Esta oficina tem por objetivo apresentar a luteria experimental como um dos novos caminhos para a composição em arte sonora e interatividade corporal. Serão desenvolvidas habilidades técnicas e conceituais referentes ao uso sonoro de componentes eletrônicos, possibilitando a construção artesanal de sintetizadores com materiais de baixo custo. O objetivo especifico deste trabalho é proporcionar um ambiente de apropriação tecnológica, gerando capacidades de criar e compreender os novos meios utilizados em algumas das práticas que relacionam corpo e som.
Publico alvo: maiores de 14 anos, estudantes de música, estudantes de dança, compositores, artistas em geral, interessados em arte e tecnologia.
Não é necessário fazer inscrição.

Dias 24 e 25
Estréia
APITEa2
Talita Florêncio e Thiago Salas

APITEa2 convoca em sua essência questões acerca da inevitabilidade das interferências que envolvem corpo, técnica e tecnologia. Os artistas Talita Florêncio e Thiago Salas criam na imanência de fazer surgir o invisível acerca da relação entre corpo e objeto. A performance toma mão da diluição da identidade para uma relação que se conjuga e refaz continuamente entre os contornos territoriais do gesto sobre as coisas. Considera-se, assim, o intervalo entre os elementos como espaço relacional e guia da ação, dando corpo ao convívio conjugado entre formas, dimensões e massas. Na ressonância que materializa o espectro involuntário e descontrolado da ação, faz-se possível emergir as manifestações imprevisíveis do encontro com o objeto.
Este projeto foi contemplado pelo Programa de Ações Culturais PROAC nº40/2015 (Artes Integradas).

FICHA TÉCNICA:
Artistas:
Talita Florêncio
Thiago Salas
Colaboração:
Eduardo Nespoli  
Eduardo Fuckushima
Rogério Costa
Martin Brinkmann
Produção Executiva:
Thais Rossi
Duração : 50 min
Classificação: Livre

Dia 25 às 16H00
Atelier Coreográfico
Cia Danças Cláudia de Souza
(Colaboradores do Fomento)
Compartilhamento aberto ao público dos processos desenvolvidos no Ateliê.
Ateliê Coreográfico é uma ação que integra o Projeto "Danças 20 anos", da Cia Danças Claudia de Souza. Projeto contemplado pela 18 edição da lei de Fomento à Dança da cidade de São Paulo.




Programação maio de 2016


Dias 1º e 15, das 10h às 13h
A Rua Como Referência – Encontro de Hip Hop
Diferente dos inúmeros eventos que promovem as tradicionais batalhas de estilos, “A Rua Como Referência” é um espaço que favorece debates sobre a articulação da Dança Urbana na cidade, ensino, aprendizagem das distintas linguagens, referências que fundamentam a prática, a pluralidade da dança, a conscientização sobre o corpo e cyfers de confraternização.
Os rolês do CRDSP são organizados por Bispo Street Breakers, Ivo Alcântara Chemical Funk e Duda Moreno Cia. Street Son.

Dias 10, 12, 13, 17 e 18, das 18 às 21h
Vivência “Fierce Vulnerability”
Wendy Jehlen (EUA)
Inscrições a partir do dia 3
25 Vagas

Dia 4, às 19h
Desdobramentos
Nina Giovelli, Vinícius Francês, Elenita Queiroz e Edson Calheiros
Os artistas que apresentaram trabalhos no mês passado inauguram, agora em maio, o programa “Desdobramentos”, encontros abertos para falar dos processos de criação dos trabalhos, procedimentos de pesquisa de corpo, dramaturgia e das motivações e inquietações que impulsionaram e nortearam essas criações. “Desdobramentos” propõe criar espaço para o trânsito livre de ideias, processos e experiências entre os artistas para reflexão sobre os meios e modos de fazer e pensar dança no espaço do CRD e para além dele.

Dias 6 e 7, às 19h
2 Solos
“...dos ossos”
Rubia Braga
O processo de pesquisa para o solo, iniciado há quatro anos junto ao Núcleo Artístico Vera Sala, já teve vários desdobramentos. “Ossos” é onde a pesquisa corporal destes últimos anos aportou e, de certa maneira, encerra um ciclo de experimentações. Fruto de escavações, das profundezas da carne, “Ossos” são vestígios, testemunhos do corpo e suas memórias.
Criação e dança: Rubia Braga | Som: Pedro Galiza
Duração: 35 minutos
Classificação indicativa: 10 anos

“Mudar: improviso transitivo"
Daniela Moraes
Numa situação de mudança, transitamos por lugares inabitados. A análise de uma frase sempre deve levar em consideração seu contexto. Um mesmo verbo pode assumir diferentes comportamentos, dependendo da situação. O verbo requer a ação de um sujeito determinado que lide com situações indeterminadas... ou o contrário. O sujeito constrói suas próprias frases, refaz seu caminho, transita e cria atalhos resultantes das provocações de cada nova situação. Improvisa.  
Interpretação e criação: Daniela Moraes | Colaboração artística: Angela Nolf e Patrícia Noronha | Apoio cênico: Aline Brasil e Carolina Canteli | Desenho de Luz: Maria Basulto | Trilha sonora / composições: Lívia Carolina | Concepção sonora: Daniela Moraes e Lívia Carolina
Duração: 30 min  
Classificação indicativa: 10 anos

Dia 8, das 15h às 18h
Jam de Contato Improvisação 
Facilitador Ricardo Neves
JAM de Contato Improvisação é um ambiente para a investigação de diferentes possibilidades de dança e de experimentação do movimento corporal. Não é uma aula, não é uma oficina, nem um espetáculo; acontece a partir das ações singulares de cada participante e das múltiplas interações que se fazem possíveis.

Dias 10, 12, 13, 17 e 18, das 18 às 21h
Vivência
“Fierce Vulnerability”
Wendy Jehlen (EUA)
25 Vagas – Inscrições a partir do dia 3
Necessário trazer uma carta de interesse.[

Dias 12, 13 e 14, às 19h
“O que se Rouba”
Zumb.boys
No trabalho anterior, “Ladrão”, o Zumb.boys desenvolveu sua pesquisa sobre a ótica do infrator. Neste “O que se rouba”, ainda em processo, a investigação corporal aprofunda-se na discussão do que pode ser roubado não apenas do ponto de vista material. Trata do roubo do possível, quando a sociedade diz a um indivíduo onde ele precisa chegar, mas não apresenta condições e recursos para que ele possa ir. É o roubo da oportunidade, da infância, da vida, dos sonhos, do direito à igualdade, do desenvolvimento do indivíduo
Direção: Márcio Greyk | Intérpretes Criadores: Danilo Nonato, David Xavinho, Márcio Greyk, Guilherme Nobre, Vinicios Silva Costa | Colaborador no processo coreográfico: Eddy Guedes | Colaboração artística: Ana Teixeira | Trilha sonora: Ana Fridman | Figurino: João Pimenta | Sonoplasta: Alex Araújo |Desenho de Luz: Alexandre Zullu | Iluminador: Renato Lopes | Cenografia: Benedito Nunes, Clibio Fernando, Márcio Greyk e Kelson Barros | Produção: Cazumbá Produções Artísticas | Produção Geral: Kelson Barros
Duração: 45 min
Classificação Indicativa: livre

Intervenção Urbana
Dia 13, às 16h
Dança por Correio – Grupo Zumb.boys
Tem o desejo de comunicar-se com os transeuntes, viajantes de sua própria cidade e turistas, utilizando seus corpos para traduzir as sensações de um “ser urbano”. A intenção é interferir nos fluxos cotidianos, na paisagem, fazendo com que as pessoas escolham uma carta e, a partir dessa escolha, seja determinado o que será dançado, onde o intérprete-criador traduzirá os sentimentos e sensações expressos na carta, com o intuito de transformar e interferir no trajeto das pessoas, diluindo a arte no cotidiano.

Direção: Márcio Greyk. Intérpretes Criadores: Danilo Nonato, David Castro, Eddie Guedes, Guilherme Ferreira e Márcio Greyk | Sonoplasta: Alex Araújo | Produção: Cazumbá Produções Artísticas - Kelson Barros.
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: livre

Dia 15, das 10h às 13h
A Rua Como Referência – Encontro de Hip Hop
Diferente dos inúmeros eventos que promovem as tradicionais batalhas de estilos, “A Rua Como Referência” é um espaço que favorece debates sobre a articulação da Dança Urbana na cidade, ensino, aprendizagem das distintas linguagens, referências que fundamentam a prática, a pluralidade da dança, a conscientização sobre o corpo e cyfers de confraternização.
Os rolês do CRDSP são organizados por Bispo Street Breakers, Ivo Alcântara Chemical Funk e Duda Moreno Cia. Street Son.

Dia 18, quarta-feira, às 19h
O que você quer conversar com os artistas?
Ana Francisca Ponzio
Todos os meses, um convidado especial, que faz da dança e do corpo objeto-ignição de trabalho (professores, pesquisadores, jornalistas, pensadores, filósofos...), trará uma questão de interesse para debater com os artistas.
Ana Francisca Ponzio é jornalista, crítica, curadora e produtora na área de dança. Escreveu para a “Folha de S.Paulo”, “O Estado de S. Paulo” e a revista “Bravo!”. Realizou a direção artística e a produção de cinco edições do Dança em Pauta, do CCBB, e três edições do Panorama Sesi de Dança. Em 2009, lançou o website Conectedance, premiado pela APCA como melhor iniciativa do ano na área.

Espetáculos


Dias 19 e 20, às 19h
"Entangling”
Wendy Jehlen (EUA) e Lacina Coulibaly (Burkina Faso)
“Entangling” tem como ponto de partida o Entrelaçamento Quântico, fenômeno onde dois átomos fisicamente separados no espaço e no tempo tornam-se um só. Inspirada no trabalho da física norte-americana Lisa Randall, a estrutura do espetáculo é manifestada por movimentos intermitentemente fugazes e profundos, antes de retroceder à invisibilidade próxima. Como metáfora à sensação do sentir-se entrelaçado com pessoas de todo o mundo, o trabalho expressa a realidade subjacente de que todos estamos inextricavelmente conectados uns aos outros.

Concepção e coreografia: Wendy Jehlen | Dança: Wendy Jehlen  e Lacina Coulibaly | Luz: André Prado
Duração: 50 min
Classificação Indicativa: 10 anos

Dias 27 e 28, às 19h
"HTML: o corpo hypertexto"
Luis Ferron, Daniela Dini e Teo Ponciano
A performance utiliza um conceito da computação – HTML: HyperText Markup Language -, termo que se refere ao conjunto de informações que deslocam o "leitor", por meio de links,  em percursos, reelaborações e desdobramentos de um determinado assunto – como metáfora e dispositivo de criação. Pautado por tradições culturais e populares, o trio de artistas parte do corpo e de sonoridades em direção a possíveis variáveis pertinentes a estes corpos, na contemporaneidade e em constante deslocamento. A pesquisa teve inicio no Programa Rumos Dança Itaú Cultural-2012/13.
Criação e dança: Luis Ferron, Daniela Dini | Ambiências e trilhas sonoras: Teo Ponciano 
Duração: 50 min
Classificação Indicativa: livre






Programação Abril de 2016


Dias 1 e 2, 19:00

Espetáculo Tango à Dois

Dia 3 das 14H00 às 17H00
Jam de Contato e Improvisação – Facilitador Ricardo Neves


Dia 6 às 19H00
Inti Queiroz – Reflexões sobre o financiamento à cultura no Brasil

O encontro busca informar e trazer reflexões sobre as políticas de financiamento à cultura nos últimos anos no país: Leis de incentivo à cultura, Sistema Nacional de Cultura, Procultura, etc.
Inti Queiroz é linguista, filóloga, produtora cultural. Doutoranda e mestre pela FFLCH - USP com pesquisa sobre a produção cultural brasileira.



Dias 7, 8 e 9 às 19H00
Colaboradores do Fomento
Bananas 15 Núcleo Artérias

Em BANANAS 15 o Núcleo Artérias investigou construtos de gênero através da exploração de imaginários e desejos considerados exclusivamente masculinos. O trabalho expõe a reiteração do gesto que formata e modula corpos, criando modos de ocupar e dominar territórios. Questiona fronteiras entre gêneros, entre espectador e performer, em uma série de experiências acionadas pelo sistema digestório do corpo e seus padrões básicos de sobrevivência. BANANAS 15 explora um corpo visceral, primitivo, faminto. Insaciável no seu desejo de consumir e descartar imagens, lugares, tempos e pessoas. Um corpo que prevalece, uma invenção do masculino que ainda molda presenças dominantes.

Ficha Técnica
Concepção/direção: Adriana Grechi
Performance/criação:Bruna Spoladore, Lívia Seixas e Nina Giovelli 
Colaboração/estágio: Luiza Meira Alves
Trilha sonora: Dudu Tsuda
luminação: André Boll
Produção: Fractal Produção Cultural – Amaury Cacciacarro Filho
Assistência de produção: Erika Fortunato
Produção executiva: Guilherme Elias

Dias 12, 13 e 14 às 18H00
Título: Olhe atentamente até poder tocar

Descrição: Uma pequena performance, experimentos físicos (venha com uma roupa confortável), espaço para conversar. Compartilhar uma pesquisa em andamento é uma maneira de deixa-la viva e abrir fissuras nos seus possíveis resultados, além de criar visibilidade a atual produção acadêmica em danca. Eu te convido a acompanhar meus movimentos com seus olhos, tente capturar o traço do braço no ar enquanto ele acontece, ouça a minha voz… ali… agora… se foi. Uma pesquisa fisica sobre interação, processos cognitivos e expectativas. Venha e sinta-se a vontade. A pesquisa foi apresentada em outubro/2015 no encontro “Practice as Research” promovido pela Associação de pesquisa em dança em Hamburgo/DE. A próxima apresentação será no Congresso de Dança da Alemanha em Hannover (Tanzkongress) e como finalização do projeto de Mestrado no Kampnagel/Hamburg em Junho de 2016.

 Andrea Krohn é formada em dança pela UNICAMP. Trabalhou em São Paulo como criadora e intérprete na Cia Artesãos do Corpo. Atualmente mora em Hamburgo/Alemanha e trabalha em parceria com Karina Bosche (P.A.R.A.R.) e com os artistas Marsal Rodrigues e Priscila Patta (#Tapioca Touch). Em 2016 encerra o Mestrado em Performance Studies na Universidadde de Hamburgo.


13 e 14 às 19H00

Desviante ou Glory Box – Estudos para uma dança inadequada
Nina Giovelli

Desviante é uma dança-resposta às inquietudes provocadas num corpo feminino por uma cultura de adequação. Um devir-dança gerado a partir de investigações em primeira e em terceira pessoa, um desvio. Vem para experimentar imaginários, gestos e perspectivas; vem para problematizar construções de identidade e vivenciar desejos. O corpo não se fixa, ele transita, desvia; o gesto inventa o corpo e assim tem-se a possibilidade de ser coisa, de ser outrxs, de apenas ser.

Concepção-Criação-Dança: Nina Giovelli
Trilha sonora: Otavio Carvalho
Iluminação: Cauê Gouveia
Arte gráfica, foto e vídeo: Pedro Ivo Carvalho
Produção: Thaís Rossi
Provocações no corpo: Mônica Lopes Galvão.


Dias 15, 16 e 17

Vivências e Compartilhamentos
Colaboradores do Fomento
Atelier Coreográfico
Cia Danças Claudia de Souza

Ateliê Coreográfico é uma ação que integra o Projeto "Danças 20 anos", da Cia Danças Claudia de Souza. Projeto contemplado pela 18 edição da lei de Fomento à Dança da cidade de São Paulo.
O ateliê proposto oferecerá vivências do processo de composição coreográfica, a partir da linguagem desenvolvida pela companhia, tendo como público estudantes ou profissionais de Dança. Esse trabalho tem sido uma prática da companhia nos últimos oito anos, gerando um espaço para que muitos artistas que passaram por esta experiência pudessem estudar e desenvolver trabalhos próprios a partir dos encontros. 
Dia 15 das 18h às 21h
Dia 16 das 14h às 18h
Dia 17 das 10h às 14h

Compartilhamento aberto ao público dos processos desenvolvidos no Ateliê às 16h - Sala Cênica Ivonice Satie

Vagas - 10 participantes
Inscrições carta de interesse e currículo.


Dias 15 e 16 às 19H00
Espetáculo:
Lembranças Recortadas Pa Pa Pa
Cia Com-tato

Sinopse:"Lembranças de uma travesti que tentou ser... e não conseguiu."

Ficha Técnica:
Direção e atuação: Vinicius Francês 
Artista plástico/provocador: Edson Fernandez 
Operação de som: Luiza Meira 
Operação de luz: Ari Buccioni
Figurinos:  Cia Com-tato e Alex D’arc Produções 
Fotografia: Claudia Olher, Fábio Furtado 
Filmagem: Felipe Teixeira
Duração:  35 minutos

Classificação Indicada:  16 anos (contém nudez) 

Cenário e Acessórios: 
            Caveira: Fábio Marques 
            Ursinho:  Gabriel Gondim dos Santos 
            Cadeira e acessórios modelagem: Edson Fernandez 
            Poltrona: Marcos Ferraz
 * Espetáculo contemplado pelo Prêmio Estímulo Nelson Seixas de São José do Rio Preto- Teaser


Dia 21 às 19H00

Dogmado​​​​
Cia Com-tato

Sinopse: "Dogmado está no encontro de um canto de si. É o só. Um não-sabemos-onde, mas calhou o som. Quando os silêncios tem parecido preces."

Ficha Técnica
Direção e atuação: Vinicius Francês
Operação de luz: Ari Buccioni
Edição sonoplastia: Vinicius Francês
Cenografia: A CASA Arte e Cultura
Fotografia: Jorge Etecheber
Filmagem, provocação e video-arte: Juliana Merengue
Figurino: Santa Morales Herval da Silva
Duração: 21 minutos
Classificação Indicativa: livre

Dias 22 e 23 às 19H00

Hell ou O incrível duelo entre Elle Driver e Ed Boy  ou  Por um Pouco de Brilho e Euforia ou  O seu Dinheiro de Volta
de Elenita Queiroz e Edson Calheiros

Sinopse: Um ringue - um tabuleiro - um jogo - um espetáculo - brilho, som e fúria - uma luta - vencer à qualquer custo e às custas de qualquer um - Hell... surge do entrecruzamento de dois universos coexistentes: o contexto social, cultural, e econômico do final do século XX e as inferências que emergem da memória afetiva dos artistas co-criadores deste trabalho em relação à este período. A investigação desta convergência dialógica vai ao encontro de problemáticas e desassossegos cotidianos, e encontra reverberações nos tratos contemporâneos, principalmente no que se refere às questões de poder e gênero. A estrutura da obra tem como base a instauração de uma zona coreográfica ativada pelos dançarinos (os jogadores), que atravessados por referências de épocas distintas (anos 80 e 2000...) instauram suas ações enquanto extensão comportamental de desdobramentos que ecoam na contemporaneidade.
Concepção, criação e performance: Elenita Queiroz e Edson Calheiros
Hell's Dance Corporation
Diretora e dramaturga convidada: Cíntia Alves
Iluminação: Fernando Melo
Duração: 50 minutos
Não recomendado para menores de 14 anos

Dia 24 das 10H00 às 15H00
A Rua Como Referência – Encontro de Hip Hop

Apresentamos a todos o projeto "A Rua Como Referência" Diferente dos inúmeros eventos que promovem as importantes batalhas de estilos, pensamos um espaço que favoreça debates sobre a articulação da Dança Urbana na cidade, ensino aprendizagem das distintas linguagens, referências que fundamentam nossa prática, pluralidade da dança, conscientização sobre o corpo e cyfers de confraternização. Nosso role acontecerá em abril, maio e junho no CRD - Centro de Referência da Dança e será organizado por Bispo Street Breakers, Ivo Alcantara Chemical Funk, Duda Moreno Cia. Street Son, equipe do CRD - Cláudia de Souza, Elaine Calux, Junior Júnior e Cooperativa Paulista de Dança.


Dia 27 às 19H00
Mariana Monteiro – O que você quer conversar com os artistas?

Dias 29 e 30 às 19H00

O Grito
Cia. Vidança-SP

Inspirado na obra O Grito, de Edvard Muanch, o espetáculo apresenta uma leitura coreográfica em busca de uma ruptura de pré-concepções das habilidades motoras do corpo em cena. Abranches, aqui, uma figura andrógina, de frente ao seu observador, narra a mais pura expressão de angústia e desespero. Considerada uma das mais importantes obras do movimento expressionista, o que interessa para o artista é expressar seus sentimentos e não um retrato da realidade.

Direção e Intérprete criador: Marcos Abranches
Intérprete: Alê Bono Vox
Pesquisa e Criação: Marcos Abranches e Alfredo Nora
Arranjo e produção musical: Jorge Pena
Concepção de cenário e iluminação: Marcos Abranches
Artista plástico convidado: Osvaldo Gabrieli
Suspensão corporal: Luciano Iritsu
Produção: Cia Vidança
Foto: Gal Oppido
Colaboração: Lucia Helena Hikake
Apoio: ABASAI e  APAA













Programação CRDSP março de 2016


Março é um mês de muitas celebrações para o Centro de Referência da Dança. O mês, eleito para comemorar a Mulher, conta com uma programação especial, que inclui oficinas, performances, intervenções urbanas e rodas de conversa, sempre em diálogo com o universo feminino.

Além disso, o CRDSP sedia espetáculo e evento de encerramento dos 10 anos da Cooperativa Paulista de Dança, festejados com intensa programação em diversos espaços espalhados peça cidade, e ainda oferece ao público as quatro oficinas mais disputadas que aconteceram no ano passado.

Março, mês de muitas celebrações.


Especial Mês da Mulher
Dias 9, 10, 11 e 12

Entre Saltos
Coletivo PI (Oficina + Performance)

dias 9, 10 e 11, das 18h às 21h
Oficina de Performance Urbana
O Coletivo PI realiza a oficina preparatória, para as pessoas interessadas em participar da performance “Entre Saltos”. Durante a atividade, serão expostos os conceitos sobre a intervenção urbana e jogos performativos em coro, que visam a preparação para a caminhada pela cidade. Para participar da performance não é necessário ser artista. Os únicos requisitos são participar dos três dias de oficina preparatória e trazer um par de sapatos de salto alto preto que possa ser doado para compor a instalação. As atividades são gratuitas e o figurino é de responsabilidade do Coletivo PI.
Público alvo: interessados em compor a performance “Entre Saltos”
Inscrições: pela internet através do formulário eletrônico disponível no blog do Coletivo PI ou pessoalmente no Centro de Referência da Dança, de segunda a sábado, das 10h às 20h.
dia 12, das 13h às 18h30
Entre Saltos

“Entre Saltos” aborda o gênero feminino no mundo contemporâneo. A performance trata da construção da feminilidade, bem como da imagem do feminino em relação à esfera pública. A ação, que começa em uma caminhada com muitas pessoas calçando um sapato de salto alto no pé e trazendo o outro na mão, como metáfora para o equilíbrio e o desequilíbrio enfrentados pelo universo feminino, concebe a rua como extensão do corpo e da vida. Ao término, as performers constroem poeticamente uma instalação em site specific, no Centro de Referência da Dança, com os sapatos utilizados na caminhada.

Criação e realização: Coletivo PI
Direção: Priscilla Toscano
Assistente de direção: Natália Vianna
Performers: Priscilla Toscano, Pâmella Cruz, Natália Vianna, Chai Rodrigues + participantes da oficina.
Direção de produção: Priscilla Toscano
Assistente de produção: Mari Sanhudo
Apoio técnico: Chai Rodrigues e Jean Carlo Cunha
Comunicação: Pâmella Cruz e Chai Rodrigues


“Um poema para Carmen”
Núcleo de Dança e Performance Marcos Sobrinho

dias 24, 25 e 26, às 19h

Investigação cênica inspirada no universo de Carmen Miranda (1909-1955), “Um poema para Carmen” estimula uma reflexão sobre os estereótipos que envolvem o imaginário popular a respeito desta artista, ícone da cultura brasileira, que conquistou sucesso internacional e estabeleceu, nas representações contidas em sua imagem, músicas e performance, relações com a identidade nacional.
Marcos Sobrinho parte de um objeto – o figurino que se transforma em cenário – para explorar a relação entre visual e movimento. Não por acaso, as células coreográficas nascem a partir da dificuldade que o próprio figurino impõe.
A trilha sonora traz músicas originais reproduzidas na voz da cantora e outras interpretadas ao vivo por Marcos Sobrinho na companhia dos músicos Luiz Cláudio Sousa, Edson Silva e Franck Oberson, em uma releitura jazzística.

Concepção, Dramaturgia e Performance – Marcos Sobrinho
Músicos - Luiz Cláudio Sousa, Edson Silva e Franck Oberson 
Intervenções Dramatúrgicas - Talita Alcalá Vinagre
Figurino – Tereza Monteiro
Criação e Operação de Luz - Rafael Petri
Design de Som e Vídeo -Téo Ponciani
Produção Executiva - Rafael Petri
Direção Geral - Marcos Sobrinho
Duração:  50 min

dia 29, às 18h
Mulheres em {contra} fluxo
Mãe da Rua
Local: Vale do Anhangabaú
"Lugar de mulher é..." Em busca de ajuda para completar essa frase, mulheres, trabalhadoras da cultura, ocupam a rua na intervenção urbana “Mulheres em {contra} fluxo”. Com o desejo de fazer poesia da condição de "tornar-se mulher", as fazedoras de teatro abordam temáticas de  gênero, saúde, espaço público e privado convidando o público a entrar na roda.  

Intérpretes: Carina Castro, Cau Peracio, Luiza Snege, Maria Gabriela D'Ambrozio, Marina Moll
Duração: 25 min.

Rodas de Conversa
Dia 9, às 19h
Raquel Moreno
Jornalista, escritora e integrante da organização “Observatório da Mulher”, Raquel Moreno é autora do livro “A imagem da mulher na mídia: controle social comparado”, que  analisa o tratamento que as mulheres recebem dos meios de comunicação e compara 12 países onde a imagem da mulher é objeto de legislação específica.

Dia 29, às 19h
Carô Murgel
Historiadora com pós-Doutorado em História Cultural no IFCH/Unicamp, onde desenvolve a pesquisa "Cartografias da Canção Feminina: Compositoras brasileiras no século XX", Carô Murgel atua principalmente nas áreas de História da Música Popular Brasileira e História Cultural, com ênfase em gênero e subjetividade.

Comemoração 10 Anos da Cooperativa Paulista de Dança
Dia 19, às 19h
“Jardim Noturno”
Companhia de Dança Siameses
“Jardim Noturno” trata, metaforicamente, do florescimento dos vegetais, de sua história secreta, misteriosa e sutil. No espetáculo, as personagens germinam na obscuridade, confiando na noite e na sua capacidade de guardar segredos. São personagens que extraem de seus iguais a verve que perpassa seus sistemas em forma de resiliência, para que progridam na precariedade do cotidiano e atravessem, ao mesmo tempo, as noites escuras da alma. Com este trabalho a companhia resgata a imaginação e a habilidade de seus integrantes de se recriarem, assim como sonham seus corpos, valendo-se, enfim, do presente de suas presenças e da presença do presente, que é a própria existência.
Direção e Coreografia: Mauricio de Oliveira
Intérpretes: Ivan Bernadelli, Liliane de Grammont, Vinicius Francês
Trilha Sonora: Manoel Lima
Figurino: Adriana Hitomi
Identidade Visual: Mauricio de Oliveira
Fotos: Gal Oppido
Direção de Produção: Alessandra Herszkowicz | Tanza Produções
Assistente de Produção: Gabriela Boschetti | Tanza Produções

Dia 20, às 16h
Evento de Encerramento dos 10 Anos CPD
Local: Praça Ramos de Azevedo e CRDSP
Apresentações, Rodas de Dança e Encontro dos participantes das oficinas realizadas na Fábrica de Criatividade (Capão Redondo), Casa de Cultura da Brasilândia, CEU Caminho do Mar, São Matheus em Movimento e Grupo Saúde e Amizade (anexo da UBS IV Centenário).

Oficinas Comemorativas CRDSP:
dias 8, 15, 22 e 29 (terças-feiras), das 18h às 21h
Iluminação Cênica
Nezito Reis e André Prado

A Oficina tem como objetivo transmitir informações históricas, técnicas e práticas sobre a Iluminação Cênica e os seus mecanismos. Durante os encontros, os participantes terão contato com mapas de luz, equipamentos, refletores, mesa de luz e acessórios, culminando na abordagem e experimentação prática sobre o processo de criação da iluminação e sua relação com a cor.
Público-alvo: artistas e técnicos que já tenham algum conhecimento


dias 8, 15, 22 e 29 (terças-feiras), das 19h às 21h
Oficina de aperfeiçoamento na dança Locking
Ivo Alcântara

Baseada na metodologia de trabalho de Ivo Alcântara, que é aplicada ao grupo Chemical Funk, a oficina focará em exercícios de aperfeiçoamento técnico e criação a partir do vocabulário do Locking.
Público-alvo: coreógrafos, dançarinos e pessoas que já possuam conhecimento básico neste estilo.
Faixa etária mínima: 14 anos

dias 10, 17, 24 e 31 (quintas-feiras), das 19h às 21h
Dança Afro-brasileira
Yaskara Manzini

 A oficina tem por intuito discutir, a partir de perspectivas teóricas e práticas, os princípios estéticos da dança da diáspora africana e como ela se reconfigura no Brasil, mais especificamente nas artes cênicas.
Público-alvo: aberta a todos os interessados


dias 10, 17, 24 e 31 (quintas-feiras), das 19h às 21h
Contato Improvisação
Ricardo Neves

A oficina propõe maneiras de fortalecer a estrutura do corpo para receber e equilibrar o próprio peso e o do parceiro. Utilizando como ferramentas, rolamentos clássicos do Contato Improvisação e do Aikido, aliados às reflexões atuais, serão investigadas possibilidades de realizar pequenas e grandes transferências de peso com maior segurança e o menor esforço possível.
Público-alvo: artistas do corpo e interessados em geral







Agenda NOVEMBRO 2015


03, terça-feira
10H00 - Abertura das inscrições de todas oficinas e cursos, que acontecerão no mês de novembro.
19H00 - Abertura da Exposição “Retrospectiva 1 Ano de CRDSP”

04, quarta-feira 
19H00 - Encontro Referências da Dança: Panoramas Regionais
Quinto Encontro: Dulce Aquino

05 e 06, quinta e sexta-feira
Encontro Nacional de Gestores da Dança
Esta atividade é uma parceria com o Fórum Nacional de Dança (DF) e com articulação institucional da PNA – Politica Nacional das Artes MinC/Funarte.


07, sábado
15H00 - Oficina CorpoAr – Uma dança do agora, de Pedro Penuela
20H00 - Espetáculo “Atravessando Mundos”, com Cia Charme Tango (Argentina/Brasil)

08, domingo

19H00 - Espetáculo “Atravessando Mundos”, com Cia Charme Tango (Argentina/Brasil)

11, quarta-feira
18H00 - Curso de Produção Cultural com Inti Queiroz
Aula 1: Panorama das políticas culturais no Brasil no século XXI

13, sexta-feira
16H00 - Vale dos Desejos - Grupo IAdança - Núcleo ContemporanIA da Unesp
20H00 - ESTREIA
Espetáculo: Sobre Glúteos, Cadeiras e Histórias, com Ouvindo Passos Cia de Dança

14, sábado
15H00 - Oficina CorpoAr – Uma dança do agora, de Pedro Penuela
20H00 - Espetáculo: Sobre Glúteos, Cadeiras e Histórias, com Ouvindo Passos Cia de Dança.

15, domingo
19H00 - Espetáculo: Sobre Glúteos, Cadeiras e Histórias, com Ouvindo Passos Cia de Dança 

17, terça-feira
18H00 - Sou Locker Encontro Paulista de Locking 4ª Edição
Inscrições e Informações: https://www.facebook.com/encontropaulistadelocking

18, quarta-feira
18H00 - Curso de Produção Cultural com Inti Queiroz
Aula 2: Panorama das políticas culturais em São Paulo: municipal e estadual
18H00 - Sou Locker Encontro Paulista de Locking 4ª Edição
Inscrições e Informações: https://www.facebook.com/encontropaulistadelocking

19, quinta-feira
18H00 - Sou Locker Encontro Paulista de Locking 4ª Edição
Inscrições e Informações: https://www.facebook.com/encontropaulistadelocking

20, sexta-feira
16H00 - Vale dos Desejos - Grupo IAdança - Núcleo ContemporanIA da Unesp
18H00 - Sou Locker Encontro Paulista de Locking 4ª Edição
Inscrições e Informações: https://www.facebook.com/encontropaulistadelocking

21, sábado
14H00 - Sou Locker Encontro Paulista de Locking 4ª Edição
Inscrições e Informações: https://www.facebook.com/encontropaulistadelocking

22, domingo
16H00 - Sou Locker Encontro Paulista de Locking 4ª Edição
Inscrições e Informações: https://www.facebook.com/encontropaulistadelocking

24, terça-feira
19H00 - Encontro Referências da Dança: Panoramas Regionais
Sexto Encontro, com Lia Rodrigues

25, quarta-feira
18H00 - Curso de Produção Cultural com Inti Queiroz 
Aula 3: A escrita do projeto cultural
19H00 - Roda de Conversa: FUNKDAMENTALSp
Danças Urbanas – Arte Educação e
Metodologias
Arte Educadores: Nati Glitz | DJ Rodz | Thiago Negraxa | Ivo Alcântara e convidados.
Mediadora: Paula Petreca

27, sexta-feira
15H00 - Oficina: Breaking (Dança Urbana) com Cia Atitude Garopaba/SC
16H00 - Vale dos Desejos - Grupo IAdança - Núcleo ContemporanIA da Unesp
19H00 - Encontro: Batalha das Máquinas
Atividades: Workshop de Popping, Roda de Dança e Lançamento do DVD Batalha das
Máquinas.
Realização e Produção: Familia FK e The Funk Men Crew

28, sábado
15H00 - Oficina: Vogue (Dança Urbana) com Luana Lopes – Brasília/DF
16H00 - 16H00 - Vale dos Desejos - Grupo IAdança - Núcleo ContemporanIA da Unesp
18H00 - Intervenção de Vogue com Luana Lopes (Brasília – DF)
19H00 - Espetáculo  “Abadom”, com Cia Atitude (Garopaba SC)

29, domingo
15H00 - Oficina: Vogue (Dança Urbana) com Luana Lopes – Brasília/DF
18H00 - Intervenção de Vogue com Luana Lopes – Brasília/DF
19H00 - Espetáculo  “Abadom”, com Cia Atitude (Garopaba SC)





PROGRAMAÇÃO DE OUTUBRO


Programação de Outubro/2015 CRDSP
ENCONTRO

Referências da Dança: Panoramas Regionais

Com o objetivo de traçar um panorama nacional da dança em cada uma das cinco regiões do país, o CRDSP recebe importantes nomes do setor.
Terceiro Encontro: Alejandro Armed (Sul)
Dia 6, terça-feira, às 19H00
Quarto Encontro: Getúlio Lima (Norte)
Dia 27, terça-feira, às 19H00

DEBATE DANÇAR COM O PENSAMENTO: ENCONTROS SOBRE CORPO E FILOSOFIA

Ação em parceria do Centro de Referência da Dança com a UNIFESP/Núcleo DAAFI (Dança Arte Filosofia/Unifesp).

Tema:  Dança e Filosofia segundo Marie Bardet: porque a dança pensa.

O encontro apresentará a primeira e segunda parte do livro “Penser et mouvoir une recontre entre danse et philosophie” da pesquisadora em filosofia Marie Bardet. 

Artista-mediador: Prof. Dr. Cadu Ribeiro.
Dia 13 de outubro, terça-feira, às 17h00

Workshop com Núcleo Mirada
Alinhado a concepção do espetáculo de dança “Cala”, o Núcleo Mirada oferece, gratuitamente o workshop de criação baseado na pesquisa vivenciada.
Duração: 3 horas
Inscrições: 30 minutos antes do início
Dia 16, sexta-feira, às 10H00

Oficina de Rumba com Calabar Cia de Dança
A oficina tem como objetivos, traçar paralelos culturais entre Cuba e Brasil; contribuir com a difusão de arte, em especial, a dança, criando possibilidades  do fazer artístico na localidade; promover um olhar cuidadoso às manifestações afro-cubanas; aprimorar e aprofundar a linguagem-identidade da Cia; Contribuir com a formação de público.
Duração: 3 horas

Inscrições: 30 minutos antes do início
Dia 17, sábado, às 10H00

ARTE EDUCAÇÃO NO CRDSP
Dia 2, sexta-feira
Mostra Programa VAI (Programa de Valorização de Iniciativas Culturais)
19H00 "Cisza - O Último Silêncio e a Morte” com a Comsomantes Cia de Arte
“CISZA - o último silêncio é a morte” é um espetáculo que percorre linguagens artísticas, enfatizando a dança. Seu embrião surgiu em 2012, em um Laboratório de Criação proposto pelo Projeto Núcleo Luz e pôde amadurecer e ganhar força através do incentivo do Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais – VAI 2014.  O espetáculo aborda múltiplas relações com o silêncio e, consequentemente, com o som. Desde a busca da quietude externa até uma decorrente colisão com a calmaria do âmago. O foco dessa dança não está apenas nos extremos pontuados, mas sim em seus entremeios.  

FICHA TÉCNICA  

Intérpretes-criadores:  Camila Pan, Cleber Vieira, Frank Matos, Giovana Santos, Harrison Rodrigues, Jeniffer Mendes, Lucas Lopes e Wellington Al.  
Iluminador:  Fernando Ramos  
Sonoplasta:  Thainá Souza  
Duração: 50 min.
Classificação: Livre

Dia 3, sábado
17H00 - Roda de Conversa:
Tema: Arte e Educação                                                    
Mediação: Simone Carleto (Escola Viva de Artes Cênicas) e Hélvio Tamoio (CRDSP)
Grupos convidados: Participantes do Programa VAI:  Comsomantes Cia de Arte, Coletivo Desvelo, Cia Diversidança, Dois Rumos, Válvula e Saída de Emergência Cia de Dança.

20H00 - Mostra da Escola Viva de Artes Cênicas
Abertura de apresentações e processos de trabalhos produzidos na Escola Viva de Artes Cênicas de Guarulhos, idealizada pela Secretaria de Cultura. A partir de abordagem práxica, que tem como objetivo pesquisar e fazer dança, explorando toda a potencialidade do corpo para as expressões cênicas, propicia o estudo das linguagens do movimento em cena, imbricando teoria e provocações práticas para a experimentação e criação em dança. Investiga as relações do corpo com a comunidade e o espaço público. Mestres do curso de Dança: Ana Lúcia Gouveia, Bruno Bennedetti, Felipe Cirillo e Fernanda Perniciotti. Coordenação de Bruno Bennedetti e Simone Carleto.

Classificação: 16 anos

Dia 4, domingo
Mostra Programa VAI (Programa de Valorização de Iniciativas Culturais)
16h – Praga da Dança com Coletivo Desvelo
Um efêmero acontecimento cênico nas ruas da cidade que traz a tona para os corpos presentes uma disputa dos limites físicos e mentais atingindo colapsos entre matéria e astral.
Praga da Dança trata-se das reminiscências corporais, uma lembrança da dança oculta de cada corpo presente na obra embarcando em um transe, oras enfermo, oras místico na tentativa de atingir sua exaustão para uma contaminação direta entre espaço, público e artistas.
Livremente inspirado no fenômeno de mesmo nome “Praga da Dança” ocorrido na França em meados do século XVI, o ColetivoDesvelo através das danças contemporâneas navegará pelas memórias das sensações para dar continuidade à praga... A praga volta, a praga pega.

Ficha técnica:
Concepção e Direção: Djalma Moura
Criação e Interpretes: Heloísa Amazonas, Juliana Nascimento, Mônica Caldeira, Shayanny Sá, Victor Amaro, Wellington Santana e Djalma Moura
Trilha Musical: Leandro Perez
Figurino: Coletivo Desvelo
Designer Gráfico: Carol Zanola
Duração: 50 minutos
Classificação Livre

17h - Oito Toques no Tempo com Saída de Emergência Cia de Dança

“Oito Toques no Tempo” vem da pesquisa de oito corpos e pensamentos diferentes, de oito obras distintas mais ligadas pelo “senhor” tempo que aprisiona, que faz esperar, que leva para chegar de uma ponta a outra, que faz o movimento surgir, o tempo que toca como as batidas do relógio mostrando as horas, fazendo com que o dia avance e tudo aconteça.
Ficha Técnica:
Espetáculo: “Oito Toques no Tempo”
Direção: Mazé Soares
Coreógrafos: Thiago Silva, Alessandro Saldanha, Bruno Feliciano, Felipe Santana, Mazé Soares, Jeniffer Mendes, Patrícia Sousa
Cenografia: Mazé Soares e Elenco
Figurino: Mazé Soares e Elenco
Iluminação: Fabio Busnello
Sonoplastia: Mazé Soares
Elenco: Alessandro Saldanha, Aline Barroso, Camila Ferreira, Camila Odara, Danilo Rodrigues, Felipe Santana, Jayne Fortunato, Lucas Almeida, Luiz Oliveira, Priscila Santana, Rodrigo Alves
Classificação: Livre
Duração: 45´minutos

18h – Intervenção do Grupo Válvula
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre

19h - Oficina: Relações Adversas - Pesquisando a Dança a Dois com Dois Rumos Cia de Dança

A partir da observação das ações cotidianas do corpo urbano que ocupa a cidade de São Paulo e de como o mesmo se relaciona com o outro através da tecnologia, atrelados às técnicas da dança a dois (danças de salão), a oficina abordará experimentos realizados pela Dois Rumos Cia de Dança na construção do espetáculo "Relações Adversas", projeto contemplado pelo VAI 2015. 
Orientadores: Carlos Henrique Araújo, Fernanda Conde, Mia Assumpção e Ricardo Januário.
Classificação Indicativa: 12 anos.
Duração: 1 hora.


20h - Sobre todas as Coisas com Cia Diversidança

O Diversidança mergulha na discografia de Chico Buarque, as diferentes vozes que entoam as suas composições engajadas por uma relação intensa de quem transformou suas experiências de vida em arte, traz um tom de poesia, que em suas estrofes revelam fragmentos de histórias nossas, dos outros, dos próximos e de como nos relacionamos com a vida.

Ficha Técnica:

Direção Geral, Artística e Concepção: Rodrigo Cândido
Assistente de Direção Geral e Artística: Rosângela Alves
Assistente de Coreografia: Cintia Rocha
Preparação Física: Alessandro Saldanha, Daniele Santos e Marcelino Dutra
Coreografia: Rodrigo Cândido e Intérpretes
 Intérpretes: Carla Carvalho, Cíntia Rocha, Douglas Honorato, Giovana Santos, Guilherme Moreira, Iliandra Peluso, Marcio Vitorino, Marcos Ramon, Rivaldo Ferreira, Saullo Sousa e Wellington Borges.
 Figurino: Rodrigo Cândido
Sonoplastia e Iluminação: Alessandro Saldanha e Vinicius Borges
Fotografia: Henrique Sousa, Kaio Cezar e Will Cavagnolli
Arte Gráfica: Rodrigo Cândido
Classificação Indicativa: 10 anos
Tempo: 60 min

Dia 8 – Tubo de Ensaio: BAILE - Um estudo de Teatro e Dança.

Partindo do Filme “O Baile” de Ettore Scola, o grupo “experiente” composto de Senhoras acima dos sessenta anos de idade, da Associação de Terceira Idade da Cidade Patriarca, Zona Leste de São Paulo, experimentaram procedimentos do Teatro e da Dança e imbricando as duas Linguagens levantaram cenas que investigam a relação que cada uma tem com os Bailes, desde as suas adolescências nos Bailinhos, como hoje nos Bailes da Terceira Idade e convidam o público a estar junto, dentro do salão.
 Ficha Técnica:
Orientação-Direção-Iluminação: Fernando Melo
Intérpretes/ Criadoras: Aristéia Dias, Iraci Carrazone, Maraísa Scalli, Maria Carolina Coelho, Maria de Lurdes da Silva, Pedrina Grassi Torres e Therezinha Birello
Dia 8 de outubro, quinta-feira às 16H00

INFÂNCIA

Dia 9 de outubro, sexta-feira
17H00 - Jam “Pequena Dança”
Pequena dança é uma Jam para crianças de 03 até 07 anos acompanhadas de um adulto.
O encontro foca na interação entre crianças e adultos através de jogos e brincadeiras buscando explorar as danças nas dinâmicas do contato improvisação.

Coordenação: Otilia Françoso Didi e Ricardo Neves.
Duração: 90 minutos
Classificação: Livre

Dia 10 de outubro, sábado
15H00 – Roda de Conversa
Tema: Dança Pública e Infância
Mediação: Paula Petreca (Escola de Dança de São Paulo) e Hélvio Tamoio (CRDSP)  
Dia: 10 de outubro, sábado às 15H00

17h00 Intervanção Urbana “Cardápio de Dança” – Liga da Dança Dura
O Cardápio de Dança, da Liga da Dança Dura é uma obra de improviso cênico inspirada nos pedidos do público, e composta por células coreográficas criadas no espaço em que a dança acontece. A proposta consiste em oferecer um cardápio escrito numa lousa para que os transeuntes possam escolher o que os três bailarinos dançarão. Os pedidos são interpretados e improvisados em forma de dança, tendo como ponto de partida as sensações que as escolhas e histórias do público despertam.
Performers: Evandro Gonçalves, Larissa Pretti e Tatiana Cotrim
Classificação: Livre

Dia 11 de outubro, domingo
11h00 Intervenção Urbana “Cardápio de Dança” – Liga da Dança Dura
Dia 16 de outubro, sexta
17h00 “As Aventuras de Voceu” – Cia Move
Já imaginou alguém que é você e eu ao mesmo tempo? Venha assistir, brincar e conhecer a história de uma criatura fantástica chamada Voceu.
Ficha Técnica:
Direção: Petícia Carvalho
Bailarinos: Késsia Midory, Dayana Crisóstomo, Petícia Carvalho, Henrique Hebreu e Stefane Bertholini.
Contação de história: Karen Moraes
Trilha Sonora: André Moraes
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre

Espetáculos

Dia 17 de outubro, sábado
20H00 – Eis Ki Sou Frenia - solo de Ricardo Neves
Eis Ki Sou Frenia O que é real e o que é imaginário? Como ter certeza de o que eu vejo é realmente o que eu vejo. O que vive só dentro da minha mente? Será que eu consigo comunicar o que sinto? O que é o mundo real? Como eu posso ter certeza que a minha percepção do mundo é real?
Ficha Técnica:
Concepção e Interpretação: Ricardo Neves
Iluminação: Ciro Godoy
Duração: 30 minutos
Classificação: Livre

Dia 18 de outubro, domingo
19H00 - Espetáculo “Cala” com Núcleo Mirada
. Cala . é uma obra de dança contemporânea, fruto da pesquisa do Núcleo Mirada em torno do tema Estudos Sobre o Silêncio. Imerso em aspectos referentes a esse assunto, a dramaturgia propõe modos de interlocução sensível que potencializam as formas de comunicação não oral e criam brechas para que as experiências particulares das pessoas presentes sejam compartilhadas simultaneamente à realização da obra. Neste espetáculo, bailarinas e público ocupam o mesmo espaço, como testemunhos na construção deste silêncio.
Ficha Técnica
Criação . Núcleo MIRADA . Elenita Queiróz, Karime Nivoloni e Liana Zakia .
Artistas Visuais. Anderson Novais, Danilo Pêra, Felipe Teixeira .
Figurino.: Emília Reily .
Iluminação e Ambientação. Ligia Chaim e Núcleo Mirada . 
Provocadora Cênica . Carina Nagib .
Produção Executiva. Cais Produção Cultural
Direção de produção: José Renato e Larissa Verbisck
Duração. 60 minutos
Classificação: 12 anos
Dia 21 de outubro, quarta-feira
20H00 – Espetáculo “Um poema para Psique”
Inspirado no cancioneiro de Fernando Pessoa

O Núcleo INcerto de Dança traz, neste processo de criação, uma investigação coreográfica inspirada na obra “Cancioneiro” de Fernando Pessoa, em especial o poema Eros e Psique. A pesquisa propõe uma leitura poética que resgata da obra do poeta português seus aspectos oníricos e fantásticos, além de conflitos pessoais, solidão, insatisfação consigo e com o mundo, imerso em referências atemporais do universo mitológico grego. As imagens suscitadas pelos poemas de Pessoa proporcionam elementos para a criação coreográfica, que é composta pela integração das linguagens da dança, da poesia, e da cultura digital.


FICHA TÉCNICA
Criadora-Intérprete: Sílvia Gaspar
Interlocução coreográfica: Ítalo Rodrigues
Trilha sonora: John Cage – (Second constrution), Flomenezes (2),
Paulo Guicheney (Anjos são mulheres que escolheram a noite), Fabio Cardia (Soma).
Cenografia e Vídeo-Arte: Ítalo Rodrigues
Produção: Núcleo INcerto de Dança
Duração: 30 min
Classificação indicativa: Livre

Dia 23 e 24 de outubro, sexta e sábado
20H00 Memorial do Quarto Escuro de Edson Calheiros
O quarto é o sítio da intimidade humana. Nele, as tensões entre o indivíduo e o mundo se desvelam, ora com serenidade, ora com violência. Memorial do quarto escuro é uma colagem de retratos, ritos e rastros que gravitam em torno do que reconhecemos como nós mesmos.
Ficha Técnica:
Concepção e criação: Edson Calheiros
Direção artística: Nana Pequini
Trilha sonora: Allen Ferraudo
Cenário e adereços: Edson Calheiros
Luz: Marcus Filomenus
Classificação: 16 Anos                                                                                                              
Duração: 40 minutos

25 de outubro, domingo às 19H00 e 30 de outubro, sexta-feira às 20H00
Espetáculo “Impermanência” da Cia Eclipse Cultura e Arte
A impermanência influência toda a nossa vida, como também o ambiente terrestre. Tudo está em constante mutação. A impermanência impregna nossa existência e faz parte de nossa condição humana. Podemos observar quantas mudanças ocorrem tanto em nossa vida como na vida de nossos familiares e amigos. Através delas podemos largar nossos apegos e medos, vivenciando o desapego, a renúncia, a aceitação. O espetáculo é resultado de pesquisas artísticas-culturais relacionadas a Cultura Hip Hop, as Danças Urbanas e a música do Projeto Pendulum.
Ficha Técnica:
Direção Artística: Profº Jose Ricardo 
Elenco: Rafael Ferreira (Will), Maicon Fidelis, Willian Bispo (Kiko), Willian Santos (Negresco), Wagner Pereira, Wagner da Silva, Klisman Rodrigues, Hiago Ramos e Renan Renci´k
Coreografia: Cia Eclipse Cultura e Arte
Trilha: Músicas do CD Impermanência do Projeto Pendulum
Produção Musical: Ricardo Cardoso
Iluminação: Felipe Chepkassoff Ribeiro
Figurino: Ana Cristina Ribeiro
Fotografia: Jurssa Santos
Duração: 40 minutos
Classificação: 14 anos

31 de outubro, sábado
20H00 - Estréia do espetáculo Memórias, Constelações e Corpo – Quase-Lixo Cia de Dança
O projeto Memórias, Constelações e Corpo é uma pesquisa em dança contemporânea que tem como temática o corpo-cidade, investigando as relações com a contemporaneidade, tendo como recorte a cidade de São Paulo. Resultando em espetáculo, apesquisa inicial e a composição que a segue trazem à cena a relação entre elementos do tempo atual – como aparatos tecnológicos, noções estéticas e poder midiático – e a influência que eles exercem em cada corpo. O projeto foi contemplado pelo VAI 2015.
Intérpretes-criadores: Abner Raposeiro, Amanda Gomes, Bruna Savini, Diego Camelo, Douglas Ferreira, Jamile Luppi, Leandro Delgado, Lucas Setubal, Michele Vasconcelos, Priscila Almeida, Tatiana Takuno e Thiago Cohen.
Orientador-convidado: Luiz Anastácio
Trilha sonora: Giovanino Di Ganzá

Fotografia: Nrishi Mahe
Classificação: 16 anos
Duração: 60 minutos



   






Programação de Setembro CRDSP


CICLO DE DEBATES DANÇAR COM O PENSAMENTO: ENCONTROS SOBRE CORPO E FILOSOFIA
(Dança Arte Filosofia/Unifesp).
Tema: Abjeção e narcisismo – abertura do processo criativo em dança contemporânea Filosofia do ralo (Cadu Ribeiro)
Mediação: Prof. Dr. Cadu Ribeiro (Dança Arte Filosofia/Unifesp).
Dia 1º de setembro, terça-feira, às 17h00

Tema: Dança Como Metáfora do Pensamento?                                                                       Mediação: Prof. Dr. Cadu Ribeiro (Dança Arte Filosofia/Unifesp) e Ítalo Rodrigues ((Instituto de Artes UNESP e Faculdade Paulista de Artes – FPA)
Dia 23 de Setembro, quinta-feira, às 14h30

RODAS DE CONVERSA
Tema: Memórias da Dança Urbana Paulistana                                                       Mediação: Ivo Alcântara / Penha Silva                                                                      Convidados: Eduardo “Duh” França, Edgar Marques e Paulinho "Smurf"              Colaboração: Coletivo “Sampa Cinza City” e Coletivo "Psyco Crew"
Dia: 05 de Setembro, sábado às 11h

Tema: Por trás da Cena – Com Profissionais Atuantes Fora da Cena
Dia 12 de Setembro, sábado às 10h00

Tema: Ser Público : Acolher a Diversidade no Palco e na Plateia
Dia 19 de Setembro, sábado às 10H00

Tema: Políticas Públicas de Cultura – Com Celso Frateschi

Dia 24 de Setembro, quinta-feira às 19h30

Tema: Cultura Popular – Com Andréa Soares e Maria Paula C. Rego

Dia 26 de Setembro, Sábado às 10h00


SEMINÁRIO

Dramaturgias da Dança: Pensando os conceitos de obra, coreografia e improvisação - Com Helena Katz e Rosa Hercoles

Dia 8, terça-feira, às 19h00

LANÇAMENTO DE LIVRO
Lançamento do livro: Corpo&Mente  Movimento&Contato   BMC e Dança, Arte e Ciência de Lela Queiroz
Com exibição de audiovisual produzido pelo fotográfo Paulo César Lima
Dia 2, quarta-feira, às 19H00


TUBO DE ENSAIO
Espetáculos, projetos, idéias em construção. Um ensaio aberto, uma mostra de trabalho aberta para discussão com o público. 

 “Hell”  - Hell Dance Corporation
Dentro de um ringue, duas pessoas buscam triunfar uma sobre a outra na conquista pela preferência da plateia. Na sucessão de rounds, há uma variação da forma como a "luta" se realiza que passa pela referência aos concursos de aeróbica da década de 80, disputas televisas realizadas tradicionalmente nos programas dominicais, telecatch e BDSM (Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo). O centro é a relação entre os gêneros e a forma de exposição das personas.
Direção: Cíntia Alves
Bailarinos: Elenita Queiroz e Edson Calheiros

Dia 16 de Setembro, quarta-feira às 15H00

Espetáculos de Dança- Programação de Setembro CRDSP:
DANÇAS URBANAS

Dia 4 às 21H00
"Das Ruas para o Palco" - STYLO URBANO
Fundando em 2004 o grupo, composto por 15 dançarinos, estuda e pratica danças urbanas , além da conexão com outros estilos de Dança.Apresentação do espetáculo seguido de um bate papo com o grupo
Coreográfo: Kally Stilo Urbano
Grupo: Stylo Urbano

Dia 5 às 21H00

“ Double Lock 5 Anos” - Grupo Doble Lock
Grupo de Danças Urbanas fundado em abril de 2010 com foco na dança LOCKING, convida os grupos Locking Practice e DaRealBeat para a intervenção “Double Lock 5 Anos”.
Integrantes Double Lock: Darlita Albino, Diego Henrique Nascimento, Ana Souto e Edu Basílio

Dia 6 às 20H00
“Street Dreams” – Palmares Dreams Crew
Grupo de Danças Urbanas com 13 anos de atuação em Breaking, Pop e Danças Sociais.
Grupo Palmares Dreams Crew

SOLOS
Dia 12 de setembro às 21h00
“Olha o Passarinho” – Beto Amorim

Sinopse:
A montagem investiga a dualidade imobilidade-movimento contida em poses/posturas corporais icônicas das artes plásticas e do cotidiano profissional de um modelo vivo. Este binômio é averiguado através do uso que a arte fez ao longo da história das potencialidades cinéticas da representação estática da figura humana e livremente transposto para cena, movimento e palavra. 
Concepção e Atuação: Beto Amorim
Interlocução Dramatúrgica: Suia legaspe
Interlocução Coreográfica: Fernanda Amaral
Duração: 35 min
Classificação: livre
Produção: Cia Dança sem Fronteiras e Cia Dramática em Exercício

Dia 13 de setembro às 20h00
“DESVIANTE ou Glory Box – estudos para uma dança inadequada” – Nina Giovelli

Sinopse:
Desviante é uma dança-resposta às inquietudes provocadas num corpo feminino por uma cultura de adequação. Um devir-dança gerado a partir de investigações em primeira e em terceira pessoa, um desvio. Vem para experimentar imaginários, gestos e perspectivas; vem para problematizar construções de identidade e vivenciar desejos. O corpo não se fixa,  ele transita, desvia; o gesto inventa o corpo e assim tem-se a possibilidade de ser coisa, de ser outrxs, de apenas ser.
Ficha técnica:
Concepção, criação e performance: Nina Giovelli
Trilha sonora: Otávio Carvalho
Iluminação: Cauê Gouveia
Arte gráfica, foto e vídeo: Pedro Ivo Carvalho
Produção: Thaís Rossi
Provocações: Monica Lopes e Patrícia Árabe.
Duração:  45 minutos
Classificação: livre

DANÇA SEM FRONTEIRAS
Dia 18 de setembro às 21H00
Corpos Sobre Tela – Cia Vidança-sp
Corpos Sobre Tela é inspirado na vida e obra do artista irlandês Francis Bacon, trata-se de um solo criado pelo bailarino Marcos Abranches, que assina a direção artística, é coproduzido pela APAA e tem apoio da Casa de Todos.

Ficha Técnica: Intérprete Criador e direção: Marcos Abranches Preparação Corporal: Luciana Beloli Fotografia de divulgação: Gal Oppido e Eduardo Knapp Colaboração artística: Alfredo Toné , Armindo da Silva , Luana Fernandes, Célio Abranches e Elis O. Abranches Concepção musical: Marcos Abranches Composição e arranjos: Denis Abranches Gravação: Habatuques Estúdio Mixagem: Thiago Habacuke Masterização: Cauê Dok Co-produção: APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte


No Meio Fio – Mulheres do Pera
Dia 19 de setembro às 21H00
O grupo Muheres do Pera escolhe um balde como objeto inanimado e a água, em seu estado liquido, para perturbar e gerar mais movimento na busca pelo equilíbrio e reorganização no espaço. E através dessa junção de elementos, refletir sobre um corpo que traz história de uma vida que transita no meio fio.
Direção Artística: Mulheres do Pera
Preparação Corporal: Gisely Alves de Aquino
Elenco: Adriana Santos, Márcia Ribeiro de Carvalho, Maria Mercês Ribeiro, Maria da Silva, Rosely Fernandes, Neusa Aparecida Silva Ferreira, Dayane Janaína Rodrigues, Rosana Silva Ferreira e Umbelina Maria

Dia 20 de setembro às 20H00
Olhar de Neblina – Cia Dança Sem Fronteiras
OLHAR DE NEBLINA: é inspirado na obra de Evgen Bavcar e no livro Memória do Brasil, do fotógrafo e filósofo esloveno que perdeu a visão aos 12 anos. No trabalho de Bavcar uma das características marcantes é a composição da luz em contraste com ambientes totalmente escuros e, frequentemente, a utilização da técnica de multi exposições. Assim como em seu trabalho, no espetáculo OLHAR DE NEBLINA, a iluminação é um elemento determinante para conduzir e brincar com o olhar dos espectadores sobre os corpos dos bailarinos e objetos buscando instigar outra forma de ver.
O processo fotográfico em si também serve como inspiração, um paralelo do espaço do palco com uma câmara escura, onde ao entrar luz revela-se a imagem. O escuro, as sombras e uma névoa - efeito produzido pela luz e grandes cortinas transparentes espalhadas por todo o palco - reproduzem a forma de ver de alguns dos bailarinos. Por intermédio de uma lembrança residual das paisagens e dos corpos, o olhar migra constantemente por territorialidades sem fronteiras.

Ficha técnica  

Direção e atuação: Fernanda Amaral
Elenco:  Camilla Rodrigues do Carmo ou Jaqueline Souza, Beto Amorim, Lucineia dos Santos , Hélio Feitosa, Zilda Gonçalves 
Dramaturgia: Teresa Athayde
Consultoria Literária: Ricardo Barberena
Trilha Original: Beto Sporleder e Daniel Muller (integrantes do grupo À deriva)
Fotografia: Ricardo Teles (imagens que fazem parte do espetáculo e de divulgação)
Figurino e Cenografia: David Schumaker
Iluminação: Rafaela Romitelli
Produção: Dança sem Fronteiras



Dia 27 de setembro, domingo às 20H00
Espetáculo Canteiro de Obra – Cia Basílica
Projeto “Vale in situ

Dias 18, 19, 25 e 26 de Setembro às 16H00

O VALE DOS DESEJOS - Grupo IAdança - Núcleo ContemporanIA

Em parceria com o Centro de Referência da Dança - CRDSP, o Núcleo ContemporânIA, se apresenta na Praça Ramos e no Vale do Anhangabaú com a obra “O Vale dos desejos”, onde discute as relações do corpo com o espaço urbano, geopolítico e arquitetônico do local.

FICHA TÉCNICA:
Coordenação: Profª Drª Kathya Godoy
Orientação Coreográfica: Ítalo Rodrigues
Intérpretes-criadores: Beatriz Santiago, Ítalo Rodrigues, João Luiz Bindandi, Juliana Montoia, Pedro Falco, Raul Moraes, Rafael Abrahão, Tathiane Yates.
Figurino: Criação coletiva do grupo IAdança
Trilha sonora: Good bye, Lenin!, Passages (Meetings Along The Edge Pandehigo), Barbatuques (Carcará, Baianá), Mawaca (Mawaca)
Agradecimentos: Yáskara Manzini, Hélvio Tamoio
Apoios: CRDSP, Instituto de Artes Unesp, PROEX, Grupo de Pesquisa Dança: Estética e Educação.
Local: Início na Pça Ramos de Azevedo, s/n - Vale do Anhangabaú - São Paulo
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre

REFERÊNCIAS DAS DANÇAS: PERPECTIVAS REGIONAIS
15/09 – Mário Nascimento (Sudeste) às 19h00
29/09 – Henrique Rodovalho (Centro- Oeste)

LANÇAMENTO DE LIVRO
Lançamento do livro: Corpo&Mente  Movimento&Contato   BMC e Dança, Arte e Ciência de Lela Queiroz
Com exibição de audiovisual produzido pelo fotográfo Paulo César Lima
Dia 2, quarta-feira, às 19H00











PROGRAMAÇÃO DE AGOSTO NO CRD

O segundo semestre de 2015 no Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo começa num agosto fortalecido por uma agenda focada no fazer artístico e a sua integração com o meio no qual esta manifestação esta inserida. As atividades programadas apontam para o fortalecimento da Dança que tenha como premissa de que os resultados da produção artística, no setor público, são direito de todas e todas. Direito de acesso, fruição, informação, formação, a produção de pensamento pela Dança e sua difusão.

Nesta perspectiva e dando continuidade as investidas estabelecidas na parceria entre Secretaria Municipal de Cultura e Cooperativa Paulista de Dança, iniciada no segundo semestre de 2014, a programação deste mês conta com mostra organizada a partir da Lei de Fomento a Dança na cidade de São Paulo, através de apresentações de pesquisas, exposições, oficinas, debates, espetáculos e trocas entre os profissionais contemplados, interessados e o publico em geral.

Integradas a esta dinâmica, companhias internacionais realizam residências no intuito de partilhar experimentações e conhecimentos, provocando e estimulando a atuação de novos grupos em diálogos sem fronteiras que pode fortalecer um enfrentamento artístico perante as limitações estabelecidas por uma atualidade fragmentada em guetos e limites territoriais.

As atividades, aqui apresentadas, mais do que garantir a manutenção de conquistas estabelecidas pela constituição de um centro referencial paulistano, tem o sentido de indicar caminhos coletivos e permanentes para os pensares e fazeres da Dança na construção de pensamento e formação cidadã de agentes, artistas, profissionais e agregados.    


Secretaria Municipal de Cultura
Cooperativa Paulista de Dança




AGENDA

OFICINAS
Dia 04, terça-feira, à partir das 10h
Inscrições para oficinas:

Danças Contemporâneas Brasileiras com Andrea Soares – início dia 18 às 18h

Iluminação Cênica com Nezito Reis – início dia 18 às 18h
(É necessário trazer uma carta de intenção(presencial ou enviar para o email iluminação.crdsp@gmail.com ) até o dia 07 de Agosto.)

Locking com Ivo Alcântara – início:
Turma da noite: dia 19 às 19h 
Turma da manhã: dia 21 às 10h

Balé Clássico para profissionais – início dia 19 às 11:30h

Contato Improvisação com Ricardo Neves – início dia 20 às 18h

Afro-Brasileira com Yáskara Manzini – início dia 19 às 18h


ENCONTRO
“Jornalismo Cultural: e a Dança?”, é o tema da conversa com Helena Katz, Ana Francisca Ponzio, Iara Biderman e Amanda Queiros. As percepções de nossas convidadas serão o ponto de partida para a discussão dos avanços/retrocessos que a dança obteve nos últimos anos quando se refere aos mais diversos espaços de comunicação/difusão.
Dia 17, segunda-feira, às 19h


ENCONTRO/OFICINA
Ser público: acolher a Diversidade no Palco e na Plateia (II)
Cia. Dança Sem Fronteiras propõe uma reflexão sobre a importância e o preparo para se acolher uma arte, assim como um público que representem a verdadeira diversidade da sociedade em que vivemos.
Dia 22, sábado, às 15h


RODA DE CONVERSA

A roda de conversa do mês de agosto no Centro de Referência da Dança, denominado ‘Intersecções’ tem como convidados dois grupos internacionais que fazem residência artística ao longo do mês. Na prosa, o compartilhamento de experimentações e conhecimentos, tem intuito de provocar e estimular a atuação de novos grupos em diálogos sem fronteiras que possam fortalecer um enfrentamento artístico perante as limitações estabelecidas por uma atualidade fragmentada em guetos e limites territoriais.
Dia 26, quarta-feira, às 19h30


ESPETÁCULO

“OUTRA”
Bárbara Faustino
Solo criado no âmbito do programa de Residências Artísticas do Musibéria – Centro Internacional de Musicas e Danças do Mundo Ibérico – em Serpa, Portugal. OUTRA é resultado de uma pesquisa em Dança Contemporânea inspirada na obra da poetiza portuguesa Florbela Espanca. O processo de criação para a construção da partitura coreográfica teve como motivação poética sonetos escolhidos a partir da ideia de articular a linguagem da poesia no corpo que dança.

Dias 28 e 29, sexta-feira e sábado, às 21h
Dia 30, domingo, às 20h

Ficha Técnica:
Criação e Interpretação: Bárbara Faustino
Trilha Sonora: Músicas: Ariel Rodrigues, Domingos de Salvi e Leandro César; Captação e Mistura: André Espada
Figurino: Arte - Iago Eireos; Costureira - Isabel Soares Graça
Desenho de luz: Ivan Castro
Design gráfico: Alexandra Matos
Vídeo Arte: Renato Lucas
Estagiários: Sara Alexandra Morgado Gonçalves e Luís Miguel Brás Pica

Duração: 40 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
IX MOSTRA DO FOMENTO À DANÇA

A IX Mostra do Fomento à Dança, que acontece em São Paulo entre 6 e 23 de agosto, reúne artistas, técnicos e produtores envolvidos com projetos contemplados nas três últimas edições do Programa Municipal de Fomento à Dança, uma conquista da luta da classe artística pela criação de uma lei municipal, em 2005, que garante investimentos em projetos de companhias sediadas na capital, colaborando com o desenvolvimento e a difusão da produção artística de dança contemporânea que se faz na cidade. Ao todo serão 29 núcleos artísticos, 41 apresentações de 26 trabalhos cênicos, 13 oficinas, quatro sessões de vídeos/filmes, cinco debates/conversas, lançamento de livros, exposição e uma feira de troca de objetos e coreografias, distribuídos por todas as regiões de São Paulo, durante três semanas. Parte desta programação acontece no Centro de Referência, confira:


EXPOSIÇÃO
“TRAJETÓRIA(S)”
Trajetória(s) é uma exposição fotográfica de resgate da memória e compartilhamento dos momentos mais significativos da carreira da bailarina, atriz, coreógrafa e diretora da Cia Mariana Muniz de Teatro e Dança. Figura atuante na dança e no teatro, Mariana Muniz participou de eventos históricos que mudaram a maneira de pensar o movimento e a dança em nosso país.

Ficha técnica: 
Idealização: Mariana Muniz e MUD - Museu da Dança
Curadoria: Mariana Muniz e Cláudio Gimenez
Projeto expográfico e designer gráfico: Vitor Vieira
Produção: Natalia Gresenberg e Talita Bretas 
Assistente de produção: Rafael Petri 

Abertura da Exposição – Dia 13, quinta-feira, às 20h
Visitação - De 13 a 30 de agosto de 2015
Horário: De terça à sexta das 10 às 21h. Sábados e domingos das 16 às 20h



ESPETÁCULOS

“Peter Pan”
Leandro Berton | LOTE OSSO
Em “Peter Pan", o corpo aponta como a ingenuidade e a simplicidade aparecem e como elas podem se dissipar. Ele oscila entre filigranas gestuais, sonoridade e imagens, que teimam em desaparecer. O que fica, fica como nódoas: algumas delas são discretas, mas outras nos empurram para um lancinante estado de dúvida. “Peter Pan" foi criado em 2008 para compor o programa do extinto Solos, Duos e Trios, do Centro Cultural São Paulo, ano em que recebeu o prêmio APCA – Intérprete Revelação.

Dia 7, sexta-feira, às 21h

Ficha Técnica:
Criação, direção e performance: Leandro Berton
Figurino: Leandro Berton
Trilha sonora: Alexandre Tripiciano e Leandro Berton
Luz: Clara Rubin
Apoio para remontagem: LOTE OSSO e Casa do Povo
Agradecimentos: Aline Bonamin, Clarice Lima, Marcos Bragato, Patricia Árabe e LOTE OSSO.

Duração: 25 minutos
Classificação: Livre


"Alavancas e Dobradiças”
Grupo de Dança Célia Gouvêa
Ambiguidade do nosso tempo, "Alavancas e Dobradiças" questiona a proliferação atual dos relatos pessoais cênicos ao mesmo tempo em que promove um, a partir da pergunta: o que é a dança para você? Lança reflexões e apresenta um combinado de extratos coreográficos de Célia Gouvêa, que atua nesta peça de dança.

Dia 09, sábado, às 21h
Dia 10, domingo, às 20h

Ficha Técnica:
Coreografia e Interpretação: Célia Gouvêa
Produção: Natália Gresenberg e Talita Bretas.

Duração: 40 min
Classificação: Livre


“2 Mundos”
Cia Mariana Muniz de Teatro e Dança
"2 Mundos” é um projeto inspirado no universo da cultura surda, fruto de investigações da bailarina e atriz Mariana Muniz, responsável pela Cia. Mariana Muniz de Teatro e Dança, que dá continuidade na pesquisa sobre as intersecções entre dança e teatro, movimento e palavra, poesia e dança, numa exploração radical da comunicação através do corpo/voz. A gramática das Libras em dança com a gramática do corpo, na sintaxe poética do movimento: um belíssimo trabalho que explora a 'potência expressiva do gesto', para públicos surdos e ouvintes.

Dia 13, quinta-feira, às 21h

Ficha Técnica:
Concepção, Interpretação e Dramaturgia: Mariana Muniz
Direção: Cláudio Gimenez
Supervisão geral: Eduardo Tolentino de Araújo
Assessoria técnica em libras e imagens projetadas: Carlos Avelino de Arruda Camargo Iluminação: Ricardo Bueno
Figurino: Tânia Marcondes
Produção: Natália Gresenberg e Talita Bretas

Duração: 60 min
Classificação: Livre


“A Emparedada da Rua Nova"
E2 Cia de Teatro e Dança
"A Emparedada da Rua Nova" é um romance histórico de Carneiro Vilela, jornalista e romancista fundador da Academia Pernambucana de letras, que relata o caso de uma jovem que foi emparedada viva em seu próprio quarto, a mando de seu pai, para encobrir a vergonha familiar e preservar-lhe a honra. É um folhetim policial, mas também uma história de amor. Ainda hoje em Recife, fala-se da presença da morta, a rondar pela casa: uma assombração. O espetáculo nasce deste lugar sugerido pelo imaginário popular: aparições, presenças momentâneas, espectros, fantasmas, entidades. É uma investigação sobre a representação do invisível no território da arte, a busca de uma dança fluidificada. Nesta pesquisa realizada pela E2 Cia de Teatro e Dança esbarra-se no tema da morte, do sobrenatural e por fim, do amor.

Dia 14, sexta-feira, às 21h

Ficha Técnica:
Direção e Interpretação: Eliana de Santana
Espaço Cênico e Iluminação: Hernandes de Oliveira
Trilha Sonora e Figurinos: Hernandes de Oliveira e Eliana de Santana
Assistente de produção: Rodrigo Eloi Leão
Produção: E2 Cia de Teatro e Dança

Duração: 40 min
Classificação: 14 anos


“Bananas”
Núcleo Artérias
Em BANANAS o Núcleo Artérias investigou construtos de masculinidade através da exploração de imaginários, gestos e desejos considerados exclusivamente masculinos. Como fundamento para a fisicalidade, o núcleo trabalhou com ações geradas pela ativação do sistema digestório do corpo provocando uma série de experiências conduzidas pelo desejo. Explorando invenções de masculinidade, o Núcleo Artérias testou corporeidades andróginas, sinuosas, volumosas, orgânicas, multidirecionais potencializadas pelo desejo e possibilidade de ser “outros”, de ser múltiplo. BANANAS lida com assuntos propostos no trabalho da artista britânica Sarah Lucas. Com foco no corpo humano, Lucas expande suas dimensões de gênero e sexo através de uma linguagem metafórica e provocadora. Em uma mistura de sensibilidade e agressão, a arte de Lucas desafia constantemente a visão masculina estereotipada da mulher.

Dia 15, sábado, às 21h
Dia 16, domingo, às 20h

Ficha Técnica:
Concepção e Direção: Adriana Grechi
Performance: Lívia Seixas, Nina Giovelli e Bruna Spoladore
Trilha sonora: Dudu Tsuda
Iluminação: André Boll
Produção: Amaury Cacciacarro Filho
Assistência de produção: Erika Fortunato

Duração: 45 min
Classificação: 16 anos



ENCONTROS, DEBATES E LANÇAMENTO DE LIVROS

Lançamento do livro “Chamando ela” de Sheila Ribeiro e do livro digital  “Cozinha Performática” de Marcos Moraes
Dia 7, sexta-feira, às 22h


E aí, o que você tem feito?
Encontro aberto no qual artistas se debruçam sobre o conceito de pesquisa aplicado à dança a partir de sua própria prática.
Dia 13, quinta-feira, às 16h
Dia 20, quinta-feira, às 16h

O Corpo e a Subjetividade Contemporânea
O professor-titular de Filosofia da PUC-SP, Peter Paul Pelbart, é o convidado para a roda de conversa onde questões ligadas ao corpo, contemporaneidade, relações e afetos dos tempos atuais serão abordadas através de um olhar filosófico.
Dia 13, quinta-feira, às 19h

I Seminário do Fórum Permanente de Danças Contemporâneas Corporalidades Plurais
Com a participação de Deise Britto, Kanzelumuka, Gal Martins, Cadu Ribeiro, Fernando Ferraz e Yáskara Manzini, a atividade propõe refletir sobre as estéticas e poéticas que tencionam a produção sobre a cena contemporânea e a necessária mediação para fazeres artísticos diversos e plurais.
Dia 15, sábado, das 14 às 18h



“O que é e o que pode um corpo? Corporeidades e visibilidades: seres de luz”
Primeiro de uma série de encontros abertos com o filósofo Luiz Fuganti, da Escola Nômade de Filosofia, proposta pela key zetta e cia em seu projeto, em andamento,“SIM”.
Dia 21, sexta-feira, das 19h às 20h30


OFICINAS
Dança, tecnologia e mutação” com Sheila Ribeiro
O encontro com a coreografa Sheila Ribeiro buscará trabalhar a relação entre o corpo e novas mídias. O mundo mudou, como sempre, a dança também mudou. Multiplicidade de corpos recriam as cidades. Quais são os corpos possíveis de hoje? Esta oficina prática será um mini laboratório de criação.
mero de Vagas: 15
Carga horária: 6h

Dias 06 e 07, quinta e sexta-feira, das 14h às 17h


“Toda vez que dou um passo o mundo sai do lugar" com Marcela Levi
A partir da estrutura de treinamento físico criada por Jerzy Grotwski, Marcela Levi – performer, bailarina e coreógrafa – ramifica numa visão particular essa estrutura procurando investigar questões específicas de performers, bailarinos e atores em relação ao corpo em movimento. Um enfoque que tem como objetivo dar ao performer a possibilidade de investigar a articulação de seu corpo a serviço de sua imaginação e de seus afetos, acessando assim outros estados físicos. Os exercícios que compõem este treino são elaborados visando eliminar obstáculos e resistências que bloqueiam a vibração do corpo, portanto, uma diminuição no lapso de tempo entre o impulso gerado pela imaginação e seu resultado em ação; convidando o performer a trabalhar num equilíbrio instável entre espontaneidade e precisão.
blico-alvo: Bailarinos, performers, atores, coreógrafos e interessados com algum trabalho de corpo prévio.
mero de Vagas: 20
Carga horária: 12h

Dias 08 e 09, sábado e domingo, das 10h às 13h - 14h às 17h


“Dança Contemporânea - Expansão do Movimento” com Miriam Druwe
Aula de Dança Contemporânea estruturada em Módulos Progressivos envolvendo o estudo do espaço e seus limites, peso, impulso, dinâmicas que se alternam em quedas, suspensões, giros, rolamentos e deslocamentos em seus níveis - alto, médio e baixo. O objetivo das aulas é possibilitar um corpo que desenvolva qualidades  de movimentos que contribuam de forma efetiva na formação  e aprimoramento técnico do bailarino interprete/criador. O estudo técnico aqui se refere às possíveis evoluções que esse corpo seja capaz de executar de forma segura e consciente, ampliando seu domínio e potencializando sua expansão.
blico-alvo: Bailarinos e interessados em geral.
mero de Vagas: 25
Carga horária: 4h

Dias 08 e 09, sábado e domingo, das 10h às 12h



“Pequenas danças e a cidade como corpo” com Luciana Bortoletto
A proposta desta oficina é promover uma ‘experiência-síntesedesse processo, na qual os participantes terão a possibilidade de percorrer caminho semelhante ao realizado pelo Núcleo e vivenciar suas próprias experiências no território. Entre deambulações, coletas, registros, preparação corporal e jogo coreográfico na Rua São Bento, serão trabalhadas e analisadas distintas camadas: pele, músculo e osso dos corpos dos participantes; superfície, dinâmicas e memórias da rua São Bento. Serão quatro encontros-diálogos, com quatro horas de duração cada, organizados de forma que haja uma conexão entre a vivência prática corporal em sala de aula e a imersão na rua São Bento. Compartilhamento de possíveis produções poéticas derivantes dos encontros integram as dinâmicas propostas coletivamente.
blico-alvo: Artistas e estudantes de artes cênicas, com disponibilidade para práticas em espaços públicos. Idade mínima 18 anos.
mero de Vagas: 20
Carga horária: 16h

Dias 11, 14, 18 e 21, terças e sextas-feiras, das 13h às 17h


“Dança Clássica" com Zélia Monteiro
Para que possa ampliar nossa capacidade artístico-expressiva o balé, como toda técnica de dança, deve se fundamentar em conhecimentos de anatomia e cinesiologia e promover assim um trânsito coerente entre técnica e percepção  da organização dos movimentos do corpo que dança.
Público-alvo: Bailarinos clássicos
Número de Vagas: 25
Carga horária: 3h

Dia 11, terça-feira, das 15h às 18h


“Método de ensino Zumb.Boys" com Zumb.Boys
Trabalhando com a movimentação da dança de rua no estilo b-boy, a aula desperta elementos que são utilizados para qualquer linguagem corporal, seja dança, outros tipos de arte cênica ou apenas referente à movimentação cotidiana. O “método” vem para aprimorar, evoluir um tipo de movimentação e criar uma didática de ensino para facilitar o entendimento e aprendizado do estilo B-boy (dança de rua original).​ A oficina é dividida em três etapas: 1ª etapa - foot works tradicionais (movimentações nível médio), 2ª etapa - mistura dos foot works tradicionais com criações e movimentações do grupo, 3ª etapa - criações do grupo.
Público-alvo: Para iniciantes e profissionais na dança.
mero de Vagas: 25
Carga horária: 2h

Dia 13, quinta-feira, das 15 às 17h


“Treino Corporal Compartilhado" com Key Sawao e Ricardo Iazzetta
Técnica e pesquisa corporal desenvolvido pelo Núcleo Key Zetta e Cia.
Público-alvo: Interessados em geral.
mero de Vagas: 20
Carga horária: 6h

Dias 14 e 15, sexta-feira e sábado, das 10 às 13h


“Oficina de Dança" com Célia Gouveia
O objetivo da oficina é o de oferecer um condensado das síntaxes operadas pelo pensamento interlinguagens através de exercícios no chão, na vertical e com deslocamento: reverberação do som vocal em diferentes regiões do corpo; foco na respiração, nos fluxos da inspiração e expiração com o olhar semicerrado e que conduz a atenção ao ouvir, permitindo adentrar num estado corporal concentrado e apto à descoberta; reconhecimento dos órgãos e exercícios específicos que consideram cada pulmão, rins, estômago, fígado e coração; alteração de velocidade; queda com consciência de cada parte corporal acionada para cair e na volta à verticalidade; a mobilidade das articulações e a variação das dinâmicas, com emprego do tempo cinético; movimento simétrico e assimétrico, homolateral e contralateral.
blico-alvo: Dirigida para profissionais de artes cênicas, bailarinos, coreógrafos, professores, estudantes de dança e atores.
mero de Vagas: 20 vagas
Carga horária: 9h

Dias 19, 20 e 21, de quarta à sexta-feira das 17 às 20h








PROGRAMAÇÃO JULHO CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA


Dançar com o Pensamento: Encontros sobre Corpo e Filosofia.
Ação em parceria com a UNIFESP/Núcleo DAAFI.
Tema: Corpos Sensuais: de Foucault a Butler.
Nesta segunda edição, continuando a temática dos corpos históricos em Foucault, abriremos a reflexão sobre o dispositivo de sexualidade e seu destino no pensamento de Butler.
Facilitador: Prof. Dr. Cadu Ribeiro.
Dia 7 de julho, terça-feira, a partir das 16hs.


Cine Debate
Sessão de Curtas com convidados, muita prosa e debate.
Os filmes selecionados serão divulgados no site crdsp.com.br e na página do facebook.com/centrodereferenciadadancasp

Dia 01, quarta-feira, às 19h30
Dia 29, quarta-feira, às 19h30.


Roda de Conversa
A roda de conversa do mês de julho no Centro de Referência  da Dança vai tratar das relações e interações entre a dança e a educação, pensando método, pedagogia, pesquisa, circulação e convivência como formação. Aproveitaremos o intenso fluxo de artistas que passará pelo espaço durante as mostras para formar essa roda.
Dia 16 de julho partir das 18h00 



Tubo de Ensaio
Espetáculos, projetos, idéias em experimentação. Um ensaio aberto, uma amostra de trabalho aberta para discussão com o público.
21 de Julho: “Cartaudgrafia” – TAANTEATRO
Terças-feiras,  16hs.



Destaque da programação de julho: temporada de mostras no CRD SP

Mostra da Escola Técnica de Dança (ETEC)
3º Mostra Momento Movimento: um evento de dança cuja intenção é promover o potencial criativo de alunos e ex-alunos do curso de dança da ETEC de Artes com base nas ferramentas teóricas-práticas desenvolvidas durante as aulas para que os artistas participantes desenvolvam suas primeiras obras artísticas ou promovam seus próprios trabalhos, além de oferecer um espaço de troca e circulação de conhecimento entre os participantes.
Dia  04 de julho a partir das 14h00

II Mostra dos Artistas Residentes do CRDSP
Uma semana de apresentações de espetáculos, partilhas de processos, seminários, rodas de discussão, improvisação e palestras propostos por Artistas Residentes no Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo.
De 7 a 12 de Julho


Mostra VAI  em Movimento
Encontro de grupos de dança contemplados pelo VAI 2015 (modalidades 1 e 2) para trocas de pesquisas, apresentações de processos e trabalhos finalizados.
O Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais – VAI, foi criado pela lei 13540 (de autoria do vereador Nabil Bonduki) e regulamentado pelo decreto 43823/2003, com a finalidade de apoiar financeiramente, por meio de subsídio, atividades artístico-culturais, principalmente de jovens de baixa renda e de regiões do Município desprovidas de recursos e equipamentos culturais.
Ver a programação completa em www.programavai.blogspot.com.br
De 14 a 19 de julho.


ABCDança 2015 – 10 Anos
Em sua 10ª edição, o Projeto ABCDança circula pelas 7 cidades da região do ABCD Paulista e capital São Paulo, propondo uma diversificada programação de dança em seus múltiplos estilos, que envolve espetáculos, intervenções, cursos, oficinas, exposições, fóruns e diálogos. A programação acontecerá no período de junho e julho de 2015, e, seguindo a proposição do festival, prioriza as obras e artistas da dança das cidades de Diadema, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Paulo. As atividades são gratuitas. O ABCDança 2015 – 10 anos é uma iniciativa da Associação Projeto Brasileiro de Dança e Companhia de Danças de Diadema, e neste ano tem apoio do ProAC (Festivais de Artes), da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo através da Cooperativa Paulista de Dança, das prefeituras das cidades envolvidas e do SESC SP.
De 22 a 26 de julho


ESPETÁCULO – Dia 31 de julho às 21h00

“Mais Pesado que o Céu” - Cia Compasso de Dança
Sinopse: Você conhece o Nirvana? E suas músicas ora sombrias, ora inspiradoras, com ritmo e sonoridade em um misto de loucura e criatividade? Kurt Cobain, vocalista da banda, inspira o espetáculo Mais pesado que o Céu.

Ficha Técnica:

Direção e coreografia: Itamar Matos
Pesquisa e Assistente de Direção: Graziela Mariconi
Iluminação: Cassiano Ramos e Itamar Matos
Fotografia: Carlos Matos (Lê Reve Studio Fotográfico)
Elenco: Adriana Catojo Pires, Bruna M. Tessarin, Graziela Mariconi, Livia de Moraes e Mariana Monzeli.

Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: 14 anos





JUNHO
Programação Especial A Cidade e Seus Atravessamentos - Mês do Orgulho LGBT


Dançar com o pensamento: Encontros sobre Corpo e Filosofia:

Neste primeiro encontro teremos como eixo temático “Os múltiplos corpos históricos: Foucault como filósofo do movimento” e contará com a presença do Professor Dr. Cadu Ribeiro da UNIFESP.

Dia 2 de junho, terça-feira, a partir das 16h00


Cine Debate
Sessão de curtas com convidados, muita prosa e debate. Os filmes selecionados serão divulgados no site crdsp.com.br e na página facebook.com/centrodereferenciadadancasp

Dia 10 de junho, quarta-feira, às 19h30


Relato Público de Atividades:

Os coordenadores de CRDSP farão uma apresentação, a todos os interessados, das atividades desenvolvidas no espaço ao longo do 1° semestre de 2015.

Dia 11 de Junho, quinta-feira, às 18h00


Roda de Conversa: 
Convidados e participantes da composição da programação de Junho se reúnem numa roda de conversa para pensar a cidade, suas pluralidades e atravessamentos. Pensando no mês de junho como um mês pra entender os desafios e as conquistas do movimento LGBT, propomos uma roda de conversa que transite entre os temas dos espetáculos em cartaz  e outras questões relevantes a comunidade . 

Dia 24 de junho, quarta-feira, às 18h30



Borboleta Tango – Prática de Tango 
com Emilia Andrada e Benjamin Galian

A atividade tem como objetivo a divulgação do tango através de uma aula aberta ao público em geral seguida de confraternização.Também teremos uma mesa coletiva de frutas. Traga suas frutinhas, assista a aula e participe desta tarde saudável e divertida no CRD.

Sábado, 27 de junho à partir das 16h00



Tubo de Ensaio
Espetáculos, projetos, idéias em construção. Um ensaio aberto, uma amostra de trabalho aberta para discussão com o público. 

09 de Junho: “Exercício Cênico”  - Trio Guayí
16 de junho:  “Ubuntu” – Rose Mara Silva
23 de Junho: “Cartautgrafia” – TAANTEATRO
30 de Junho: “Instruções para dar corda no relógio - Primeiro Tempo” -  Liga Da Dança Dura
terças – feiras, sempre  às 16h
  


Espetáculos de Dança- Programação de Junho CRDSP:
- Dias 12 e 13 de junho às 21h00, dia 14  de junho às 20h00
“TRANS” – TAANTEATRO

TRANS é um exercício do desejo. Do desejo como potência e material bruta de rupturas e transgressões. A carne informe do desejo é como um Golem revoltoso – criatura monstruosa moldada do barro e dotada de forces elementares. Apesar de tersidocriada à imagem e semelhança de seu criador – o ser humano –essa criatura não possui alma nem voz. Além de inspirar-se no mito hebraico Golem, TRANS também deglute mais duas famosas representações sobre cris existencial e ruptura com o establishment: o mito grego Prometeu e o famoso Doutor Frankenstein, personagem atormentado do romance de Mary Shelley.

Ficha Técnica
Concepção, direção, figurino, trilha sonora e presença cênica: Maura Baiocchi
Músicas: Scelci, Shostakovich, Iggy Pop
Iluminação e Vídeo: Eduardo Alves
Direção Técnica: Wolfgang Pannek
Produção: Wolfgang Pannek e Alda Maria Abreu

Duração: 60 minutos                                                 
Classificação indicativa: 10 anos


- Dias 18 e 19 de junho às 21h00
“Desacarrego” – Núcleo Criativo Pé de Zamba

Amarras, marcas de vida e ancestralidade; corpo que evidenciando heranças culturais, pulsares...Trajeto de um refletindo a história de muitos. A construção da liberdade não é um processo solitário e o público configura-se como cúmplice deste percurso.

Ficha Técnica:
Criação, direção e interpretação: Andrea Soares
Trilha sonora: Andrea Soares, livremente inspiradas nos pontos da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis.

Duração: 30 minutos
Classificação: livre

- Dias 26 e 27 de junho às 21h00, dia 28 de junho às 20h00
“ANDROGYNE”- TAANTEATRO

ANDROGYNE – Sagração do Fogo aborda de forma poética o tema da identidade sexual, questiona tabus e contemporâneas Inquisições de Gênero.  Ao conceber a androginia como manifestação ética, a obra distingue-se por uma meticulosa pesquisa corporal e evidencia as dimensões erótica e sagrada do corpo andrógino. Transborda as fronteiras de gênero e das linguagens cênicas promovendo um pasdesdeuxentre dança real e virtual, onde corpo e imagem se fundem na criação de um corpo multimídia.


Ficha técnica:

Direção Coreográfica e Supervisão Geral: Maura Baiocchi
Concepção, Coreografia e Interpretação: Alda Maria Abreu
Composição musical:  Gustavo Lemos
Vídeo Mapping e Iluminação:  Eduardo Alves
Instalação Cenográfica:  Wolfgang Pannek
Roteiro, Textos e Performance  em Vídeo:  Alda Maria Abreu
Direção de vídeo:  Gabriel BogossianFotografia e Edição:  Paulo Bueno
Supervisão de Roteiro e Performance em Vídeo: Maura Baiocchi
Arte gráfica:  HiroOkita
Produção:  Wolfgang Pannek e Alda Maria Abreu



Duração:  60 minutos
Classificação Indicativa: 12 anos



Oficinas Pontuais:

Oficinas de DanceAbility com a Cia Dança sem Fronteiras
As oficinas trabalharão com a dança e o improviso com uma abordagem na cultura corporal do movimento acessível a todos, acolhendo a diversidade. Será uma oportunidade de conhecer o trabalho da Cia e uma possibilidade de fazer parte de futuros projetos.
DanceAbility : Método criado por Alito Alessi em 1987 nos USA, com influências da técnica de Contact Improvisation.  Baseado no respeito mútuo entre todos os participantes e a capacidade única e individual de se mover e dançar.
Dia 13 de junho, sábado, das 14h00 às 17h00


Cursos Regulares:
Dança Brasileira Contemporânea com Andrea Soares (vagas totalmente preenchidas)
Terças – feiras das 18h00 às 21h00

Balé Clássico para Iniciantes com Katiah Rocha (vagas totalmente preenchidas)
Terças – feiras das 15h00 às 16h30
Balé Clássico para Profissionais com José Ricardo Tomaselli (vagas totalmente preenchidas)
Sextas – feiras das 11h30 às 13h00

Dança Contemporânea com Célia Gouvêa (vagas totalmente preenchidas)
Quartas – feiras das 17h00 às 20h00

Contato Improvisação: A escuta do pré-movimento com Ricardo Neves (vagas totalmente preenchidas)
Quintas – feiras das 18h00 às 21h00

Locking com Ivo Alcântara (vagas totalmente preenchidas)
quartas-feiras,  às 19hs  e sextas-feiras, às 10hs


TODAS AS ATIVIDADES SÃO GRATUITAS e acontecem no CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA nos Baixos do Viaduto do Chá, s/n – Vale do Anhangabaú

____________________________________________________________________

MAIO 2015


Programação Especial O MUNDO DO TRABALHO E O PROFISSIONAL DA DANÇA

Diálogos: Coletivo BlackBook e Emyle Daltro repensando fronteiras na Dança

Conversa norteada a partir do termo instalação Coreográfica, objetivada por repensar interfaces entre coreografia e instalação em diálogos com a performance a fim de refletir sobre os efeitos destas no processo artístico criativo.
Um bate papo com Emyle Daltro, doutoranda em arte e  mestra em estudos de cultura contemporânea, mediado pelo Coletivo BlackBook
Dia 3 de maio, domingo, a partir das 14h00
(capacidade: 30 pessoas, seleção por ordem de chegada)

Cine Debate

sessão de curtas com convidados, muita prosa e debate. Os filmes selecionados serão divulgados no site crdsp.com.br e na página facebook.com/centrodereferenciadadancasp
Dias13 e 27 de maio às 19h30


Roda de Conversa:“A DANÇA COMO TRABALHO”
Uma conversa com os grupos envolvidos na programação do mês de maio na tentativa de trazer à luz questões sobre a dança como trabalho,onde os artistas podem expor as reflexões decorrentes de seus processos criativos e a valorização destes enquanto trabalho,discutindo conjuntamente pontos relevantes a esses meandros de interações sociais e culturais do fazer artístico como um viver de arte, em todos os sentidos.
Dia 20 de maio às 18h30


Evento Especial Memória - CRDSP
Encontro de ex-alunos e professores da Escola Municipal de Bailado.
Dia 23 de maio às 16hs.


Espetáculos de Dança- Programação de Maio CRDSP:

- Dias 8 e 9 de maioàs 21h00, dia 10  de maio às 20h00
“Danças Urbanas – Locking” – Chemical Funk

Sinopse
O Locking surgiu no final dos anos 60' e desde então influenciou outras vertentes das danças urbanas. Uma chance de conhecer essa dança única é assistir ao espetáculo do grupo Chemical Funk. O espetáculo tem como característica a apresentação de uma dramaturgia clara e linear, repleta de tramas e surpresas, que muitas vezes utiliza-se do humor como ferramenta cênica.
Ficha Técnica
Direção: Ivo Alcântara
Coreografia: Ivo Alcântara
Elenco: Diego “Popping D” Oliveira, Evandro “Smile” da Silva, Ivo Alcântara, Marcus “Chorro” Gomes, NatiGlitz, Tiago “BoogalooBegins” Meira.
Trilha Sonora: colagm musical
Iluminação: Renato Lopes
Figurino: Ivo Alcântara

Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: livre

- Dias 15 e 16 de maio às 21h00
“BECO”- T.F. Style Cia de Dança 

Sinopse
Noite; rua; cidade; muro; grafite. Elementos que inspiraram a criação desse espetáculo e servem como ambiente para que os desejos emanem. Cada um nos seus becos, com seus fones de ouvido, desenhando e colorindo sua história. Narrativas que carregamos; com marcas de um passado tatuado em nossas memórias. Recheado de cicatrizes que tentamos apagar suavemente. 


Ficha técnica:

Direção: Igor Gasparini
Direção artística: Frank Tavantti
Coreografia: Igor Gasparini e Frank Tavantti
Elenco: Bianca Emy, Bruna Sant’Anna, Frank Tavantti, HelonHori, Igor Gasparini, Luiz Paulo Cordeiro, Márcia Marcos, Marcos Werneck, ayara Rosa, Natália Moura, Verônica Lopes
Trilha Sonora: Colagem Musical
Iluminação: Gustavo Guerra
Cenografia: Frank Tavantti
Composição do Figurino: Frank Tavantti



Duração: 38 min. 
Classificação Indicativa: Livre


- Dias 22e 23 de maio às 21h00
“TRIA” –Caleidos Cia  de Dança

Sinopse
feminino inventado de ‘trio’, é um novo desenvolvimentos dos princípios que geraram a série “Coreológicas”, reconhecida nacional e internacionalmente pela sua proposta cênica de unir arte e educação. Este novo espetáculo carrega com ele o legado dos 18 anos de Coreológicas e das oito montagens que já existiram. O espetáculo traz novas proposições para que públicos de todas as idades interajam com o elenco criando e recriando dança contemporânea para todos os corpos.
Ficha técnica
Direção Geral: Isabel Marques e Fábio Brazil
Coreografia: Isabel Marques
Elenco: Nigel Anderson, Renata Baima, Katia Oyama
Trilha Sonora: Divan
Iluminação: Caleidos Cia de Dança
Cenografia: Fabio Brazil
Figurino: Mariana Piccolli

Duração: 40 minutos
Classificação indicativa: livre

- Dias 29 e 30 de maio às 21h00
"Nu.Cio" - BIZ Cia de Dança 

Sinopse
Uma mulher japonesa passeia pelos nossos olhos e revela seus segredos mais íntimos. Os artistas dão corpo ás fantasias dessa mulher oriental reprimida, fazendo com que, pouco a pouco, os espectadores mergulhem nos seus desejos mais minuciosos. Os acontecimentos se fundem, sem saber o que é realidade e delírio.

Ficha Técnica:
Coreografia e Direção: André Bizerra. 
Com André Bizerra, Letícia Scalise, Marisa Rocha, Marcus Chorro e Paula Sanchez. 
Artista Convidada: Marcia Ninomiya. 
Trilha Sonora: Rafael Volpe.
 Iluminação: Renato Lopes. 
Operador de luz: Philippe Iwantschuk 
Figurinos: Danusa Carvalho. 
Fotografia e Vídeo: Mari Turco.
 Produção: Juliana Santos e Mari Turco


Cursos Regulares:

Locking
Com Ivo Alcântara.
Início: Maio a Junho de 2015
Turma da Noite:20 de maio, quarta-feira,  das 19hs às 21hs (20 vagas)
Turma da Manhã: 22 de maio, sexta-feira, das 10hs às 12hs (20 vagas)

O curso traçará um panorama prático-teórico do Locking, estilo de dança urbana, criada por Don Campbell, no final dos anos 60.

Inscrições de 12 a 15 de maio das 10 às 21hs na secretaria do CRDSP.


Oficinas Pontuais:

Consonâncias Verbais
As oficinas de dança e música vinculadas ao projeto Consonâncias Verbais abordam práticas experimentadas através de jogos de improvisação. Ambas as oficinas ocorrem simultaneamente, sendo que a última hora de atividade será um momento de encontro e integração das linguagens e das turmas.

Oficina de Dança ministrada pelo Grupo [-MOS]: 20 vagas
Oficina de Música ministrada pelo GEM (Grupo Experimental de Música): 20 vagas
Dia 29 de maio, sexta-feira,das 18 às 21hs.



ABRIL 2015

Programação Especial A TRADIÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE

Rodas de Prosa:
Conversas informais em torno de temas sugeridos pelo público sempre girando em torno do eixo temático do mês ou questões relevantes na atualidade. Rodas de muita prosa, formação e debate
Dias 07, 14 e 28 de abril às 15H00


PALESTRA “VIDA E LUZ – Eu também venci – Uma história de superação”
com o iluminador, sonoplasta, cenotécnico, ator, diretor e professor Nezito Reis
Dia 07 de abril às 18h00

Cine Debate Especial -  VIDEODANÇA 
Sessão de curtas que contemplem a linguagem do Video Dança com o objetivo de pensar as interações entre o audiovisual e a dança numa construção narrativa.
Dias 08 e 29 de abril de 2015 às 19h30.


TUBO DE ENSAIO
Apresentação de espetáculos em construção. Abertura dos processos criativos para análise, discussão e conversa com o público.
22 de abril: Taanteatro
28 de abril: Coletivo Acuantos

Seminário : A TRADIÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE
Uma conversa com os grupos envolvidos na programação do mês de abril na tentativa de trazer à luz questões sobre a tradição no contemporâneo onde os artistas podem expor as reflexões decorrentes de seus processos criativos e discutir conjuntamente outros pontos relevantes a esses meandros de interações culturais.
Dia 23 de abril às 18h30.


Espetáculos:

Dias 10 e 11 de abril às 21h00, dia 12 de abril às 20h00

Descarrego – Núcleo Criativo Pé de Zamba

Sinopse:Amarras, marcas de vida e ancestralidade; corpo que evidenciando heranças culturais, pulsares... Trajeto de um refletindo a história de muitos. A construção da liberdade não é um processo solitário e o público configura-se como cúmplice deste percurso.
Criação, direção e interpretação: Andrea Soares
Duração: 30 min.
Indicação etária: maiores de 12 anos





- Dias 17 e 18 de abril às 21h00, dia 19 de abril 20h00

“ORÈ YÈYÈ O, OXUM TARANGAM”  - Núcleo Prema
  
Sinopse

Espetáculo propõe uma fusão entre as culturas brasileira e indiana. Tradicionalmente, as danças indianas narram diversas histórias da mitologia hindu. O diferencial deste espetáculo consiste, justamente, em utilizar esta estrutura dramática para contar histórias provenientes de nossa cultura. Para tanto, escolhemos a mitologia afro-brasileira e dentro dela diversos mitos do Orixá Oxum. O espetáculo segue a estrutura do estilo de dança dramática indiano conhecido como Kuchipudi e da música Carnática, próprios do sul da Índia.

Ficha Técnica
Concepção Geral: Irani Cippiciani Música e Letra: Irani Cippiciani Coreógrafa: Maya Vinayan Dançarina: Irani Cippiciani
Músicos - Gravação:
Mridangam: K. S. Sudhaman Flauta: S. Sunil Kumar Veena: Mudikondan Ramesh Nattuvangam: Maya Vinayan Voz: Irani Cippiciani
Fotografia: Keila Mendes
Iluminação: Camila Trindade
Realização: Núcleo Prema e Triveni School of Classical Dances

Duração: 30 min.
Indicação etária: maiores de 12 anos

- Dias 24 e 25 de abril às 21h00, dia 26 de abril 20h00




ALMA NEGRA CORPO NEGRO em Sagrado & Profano  - Crioulos Cia de Dança de São Paulo

Sinopse
O espetáculo revela a pesquisa de um corpo indagante e pulsante da sociedade, um corpo preto comum,  condicionado a estar marcado pelo depósito de negatividade.
Em dispersos fragmentos de africanidade busca se provocar e se afirmar enquanto estado sagrado e experimentar, através da moralidade social, o novo, a vida e o corpo enquanto estado profano, levando o espectador a estabelecer um diálogo entre sensações, emoções e o reconhecimento nas relações interpessoais.
Na fusão de sensações antagônicas: amar, odiar, viver ,morrer, ser bom e ser mau, permite uma reflexão de idéias, conceitos e valores, revelando a releitura de um corpo patrimonial negro que dança e compartilha suas indagações. Um pilar que sustenta e equilibra suas próprias emoções. Uma alma de encontro ao divino e um corpo liberto pelo profano.

Ficha técnica
Direção Geral e Coreografia: Anastácio
Assistente de Direção: Thiago Leite
Assistente de Coreografia: Samara Barbosa
Assistente de Ensaio: Félix Pimenta
Concepção de Luz: Renato Banti
Operador de Luz: Pedro Melão
Concepção Cenográfica e Cenário: Anastácio
Concepção e Direção Musical: Junior Abuh 
Intérpretes Criadores
Anastácio
Felix Pimenta
Jaqueline Duni
Samara Barbosa 
Produção Musical - NOISEstudio : André Ricardo
Maquiagem: Thiago Leite
Figurino: Beni Gonçalves
Produção Artística : Anastácio e Thiago Leite
Produção Executiva : Anastácio
Assistente de Produção: Jaqueline Duni

Duração: 60 minutos
Classificação 12 anos



Cursos Regulares:

DANÇA AFRO-BRASILEIRA
O curso ministrado pela coreógrafa e pesquisadora Yáskara Manzini tem por intuito discutir a partir de perspectivas teóricas e práticas os princípios estéticos da dança da diáspora africana e como ela se reconfigura no Brasil, mais especificamente nas artes cênicas. Os encontros são com percussão ao vivo sob o comando de Egimar Alves.

Início: 24 de abril das 19h00 às 21h00

Inscrições de 07 a 10 de abril das 10h00 às 21h00 na secretaria do Centro de Referência da Dança.


OFICINA DE ILUMINAÇÃO CÊNICA
O curso tem como objetivo transmitir informações históricas, técnicas, práticas e os mecanismos da Iluminação Cênica. Mapas de luz, equipamentos, refletores, mesa de luz e acessórios. O processo da criação da iluminação e sua relação com a cor.

Início: 14 de abril das 18h00 às 21h00. 20 vagas

Inscrições de 07 à 10 de abril das 10h às 21h na secretaria do Centro de Referência da Dança



TODAS AS ATIVIDADES SÃO GRATUITAS e acontecem no CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA nos Baixos do Viaduto do Chá, s/n – Vale do Anhangabaú


MARÇO 2015

Programação Especial A MULHER CRIADORA EM DANÇA



7, sábado às 14h
Lançamento do Livro "As Danças da Cultura Hip Hop E Funk Styles"

7, sábado às 21h e 8, domingo às 20h
ESPETÁCULO: Intercessão, com o Balé da Cidade de São Paulo, e conversa com Iracity Cardoso, diretora do Ballet da Cidade. Sinopse: No berço da fricção, corpos se alimentam, corpos se degeneram, o que fica cabe a quem sente. Com: Irupé Sarmiento e Simone Camargo ou Rebeca Ferreira.

10, terça às 15h
Roda de Prosa: Papéis e representações da mulher na sociedade - Transcidadania.

11, quarta às 19h30
Cine Debate Especial -  A mulher criadora
Filme: “Balé de Pé no Chão”. Direção: Lilian Solá Santiago, Marianna Monteiro, 2005
O documentário acompanha a singular trajetória de Mercedes Baptista, considerada a principal precursora da dança afro-brasileira. Bailarina de formação erudita, a partir da criação de seu grupo, no início da década de 1950, volta-se para o estudo dos movimentos rituais do candomblé das danças folclóricas. Suas criações coreográficas permanecem até hoje identificadas como repertório gestual da dança afro.

12, quinta às 18h30 
Seminário: Negritude na dançaUma discussão sobre o espaço e os papéis reservados a mulher negra dentro do universo da dança. Com a presença de mulheres negras engajadas na produção de espetáculos de dança, pesquisadoras do tema e representantes do feminismo negro.

12, quinta às 19h30
ABERTURA DA EXPOSIÇÃO: Ocupacorpo
O fotógrafo Gal Oppido ocupa o espaço do Centro de Referencia da Dança com registros fotográficos do corpo em ação expressiva ao mesmo tempo que cita  alguns daqueles que participam e/ou participaram da construção da história da dança paulistana.

13, sexta às 21h, 14, sábado às 21h e 15, domingoàs 20h
ESPETÁCULO: ECOS, com Cia Fragmento de Dança. Sinopse: ECOS reúne a construção estética e dramatúrgica recorrente nos trabalhos da Cia que se inspiraram em artistas mulheres. A pesquisa começou em 2006 com Frida Kahlo, passou pela artista plástica britânica Tracey Emin (2008) e chegou na escritora Virginia Woolf (2010) buscando enfatizar o olhar crítico e poético dessas “personagens” femininas. Esse olhar é metaforizado no corpo a fim de discutir questões da nossa contemporaneidade, levando em conta a estreiteza da relação da vida e obra expressa numa arte confessional. Coreografia e Direção: Vanessa Macedo. Intérpretes: Chico Rosa, Daniela Moraes, Maitê Molnar, Rafael Edgar, Rafael Sertori e Vanessa Macedo.

17, terça às 15h
Roda de Prosa: Papéis e representações da mulher na sociedade - A violência.

19, quinta às 18h30
Seminário: Mulheres Criadoras em DançaAté quando agüentaremos caladas o negligenciamento do papel da mulher artista e criadora através da história?

20, sexta às 21h, 21, sábado às 21h e dia 22, domingo às 20h
ESPETÁCULO: Dikanga Kalunga, com Nave Gris Cia. Cênica. Sinopse: Dikanga Calunga aborda relações da ancestralidade feminina na contemporaneidade por meio da Dança Negra Contemporânea. Transita entre memórias pessoais e dramaturgias presentes nas mitologias e manifestações tradicionais de origem banto, pensando o corpo como encruzilhada: lugar de encontro, de chegada e partida. Corpo em diáspora, em constante fluxo. Direção Murilo de Paula. Concepção, coreografia e interpretação: Kanzelumuka. Músicos convidados: Lê Perez e Sandro Lima.

24, terça às 15h
Roda de Prosa: Papéis e representações da mulher na sociedade - Mulheres da Dança na Política.

25, quarta às 19h30
CINE DEBATE – A Cidade
Filme: “A cidade é uma só?”. Direção: Adirley Queirós, 2011
“A cidade é uma só” é uma reflexão sobre os 50 anos de Brasília e tem como foco a discussão sobre o processo permanente de exclusão territorial e social que uma parcela considerável da população do Distrito Federal e do entorno sofre, e de como essas pessoas restabelecem a ordem social através do cotidiano. Debate com a presença de Lúcio Gregori e Fernando Lee

26, quinta às 18h30 
Seminário: Corpos femininos: cultura e mídia. A patrulha pesada e permanente sobre o corpo da mulher e a fetichização: qual o impacto dessa realidade dentro do universo da dança?

27, sexta às 21h, 28, sábado às 21h e 29, domingo às 20h
ESPETÁCULO: Cálamo, com Insaio Cia de arte. Sinopse: “...limite passível de perfurações, atravessamentos e vertigens, camadas que trilham por entre os poros. As diferentes grafias, o corpo escrevendo. É quase como reter uma escrita no interior mais profundo do corpo, matéria-prima de experimentação, decifração de desejos e encantamentos. O que fica impresso do lado de dentro, quando a pele é atravessada? Caminhos de sensações, vertigem, dor, prazer, obsessão, memórias. A extensão da própria pele pode ser a pele do outro.” Direção: Cláudia PalmaCom os intérpretes criadores: Cristina Ávila, Felipe Teixeira, Mariana Molinos, Natália Franciscone, Renato Vasconcellos e Thiago Sancho.

31, terça às 15h
Roda de Prosa: Papéis e representações da mulher na sociedade - A mulher no mundo do trabalho.


FEVEREIRO 2015

3, terça às 15h
MODOS E MEIOS DE AGIR E PENSAR COM A CIDADE com Bloco Fluvial do Peixe Seco e integrantes do Conselho Participativo da Cidade;

24, terça às 19h
CINE DEBATE - As relações do cooperativismo com o campo da produção e criação em arte. Exibição do filme DÁ PRA FAZER (SI PUO FARE, 2008), de Giulio Manfredonia. Na sequência, debate com Sandro Borelli, presidente da Cooperativa Paulista de Dança, e convidados.


JANEIRO 2015

13, terça às 15h
COOPERATIVISMO NO CAMPO DA ARTE com Sandro Borelli (Cooperativa Paulista de Dança) no Grupo de Fazimentos (Pesquisas/Práticas);

20, terça às 15h
PRODUÇÃO CULTURAL E GESTÃO COMPARTILHADA relato com Anna Cecília Junqueira (Gambiarra) no Grupo de Fazimentos (Pesquisas/Práticas);

25, domingo às 16hs
CORTEJO PRÉ-CARNAVALESCO DO BLOCO com a participação dos integrantes das oficinas Outros Carnavais, Iniciação à Arte de MS e PB e samba no pé;

27, terça às 15h
FOMENTO A DANÇA equipe da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, no Grupo de Fazimentos (Pesquisas/Práticas);

30 e 31, sexta e sábado, 20h
JAM do VI Encontro Internacional de Contato Improvisação com Ricardo Neves



DEZEMBRO 2014

01, 02, 03, 04, 05, 06, 07 e 8
11 - Entrega do Prêmio Denilton Gomes


NOVEMBRO 2014


31(outubro), 01 e 02, sab às 21hs e dom às 20hs
01 e 02 às 16hs
07, 08 e 09, sex e sab às 21hs e dom às 20h
14, 15 e 16, sex e sab às 21hs e dom às 20hs
16 das 15hs às 18hs
21, 22, e 23, sex e sab às 21hs e dom às 20hs
29 às 19hs - Mostra "SOU LOCKER"
29 às 21hs - Abertura da exposição: Movimentos de André Monteiro "Pato"
19 das 15hs às 18hs
24, 25 e 26, sex e sab às 21hs e dom às 20hs
28, 29 e 30 das 18hs às 21hs
19 - ABERTURA DE EXPOSIÇÕES
21 - MOSTRA FOMENTO
23 e 24 - MOSTRA FOMENTO
25 - MOSTRA FOMENTO
26 e 27 - MOSTRA FOMENTO



DANÇA À DERIVA
2ª MOSTRA LATINO AMERICANA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA

-13
18h - Mostra dos Artistas Residentes no CRDSP - 1ª parte
         1) Apresentação Celebr´Arte - duração: 4 minutos
         2) Coletivo de Sonhos - duração: 35 minutos
         3) Apresentação Celebr´Arte - duração: 3 minutos

12h: Mostra de Danças do Espaco Rasa
15h às 18h: Jam de Contato Improvisação (Ricardo Neves)
18h - Mostra dos Artistas Residentes no CRDSP - 2ª parte
         1) Coletivo Acuantos. duração: 4 minutos
         2) 7direções - duração:50 minutos


Espetáculo - Mostra CRDSP (Marília Costa & Edson Calheiros)

Espetáculo - Mostra CRDSP (Cia Mover)

Espetáculo - Mostra CRDSP (Cia Ìdrima)

Espetáculo - Mostra CRDSP (Cia Fragmento)

JAM com Ricardo Neves

Espetáculo - Mostra CRDSP (Núcleo Pedro Costa)



OUTUBRO 2014

JAM com Ricardo Neves

Espetáculo - Mostra CRDSP (Núcleo InCena)

Workshop com Fabrice Ramalingom (Núcleo Avoa)


SETEMBRO 2014

Instalação "Juanitas" (Núcleo Juanitas) "Décadas de Dança - Gouvêa-Vaneau" (Museu da Dança)

Cia Carne Agonizante - "Eu em Ti'

Encontro com Artistas " e ai, o que você tem feito? "

Cia Sansacroma - "Outras portas, outras pontes"
Festa do lançamento da videodança "Sobre ruas e rios" da Cia Damas em trânsito e os Bucaneiros
Encontro com Artistas " e ai, o que você tem feito? "

Encontro com Artistas " e ai, o que você tem feito? "