Programação de Janeiro e Fevereiro no CRDSP


Oficinas Livres de Janeiro e Fevereiro

Segundas-feiras, dias 16, 23 e 30/01, 13, 20/02 e 06/03, das 19h às 21h
Oficina “Contato Improvisação e Outros Caminhos da Improvisação em Dança”
Pedro Penuela
A oficina aborda diferentes caminhos de experimentação e criação a partir de elementos básicos da forma Contato Improvisação, definida por uma de suas principais criadoras, Nancy S. Smith, como “um meio de comunicar-se através do contato físico, [em que o] diálogo acontece pelo uso da troca de peso entre os parceiros para sintonizá-los um com o outro e com as forças físicas que efetuam seu movimento”, e, então, visitar outras possibilidades da improvisação, a partir de parâmetros e elementos constitutivos de certa linguagem (ou gramática) do movimento; como tradução; de diálogo com elementos da música, com a memória pessoal, como procedimento de pesquisa e criação coreográfica, entre outros caminhos a serem apresentados, escolhidos e desenvolvidos pelos participantes.
Pedro Penuela  Doutorando em Artes Cênicas (ECA-USP), graduado e mestre em Psicologia (IP-USP), com formação técnica em Dança (ETEC de Artes). Trabalhos realizados: “Corpo-Ar” (2015), Prêmio Funarte Artes na Rua 2014; “Televisão” e “Da memória ao corpo” (colaboração com Rosana Pellegrini e Ana Brandão), ambos para o Edital “Novos Coreógrafos, Novas Criações: Site Specific” (2013), do Centro Cultural São Paulo. Entre outros trabalhos, integrou “O sonho da raposa”, direção de Emilie Sugai (2013), “MagneZe1” e “Jam-Performance”, do Núcleo Improvisação em Contato, direção de Ricardo Neves (2013). Atuou como artista-orientador nos Programas Vocacional (2015 e 2016) e de Iniciação Artística – PIA (2014), ambos da Secretaria Municipal de Cultura.
Público Alvo: Interessados em geral, a partir de 16 anos
Vagas: 20
Inscrições: até o meio dia do dia 13 de janeiro pelo link https://goo.gl/forms/L2KcxouB2e4Oz6Hg2


Terças-feiras, dias 17, 24 e 31/01, 7, 14 e 21/02, das 10h às 12h
Dança Clássica – uma abordagem somática
Camila Venturelli
O curso consiste em uma abordagem da dança clássica a partir de técnicas da
Educação Somática, com forte influência do método da Coordenação Motora (Piret/Beziers),Técnica Klauss Vianna, Eutonia e princípios do Rolfing. Trata-se de acessar o código do balé pelo entendimento de seus alinhamentos ósseos, tônus muscular, uso do peso, coordenação motora, equilíbrio, volume, direcionamento espacial, e utilizá-lo para o estudo do movimento na dança e no cotidiano.
Camila Venturelli Dos 4 aos 18 anos, estudou balé clássico no Ballet Paula Castro, com formação junto à Escola Nacional de Ballet de Cuba. Durante a graduação em Comunicação das Artes do Corpo, na PUC-SP, a partir do contato com a Educação Somática, mais intensamente a Eutonia, com Rosa Hercules, e o método Klauss Vianna, com Neide Neves, passou a trabalhar a consciência do corpo, reconstruindo tudo o que havia aprendido durante 14 anos. Fez aulas com Paula Grinover, ‘discípula’ de Klauss Vianna, com Claudia de Souza, e se aproximou de Lu Favoreto, com quem estuda, desde 2009, a Técnica Klauss Vianna, associada ao Método da Coordenação Motora, desenvolvido pelas fisioterapeutas francesas Piret e Beziers. Também em 2009, iniciou formação em Rolfing – Método de Integração das Estruturas do Corpo, e há três anos, leciona no Estúdio da Cia Oito Nova Dança, da qual é integrante desde 2011.
Público Alvo: Interessados em geral, a partir de 16 anos
Vagas: 20
Inscrições: até o meio dia do dia 13 de janeiro pelo link https://goo.gl/forms/aJk1r8uzM8JBw1py2


Terças-feiras, dias 24 e 31/01, 7, 14 e 21/02, das 19h às 21h
Dança Africana da Guiné
Mariama Camara
O trabalho de Mariama Camara representa a difusão da diversidade cultural africana, a imersão no conhecimento da história da Diáspora da África do Oeste. Realiza-se de forma pedagógica e performática, com o tripé dos movimentos corporais, cantos e toques de ritmos que nos permitem a releitura de significados ancestrais, transmitidos de geração em geração nas aldeias e nos balés da Guiné.
Dançarina: Mariama Camara
Percussão: Assane Mboup, Outre Camara e Sekou Camara
Público Alvo: Interessados em geral, a partir de 16 anos
Vagas: 20
Inscrições: até o meio dia do dia 13 de janeiro pelo link https://goo.gl/forms/dq1hnn0s5ACTJjdA3


Terças-feiras, dias 31/01, 07, 14 e 21/02 e 07 e 14/03, das 14h às 16h.
Corpo e movimento, uma proposta de experimentação sensorial. 
Nina Giovelli
A Oficina é composta por práticas e experimentações de Body Mind Movement e de dança contemporânea voltadas para a criação de um corpo poroso, perceptivo, emocional e dançante. Tem como objetivo fomentar e instigar processos (individuais e/ou coletivos) propondo um caminho de exploração e pesquisa em dança através da anatomia vivencial, do toque e do movimento. Trabalharemos a partir dos órgãos dos sentidos, principalmente a pele, e do Sistema Nervoso como disparadores e suportes físicos para expandir os repertórios sensoriais e perceptivos do corpo. 

Nina Giovelli Artista independente, graduada em Dança pela Unicamp e em processo de formação como Educadora do Movimento Somático da técnica Body Mind Movement. Recebeu, em 2016, o Prêmio Denilto Gomes de Revelação em Dança e, em 2014, foi contemplada pelo ProAC Primeiras Obras de Dança com o solo "Desviante ou Glory Box". Pesquisa a criação artística e a formação/ensino da dança através de uma abordagem sensorial do corpo e do movimento. Atua também como criadora em colaboração com outros artistas, como artista-orientadora de dança no Programa Vocacional e como artista convidada da CiaDasAtrizes. 
Público Alvo: Interessados em geral, a partir de 16 anos
Vagas: 20
Inscrições: até o meio dia do dia 13 de janeiro pelo link https://goo.gl/forms/775CnXUdu3j8XiHD2


Quintas-feiras, dias 19 e 26/01, 2, 9, 16 e 23/02, das 14h às 16h
Oficina de Dança Contemporânea - Estudos para uma Gramática no Corpo  Wellington Duarte
A oficina propõe modos de investigação de uma de escrita de movimento, a fim de organizar e pensar uma estrutura para a dança sem uma gramática pré-estabelecida. Nos encontros, será fomentado um diálogo sobre questões do corpo, buscando proposições corporais que desestabilizem caminhos recorrentes dos criadores, elaborando discussões e instruções que potencializem os campos de ação para a construção de uma dramaturgia no corpo.
Wellington Duarte  Diretor, dançarino, ator e performer, atua na dança contemporânea, desde 1985. Principais trabalhos: – “Onde Agora? Quando Agora? Quem Agora?” (2015), dirigido com Daniel Fagundes; “Lâmina” e “Lost in the Space Shit – Perdidos no Espaço Merda” (2014), série de oito episódios, a partir da obra de Chris Ofili, e “Das Faces do Corpo” (2013), ambos dirigidos junto com Eliana de Santana; “Ocorrências” (2012), direção de Luiz Paetow; “Dobras” (2011), concepção e interpretação ao lado de Vera Sala; “Onde os Começos?”, direção de Donizeti Mazonas, concepção e interpretação: Eliana de Santana e Wellington Duarte; “Rútilo Nada”, direção de Daniel Fagundes, concepção e interpretação: Donizeti Mazonas e Wellington Duarte (2010); “Torso+Oco”, espetáculo criado para o 13º Festival da Cultura Inglesa (2009), concepção de Wellington Duarte e direção de Donizeti Mazonas.
Público Alvo: Interessados em geral, a partir de 16 anos
Vagas: 20
Inscrições: até o meio dia do dia 13 de janeiro pelo link https://goo.gl/forms/wMHAgJ3RwKbeb3XF3


Quintas-feiras, dias 19 e 26/01, 2, 9, 16 e 23/02, das 19h às 21h
Oficina de Danças Urbanas (Estilos Locking e Popping)
Frank Ejara
A oficina, ministrada pelo dançarino e coreógrafo Frank Ejara, da Cia Discípulos do Ritmo, tem a intenção de levar as danças Locking e Popping ao conhecimento das pessoas, com sua técnica, forma e história. No decorrer das aulas, os alunos aprenderão os passos, a origem e as possibilidades artísticas desses estilos originados nos Estados Unidos no final dos anos 60 e meados dos 70.
Estilos trabalhados nas aulas: Locking e sua origem desde as “Danças Sociais”, técnica e vocabulário passando pelo primeiro estágio (Campbellocking) até o dias de hoje; Popping e sua origem, técnica e vocabulário criado pelos grupo Electric Boogaloos
Frank Ejara Street Dancer desde os 11 anos, tornou-se profissional aos 20, em 1992. Em 1999, fundou a Cia. Discípulos do Ritmo e, desde 2001, tem realizado intercâmbio cultural com Alemanha, França, Estados Unidos e Ásia. Já trabalhou com nomes da dança contemporânea como Anselmo Zolla, Ballet Stagium e Henrique Rodovalho, do Grupo Quasar. Ministra workshops por todo Brasil em eventos como o Passo de Arte, Fitness Brasil, Meeting Hip Hop, Festival de Joinville, e no exterior. Entre seus projetos estão o “M.U.Dança – Festival Internacional de São Paulo”, “Hot Moves – programa de educação e entretenimento das Danças Urbanas”, Jam Olido e a mostra Dança Paulista “Rua em Foco”. Com seu espetáculo solo “Som do Movimento”, se apresentou pelo Brasil, Inglaterra, França, Holanda e Estados Unidos, e foi aclamado pela crítica e público.
Público Alvo: Interessados em geral, a partir de 16 anos
Vagas: 20
Inscrições: até o meio dia do dia 13 de janeiro pelo link https://goo.gl/forms/BJbri0MvyTXAHjDy1


Quintas-feiras, dias 19 e 26/01, 2, 9, 16 e 23/02, das 19h às 21h
Vogue
Danna Lisboa
Vogue ou voguing é uma dança moderna altamente estilizada, que se caracteriza por posições típicas das modelos, com movimentos corporais definidos por linhas e poses. Foi popularizada na década de 1980, graças às festas chamadas Ballrooms ou Balls e clubes gays do centro dos Estados Unidos.
Danna Lisboa iniciou na dança em 2003. Em busca de novas influências para
suas aulas, fez cursos de ballet, breaking, contemporâneo, dancehall, hip hop,
house, jazz, vogue e waacking. Integrou o grupo "Ritmos B.A.S.E", conquistando o 1º lugar no festival "Meeting Hip Hop", de 2012. Como destaque da Comissão de Frente da escola de samba “Dragões da Real”, em 2014, recebeu o Estandarte de Ouro. Participou do vídeoclipe “Tombei”, da cantora Karol Conka.
Público Alvo: Interessados em geral, a partir de 16 anos
Vagas: 20
Inscrições: até o meio dia do dia 13 de janeiro pelo link https://goo.gl/forms/MtXREfGYubDtdl293


Quintas-feiras, dias 2, 9 e 16/02 das 19h às 21h
Produção Executiva
Kelson Barros
Produtor Executivo é o profissional que organiza, planeja, orienta e acompanha todas as fases da realização de um projeto/ evento de qualquer tipo, seja uma apresentação, um espetáculo, festa, show, uma formatura, um casamento, etc, para grupos artísticos, empresas ou organizações públicas ou privadas. Cabe ao produtor a responsabilidade de gerenciar todos os serviços necessários para cada evento, como iluminação, som, segurança, acomodação e alimentação, fazer cumprir o cronograma combinado, resolver eventuais problemas de última hora, além da montagem e desmontagem dos locais de produção. Além de abordar o tema da Produção Executiva com foco na prática, no “por a mão na massa”, a oficina de produção pretende orientar a formatar projetos, entrar em contato com programadores e curadores e vender um espetáculo.
Kelson Barros Diretor Executivo da Cazumbá Produções Artísticas, cursa Dança e Movimento na Universidade Anhembi Morumbi. Iniciou sua carreira em produção em 2004, na Abaçaí Cultura e Arte – Organização Social da Secretaria de Estado da Cultural, onde produziu o “Revelando São Paulo” – Capital e Regional. Em 2005, passou a produzir o Projeto Ademar Guerra e o Mapa Cultural Paulista, onde também foi curador das expressões Dança e Teatro. Em 2007, produziu os Festivais Nacional de Folclore de Olímpia, de Viola de Salto, de Teatro de Rua e Boneco de Caraguatatuba e o Encontro Estadual de Dirigentes de Cultura do Estado de São Paulo. É produtor do Grupo Zumb.boys (Fomento à Dança 2014 e 2016 e Proac Cultura Negra 2015), Grupo Gumboot Dance Brasil (ProAc Criação 2015) e Coletivo CO.
Público Alvo: Interessados em geral, a partir de 16 anos
Vagas: 25
Inscrições: até o meio dia do dia 13 de janeiro pelo link https://goo.gl/forms/OOl3e4A6RcnwTE8F3


Sextas-feiras, dias 20 e 27/01, 3, 10, 17 e 24/02, das 14h às 16h
Dança Contemporânea – Técnica Release
Christiana Sarasidou
A oficina é baseada na técnica "release" com influências de outras técnicas que fazem parte da trajetória da bailarina, com foco na forma em que o corpo se movimenta no espaço, economizando força física e mantendo um fluxo continuo.  Através de movimentos centrífugos e em espiral, são explorados caminhos para ir e sair do chão e consciência nas transferências de peso em diferentes níveis. A respiração, sempre presente de forma dinâmica, vai ajudar a entender melhor a liberação da energia, que funciona como gerador de movimento. A proposta da oficina é explorar o corpo que se libera das tensões físicas e se deixa ser permeável pela energia gerada e conscientemente usada para se movimentar.
Christiana Sarasidou Johnson Graduada na Escola National de Dança de Atenas, Grécia, estudou balé clássico, dança contemporânea (Graham, Limón, Cunningham, Técnica Release) e jazz. Participou de workshops com David Zambrano, Ted Stoffer, Risa Steinberg, Martin Lawrence, Wim Vandekeybus, Jozef Frucek, Linda Kapetanea entre outros. Foi bailarina residente da companhia Parousies (1997-2003), da Smack Dance Company (2007-2009) e da “Odontoglyfida Dance Copanoi (2010-2012). Colaborou com as companhias Pendulum e Torus Knot, com o coreógrafo brasileiro Claudinei Garcia e com a Companhia de Dança de Aveiro (Portugal). Já no Brasil, em 2015 e 2016, deu aulas para o Ciclo II do Projeto Núcleo Luz das Oficinas da Cultura do Estado de São Paulo, e passou a integrar o Núcleo Mirada, com o Projeto Rede Cala, contemplado pela 18ª edição do Fomento à Dança, que atualmente trabalha sobre a nova criação, “Resquícios Brutos”, contemplado pelo Proac de Criação/2016.
Público Alvo: Interessados em geral, a partir de 16 anos
Vagas: 20
Inscrições: até o meio dia do dia 13 de janeiro pelo link https://goo.gl/forms/FWbKLb0PUbIW2SMu1


Dias 19 e 20/01 (quinta e sexta-feira), das 14h às 18h
Workshop de Brain Diving
Fernando Martins l Plataforma Shop Sui
(Colaboradores Fomento)
O workshop de Brain Diving interessa-se pelo compartilhamento dos processos de pesquisa e em buscar novas formas de pensar o corpo e ver como as pessoas, que não necessariamente transitam na área da dança, processam informações de movimento fundamentadas nos elementos da pesquisa. Em Brain Diving, as práticas seguem um procedimento de ações e exercícios interligados, que resultam em um método específico da linguagem de Fernando Martins. Dentro desse sistema, que expõe a textura de um corpo provocado, entrelaçado dentro de uma grande rede conectora do processo criativo, surge uma qualidade de movimento específica, dando forma e caráter pessoal ao movimento.
 O workshop integra o projeto “A Máquina da Amnésia”, contemplado pela 20ª edição  Fomento à Dança.
Inscrições: até 15/01, através do e-mail contatoshopsui@gmail.com
Colocar no assunto Workshop de BRAIN DIVING e no corpo do e-mail nome, data de
nascimento, telefone de contato e uma breve escrita sobre seu interesse na oficina.
Público-alvo: interessados maiores de 16 anos, com ou sem experiência em dança.
Vagas: 15
Divulgação dos selecionados: 17/01 via e-mail e telefone


Dia 28/01 (sábado), das 11h às 14h
Workshop Siameses
Conduzido pelos intérpretes da companhia sob a coordenação do coreógrafo Mauricio de Oliveira, o workshop aborda os métodos de composição, movimentos, sensações e vivências que serviram de impulso criativo para a elaboração das obras da Cia de Dança Siameses. Com o auxílio do elenco, o diretor propõe exercícios de preparação técnica, trabalhos com frases de solo, jogos de improvisação e estratégias de composição coreográfica.
Público: estudantes de artes e artistas da cena que tenham proximidade com técnicas de dança.
Vagas: 20
Inscrições: até dia 24 de janeiro pelo link


Dias 30 e 31/01, 1, 2 e 3/02 (segunda a sexta), das 14h às 19h
Residência Artística “Ensaio sobre as pequenas distâncias - Estudo para o Infinito #1”
Silvia Geraldi e Marisa Lambert
(Colaboradores Fomento)
Compartilhamento do processo de criação de “Ensaio sobre as pequenas distâncias, estudo para o infinito”, com um grupo de jovens artistas e/ou estudantes da área das artes da cena (dança, teatro, performance), a Residência Artística enfocará as etapas de treinamento, pesquisa de campo, laboratórios de criação e composição do processo artístico em andamento. Será finalizada com uma Mostra de Processo dos participantes, que pode ser considerada como mais uma versão da obra, coletiva e dirigida por Marisa Lambert e Silvia Geraldi.

Marisa Lambert Doutora em Artes pela Unicamp e Analista do Movimento certificada no método Laban/Bartenieff, New York, USA. Bacharel em Pedagogia, PUC-SP e em Artes Integradas, Concordia University, Canada. Viveu de 1989 a 1999 em Montreal, quando participou de diversos projetos coreográficos e desenvolveu suas próprias criações. Fundou e dirigiu o Estúdio de Dança Mirogu (1995), que promovia intercâmbio com outros profissionais das artes. É docente do Departamento de Artes Corporais e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, da Unicamp. Desde 2012, é colaboradora artística da Silvia Geraldi Cia de Dança.
Silvia Geraldi Mestre em Educação e Doutora em Artes pela Unicamp. Atua como docente do Departamento de Artes Corporais e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, da Unicamp. É certificada como instrutora e professora no Método Feldenkrais de Educação Somática. Recebeu a Bolsa Vitae de Artes 2002 na área da dança e premiações para montagem e circulação de diversas obras cênicas. Integrou a Cia. de Danças de Diadema (1995/1996), além de outros grupos independentes na cidade de São Paulo. Fundou, em 2000, sua própria companhia (Silvia Geraldi Cia de Dança) com a qual vem desenvolvendo pesquisas e criações para solo e grupo em dança contemporânea.
Público-alvo: jovens artistas e/ou estudantes da área das artes da cena (dança, teatro, performance)
Vagas: 25
Duração: 25 horas (5h/dia)
Inscrições: até dia 24 de janeiro pelo link

Dia 19/01 (quinta feira), das 14h30 às 17h; e das 18h às 20h30
Seleção de estagiários – projeto “Espaços Outros, Outros Espaços”
Viver núcleo de dança – direção: José Maria Carvalho
O Viver Núcleo de Dança abre inscrições para seleção de 10 jovens para acompanhar a etapa final do processo criativo e apresentações (duração de 6 meses) do projeto “Espaços Outros, Outros Espaços”, contemplado pelo programa de Fomento à Dança.
Os escolhidos receberão uma ajuda de custo de R$ 500 por mês e terão como contrapartida participar de 1 encontro por semana das atividades do grupo no que diz respeito à criação de parâmetros corporais – aula onde se trabalha a preparação e produção do corpo intenso criador de ‘gestus’ para as danças propostas no projeto – e ao contato com o pensamento que tem permitido pensar a luz, figurinos e cenários, de acordo com o interesse de cada participante.
Viver núcleo de dança ao longo de seus 15 anos, desenvolve uma linguagem artística que se origina do encontro entre os princípios da dança butô, trazida ao Brasil por Takao Kusuno, e os procedimentos desenvolvidos pelo núcleo, dirigido por José Maria Carvalho, para a criação de uma linguagem em dança, que só se torna possível na produção de um corpo intenso, atravessado por fluxos e intensidades, e produtor de ‘gestus, fundamental para uma dança como expressão de afetos e não representação de sentimentos. Nos últimos dois trabalhos – Deja-vu  (2011/12) e Desobra_Deja-vü (2013/14) –, a companhia  desenvolveu procedimentos para a pesquisa  do que seria uma dança no tempo – dança/tempo, poemas/dança. O atual projeto investiga a relação entre estas danças/acontecimento e o espaço.
Inscrições: até o dia 17 de janeiro  pelo link
Seleção:  presencial no CRD dia 19/01 (quinta feira), das 14h30 às 17h; e das 18h às 20h30.
Resultado: divulgado no final de janeiro para estágio a partir do início de fevereiro/2017.
Vagas: 10
Duração: 6 meses
Ajuda de custo: R$ 500/mês

JAM

Dia 14/01 (sábado), das 16h às 19h
Jam de Contato Improvisação 
Facilitador Ricardo Neves
JAM* de Contato Improvisação é um ambiente para a investigação de diferentes possibilidades de dança e de experimentação do movimento corporal. Não é uma aula, não é uma oficina, nem um espetáculo; acontece a partir das ações singulares de cada participante e das múltiplas interações que se fazem possíveis.

Tubo de Ensaio
Dia 19/01 (quinta-feira), às 18h30
Experimento cênico “Enxerto”
Thais Ponzoni
Em “Enxerto”, trabalho que une dança, fotografia e vídeo, a ação acontece com a participação do público ao gerar o uso incomum de roupas sobre o corpo, que por sua vez modificam a movimentação.
Dança: Thais Ponzoni | Colaboração: Rodrigo Munhoz
Duração: 40 min | Classificação: livre

ESPETÁCULO

Dias 27 e 28/01 (sexta e sábado), 19h
Jardim Noturno
Companhia de Dança Siameses
(Colaboradores Fomento)
“Jardim Noturno” trata, metaforicamente, do florescimento dos vegetais, de sua história secreta, misteriosa e sutil. No espetáculo, as personagens germinam na obscuridade, confiando na noite e na sua capacidade de guardar segredos. São personagens que extraem de seus iguais a verve que perpassa seus sistemas em forma de resiliência, para que progridam na precariedade do cotidiano e atravessem, ao mesmo tempo, as noites escuras da alma. Com este trabalho a companhia resgata a imaginação e a habilidade de seus integrantes de se recriarem, assim como sonham seus corpos, valendo-se, enfim, do presente de suas presenças e da presença do presente, que é a própria existência.
Direção e Coreografia: Mauricio de Oliveira | Intérpretes: Ivan Bernadelli, Liliane de Grammont, Vinicius Francês | Trilha sonora: Manoel Lima | Figurino: Adriana Hitomi | Identidade Visual: Mauricio de Oliveira | Fotos: Gal Oppido | Direção de Produção: Solange Borelli – Radar Cultural Gestão e Projetos
Duração: 60 min | Classificação: livre

FEVEREIRO

EXPOSIÇÂO

Dia 3, às 17h
Abertura da Exposição Graus
Cia Com[som]antes
A exposição GRAUS enfoca o projeto de 2016 da Com[som]antes Cia. de Arte, que abrange os silêncios de “Cisza” (2012-2014) e a relação de violência entre os animais humanos e não-humanos presentes nos trabalhos “Mar de leite” e “Ponto Cego” (2015-2016). Não estão presentes as danças das peças, mas  imagens que fizeram a dança acontecer e de como o corpo se utiliza de outras linguagens artísticas, das artes visuais à moda, para gerar diferentes maneiras de expressão por meio de materiais audiovisuais, sonoros, esculturais, fotográficos e têxteis.
A mostra faz um retrospecto dos cinco anos da companhia,  como forma de retornar à origem, notando o que dessa jornada culminou no surgimento das obras. O que ficou impresso no corpo de cada intérprete?
Artistas: Ângela Sauerbronn, Camila Pan, Harrison Rodrigues, Lucas Lopes, Thais dos Reis e Wellington Al

Programação Especial

1 a 4/02 (quarta a sábado)
“Sob a Pele – Diálogos”
T.F. Style Cia de Dança e os convidados Vanilton Lakka e Fernando Prado
(Colaboradores Fomento)
Proposta que integra o projeto ‘Sob a Pele – Diálogos’, contemplado pela 20ª edição do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, a T.F. Style Cia de Dança convida, nesse experimento, Vanilton Lakka e Fernando Prado para uma imersão nas danças urbanas, com espetáculos, mesa de debate para refletir sobre como os núcleos pensam e desenvolvem suas pesquisas e workshop para compartilhamento dos disparadores utilizados nos processos criativos das duas companhias.

1 a 4/02 (quarta a sábado), às 19h
Interferência Inacabada... preste atenção no ruído ao fundo
 Vanilton Lakka e Fernando Prado
Interferência significa intromissão. Num processo de comunicação, uma interferência produz distorções na recepção de seus sinais, que podem ser sonoros, que hibridizam e reinventam matrizes. Em “Interferência Inacabada... preste atenção no ruído ao fundo” , a pele se apresenta como tecido de captura das sonoridades ao mesmo tempo em que se constitui em seu grande gerador. A criação resulta da experimentação entre padrões de movimento surgidas no histórico do criador Lakka em sua experiência com o universo Hip Hop e da Dança Contemporânea, sobreposta a noções de música e não-música socialmente construídas.

Coreógrafo/Intérprete: Vanilton Lakka | DJ/Performer: Fernando Prado
Duração: 40’ | Classificação: livre

1 e 2/02 (quarta e quinta), às 20h
Beco
Igor Gasparini e Frank Tavantti
O espetáculo busca refletir sobre o beco de cada um, os anseios individuais e coletivos. Um universo onírico, situado em uma noite qualquer; em uma rua qualquer; desta cidade. Repetição e reconfiguração de uma interpretação individual dos desejos coletivos, provocados e obscuros. Noite, rua, cidade, muro, grafite são elementos que inspiraram a criação do espetáculo e servem como ambiente para que os desejos emanem. Cada um nos seus becos, com seus fones de ouvido, desenhando e colorindo sua história. Surgem narrativas que carregamos, com marcas de um passado tatuado em nossas memórias, recheado de cicatrizes que tentamos apagar suavemente.
Direção Geral: Igor Gasparini | Direção Artística: Frank Tavantti | Coreografias: Igor Gasparini e Frank Tavantti | Elenco: Arthur Alves, Bruna Sant’Anna, Frank Tavantti, Helon Hori, Igor Gasparini, Isis Gasparini, Luiz Paulo Raguza, Marcia Marcos, Marcos Werneck, Mayara Rosa e Natália Moura | Iluminação: Natália Peixoto.
Duração: 40min | Classificação: 12 anos

3/02 (sexta-feira), às 15h  
Debate sobre Dança Urbana Contemporânea  
T.F. Style Cia de Dança convida Vanilton Lakka e Fernando Prado para participarem de uma mesa de debate sobre dança urbana contemporânea e refletir sobre como os núcleos pensam e desenvolvem suas pesquisas a partir da dança urbana hoje. O debate é aberto ao público, que será muito bem-vindo para participar das discussões trocando ideias e trazendo questões sobre os processos criativos adotados pelas companhias, as influências do hip hop nas criações e a dança em geral.
Público: aberta a todos os interessados
Duração: 2 horas
Inscrições: chegar e participar 

4/02 (sábado), às 15h
Vivência de compartilhamento de processos de criação
Junto com o elenco da T.F.Style Cia de Dança, Vanilton Lakka e Fernando Prado ministram um workshop aberto a todos os interessados em conhecer alguns dos disparadores utilizados nos processos criativos das duas companhias. Os participantes poderão experimentar na prática alguns dos laboratórios de construção das obras Sob a Pele, da T.F.Style Cia de Dança, e Interferência Inacabada - preste atenção no ruído ao fundo, de Vanilton Lakka e Fernando Prado.
Público: aberta a todos os interessados
Duração: 3 horas       Inscrições: chegar e participar 
3 e 4/02 (sexta e sábado), às 20h
Sob A Pele
T.F. Style Cia de Dança
Existo. E na pele, minha existência concretiza-se em constante relação entre corpo e ambiente, corpo e cidade. Aprisionado, a pele determina meu espaço, delimita minha existência íntima, separa-me do ambiente externo. Maior órgão do corpo humano, local do toque, da pressão, da sensibilidade, do suor, do cheiro, do prazer... A pele: um relicário sagrado. A pele: uma clausura terrificante. Ao nascer, preencho meus pulmões de ar e, ao morrer, dou minha última expiração. Na pele, uma impressão digital que constitui este ser. Mas quem sou eu? O que a cultura faz de mim? Como lido com as sensações que esta cidade me causa? Esta obra busca refletir sobre as várias percepções sentidas, profundamente, sob a pele.
Direção Geral e Concepção: Igor Gasparini | Direção Artística: Frank Tavantti | Provocações: Isis Gasparini, Robson Ferraz e Thiago Alixandre | Elenco: Arthur Alves, Bruna Sant’Anna, Helon Hori, Igor Gasparini, Isis Gasparini, Luiz Paulo Raguza, Marcia Marcos, Marcos Werneck, Mayara Rosa e Natália Moura | Desenho de Luz: Gabi Araújo| Iluminação: Natália Peixoto | Figurinos: David Schumaker | Produção: Jéssica Alonso
Duração: 50min | Classificação: 14 anos

8 a 11/02 (quarta a sábado), às 19h
FL U  T   U     A       Ç     Õ         E               S     
Ca.Ja
(Colaboradores VAI)
Impermanência
Não é homem, não é bicho. Luminescências e relampejos. Frestas recheadas.
Revelam-se então outros seres, flutuantes esquecidos, em extinção, existência,
re    s  i   s     t    ê   n   ci   a. Qualidades individuais de flutuação, a potência advinda do fazer, o corpo expandido em pele, osso e células. De nós para o mundo,
a t em p   o r  a    l     i      d       a      d   e...
Sobre tentativas,
pequenas miudezas,
levezas,
multiversos,       
fl u  t       u       a      ç        õ        e            s...
Um convite para repousar sobre. Estar dentro. Degustar. Outro verso do mesmo mundo. Multiverso. Prosas coloridas. Acesas. Corpo desforme. Conforme o bailado, encontra. Atravessa. Está.
  Yasmin Ribeiro  
Projeto contemplado pela 13ª edição do programa VAI para a cidade de São Paulo em 2016.                                    
Concepção: Ca.Ja | Bailarinos: Camila Bosso, Harrison Rodrigues, Lucas Lopes, Ricardo Januário,Thais dos Reis e Yasmin Ribeiro | Desenho de luz e operação: Dida Genofre | Orientação de Figurino: Harrison Rodrigues | Pesquisa de Figurino: Ca.Ja | Pesquisa Musical: Camila Bosso | Operação de som: Wellington Al | Design Gráfico: Lucas Lander | Fotos: Gabriel Gomes | Fotos do programa: Gabriel Gomes e Ca.Ja | Curadoria da exposição “Estudos Para Flutuar”: Ca.Ja | Provocação: Edson Fernandes e Paula Petreca | Produção: Ricardo Januário e Yasmin Ribeiro 
Agradecimentos: Carla Kinzo, Carolina Moraes, Cristina Ávila, Cristiano Saraiva, Edson Fernandes, Fernanda Bueno, Fernando Melo, Junior Júnior, Mirelle Martins, Morena Nascimento, Munique Mendes, Paula Petreca, Rio Grande Confecções, Rodrigo Vieira e Shamel Pitts.

15 a 18/02 (quarta a sábado), às 19h
Prelúdio – estreia
Núcleo Marcos Sobrinho de Dança e Performance
(Colaboradores Fomento)
Como um poema sonoro criado por uma bateria de escola de samba, Prelúdio lança-se numa paisagem cênica onde o corpo/memórias de uma dança faz um esboço de imagens/gestos que atravessam o rito do carnaval, lançando ao mesmo tempo como uma das fontes de inspiração, um breve olhar sobre a experiência visual de Arthur Omar no livro “Antropologia da Face Gloriosa”.
Projeto contemplado pelo 19º edital do Programa de Fomento à Dança.
Concepção e Direção e Coordenação Geral: Marcos Sobrinho | Intérpretes criadores: Marcos Sobrinho, Paulo Henrique Alves e Rúbia Braga | Intervenções dramatúrgicas: Talita Alcalá Vinagre | Figurino: Tereza Monteiro | Criação Luz: Rafael Petri | Criação Som: Teo Ponciano | Produção: Rafael Petri (MoviCena Produções)
Duração: 50 min | Classificação: livre