Tubo de Ensaio
Um espaço para mostrar trabalhos em construção e trocar ideias com o público.
Dia 1º (sábado), às 15h
"Tentação de ser muito feliz"
Terceira Categoria
"Tentação de ser muito feliz" é uma tentativa de criar um trabalho cênico a partir do forró e de outras danças nordestinas. Por meio de experimentações que instigam um olhar diferente para nossa prática em dançar forró, criamos e recriamos nossas relações e histórias com esta dança e suas vertentes.
espaço para que artistas e grupos pré-selecionados possam mostrar trabalhos que estejam prestes a acontecer;
Dia 6 (5ª feira), às 15h
“Esquizopresenças”
Taanteatro Companhia
Isa Gouvea e Mônica Cristina - 2 Solos
+ Bate-Papo com Wolfgang Pannek
Parte do projeto “Taanteatro 25 Anos [dez]contaminações”, “Esquizopresenças” consiste no estudo e criação coreográfica de dois solos, de Isa Gouvea e Mônica Cristina, artistas residentes do CRDSP, a partir dos ensaios de “Mil Platôs: 28 de Novembro de 1947 – Como criar para si um corpo sem órgãos” e “Ano Zero– Rostidade”, de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Em seguida, uma conversa com Wolfgang Pannek, codiretor da Taanteatro e orientador filosófico da pesquisa.
Projeto contemplado pela 20ª Edição do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.
Wolfgang Pannek - Diretor, dramaturgo, tradutor e produtor. M.A. (filosofia, letras, psicologia) pela FernUniversitӓt Hagen. Doutorando em Filosofia na Academy of Fine Arts Leipzig. Ao lado de Maura Baiocchi, é codiretor da Taanteatro Companhia.
Dança: Isa Gouvea e Mônica Cristina I Orientação filosófica: Wolfgang Pannek I Supervisão coreográfica: Maura Baiocchi
Dia 6, às 17 horas
Baile Barroco – Praça Ramos de Azevedo
Encerramento da oficina Técnica de Dança Barroca, com a bailarina e professora francesa Béatrice Massin, na Praça Ramos de Azevedo, em frente ao CRDSP.
Oficinas CRDSP
Dia 3 (2ª feira), das 14h às 17h
Compartilhamento de Processo Criativo "Eu só queria não ter uma cabeça"
André Saboya, Everton Ferreira e Iolanda Sinatra
Nesta oficina, os artistas compartilham sua preparação corporal e os exercícios investigativos utilizados no processo de criação do espetáculo "Eu só queria não ter uma cabeça", contemplado pelo Proac Primeiras Obras de Dança 2015.
Serão trabalhados procedimentos inspirados nos sete estados de energia de Jacques Lecoq e algumas ferramentas desenvolvidas especificamente para o processo.
Serão trabalhados procedimentos inspirados nos sete estados de energia de Jacques Lecoq e algumas ferramentas desenvolvidas especificamente para o processo.
Duração: 3 horas
Público: bailarinos e público em geral
Vagas: 20
Inscrições: na secretaria do CRDSP, segundas-feiras, das 13h às 19h, de terça à sábado das 10h às 19h.
Dia 7 (6ª feira), das 10h às 14h
Ocasião 2: em lugares específicos
Ilana Elkis, Joana Ferraz e Carmen Morais
Esse é um convite aberto ao público, feito por Ilana Elkis, Joana Ferraz e Carmen Morais, para dar continuidade à reflexão em torno da ideia de site-specific, iniciada na
“Ocasião 1: por entre lugares gerais e específicos”. Nesta segunda prática, as artistas e os participantes irão construir juntos experiências que investiguem e questionem os modos pelos quais criamos e produzimos trabalhos de dança em lugares específicos.
Esta “Ocasião 2: em lugares específicos” integra o projeto Plongée: Dança nas Bibliotecas do Brasil, contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna/, 2014.
Concepção e realização: Ilana Elkis e Joana Ferraz | Produção: Viviane Bezerra | Projeto em residência: CRDSP - Centro de Referência de Dança da Cidade de São Paulo
Público: bailarinos e público em geral
Vagas: 20
Inscrições: na secretaria do CRDSP, segundas-feiras, das 13h às 19h, de terça à sábado das 10h às 19h.
Dias 10 e 11 (2ª e 3ª feira), das 10h às 14h
Oficina com Fabrice Ramalingom (França)
A proposição coreográfica de Fabrice Ramalingom será uma oficina dividida em dois momentos: um primeiro momento, aquecimento – algo próximo de uma massagem energética, elaborada já há alguns anos –, constituído de ferramentas de percurso, proveniente da técnica release, da dança contato e do body mind centering, que reativam as noções anatômicas ligadas ao movimento. O segundo momento será dedicado ao aprendizado de frases coreográficas incluindo qualidade de movimento (consciência da força, peso, amplitude, velocidade…) para um trabalho de improvisação/composição relacionado à pesquisa de Fabrice.
Proposta pelo Projeto “Vir-A-Ser”, contemplado pelo 20º edital do Programa de Fomento à Dança para manutenção de pesquisa do ...Avoa! Núcleo Artístico, dirigido por Luciana Bortoletto, a oficina de Fabrice Ramalingom integra a programação do FranceDanse Brasil 2016.
Duração: 8 horas
Vagas: 20 (Seleção com base no minicurrículo)
Para se inscrever, enviar minicurrículo pelo e-mail : avoa.convida@gmail.com
Para se inscrever, enviar minicurrículo pelo e-mail : avoa.convida@gmail.com
De 24 a 28 (2ª a 6ª), das 14 às 17 horas
Composição e Criação em Improviso – Cia ID`Artê e Coletivo Ruínas
A Cia ID’Artê e o Coletivo Ruínas convidam para vivência artística e compartilhamento de pesquisa e procedimentos em dança e criação baseados no contato improvisação com foco nos padrões neurológicos básicos (BMM), técnicas release e floor work, no dispositivo de acesso ao imaginário IDA e em procedimentos de composição em improviso (baseadas no trabalho de Kate Duck).
O trabalho iniciará com uma abordagem ao imaginário de cada participante que aos poucos e gradualmente ganhará materialidade partindo do movimento mais interno (ocelular) e irradiando para as demais estruturas (tecidos, músculos, fluidos etc), ampliando para abordagens de movimento, rolamentos, espirais, contato com os outros corpos e com o espaço até culminarmos na prática da composição em improviso.
Público Alvo: interessados(as) em improviso e composição, bailarinos(as), dançarinos(as) e estudantes dança, a partir dos 16 anos.
Duração: 5 dias
Vagas: 20
Inscrições: na secretaria do CRDSP, segundas-feiras, das 13h às 19h, de terça à sábado das 10h às 19h.
Dia 29 (sábado), das 10h às 13h
"Danças Virtuais: Inscrições dos limites do Corpo"
Camila Bronizeski
Uma proposta para estudar modos de captar o mundo. Estaremos juntos compartilhando estratégias para transformar nossas relações com os dispositivos móveis e nossos sentidos. Viveremos uma deriva em nós (corpo) e na cidade – no entorno do CRD – captando a praça, o vale e as pessoas por meio de estratégias de dança-escrita-video.
Público: artistas, pesquisadores e estudantes de dança, teatro, cinema e literatura
Vagas: 25
Inscrições: pelo e-mail: dancasvirtuais@gmail.com
OFICINAS 10ª MOSTRA DO FOMENTO À DANÇA 2016
Dia 10 (2ª feira)
14h às 17h – Novas Fronteiras do Olhar - Oficina Aberta
Fernanda Amaral – Cia. Dança Sem Fronteiras Conduzida pela coreógrafa Fernanda Amaral, com participação dos bailarinos com e sem deficiência do elenco da Cia. Dança sem Fronteiras, a oficina irá trabalhar, por meio de técnicas de consciência corporal, improvisação, dinâmicas de DanceAbility e dança-teatro, com uma abordagem na cultura corporal do movimento acessível a todos, acolhendo a diversidade. Ao mesmo tempo, possibilitará explorar e incorporar noções básicas e essenciais para o processo de improvisação.
Fernanda Amaral – Cia. Dança Sem Fronteiras Conduzida pela coreógrafa Fernanda Amaral, com participação dos bailarinos com e sem deficiência do elenco da Cia. Dança sem Fronteiras, a oficina irá trabalhar, por meio de técnicas de consciência corporal, improvisação, dinâmicas de DanceAbility e dança-teatro, com uma abordagem na cultura corporal do movimento acessível a todos, acolhendo a diversidade. Ao mesmo tempo, possibilitará explorar e incorporar noções básicas e essenciais para o processo de improvisação.
Duração 3 horas | Público estudantes e profissionais das artes do corpo
Dias 10 e 14 (2ª e 6ªfeira)
14h às 18h
Estudos em Dramaturgia Coreográfica e Direção
Ricardo Gali – Cia Perversos Polimorfos
A proposta é formar um grupo de estudos, com 15 participantes, especializados em dança ou não, sob orientação de Ricardo Gali, com o objetivo de estimular a discussão a respeito da dramaturgia e direção em dança contemporânea. O intuito é expor as relações e princípios advindos de outras áreas artísticas, como o cinema e o teatro, e a utilização desse material em nossas encenações.
A noção de dramaturgia vem sendo entendida, por nós, como discurso de cumplicidade, uma vez que em cada obra nasce uma dramaturgia própria, que parte da subjetividadedo coletivo de artistas envolvidos na sua criação.
Duração 2 dias/4horas cada | Vagas 15 | Público aberto aos interessados
Dias 11, 13 e 14 (3ª, 4ª e 5ª feira)
14h às 17h –
Exercícios entre a Graça e a Gravidade
Marcos Moraes – A Cozinha Performática
Este trabalho é dirigido a todos os interessados em desenvolver suas aptidões expressivas, corporais e solidárias, especialmente aqueles com atenção voltada às artes performativas (dança, teatro, música, performance), não importando o grau de experiência anterior ou a idade.
Duração 2h30 | Público aberta aos interessados
Dia 13 (5ª feira)
14h às 16h –
Improvisação e Composição
Luiz Fernando Bongiovanni – Mercearia de Ideias
Esta oficina busca instrumentalizar os participantes com ferramentas teórico-práticas para que possam, tanto iniciar reflexões sobre coreografia, quanto colaborar em processos coreográficos. Tem como objetivo principal introduzir e desmistificar o assunto para aqueles que pouco ou quase nada fizeram de improvisação. A técnica se baseia na relação que pode ser criada a partir de interações entre partes corporais e espaço e no conceito de tarefas. As partes corporais podem ser indicadas como móveis e alguns pontos espaciais designados como fixos. A partir daí, são propostas tarefas – enunciados teóricos que demandam do aluno uma resolução prática, como por exemplo, com o ombro direito tocar o ponto da diagonal.
Duração 2 horas | Público alunos de dança e teatro
Dia 13 e 14 (5ª e 6ª feira)
15h às 17h –
Método de Ensino Zumb.boys
Márcio Greyk – Zumb.boys
Trabalhando com a movimentação da dança de rua no estilo b-boy, a aula desperta elementos que são utilizados para qualquer linguagem corporal, seja dança, outros tipos de arte cênica ou apenas a movimentação cotidiana. Com uma preparação física, reflexões teóricas e práticas, objetiva ser um facilitador para a dança que será apresentada.
Duração 2 horas | Público aberta aos interessados
Dia 14 (6ª feira)
14h às 17h –
Compartilhamento #3 - Estudos Coreográficos e Dramatúrgicos para espaços públicos e paisagens urbanas.
Cia. Artesãos do Corpo
A Cia. Artesãos do Corpo convida para o terceiro compartilhamento do projeto "Tempo Suspenso", contemplado pelo 18o edital do Fomento À Dança.O projeto prevê quatro encontros reservados ao exercício da escuta, para criar, por meio do contato com o público, colaboradores e provocadores convidados, uma rede de afetos, interesses e confluências. O terceiro encontro, “Estudos Coreográficos e Dramatúrgicos”, tem o desejo de compartilhar com os participantes os estudos coreográficos que a Cia. desenvolve, desde 1999, nos espaços públicos da cidade, com a proposta de “Dançar a rua, na rua, com a rua e apesar da rua“.
Coordenação: Mirtes Calheiros e Ederson Lopes
Inscrições: enviar uma pequena carta de interesse (5 linhas), paracontato@ciaartesaosdocorpo.art.br
Vagas 20 | Público aberto aos interessados
Exibição de Vídeo
Dia 25 (3ª feira), às 19 horas
Jet Lagged*
Danilo Pêra e Gustavo Pêra
Sobre “Ocupação 24 Horas Obra-Procedimento” – Núcleo Mirada
“Jet Lagged” é uma criação videográfica dos artistas Danilo Pêra e Gustavo Pêra, sobre a “Ocupação 24 Horas Obra-Procedimento”, realizada pelo Núcleo Mirada, na Casa Tombada. Na Ocupação, o Núcleo esteve em ação por 24 horas consecutivas abertas ao público, a partir de um roteiro de procedimentos, estados cotidianos e experimentos coreográficos criados sobre as materialidades provenientes dos Procedimentos Obras, realizados ao longo do desenvolvimento do projeto Rede Cala, contemplado pela 18ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança.
[*jet lag: distúrbio do sono que pode afetar aqueles que viajam em curtos intervalos de tempo para lugares com diferentes fusos horários].
Criação: Núcleo MIRADA - Karime Nivoloni, Liana Zakia e Christiana Sarasidou | Video:Danilo Pera e Gustavo Pera | Som: Renata Roman | Cenotécnicos: Rodrigo Galdino e Anderson Vital | Produção Executiva: Cais Produção Cultural | Direção de Produção:José Renato Fonseca de Almeida | Assistente de Produção: Isis Andreatta
Duração: 50 minutos
Dia 29 (sábado) , das 16h às 19h
Jam de Contato Improvisação
Facilitador Ricardo Neves
JAM* de Contato Improvisação é um ambiente para a investigação de diferentes possibilidades de dança e de experimentação do movimento corporal. Não é uma aula, não é uma oficina, nem um espetáculo; acontece a partir das ações singulares de cada participante e das múltiplas interações que se fazem possíveis.
Espetáculos
Dia 24 (2ª feira), às 19h; e 25 (3ª feira), às 15h
¨Rede” – Pré-estréia
Núcleo Vênus Negra
Conduzido em formato solo pela artista Talita Bonfim, Rede nasce a partir de pesquisa sobre Aureliano Ferreira Campos, avô da intérprete. Mais do que alinhar recordações, o espetáculo apresenta uma rede narrativa não linear, corpórea, visual e sonora que aprofunda o olhar para a história e corpo deste homem negro, baiano, pescador, pedreiro, marido, pai de oito crianças, que se deslocou com sua família da Bahia para São Paulo, na década de 70.
Direção: Deise de Brito | Concepção Coreográfica: Núcleo Vênus Negra | Intérprete-Criadora: Talita Bonfim | Figurino: Vânia Santos e Gil Santos | Cenografia: Dalila D´Cruz | Fotografia: Dalila D´Cruz | Trilha Sonora: Talita Bonfim | Produção: Núcleo Vênus Negra | Workshop de Corpo e Hip Hop: Nitiren Queiroz | Workshop de Elementos da Música: Abuhl Júnior | Núcleo Vênus Negra: Dalila D´Cruz, Deise de Brito, Talita Bonfim e Vânia Santos
Duração: 38 minutos
Dia 26 (4ª feira), às 16 horas
Intervenção Urbana
“Encruzilhada”
Fragmento Urbano
“Encruzilhada” traz à tona, por meio de uma linguagem experimental e contemporânea, uma discussão sobre a atualidade, a ressignificação da ancestralidade, os espaços urbanos e as relações sociais que os permeiam. Ao resgatar manifestações populares que fazem parte de uma memória coletiva pouco celebrada, excluídas da narrativa hegemônica da História, e apresentá-las como recriações contemporâneas em zonas periféricas, o grupo propõe um ato de resistência - do(a) negro(a), da periferia, dos grandes mestres da cultura popular e do Hip Hop pouco reconhecidos. O resgate da memória coletiva passa também pelas memórias pessoais de cada integrante do grupo (de suas histórias e de suas famílias) e resulta numa nova consciência corporal e política com infinitas possibilidades.
Direção: Douglas Iesus | Elenco: Anelise Mayumi, Douglas Iesus, Juliana Sanso,
Luan Afonso de Assis, Tiago Silva | Imagens: Marianna Midori, Aline Senzi | Produção:Diego Castro
Classificação: livre
Duração: 55 min
10ª MOSTRA DO FOMENTO À DANÇA 2016
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
Dia 10 (2ª feira)
15h – Tupiliques - O Espetáculo
Repentistas Do Corpo
Mistura de dança, teatro, percussão corporal em movimento e humor, “Tupiliques – O Espetáculo” é livremente inspirado no livro “Tupiliques – Heranças Indígenas no Português do Brasil”, do escritor César Obeid, que se utilizou dos limeriques para rimar palavras indígenas, de origem Tupi. Os limeriques são uma forma de poesia inglesa que apresenta situações engraçadas ou absurdas. A Cia. Repentistas do Corpo recriou este universo “tupilicoso” de palavras e realiza um espetáculo lúdico e ritmado onde os poemas, cantados, dançados e falados pelos intérpretes, conduzem crianças e adultos por um Brasil de natureza, bichos, frutas, personagens do folclore, comidas e lugares batizados pela língua Tupi.
Concepção e direção geral Sérgio Rocha | Criadores intérpretes Cláudia Christ, Marcela Miyashita, Sérgio Rocha e Vitor Bassi | Desenho e operação de luz Ari Buccioni |Trilha sonora original Edson X | Poemas musicados Sérgio Rocha | Operação de somMário Spatizziani | Figurinos e adereços Luciene Grecco | Fotos Solange Avelino |Produção executiva Cláudia Christ e Sérgio Rocha
Duração 50 min | Classificação indicativa Livre.
Dia 11 (3ª feira)
19h – Cartas Individuais – Experimento poético sobre imagem em movimento
A Cozinha Performática – Marcos Moraes
A poeta Natalia Barros desenvolve leituras poéticas que constroem paisagens no encontro da palavra com as imagens geradas pelo vídeo-realizador Osmar Zampieri, durante o processo de criação do vídeo Sabroso - um dos “pratos” da Cozinha Performática. ‘Cartas Individuais’ é o título da performance apresentada na Movimenta#2, Festival de Performances na Galeria Mezanino, São Paulo, em julho de 2016. Para a 10aMostra de Fomento, Natalia recria a performance acompanhada de Marcos Moraes, em um experimento que se desdobra em cena: ‘Cartas Individuais: experimento poético sobre imagem em movimento’.
Concepção Natalia Barros | Performance Natalia Barros e Marcos Moraes | Video Osmar Zampieri | Técnica Mauro Martorelli
Duração 25 min | Classificação indicativa Livre.
20h – Movimento para um homem só
Perversos Polimorfos
O ponto de partida para a pesquisa corporal e estética de “Movimento para um homem só” foi a ocupação “Better out than in”, parceria entre Banksy e os artistas brasileiros Os Gêmeos. Com trabalhos criados diariamente em um cenário inóspito - embaixo de uma ponte de Nova Iorque -, as intervenções aconteceram durante o mês outubro de 2013, como forma de satirizar as galerias de arte e apoiar o movimento Occupy, que levou jovens às ruas para protestar contra a corrupção e a desigualdade econômica e social.
Direção e concepção Ricardo Gali | Intérpretes-criadores Jerônimo Bittencourt e Rafael Limongelli | Iluminação Aline Santini | Trilha sonora Lourenço Rebetez | Figurino Ricardo Gali | Colaboração na pesquisa de movimento Beatriz Sano | Colaboração artísticaNatália Mendonça e Maurício Florez | Produção Gabriel Tolgyesi | Direção de produçãoJosé Renato Fonseca de Almeida | Produção administrativa Cais Produção Cultural
Duração 45 min | Classificação indicativa Livre.
Dia 12 (4ª feira)
19h – Beija minha mão
Cia Danças Cláudia De Souza
Cia Danças Cláudia De Souza
Dentro da pesquisa a respeito do Samba, sua origem e tradição, surgiu a proposta daTrilogia Samba. Dessa investigação, dois trabalhos já estão no repertório da Cia:Profanação (2012) e Roda de Pólvora (2014). O terceiro e último trabalho, “Beija minha mão”, estreia em 2016 encerrando as comemorações dos 20 anos da Cia Danças Claudia de Souza. Em Beija minha mão, a Cia verticaliza a compreensão sobre o Sambaenquanto um processo ritualístico, que vem dialogar com o interesse de tratar os aspectos sociais e relacionais da cultura brasileira para além de seu folclore. O espetáculo se desenvolveu a partir da construção de um estado corporal - o estado de Liminaridade - subjetivo de colocar-se no limite, ou entre dois estados diferentes de consciência e existência, exigindo do intérprete uma entrega, presença, atenção e uma fisicalidade própria. Este estado de Liminaridade vem, então, somar elementos e sensações à pesquisa de linguagem desenvolvida ao longo desses 20 anos de existência da Cia.
Projeto “Danças 20 Anos” – 18º Fomento à Dança
Direção Geral Claudia de Souza | Assistente de Direção Cristiana de Souza | Elenco: Claudia de Souza, Cristiana de Souza, Janaína Castro, Yeda Peres | Assistência de palco Carolina Tomaz, Rozmarie Araruna e Douglas Salgado | Edição de trilha sonoraClara Portela | Iluminador Flávio M. Silva | Programação Visual Luiz Trigo (Voga Design Gráfico) | Fotografia Noélia Najera | Coordenação de Produção Cristiane Klein (Dionísio Produção) | Apoio: Cooperativa Paulista de Teatro e Espaço Cia Danças
Duração 45 min | Classificação indicativa Livre.
Dia 13 (quinta-feira)
19h – BlueE² Cia de Teatro e Dança
“Blue” é o mais novo trabalho da E² Cia de Teatro e Dança, sob direção de Eliana de Santana e inspirado na obra plástica do artista britânico Chris Ofili. Esta peça de dança faz uma reflexão poética sobre a cor azul, filtrada pela música blues, herança dos escravos negros no Delta do Mississipi. Em algum lugar entre os acordes ancestrais do blues e a tinta azul de Ofili, nasce esta dança “Blue”. Reflexões estéticas e sociais são os motivos inspiradores nesta conversa com o azul que, assim abordado, se transforma em cor-referência e apoio poético para os dizeres coreográficos do corpo e da cena.
Direção geral Eliana de Santana | Direção de arte Hernandes de Oliveira |
Criadores/intérpretes Eliana de Santana, Kanzelumuka, Rodrigo Eloi Leão, Hernandes de Oliveira e Dogma (o cão) | Criação de iluminação e espaço cênico Hernandes de Oliveira | Figurinos Eliana de Santana.
Produção Executiva MoviCena Produções Artísticas.
Produção E² Cia de Teatro e Dança.
www.eaoquadradocia.com.br
Duração 40 min | Classificação indicativa 14
Dia 15 (sábado)
19h – Procedimento 2 para lugar nenhum
Vera Sala
Para a bailarina Vera Sala, processo de criação é uma rede ou conjunto de acionamentos e conexões que se formam e que vazam para além do chamado “produto artístico”. Seus trabalhos, sempre em processo contínuo de criação e transformação, contribuem para fomentar novas perguntas, reflexões e experimentações, criando instabilidades e “perturbações” naquilo que já está instaurado no corpo e nos seus modos de proceder. Em “Procedimento 2 para lugar nenhum”, “o tempo suspenso expõe fendas no corpo. No esgarçamento deste intervalo do tempo, o corpo se exaure, esvazia, dissolve seus contornos e limites. O silêncio, o desaparecimento e a inoperância se instauram não como passividade, mas como resistência”. (Vera Sala)
Concepção e direção geral Vera Sala | Arquitetura e luz Hideki Matsuka |
Desenho de som Tom Monteiro | Estímulo à auto percepção do movimento José Antonio Lima | Colaborações e compartilhamentos Diego Alves Marques, José Antonio Lima, Rubia Braga, Valeska Figueiredo | Agradecimentos pela colaboração artística Luiz Päetow | Cenotécnico Wanderley Wagner da Silva | Assistentes de Arquitetura Vinicius Cardoso Ferreira e Vitor Yoshio | Montagem Serralheria Normandão e Luis Victalino | Assistente de produção Marcelo Leão | Direção de produção Dora Leão – PLATÔproduções
Projeto contemplado pelo 18º Fomento à Dança
Duração 50 min | Classificação indicativa 12 anos
Dia 16 (domingo)
17h – Vale do Anhangabaú, Centro
Esculturas Breves
Musicanoar
“Esculturas Breves” surge na discussão entre corpo e cidade a partir de moveres entre aproximações e distanciamentos. São atos de vida que vão se delineando a partir do nosso desejo em estabelecer ações artísticas enquanto pensamentos que expõe o indivíduo nos espaços públicos a partir de convivências nos grandes centros urbanos. Entendemos estas ações como intervenções, isto é, acontecimentos performativos que expõem nossa perspectiva em relação aos indivíduos e espaços que comungam nesse urbano nos implicando e interpelando. Entre confrontos e confluências, convocamos possibilidades de coexistências, que nos devolvem percepções da e na realidade com a qual dialogamos. “Esculturas Breves” surge de indagações no processamento de um discurso focado na corporeidade urbana. Nessa perspectiva, o pensamento de movereshabita esta instalação coreográfica gerada entre distintos pensamentos e poemas corporais. No percurso dessa pesquisa surge uma dimensão crítica do mover.
Projeto Nufricar – 20º Fomento à Dança
Núcleo Artístico Musicanoar Helena Bastos e Raul Rachou | Direção Geral e concepção Helena Bastos | Artistas-colaboradores Afonso Alves Costa, Carolina De Nadai, Danilo Sene, Felipe Rocha, Helena Bastos, Nathalia Fonseca Freitas, Tatiana Melitello e Raul Rachou | Registros fotográficos Nufricar Inês Corrêa | Direção de produção Cristiane Klein
Duração 90 min | Classificação indicativa Livre.
Dia 17 (2ª feira)
15h – Para Todos os Seguintes key zetta e cia
“Para Todos os Seguintes” é o primeiro espetáculo infantil da key zetta e cia. Ambientado no universo da mágica, este trabalho convida as crianças de todas as idades a mergulharem na intensidade da dança e da criação de modo vigoroso. Cinco integrantes dançam vigorosamente criando encontros e efeitos, ao som da guitarra ao vivo, gerando um fluxo de acontecimento e suas variações inesperadas.
Direção Key Sawao e Ricardo Iazzetta | Intérpretes: Carolina Minozzi, Key Sawao, Mauricio Flórez e Ricardo Iazzetta | Trilha sonora: Ramiro Murillo |
Música ao vivo Ramiro Murillo ou Aguinaldo Bueno | Coordenação de arte e espaço cênico Hideki Matsuka | Assistência Beatriz Sano | Fotos Cris Lyra |
Produção Núcleo Corpo Rastreado
Duração 40 min | Classificação indicativa Livre
Dia 19 (4ª feira)
19h – Coreô
Caleidos Cia de Dança
“Coreô” é uma dança em jogo e um jogo em cena. Desdobramento do trabalho do Núcleo de Pesquisa Coreológicas, coordenado por Isabel Marques, o espetáculo compartilha cenicamente jogos que, ao longo dos 20 anos do Caleidos Cia de Dança, vêm sendo desenvolvidos , tanto para o aprendizado da linguagem da Dança/Laban, quanto para a construção cênica dos espetáculos da cia. A proposta deste work in process é dançar jogando, jogar dançando: “Coreô” propõe a criação de cenas em tempo real a partir de jogos que proporcionam dança. Os jogos oferecem princípios e desdobramentos para construção das cenas de dança. Dançando, os jogadores compartilham com o público propostas que podem ser jogadas ou assistidas.
Projeto Lapa, eu vou a pé – 18º Fomento à Dança.
Direção e concepção Isabel Marques | Codireção Fábio Brazil | Propositores Kátia Oyama, Nigel Anderson, Renata Baima, Ágata Cérgole | Preparao Corporal Ana Paula Mastrodi |
Iluminação Rafael Lemos | Produtor Nigel Anderson | Produção Mobilis Ltda ME
Duração 50 min | Classificação indicativa Livre
Dia 20 (5ª feira)
14h30 – Percurso: Largo de São Bento – Praça Antônio Prado. Centro
Ultrapássaros
...AVOA! Núcleo Artístico
Fluxo. Corte. Percurso. Verticalidade, círculos e espirais. “Ultrapássaros” integra uma série de ações que tem como ponto de partida o corpo em diálogo com uma natureza urbana do centro de São Paulo e com a história da cidade presente nas brechas – concretas e simbólicas –, aqui e agora. Rito. Na Rua São Bento, revoadas são avistadas: pombos, andorinhas, maritacas, urubus. Uma dança-acontecimento, vivente entre o que está na terra sob o asfalto e acima das cabeças. Multidão. Vestígios e intensidades de uma coreografia entre duas igrejas, uns edifícios altos, algumas encruzilhadas, milhares de pessoas, mantras urbanos, memória indígena, rios invisíveis, gestos de trabalho, policiais, correntes de ar, histórias de vida, colunas vertebrais, palavras, corações e pés. Ultrapassar em rito. Ultrapássaros.
Projeto Vir-a-Ser, para Manutenção de pesquisa artística – 20º Fomento à Dança
Concepção ...AVOA! Núcleo Artístico | Direção Luciana Bortoletto | Intérpretes-criadoresMônica Caldeira, Pablo Cavalcanti e Rodrigo Rodrigues | Artista aprendiz Izabel Uliana Martinelli | Preparação corporal Luciana Bortoletto (Dança; práticas somáticas) e Luis Louis (Teatro Físico/ Mímica Total) | Sonoplastia Luciana Bortoletto | Textos, poesia haicai e figurinos ...AVOA! Núcleo Artístico | Produção Aline Grisa/ Bufa Produções |Assistência de produção Felipe de Galisteo | Fotos Felipe de Galisteo | ApoiosAcademia Activa Unidade São Bento, Associação Viva o Centro, Centro de Referência da Dança de São Paulo, Harmônica Santana, Ateliê de Adriano Bechara.
Duração 45 min | Classificação indicativa Livre.
19h – Desmonte
Juliana Moraes
Desmonte baseia-se na experiência vivida pelo casal Juliana Moraes e Gustavo Sol (codiretor da peça), quando ele foi tratado de uma doença grave. Poemas de Vaslav Nijinsky, vozes coletadas no cotidiano e textos de Juliana são editados em partitura sonora que a bailarina escuta com fones de ouvido. Movimentos do balé clássico e sua disciplina militarizada, além de controles externos por campainhas, pressionam o corpo da performer fazendo do limite a estrutura cênica da peça.
O solo lida com muitas camadas de signos, emoções e sensações: a dor do outro para não se perder na própria, a fala que se transmuta em gestos, o balé e sua relação disciplinar pela repetição, estados de presença poética entre o controle e a entrega, o limite não como representação, mas como estrutura cênica.
Direção Juliana Moraes e Gustavo Sol | Concepção, coreografia e interpretação Juliana Moraes | Preparação de intérprete Gustavo Sol | Iluminação Cristiano Pedott |Adaptação de desenho de luz Fernando Pereira | Montagem e operação de luz e somArmando Junior | Produção Gustavo Sanna e César Ramos / Complementar Produções |Canção None but the lonely heart (Op.6 No.6), de Pyotr Tchaikovsky. Interpretação de Christianne Stotijn e Julius Drake.
Duração 40 min | Classificação indicativa 14 anos
Dia 21 (6ª feira)
14h30 – Vale do Anhangabau. Centro
Dança por correio
Zumb.boys
“Dança por Correio” tem o desejo de comunicar-se com os transeuntes – viajantes de sua própria cidade e turistas de uma vida dedicada ao infinito trabalho e busca pelo conforto –, utilizando seus corpos para traduzir as sensações de um “ser urbano”. A intenção é interferir nos fluxos cotidianos, na paisagem urbana, fazendo com que as pessoas escolham uma carta e, a partir dessa escolha, o intérprete-criador traduzirá os sentimentos e sensações que a carta expressou, diluindo a arte no cotidiano.
Direção Geral Márcio Greyk I Intérpretes Criadores Danilo Nonato, David Castro, Eddie Guedes, Guilherme Ferreira, Igor Souza e Márcio Greyk I Operador de som Alex Araújo IProdutor Kelson Barros [Cazumbá Produções Artísticas]
Duração 45 min | Classificação indicativa Livre.
19h – Não te abandono mais, morro contigo
Cia Carne Agonizante
Cia Carne Agonizante
“Não te abandono mais, morro contigo” apresenta dois amantes cansados e desiludidos pelo fim de uma paixão que se diluiu por conta da inevitável ação do tempo. O que prevaleceu foi o amor, como sentido de ausência de toda esperança. Ambos já estão mortos desde o momento em que se olham e se tocam. Suas almas já partiram cabisbaixas para o desconhecido há tempos. Como um grito abafado no ar, se entrelaçam desesperadamente em uma cama, numa espécie de dança da morte, completamente destituídos de tudo, exceto de uma inevitável necessidade de sexo para celebrar o desenlace. “Não te abandono mais, morro contigo” é a insuportável constatação de que nada restou para eles; o desejo de se libertarem deste nó górdio os faz cúmplices e os torna terrivelmente unidos. Um brinde amargo ao fim.
Concepção, coreografia e direção Sandro Borelli | Intérpretes Alex Merino e Everton Ferreira | Intérpretes da Cia Alex Merino e Amanda Santos, Everton Ferreira, Laia Mora, Mainá Santana e Rafael Carrion | Assistente de coreografia Rafael Carrion |Trilha sonora Gustavo Domingues e Beethoven | Luz Sandro Borelli |
Figurino e cenário Grupo | Fotografia: Júnior Cecon | Preparação corporal Jose Ricardo Tomaselli e Vanessa Macedo | Produção executiva Júnior Cecon
Duração 45 min | Classificação indicativa 16 anos
20h –Puntear (intervensão - percurso entre CRDSP e OLIDO)
Cia Damas Em Trânsito E Os Bucaneiros
“Puntear” é uma performance de ocupação de espaços urbanos e não convencionais em que a Cia.,
por meio da improvisação em dança e em música, faz uma leitura corporal e sensorial do lugar,
valendo-se da sua arquitetura, sons, dinâmicas. “Puntear” foi criado em 2007, dentro do projeto
“Por fim novas e repetidas”.
Nesta proposta de intervenção, a Cia. busca distribuir-se pelo espaço, causando a diluição do foco,
mudando-o constantemente, chamando a atenção do público para diferentes ângulos e novas
possibilidades de olhar, habitar e intervir no espaço no momento presente.
A dança pode acontecer em solos, duetos ou em grupo, pode-se dançar no silêncio
(aproveitando o ruído do local) ou com a música construída ao vivo pelo grupo.
Os habitantes desse lugar passam de espectadores a construtores, transformadores e vivenciadores
de seus próprios espaços cotidianos.
Concepção Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros | Direção Alex Ratton Sanchez |
Intérpretes-criadores Alex Ratton Sanchez, Carolina Callegaro, Ciro Godoy, Clara Gouvêa e Larissa Salgado | Figurino Iara Wisnik, Larissa Salgado e Cia |Músicos convidados Ângelo Ursini, Bruno Duarte | Produção Paula Sassi
Duração 50 min | Classificação indicativa Livre.
ENCONTROS
Dia 10 (2ª feira)
19h – V ENCONTRO DAS ARTES DO CORPO – PUC-SP
Aberto ao público em geral, os Encontros, organizados pelos alunos do curso de Comunicação das Artes do Corpo da PUC-SP, reúne estudantes, professores e artistas de todas as áreas, de dentro e fora da Universidade, para dialogar sobre questõesrelacionadas à arte. Modos de produção, difusão, compartilhamento, políticas públicas, leis de incentivo, manutenção de trabalhos artísticos, mercado e economia para a Arte são alguns dos temas abordados no debate.
Dias 17 e 18 (2ª, das 14h às 20h, e 3ª feira, 10h às 17h)
– Encontro Agenda Brasil – Frente Política Permanente Nacional da Dança(Gestores de Dança do Brasil)
Antecedendo a abertura oficial do Encontro Latino-Americado dos Gestores de Dança, nos dias 17 e 18, haverá rodada nacional de rearticulação de gestores nacionais, com vistas a debater, avaliar e acompanhar o conjunto de leis, decretos, projetos de lei em tramitação e portarias que regulamentam a atuação e a participação social dos profissionais da Dança, seja nas relações trabalhistas, na condução da formação artística, nos aspectos educacionais, nas questões autorais, entre outras.
Coordenação Rui Moreira
Dias 18 (3ª feira)
20h30 – Encontro Latino-Americano de Gestores de Dança – Mobilidade, Identidades e Estratégias de Cooperação
Abertura
Com a participação de representantes Argentina, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Venezuela, México e Equador, além de 14 estados do Brasil e várias cidades do interior e região metropolitana de São Paulo, o Encontro Latino-Americano de Gestores da Dançatem o objetivo de colaborar no fortalecimento das estratégias de cooperação, desenvolver as capacidades dos fazedores de dança e integrar as redes existentes de intercâmbio e circulação de artistas e obras na América Latina.
As palestras e rodas de conversa acontecem a partir de 19 de outubro, diariamente das9h às 17h30, e encerram no sábado, das 14h às 17h.
Realização: CRDSP – parceria da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com a Cooperativa Paulista de Trabalho dos Profissionais de Dança.
Inscrições e informações: https://business.facebook.com/events/136994720086625/
EXPOSIÇÃO
De 10 a 22/10 – Centro de Referência da Dança. Centro
(segunda, das 13 às 21h; terça a sábado, das 10, às 21h)
Exposição de fotos “Damas em Trânsito - 10 Anos”
com exibição do vídeo “Sobre Ruas e Rios”
Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros
Programação Especial
Dia 29 (sábado), das 14h às 19h
I Fórum Brasílica: a Dança Popular em Questão
Cia Brasílica
Contemplado pela 19ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, o evento tem como tema central as danças e a cultura popular brasileiras vistas como material fundamental para criação cênica e influência artística. Para tanto, convida profissionais de referência na dança do país, que trazem para o corpo e para a cena sua pesquisa e colocam em debate questões sobre a criação em dança.
14h – Abertura do Fórum
Intervenção artística – Cia Brasílica
14h30 – Workshop
A Dança e a Estética do Entusiasmo – o método brasílica
Deca Madureira
16h – Palestra
Corpo e Ancestralidade
Profª Drª Inaicyra Falcão dos Santos
“Corpo e Ancestralidade” tem por objetivo a elaboração de uma proposta na dança – arte – educação, procurando recuperar elementos estéticos e míticos presentes na tradição africano-brasileira enquanto criação coletiva.
Inaicyra Falcão é natural de Salvador, graduada em Dança pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Artes Teatrais pela Universidade de Ibadan, na Nigéria, doutora em Educação pela USP e livre docente na área de Práticas Interpretativas da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente dedica-se a sua carreira de cantora lírica, com a qual participa de diversos eventos culturais e acadêmicos pelo Brasil.
17h – Debate mediado
18h – Intervenção artística
“Sob os Olhos de Oyá”
Grupo Ojú Oyá
“Sob os Olhos de Oyá” nos leva a uma viagem de encontro aos nossos ancestrais, demonstrando a força da divindade africana, também cultuada no Brasil, Iansã. A história se conecta a partir de movimentos contemporâneos construídos por bases de danças características dos orixás, do samba baiano, entre outras narrativas corporais trazidas pelas danças afro-brasileiras.
Diretora: Luiza Ylone | Dançarinos: Luiza Ylone, Mariane Oliveira, Antonio Carlos Hennies, Valeria Pereira Gonzaga, Silvana de Jesus e Wellington Campos | Músicos: Egmar Alves da Silva e Ednaldo da Costa | Produtora: Mariane Oliveira
Duração: 45 minutos
19h – Espetáculo
“Terra”
Grupo Grial
Inspirado no universo indígena, o solo “Terra” coloca o corpo dançante de todos os folguedos de tradição já experienciados pelo Grupo Grial à disposição de uma história mil vezes repetida, mas mil vezes esquecida: a do direito de ser através do tempo.
O tema local/universal aborda a perda do espaço físico para, consequentemente, perder o direito de existir. Ao criar “Terra” (terceira parte da Trilogia “Uma história duas ou três”), o Grial partiu da saga dos nossos índios e, citando-os, inclui todos nós, povos mestiços. Tantas vezes o colocamos embaixo da terra e apagamos o seu tempo. Inúmeras as vezes que o colocamos para fora da sua terra e apagamos a nossa história. Mas o índio é feito de grão... emergir e reerguer é só uma questão de tempo. Esse mesmo tempo que preserva e acalenta as gerações. “Terra” é o homem que adentra, reconstrói o destruído e ergue novas possibilidades de manter viva sua memória e garantir através destes traços, um espaço ímpar. Somos índio Pankararú, Karipuna, Macuxi, Canindé, Truká, Xucurú, Guaraní, Assení, Kaiowá, Tikuna, Bororó, Tupinambá, Mundurucu, Yawalapati, Tapajó, Caiapó, Xavante... somos todos sim, da mesma Nação.
Coreografia: Maria Paula Costa Rêgo | Direção: Eric Valença e Maria Paula | Intérprete:Maria Paula | Trilha Sonora: Naná Vasconcelos | Figurino: Gustavo Silvestre | Pintura:Dantas Suassuna | Textos: TT Catalão | Iluminação: Luciana Raposo |
I Fórum Brasílica: a Dança Popular em Questão
Produção geral: Lucila Poppi | Produção executiva: Márcio Peres | Colaboradores:Deca Madureira, Jocarla Gomes, Mariane Oliveira, Elson Leite, Lucimeire Monteiro |Projeto gráfico: Juliana Santos | Vídeos e fotografias: José de Holanda