CICLO DE AULAS
Estão abertas inscrições para o Ciclo de Aulas do 2º semestre de 2016,
no CRDSP, com 12 cursos de dança.
Para
todos os cursos é necessário preencher a ficha de inscrição, responder à
questão “O que te levou a se inscrever nesta aula e como você acredita que ela
pode contribuir nos seus processos artísticos?”, e anexar breve currículo (10 linhas). Para os
módulos avançados (Dança Contemporânea e Dança Moderna – Martha Graham), haverá
seleção prática no primeiro dia de aula; o aluno que faltar na seleção estará automaticamente desclassificado. Será dada
preferência para quem se comprometer a vir em todas as aulas.
Período de inscrição: 17 a 27/8, segunda, das 13h às 19h, terça a
sábado, das 10 às 19h.
As inscrições devem ser feitas presencialmente na secretaria do CRDSP.
As aulas acontecem a partir do dia 5 de setembro, com exceção de Dança
Afro-Brasileira, com Priscila Paciência, e Flying Low, com Rafaela Sahyoun, que começam em outubro.
Dança
Contemporânea – Intermediário e Avançado
Adriana Guidotte
O
curso tem como objetivo o estudo da técnica através dos princípios
organizadores do movimento, apoios, alavancas, transferências de peso,
rolamentos, deslocamentos, a percepção de si mesmo, do outro, e a relação que
se estabelece entre corpo, tempo e espaço.
Adriana Guidotti é intérprete, professora e coreógrafa
de Balé Clássico e Dança Contemporânea. Integrou a Cia Ismael Guiser, Cia de
Danças de Diadema, Cia Fragmento de Dança e Cia Druw. Atuou como artista
orientadora do Projeto Dança Vocacional, da Secretaria Municipal de Cultura, e,
desde 2010, é professora de Dança Contemporânea.na Escola de Dança de São Paulo
– EDASP.
Horário: terças e
quintas-feiras, das 11h30 às 13h.
Pré-Requisito:
currículo breve de até 10 linhas, resposta à questão “O que te levou a se inscrever nesta aula e
como você acredita que ela pode contribuir nos seus processos artísticos?” Seleção prática no primeiro dia de aula.
Vagas: 20
Dança
Contemporânea - Iniciante
Robson
Ferraz
O curso aborda princípios de
mobilidade como respiração, conectividade óssea e intenção espacial aplicados
aos impulsos de movimentos próprios da dança contemporânea. O curso é
direcionado a artistas e interessados com nível básico/iniciante em técnica de
dança/corpo ou com alguma experiência corporal prévia. As aulas possuem caráter
formativo técnico.
Robson Ferraz é artista da dança formado pela Unicamp. Interessa-se por pensar a
dança em termos estéticos e políticos, principalmente relacionado-a às questões
de gênero. Em 2009, fundou a Desvio, sua atual plataforma de pesquisa e
criação. É professor de dança contemporânea das Fábricas de Cultura e artista
orientador do Programa de Qualificação em Dança da Secretaria do Estado da
Cultura.
Horário: terças e
quintas-feiras, das 10h às 11h30.
Pré-Requisito:
currículo breve de até 10 linhas, resposta à questão questão “O que te levou a se inscrever
nesta aula e como você acredita que ela pode contribuir nos seus processos
artísticos?”
Vagas: 20
Dança Moderna
– Martha Graham
Cristiana
Souza
A Dança
Moderna de Martha Graham está fundamentada de uma forma muito definida e a sua
elaboração e sistematização do interior para o exterior do corpo é provocada
pela tensão entre os opostos – equilíbrio e queda, contração e expansão –, que
levam a outras possibilidades de movimento corporal. A respiração associada ao
movimento é o princípio fundamental que dita o ritmo e dinâmica desta técnica.
Cristiana de Souza, bailarina
e professora de formação Clássica e Moderna, desenvolve seu
trabalho em dança moderna - técnica de Graham desde 1990. Atuou como professora
em importantes escolas e projetos e atualmente é professora da Escola de
Dança de São Paulo – EDASP.
Horário: terças e
quintas-feiras, das 12h às 13h30.
Pré-Requisito:
currículo breve de até 10 linhas, resposta questão “O que te levou a se inscrever nesta aula e como
você acredita que ela pode contribuir nos seus processos artísticos?” Seleção no Primeiro dia de Aula
Vagas: 20
Oficina de Dança: Experimentando o movimento-corpo
Leticia Sekito|Companhia Flutuante
Encontros para dançar as
perguntas que o movimento-corpo nos faz. Passar pelas anatomias e fisiologias
do corpo, adentrando suas camadas e seus fluxos de movimento. Deixar vir
perguntas e inquietações. Dar espaço para as dúvidas, pausas e silêncios. A
partir de provocações e sugestões vindas da abordagem somática do B.M.C®, em
diálogo com nosso próprio movimento-corpo, nos encontraremos para quem sabe, nos
deixarmos mover e ser movidos e corporificar nossos desejos, curiosidades e
afetos, contatando-nos com o prazer de ser e estar em dança.
Leticia Sekito,
da Companhia Flutuante, é coreógrafa, performer e professora de
movimento.
Fez sua formação em dança no C.E.M. - Centro em Movimento, Lisboa, entre 1990 e
1996. Trabalhou no Estúdio Nova Dança entre 1999 e 2006. É professora
certificada em DanceAbility® e pelo Programa Brasileiro de Educador do
Movimento Somático-SME /Body-Mind Centering®. Tem trabalhado em parceria com
artistas de áreas diversas, sobretudo das artes do corpo, artes visuais e da
música.
https://www.facebook.com/companhia.flutuante
Horário: segundas-feiras,
das 14h às 16h.
Pré-Requisito:
currículo breve de até 10 linhas, resposta à questão “O que te levou a se inscrever nesta
aula e como você acredita que ela pode contribuir nos seus processos
artísticos?”
Vagas: 20
Técnica e Criação de Movimento
Key Sawao
O curso foca no fluxo interno do
corpo, fortalecimento do centro, circulação de energia e pesquisa de movimento.
Key Sawao dança e dirige, em parceria com Ricardo Iazzetta, a key zetta e cia.,
núcleo sediado em São Paulo desde 1996, que convida outros artistas
colaboradores para suas criações.
Horário: quintas-feiras,
das 11h às 13h.
Pré-Requisito:
currículo breve de até 10 linhas, resposta questão “O que te levou a se inscrever nesta aula e como
você acredita que ela pode contribuir nos seus processos artísticos?”
Vagas: 20
Danças
Brasileiras
Barbara
Freitas
Música,
canto e teatro são alguns dos elementos que compõem as ‘danças brasileiras’, e
que inscrevem-se num espaço aberto ao cruzamento das diferentes dimensões do
território sócio-cultural. O curso visa compartilhar algumas memórias das
movimentações, passos, jogos espaciais e ritmos presentes nessas danças, com o
intuito de criar uma expressão pessoal a partir dessa
corporeidade sugerida.
Barbara Freitas é Pedagoga (USP-SP) e possui formação
híbrida na linguagem da dança. Investiga a potencialidade das danças
dramáticas regionais brasileiras para a preparação
e criação do intérprete/ator. Em 2015, participou de uma residência
artística intercontinental em danças negras e da diáspora africana na “Ecole
des Sables” e estreou seu primeiro solo “Ethos”, com apoio do ProAC.
Horário: segundas-feiras,
das 19h às 21h.
Pré-Requisito:
currículo breve de até 10 linhas, resposta à questão “O que te levou a se inscrever nesta
aula e como você acredita que ela pode contribuir nos seus processos
artísticos?”
Vagas: 20
Queda, desorientação e ascensão no Contato
Improvisação
Ricardo
Neves
O curso propõe transformar pequenas e grandes
quedas em pousos seguros; girar buscando a desorientação, o desequilíbrio e a
queda constante em mudanças de níveis em solos, duos, trios; e conscientizar
nosso alinhamento ósseo para receber e equilibrar o peso do parceiro.
Ricardo
Neves é diretor artístico do Encontro
Internacional de C.I. de São Paulo e co-diretor do Encontro de Ilhabela.
Professor e Curador do Panorama de Contato Improvisação no Brasil, com
destacada atuação nos principais festivais que acontecem no país e na América
Latina, estuda C.I há 19 anos,10 deles com Tica Lemos (precursora do Contato no
Brasil), e é faixa marrom em Aikido.
Horário: quintas-feiras,
das 19h às 21h.
Pré-Requisito:
currículo breve de até 10 linhas, resposta questão “O que te levou a se inscrever nesta aula e como
você acredita que ela pode contribuir nos seus processos artísticos?”
Vagas: 25
A Dança Urbana Sob Outra Perspectiva - Intermediário
Morgana Sousa
O curso abordará um dos estilos
clássicos das danças urbanas, o Breaking, de maneira a favorecer o intercâmbio
de experiências entre os participantes, que serão motivados a pesquisar novos
meios para experimentação e composição em dança. O curso propõe incentivar a
reflexão e o potencial artístico-criativo dos participantes para além da
tradição, partindo-se da ideia de corpo como instrumento, meio e não apenas
fim.
Morgana Sousa integrou a Cia. Discípulos do Ritmo por 10 anos. Em
2006, foi convidada pela b.girl Ana Rokafella Garcia a representar o Brasil no
evento internacional B.Girl Be Summit (Minneapolis - USA) e
participou do evento internacional Red Bull BC One. Por sete anos, foi artista-orientadora do projeto
Dança Vocacional e, desde 2008, estuda e pesquisa dança contemporânea com
artistas renomados da cena. Artista
Residente do CRDSP, desenvolve processo de pesquisa e criação de seu novo
trabalho “Risco”, relacionando dança e multimídia
Horário:
terças-feiras, das 19h às 21h.
Pré-Requisito:
currículo breve de até 10 linhas, resposta questão “O que te levou a se inscrever nesta aula e como
você acredita que ela pode contribuir nos seus processos artísticos?”
Vagas: 20
Dança Afro-Brasileira
Priscila Paciência
As
vivências de Dança(s) Afro lançam um desafio de ser um espaço de sentir o
pulsar dos tambores e os símbolos dos gestuais das movimentações de herança
africana no Brasil. Tendo como ponto de partida o que chamo de corpo-memória,
iniciaremos
investigações dos nossos gestuais cotidianos,
possibilitando nos (re)conhecer
enquanto herdeiros de diversificados símbolos
culturais contidos na palavra AFRO.
Da África e suas diásporas no Brasil, nossos
estudos farão diálogos nas movimentações de danças africanas e
afro-brasileiras. Ir e vir. Qual Afro eu quero dançar?!
Horário: quintas-feiras,
das 19h às 21h (a partir de outubro)
Pré-Requisito:
currículo breve de até 10 linhas, resposta à questão “O que te levou a se inscrever nesta
aula e como você acredita que ela pode contribuir nos seus processos
artísticos?”
Vagas: 20
Flying Low – Técnica de
David Zambrano (Venezuela/ Holanda)
Rafaela Sahyoun
A técnica Flying Low se desenvolve
pela relação do bailarino com o chão, a partir de sequências simples de
movimentos envolvendo respiração, velocidade, liberação da energia e a relação
direta das articulações com o centro do corpo. O corpo constantemente espirala
e as aulas têm como foco ativar essas espirais e trazê-las para a consciência
de modo a estimular a percepção de um corpo interconectado, dinâmico e
eficiente, criando uma teia entre o todo e os participantes. “Quando você se
move, o espaço todo se move”.
Rafaela Sahyoun é graduada em dança pela SEAD -
Salzburg Experimental Academy of Dance (Áustria) e pela Trinity Laban
(Inglaterra). Foi certificada Soundpainter Multidisciplinar, por Walter Thompson
(USA) e François Jeaneau (FR), e selecionada para participar dos estudos
intensivos de Flying Low, Passing Through e Improvisação, com David Zambrano,
na EX-IN I na Alemanha, em 2014, e EX-IN II na Espanha em 2016. Integra a Jorge
Garcia Companhia de Dança e o elenco de ‘Supernada’, de Clarice Lima.
Horário: sextas-feiras, das
15h às 17h (a partir de outubro)
Pré-Requisito:
currículo breve de até 10 linhas, resposta questão “O que te levou a se inscrever nesta aula e como
você acredita que ela pode contribuir nos seus processos artísticos?”
Vagas: 20
Oficinas Livres
Danças Africanas
Mariama Camara
O trabalho de Mariama Camara
representa a difusão da diversidade cultural africana, a imersão no
conhecimento da história da Diáspora da África do Oeste. Realiza-se de forma
pedagógica e performática, com o tripé dos movimentos corporais, cantos e
toques de ritmos que nos permitem a releitura de significados ancestrais,
transmitidos de geração em geração nas aldeias e nos balés de Guiné.
Dançarina: Mariama Camara
Percussão: Assane Mboup, Outre Camara e Sekou
Camara
Dias: 6,
13, 20 e 27/9 (terças-feiras)
Horário:
das 19h às 21h
Vagas: (Vagas Esgotadas)
Oficina de Vogue
Danna Lisboa
Vogue ou voguing é uma dança moderna altamente estilizada, que se caracteriza por posições típicas
de modelos com movimentos corporais definidos por linhas e poses. Foi popularizada
na década de 1980, graças
às festas chamadas Ballrooms ou Balls e clubes gays do centro dos Estados Unidos.
Danna Lisboa iniciou na dança em 2003. Em busca de novas
influências para
suas aulas, fez cursos de ballet, breaking, contemporâneo, dancehall, hip hop,
house, jazz, vogue e waacking. Integrou o grupo "Ritmos B.A.S.E", conquistando o 1º lugar no festival "Meeting Hip Hop", de 2012. Como destaque da Comissão de Frente da escola de samba “Dragões da Real”, em 2014, conquistou o Estandarte de Ouro.
Participou do vídeoclipe “Tombei”, da cantora Karol Conka.
suas aulas, fez cursos de ballet, breaking, contemporâneo, dancehall, hip hop,
house, jazz, vogue e waacking. Integrou o grupo "Ritmos B.A.S.E", conquistando o 1º lugar no festival "Meeting Hip Hop", de 2012. Como destaque da Comissão de Frente da escola de samba “Dragões da Real”, em 2014, conquistou o Estandarte de Ouro.
Participou do vídeoclipe “Tombei”, da cantora Karol Conka.
Dias:
14, 21, 28/9 e 5/10 (quartas-feiras)
Horário:
das 19h às 21h
Vagas: - Vagas Esgotadas