MÓDULOS DE AULAS
Estão
abertas inscrições para o Ciclo de Aulas do CRDSP, com 12 cursos em várias
linguagens de dança.
Dias de
inscrição: 26, 29, 30 e 31/3, das 10h às 20h.
Todos os
cursos necessitam de carta de intenção, alguns de currículo e para os módulos
avançados haverá seleção prática.
Todas as inscrições deverão ser feitas pessoalmente no CRDSP.
Todas as inscrições deverão ser feitas pessoalmente no CRDSP.
Técnica
Clássica para bailarinos contemporâneos – Iniciante e Avançado
Angela
Nolf
O
curso irá abordar questões relativas à preparação do Corpo Contemporâneo em
dança, tendo como ponto de partida os princípios da Técnica Clássica.
Investigando o movimento adaptado à estrutura corporal do bailarino, espera-se
contribuir para ampliar seu vocabulário de movimento.
Formada
pela Escola de Dança de São Paulo, Angela
Nolf atuou na Europa durante nove anos. Em Londres, fez aperfeiçoamentos no
Royal Ballet, Imperial Society ISTD e Coreologia. Foi premiada pelo Cecchetti
Course(Londres), APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte e Premio
Denilto Gomes 2014. Professora do Curso de Dança da Unicamp.
Técnica
Clássica Iniciante
Pré-Requisito:
Carta de intenção / currículo
Quartas-feiras, das 10h
às 12h
Vagas: 20
Técnica Clássica Intermediário/avançado
Pré-Requisito: Carta
Intenção / Currículo / Seleção
Quartas-feiras, das 12h às 14h
Vagas: 20
Técnica e Criação de Movimento
Key Sawao
O curso foca no fluxo interno do corpo, fortalecimento do centro,
circulação de energia e pesquisa de movimento.
Key Sawao dança e dirige, em parceria com
Ricardo Iazzetta, a key zetta e cia., núcleo sediado em São Paulo desde 1996,
que convida outros artistas colaboradores para suas criações.
Pré-Requisito: Currículo / carta
interesse / compromisso
Quintas-feiras, das 11h às 13h
Vagas: 20
Dança
Contemporânea - Iniciante
Robson
Ferraz
O curso abordará princípios de mobilidade como
respiração, conectividade óssea e intenção espacial aplicados ao
desenvolvimento da dança contemporânea. Voltado para iniciantes/nível básico,
não é necessária qualquer experiência na área.
Robson Ferraz é artista da dança formado pela Unicamp.
Interessa-se por pensar a dança em termos estéticos e políticos, principalmente
relacionado-a às questões de gênero. Em 2009, fundou a Desvio, sua atual
plataforma de pesquisa e criação.
Pré-Requisito: Iniciante - carta de
intenção / compromisso
Terças-feiras, das 10h às 12h
Vagas: 20
Dança
Contemporânea – Intermediário e Avançado
Adriana Guidotte
O
curso tem como objetivo o estudo da técnica através dos princípios
organizadores do movimento, apoios, alavancas, transferências de peso,
rolamentos, deslocamentos, a percepção de si mesmo, do outro, e a relação que
se estabelece entre corpo, tempo e espaço.
Adriana Guidotti é intérprete, professora e coreógrafa
de Balé Clássico e Dança Contemporânea. Integrou a Cia Ismael Guiser, Cia de
Danças de Diadema, Cia Fragmento de Dança e Cia Druw. Atuou como artista
orientadora do Projeto Dança Vocacional, da Secretaria Municipal de Cultura, e,
desde 2010, é professora de Dança Contemporânea.na Escola de Dança de São Paulo
– EDASP.
Pré-Requisito: Carta Intenção / Currículo/ Seleção
Terças-feiras, das 11h30 às 13h30
Vagas: 20
Dança
Contemporânea e Anatomia Experiencial
Leticia
Sekito
Dirigida a estudantes e profissionais de dança que queiram explorar
sua anatomia corporal através de uma abordagem de educação somática inspirada
no Body-Mind Centering®, com o objetivo de aprofundar e ampliar as suas
possibilidades de movimento e expressividade da dança.
Leticia Sekito, da Companhia Flutuante, é coreógrafa, performer e
professora de movimento. Fez sua formação em dança no C.E.M. - Centro em
Movimento, Lisboa, entre 1990 e 1996, e trabalhou no Estúdio Nova Dança entre
1999 e 2006. Professora certificada em DanceAbility®. Está finalizando o
Programa Brasileiro de Educador do Movimento Somático pelo Body-Mind
Centering®.
Pré-Requisito: Carta intenção /
compromisso / Currículo
Quintas-feiras, das 10h às 12h
Vagas: 20
Dança
Moderna – Martha Graham
Cristiana Souza
A Dança Moderna de Martha Graham está
fundamentada de uma forma muito definida e a sua elaboração e sistematização do
interior para o exterior do corpo é provocada pela tensão entre os opostos – equilíbrio
e queda, contração e expansão –, que levam a outras possibilidades de movimento
corporal. A respiração associada ao movimento é o princípio fundamental que
dita o ritmo e dinâmica desta técnica.
Bailarina e professora de formação Clássica e
Moderna, Cristiana de Souza desenvolve seu trabalho em dança moderna
técnica de Graham desde 1990. Atuou como professora em importantes escolas e
projetos e atualmente é professora da Escola de Dança de São Paulo – EDASP.
Pré-Requisito: Carta intenção / Currículo/ Seleção
Quintas-feiras, das 12h às 14h
Vagas: 20
Jazz, técnica e
swing
Natali
Camolez
Nas aulas de Jazz, técnica e swing se encontram e caminham de dentro
para fora, acompanhados pelo silêncio e pela musicalidade, em respirações,
movimentos, vibrações e sensações.
Natali Camolez desenvolve
sua carreira entre o Ballet Clássico, Jazz e o Contemporâneo, no Brasil e na
Europa, com Roseli Rodrigues, Renata Pacheco, Luiz Fernando Bongiovanni,
Enrique Cabrera, entre outros. Atualmente, ministra aulas e workshops em São Paulo
e no Litoral Paulista.
Pré-Requisito: Carta
intenção / Currículo / Seleção
Quartas-feiras, das 10h às 12h
Vagas: 20
Dança Afro-Brasileira
Yáskara Manzini
O
curso pretende abordar aspectos estéticos da dança de matriz africana no
Brasil, bem como contextualizá-la a partir de leituras, discussões e reflexões
sobre a negritude no País.
Yáskara Manzini é bailarina e coreógrafa. Licenciada em Artes Cênicas e Especialista em
Arte e Comunicação pela Faculdade Paulista de Artes, é Mestre e Doutora em
Artes pela UNICAMP. Foca seu trabalho em performance e
cena afro-brasileira traçando uma ponte entre a complexidade da estética
religiosa da Tradição dos Orixás, os desfiles das escolas de samba e a dança
cênica contemporânea.
Pré-Requisito: Carta de intenção / compromisso
Quintas-feiras, das 19h às 21h
Vagas: 20
Danças Brasileiras
Barbara Freitas
Música,
canto e teatro são alguns dos elementos que compõem as ‘danças brasileiras’, e
que inscrevem-se num espaço aberto ao cruzamento das diferentes dimensões do
território sócio-cultural. O curso visa compartilhar algumas memórias das
movimentações, passos, jogos espaciais e ritmos presentes nessas danças, com o
intuito de criar uma expressão pessoal a partir dessa
corporeidade sugerida.
Barbara Freitas é Pedagoga (USP-SP) e possui formação
híbrida na linguagem da dança. Investiga a potencialidade das danças
dramáticas regionais brasileiras para a preparação
e criação do intérprete/ator. Em 2015, participou de uma residência
artística intercontinental em danças negras e da diáspora africana na “Ecole
des Sables” e estreou seu primeiro solo “Ethos”, com apoio do ProAC.
Pré-Requisito: Carta
de Intenção/ Comprometimento
Terças-feiras, das 19h às 21h
Vagas: 20
Queda, desorientação e ascensão no Contato
Improvisação
Ricardo
Neves
O curso propõe transformar pequenas e grandes quedas em pousos seguros;
girar buscando a desorientação, o desequilíbrio e a queda constante em mudanças
de níveis em solos, duos, trios; e conscientizar nosso alinhamento ósseo para
receber e equilibrar o peso do parceiro.
Diretor artístico do Encontro Internacional de C.I. de São Paulo e
co-diretor do Encontro de Ilhabela, Ricardo
Neves é professor e Curador do Panorama de Contato Improvisação no Brasil ,
com destacada atuação nos principais festivais que acontecem no país e na
América Latina. Estuda C.I há 19 anos,10 deles com com Tica Lemos (precursora
do Contato no Brasil), e é faixa marrom em Aikido.
Pré-Requisito: Carta Intenção
Quintas-feiras, das 18h às 20h
Vagas: 25
Iluminação Cênica
Nezito Reis, André Prado e
convidados
A Oficina tem como objetivo transmitir informações históricas, técnicas
e práticas sobre a Iluminação Cênica e os seus mecanismos. Durante os encontros,
os participantes terão contato com mapas de luz, equipamentos, refletores, mesa
de luz e acessórios, com abordagem e
experimentação prática sobre o processo de criação da iluminação e sua relação
com a cor.
Pré-Requisito: Carta Intenção /
Curriculo
Terças-feiras, das 18h às 21h
Vagas: 20