MÓDULOS DE AULAS

Estão abertas inscrições para o Ciclo de Aulas do CRDSP, com 12 cursos em várias linguagens de dança.

Dias de inscrição: 26, 29, 30 e 31/3, das 10h às 20h.

Todos os cursos necessitam de carta de intenção, alguns de currículo e para os módulos avançados haverá seleção prática.

Todas as inscrições deverão ser feitas pessoalmente no CRDSP.


Técnica Clássica para bailarinos contemporâneos – Iniciante e Avançado
Angela Nolf
O curso irá abordar questões relativas à preparação do Corpo Contemporâneo em dança, tendo como ponto de partida os princípios da Técnica Clássica. Investigando o movimento adaptado à estrutura corporal do bailarino, espera-se contribuir para ampliar seu vocabulário de movimento. 
Formada pela Escola de Dança de São Paulo, Angela Nolf atuou na Europa durante nove anos. Em Londres, fez aperfeiçoamentos no Royal Ballet, Imperial Society ISTD e Coreologia. Foi premiada pelo Cecchetti Course(Londres), APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte e Premio Denilto Gomes 2014. Professora do Curso de Dança da Unicamp.
Técnica Clássica Iniciante
Pré-Requisito: Carta de intenção / currículo
Quartas-feiras, das 10h às 12h
Vagas: 20
Técnica Clássica Intermediário/avançado
Pré-Requisito: Carta Intenção / Currículo / Seleção
Quartas-feiras, das 12h às 14h
Vagas: 20

Técnica e Criação de Movimento
Key Sawao
O curso foca no fluxo interno do corpo, fortalecimento do centro, circulação de energia e pesquisa de movimento.
Key Sawao dança e dirige, em parceria com Ricardo Iazzetta, a key zetta e cia., núcleo sediado em São Paulo desde 1996, que convida outros artistas colaboradores para suas criações.
Pré-Requisito: Currículo / carta interesse / compromisso
Quintas-feiras, das 11h às 13h
Vagas: 20

Dança Contemporânea - Iniciante
Robson Ferraz
O curso abordará princípios de mobilidade como respiração, conectividade óssea e intenção espacial aplicados ao desenvolvimento da dança contemporânea. Voltado para iniciantes/nível básico, não é necessária qualquer experiência na área. 
Robson Ferraz é artista da dança formado pela Unicamp. Interessa-se por pensar a dança em termos estéticos e políticos, principalmente relacionado-a às questões de gênero. Em 2009, fundou a Desvio, sua atual plataforma de pesquisa e criação.
Pré-Requisito: Iniciante - carta de intenção / compromisso
Terças-feiras, das 10h às 12h
Vagas: 20

Dança Contemporânea – Intermediário e Avançado
Adriana Guidotte
O curso tem como objetivo o estudo da técnica através dos princípios organizadores do movimento, apoios, alavancas, transferências de peso, rolamentos, deslocamentos, a percepção de si mesmo, do outro, e a relação que se estabelece entre corpo, tempo e espaço.
Adriana Guidotti é intérprete, professora e coreógrafa de Balé Clássico e Dança Contemporânea. Integrou a Cia Ismael Guiser, Cia de Danças de Diadema, Cia Fragmento de Dança e Cia Druw. Atuou como artista orientadora do Projeto Dança Vocacional, da Secretaria Municipal de Cultura, e, desde 2010, é professora de Dança Contemporânea.na Escola de Dança de São Paulo – EDASP.
Pré-Requisito: Carta Intenção / Currículo/ Seleção
Terças-feiras, das 11h30 às 13h30
Vagas: 20

Dança Contemporânea e Anatomia Experiencial
Leticia Sekito
Dirigida a estudantes e profissionais de dança que queiram explorar sua anatomia corporal através de uma abordagem de educação somática inspirada no Body-Mind Centering®, com o objetivo de aprofundar e ampliar as suas possibilidades de movimento e expressividade da dança. 
Leticia Sekito, da Companhia Flutuante, é coreógrafa, performer e professora de movimento. Fez sua formação em dança no C.E.M. - Centro em Movimento, Lisboa, entre 1990 e 1996, e trabalhou no Estúdio Nova Dança entre 1999 e 2006. Professora certificada em DanceAbility®.  Está finalizando o Programa Brasileiro de Educador do Movimento Somático pelo Body-Mind Centering®. 
Pré-Requisito: Carta intenção / compromisso / Currículo
Quintas-feiras, das 10h às 12h
Vagas: 20

Dança Moderna – Martha Graham
Cristiana Souza
A Dança Moderna de Martha Graham está fundamentada de uma forma muito definida e a sua elaboração e sistematização do interior para o exterior do corpo é provocada pela tensão entre os opostos – equilíbrio e queda, contração e expansão –, que levam a outras possibilidades de movimento corporal. A respiração associada ao movimento é o princípio fundamental que dita o ritmo e dinâmica desta técnica.
Bailarina e professora de formação Clássica e Moderna, Cristiana de Souza desenvolve seu trabalho em dança moderna técnica de Graham desde 1990. Atuou como professora em importantes escolas e projetos e atualmente é professora da Escola de Dança de São Paulo – EDASP.
Pré-Requisito: Carta intenção / Currículo/ Seleção
Quintas-feiras, das 12h às 14h
Vagas: 20

Jazz, técnica e swing
Natali Camolez
Nas aulas de Jazz, técnica e swing se encontram e caminham de dentro para fora, acompanhados pelo silêncio e pela musicalidade, em respirações, movimentos, vibrações e sensações. 
Natali Camolez desenvolve sua carreira entre o Ballet Clássico, Jazz e o Contemporâneo, no Brasil e na Europa, com Roseli Rodrigues, Renata Pacheco, Luiz Fernando Bongiovanni, Enrique Cabrera, entre outros. Atualmente, ministra aulas e workshops em São Paulo e no Litoral Paulista. 
Pré-Requisito: Carta intenção / Currículo / Seleção
Quartas-feiras, das 10h às 12h
Vagas: 20

Dança Afro-Brasileira
Yáskara Manzini
O curso pretende abordar aspectos estéticos da dança de matriz africana no Brasil, bem como contextualizá-la a partir de leituras, discussões e reflexões sobre a negritude no País.
Yáskara Manzini é bailarina e coreógrafa. Licenciada em Artes Cênicas e Especialista em Arte e Comunicação pela Faculdade Paulista de Artes, é Mestre e Doutora em Artes pela UNICAMP. Foca seu trabalho em performance  e cena afro-brasileira traçando uma ponte entre a complexidade da estética religiosa da Tradição dos Orixás, os desfiles das escolas de samba e a dança cênica contemporânea.
Pré-Requisito: Carta de intenção / compromisso
Quintas-feiras, das 19h às 21h
Vagas: 20

Danças Brasileiras
Barbara Freitas
Música, canto e teatro são alguns dos elementos que compõem as ‘danças brasileiras’, e que inscrevem-se num espaço aberto ao cruzamento das diferentes dimensões do território sócio-cultural. O curso visa compartilhar algumas memórias das movimentações, passos, jogos espaciais e ritmos presentes nessas danças, com o intuito de criar uma expressão pessoal a partir dessa corporeidade sugerida.
Barbara Freitas é Pedagoga (USP-SP) e possui formação híbrida na linguagem da dança. Investiga a potencialidade das danças dramáticas regionais brasileiras para a preparação e criação do intérprete/ator. Em 2015, participou de uma residência artística intercontinental em danças negras e da diáspora africana na “Ecole des Sables” e estreou seu primeiro solo “Ethos”, com apoio do ProAC.
Pré-Requisito: Carta de Intenção/ Comprometimento
Terças-feiras, das 19h às 21h
Vagas: 20

Queda, desorientação e ascensão no Contato Improvisação
Ricardo Neves
O curso propõe transformar pequenas e grandes quedas em pousos seguros; girar buscando a desorientação, o desequilíbrio e a queda constante em mudanças de níveis em solos, duos, trios; e conscientizar nosso alinhamento ósseo para receber e equilibrar o peso do parceiro.
Diretor artístico do Encontro Internacional de C.I. de São Paulo e co-diretor do Encontro de Ilhabela, Ricardo Neves é professor e Curador do Panorama de Contato Improvisação no Brasil , com destacada atuação nos principais festivais que acontecem no país e na América Latina. Estuda C.I há 19 anos,10 deles com com Tica Lemos (precursora do Contato no Brasil), e é faixa marrom em Aikido.
Pré-Requisito: Carta Intenção 
Quintas-feiras, das 18h às 20h
Vagas: 25

Iluminação Cênica
Nezito Reis, André Prado e convidados
A Oficina tem como objetivo transmitir informações históricas, técnicas e práticas sobre a Iluminação Cênica e os seus mecanismos. Durante os encontros, os participantes terão contato com mapas de luz, equipamentos, refletores, mesa de luz e acessórios, com  abordagem e experimentação prática sobre o processo de criação da iluminação e sua relação com a cor.
Pré-Requisito: Carta Intenção / Curriculo
Terças-feiras, das 18h às 21h
Vagas: 20